Sistemas Operacionais

22/10/2013 15h06 - Atualizado em 22/10/2013 17h17

Apple anuncia iPad Air, OS X gratuito e atualiza linha de MacBooks

Pedro Cardoso
por
Da redação

A Apple apresentou o iPad Air, produto que nenhum rumor previu, colocou a tela Retina no iPad mini, atualizou sua linha de MacBooks, apresentou novamente o Mac Pro e afirmou que distribuirá o OS X Mavericks de graça. Tudo isso aconteceu em um único evento realizado na cidade de São Francisco, Estados Unidos, nesta terça-feira (22).

Novos iPads (Foto: Reprodução)Novos iPads (Foto: Reprodução)

iPad Air

Seguindo o conceito inaugurado no MacBook Air, a Apple anunciou o iPad Air, um tablet que ainda manterá a tela Retina de 10 polegadas, mas virá mais leve do que as versões anteriores. Segundo a Apple, este é também o tablet mais fino do mercado.

O iPad Air vem com uma câmera frontal e outra traseira, processador A7, o mesmo do iPhone 5S. Seu formato é similar ao já conhecido iPad mini, lançado no ano passado, mas será vendido em duas cores: preto e cinza.

iPad mini com tela Retina

A Apple confirmou os rumores que surgiram na última semana: o novo iPad mini realmente terá uma tela de 7.9 polegadas com tecnologia Retina, que lhe garante uma resolução de 2.048 x 1.536. Além disso, ele também recebeu o processador A7, câmera Facetime HD, não presente na versão anterior. Segundo a empresa, a bateria deste dispositivo pode durar até 10 horas de trabalho contínuo.

Nenhuma modificação foi feita no desenho do produto, mas ele também será vendido nas mesmas duas cores do iPad Air.

O iPad mini continuará a ser fabricado e vendido pelo valor de US$ 299, na versão de 16 GB, enquanto o novo iPad mini com tela Retina chegará às lojas americanas pelo preço de US$ 399, também na versão de 16 GB.

Preço da nova família de iPads (Foto: Reprodução)Preço da nova família de iPads (Foto: Reprodução)

OS X Mavericks

Craig Federighi, responsável pelo sistema operacional para os computadores da Apple, apresentou as principais características do OS X Mavericks. O maior destaque do sistema, é que ele foi construído para aproveitar melhor o sistema de memórias dos MacBooks para tornar o uso mais rápido e suave. Da mesma forma, com o novo OS X, o uso da bateria está mais econômico do que era com o OS X Mountain Lion, sistema operacional anterior da Apple.

O sistema de notificações está mais completo. Agora, além de receber mensagens dos programas e atividades que estão ocorrendo no seu computador, o usuário poderá responder ou compartilhar a mensagem, direto na área de notificações. Isso faz com que o usuário economize tempo de trabalho.

Mac OS X (Foto: Reproduçao/Apple)Mac OS X (Foto: Reproduçao/Apple)

Com o iBooks integrado ao sistema para desktops e notebooks, o usuário pode ler os livros que ele comprou no iPad ou iPhone, mas também pode copiar o conteúdo de uma obra direto para o programa Pages por exemplo, conforme Craig demonstrou durante o evento. Essa replicação do conteúdo pode ser feita apenas arrastando uma imagem, parte de um texto ou qualquer tipo de conteúdo, de uma janela para outra, utilizando o mouse ou o touchpad do MacBook.

O OS X Mavericks chega na Mac App Store nesta terça-feira (22) de graça para toda a linha de computadores da Apple. Antes de anunciar a gratuidade, Craig ainda provocou a Microsoft, ao apresentar no telão o preço do Windows 8 Pro: US$ 199,00.

Apple Free (Foto: Reprodução)Apple Free (Foto: Reprodução/Apple)

MacBook Pro com tela Retina

Toda a nova linha de MacBooks Pro com Tela Retina estarão à venda a partir de hoje nos Estados Unidos. As atualizações dos computadores portáteis da Apple foram bem modestas, se concentrando apenas em incluir os novos processadores de quarta geração da Intel, conhecidos pelo codinome Haswell.

Preços dos novos MacBooks (Foto: Reprodução)Preços dos novos MacBooks (Foto: Reprodução)

Além disso, eles atualizaram o padrão de redes Wi-Fi suportados por esses computadores, que agora trabalham com o novo WiFi 802.11ac. Esta nova estrutura torna as conexões sem fios mais rápidas, confiáveis e livre de interferências. Outra pequena novidade da linha de notebooks da Apple é a atualização da porta Thunderbolt 2.

Os novos MacBooks Pro tornaram-se mais poderosos também nos aspectos gráfico, com a nova placa de vídeo GeForce GT 750M da Nvidia, com 2GB de memória dedicadas. Desta forma, o novo MacBook Pro terá seus 4GB de memória RAM disponíveis para outras tarefas que não exijam muito de aspectos gráficos.

O MacBook Air, que também receberá os novos processadores Haswell, estarão à venda pelo preço de US$ 999 na versão de 11 polegadas de tela, e US$ 1.099 para a versão com 13 polegadas. Já a nova linha de MacBooks Pro com tela Retina estarão a venda por US$ 1.299 e US$ 1.999 para os modelos com 13 e 15 polegadas de tela, respectivamente.

Mac Pro

Assim como na WWDC, o Mac Pro foi novamente apresentado. Phil Schiller, executivo da Apple, demonstrou todas as entradas do novo computador de mesa e ressaltou o cuidado que a empresa teve para fazer um produto mais silencioso, compacto e com um baixo consumo de energia. Ele consome 70% menos energia que a geração anterior de Macs Pro.

Mac Pro tem suporte a monitores 4K (Foto: Reprodução)Mac Pro tem suporte a monitores 4K (Foto: Reprodução)

O Mac Pro estará disponível nos Estados Unidos em dezembro, por US$ 2.999.

iLife

O que achou do novo iPad Air? Opine no Fórum do TechTudo.

O pacote de aplicativos multimídia da Apple também foi atualizado, principalmente para fornecer uma maior integração entre a versão para Mac e para iPads ou iPhones, isso se confirma com o app Photobook, que também estará disponível para iPad e mostrará as mesmas fotos, sincronizadas entre os dispositivos.

De mudanças significativas, a interface do iPhoto foi simplificada para o usuário navegar com mais facilidade entre suas fotos.

O iMovie ganhou a função "iMovie for You", com ele, o usuário poderá manter suas criações em vídeo sincronizadas entre o aplicativo no Mac e iPad. Deste modo, o usuário poderá continuar a sua edição onde estiver.

O novo iLife estará disponível ainda nesta terça-feira (22) e será gratuito para quem comprar agora  os novos MacBooks, iMacs ou dispositivos com iOS.

Novo iLife (Foto: Reprodução)Novo iLife (Foto: Reprodução)

iWork

A linha de produtos de escritório da Apple também foi atualizada hoje. Todos os aplicativos receberam mudanças no visual, principalmente nas cores e fontes, além de novos temas prontos para o usuário aplicar em seus trabalhos.

Keynote agora tem suporte a ediçao colaborativa (Foto: Reprodução)Keynote agora tem suporte a ediçao colaborativa (Foto: Reprodução)

Assim como no iLife, as mudanças no iWork também foram pelo caminho de facilitar e agilizar o trabalho do usuário, tornando o uso das tarefas mais fáceis. Em muitos casos, basta apenas arrastar com o mouse para trocar uma fotos, mudar o estilo de um título, entre outras opções.

A grande novidade do iWork ficou por conta da versão que rodará no iCloud. Deste modo, o usuário poderá acessar e trabalhar em um documento de qualquer dispositivo da Apple, ou até em um computador com Windows, através do navegador. Assim como no Google Drive, vários usuários poderão trabalhar ao mesmo tempo em um projeto, de forma colaborativa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Urubu Rei
    2013-10-22T17:53:52  

    TENÇÃO! Não podemos afirmar que todos que os usam Samsung Galaxy são burros, mas sabemos que todos os burros usam Samsung. Obrigado.. comunicar está cada vez mais raro. Qualquer problema é só relinchar.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-22T17:53:52  

      É só relinchar. kkkkkk Cadê o pessoal da Samsung? Vamos relinchar agora!!!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-22T17:53:52  

      E sua mãe que não relincha, mugi. O que ela usa?

  • Raphael Santos
    2013-10-22T19:30:35

    Hoje tenho o iPhone 5, mas já tive um Galaxy S3, e não recomendo! O S4 é puro marketing ou como dizem o produto da "moda", se realmente for investir em um Android (coisa que também não recomendo), compre um aparelho de no MAXIMO R$1.000,00, ai o arrependimento será menor, por experiência própria. O aparelho tem o sistema Android que trava toda hora, pega vírus com facilidade e tudo é muito lento. Samsung é lixo de plástico sem qualidade!

  • Rodrigo Vieira
    2013-10-22T16:55:09  

    Apple irá perder bastante fãs se liberarem o OS gratuito, lançar iPhone baratos... A maioria das pessoas que compram os produtos dela é mais pra mostrar aos outros que tem e pode!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Vieira
      2013-10-22T16:55:09  

      Miguelito Nacho Não é qualquer um que pode ter, a pessoa que recebe um salário baixo não vai parcelar um aparelho em 12 vezes só pra dizer que "tem". Se você não sabe as pessoas vivem, tem que pagar luz, comida, aluguel! E outra, essas pessoas que recebem um salário baixo, a maioria delas optam por um aparelho com sistema android, que ta quase no mesmo patama do iOS

    recentes

    populares

    • Rodrigo Vieira
      2013-10-22T16:55:09  

      De boa, ter iphone é ter status ?? Qualquer ser argola pode ir e parcelar em 24 vezes no cartão sem juros.. ou seja tem iphone qualquer um poder ter, status é ter um Porsche, Ferrari coisas nesse nível, não iphone ... seus fanboys

  • Gustavo Volpe
    2013-10-23T08:25:21

    Agora levei fé no ipad mini. Tela boa, boa configuração. Pena que aqui no brasil vai custar preço de ipad4. Se o mini atual, com aquela tela chinelona custa 1100.

  • Douglas Capra
    2013-10-23T08:05:51  

    A maioria de usuários de iphone que acham que é pra rico blablabla... como se fosse um investimento. Investimento na vida é uma casa, um negócio que gere uma renda um investimento em estudo, não em um celular.

    recentes

    populares

    • Douglas Capra
      2013-10-23T08:05:51  

      fato.

  • Fernando Santos
    2013-10-23T08:52:29

    Ipad mini , Ipad 2 e Ipad Air que quiser preparem ae : De 2 mil a 4 mil reais !

  • Sergio Junior
    2013-10-23T07:49:15  

    Os sistemas da Apple são os mais fechados, não troco o meu Windows Phone pelo IOS.

    recentes

    populares

    • Sergio Junior
      2013-10-23T07:49:15  

      O cara quer falar de sistema fechado e tirar onde de Windows Phone... É cada uma! É o sujo falando do mal lavado!

    recentes

    populares

    • Sergio Junior
      2013-10-23T07:49:15  

      ninguem t perguntou nada

  • Gleidstonio Manganes
    2013-10-22T22:56:53  

    A unica coisa ultimamente que desapontou os clientes da Apple foi o lancamento do iPhone 5C. Ninguem que eh um cliente perene da Apple quer um negocio pra pobre desses...

    recentes

    populares

    • Gleidstonio Manganes
      2013-10-22T22:56:53  

      Pode cre e vocês são todos ricos ai né? Ninguém trabalha, só fica no iphone o dia todoooooo! Bando de hipócritas.

    recentes

    populares

    • Gleidstonio Manganes
      2013-10-22T22:56:53  

      Renan Souza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk iueahuiae

  • Urubu Rei
    2013-10-22T18:11:28  

    Samsung inovadora não sei onde! Ela antes só copiava a Apple a agora não faz nada, o Galaxy S4 (leia-se Galaxy S3S) não impressionou ninguém. Samsung sempre "inovando" em COPIAR e COPIAR, a Apple descaradamente. A Samsung não pode fazer algo melhor, então ela cópia o que é bom da Apple. Os asiáticos não tem nenhuma criatividade, eles só sabem fazer arroz e chip eletrônico. A Samsung não tem nem competência pra fazer o próprio sistema opcional! Sem saída, ela tem que usar emprestado, o sistema operacional da americana Google. Vergonha!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-22T18:11:28  

      O tanto que eu já vi a Apple copiando dos outros, isso os fanboys não veem né?! Só pra citar um exemplo, a última foi o leitor biométrico...........

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-22T18:11:28  

      Sem saída, a Apple tem que implorar para a Samsung fazer seus hardwares, mesmo não gostando da Samsung... já tentou inúmeras vezes ir para outro fornecedor e não conseguiu... E a Samsung usa da Apple o incrível... não péra...

  • Wagner Luns
    2013-10-23T09:53:25  

    resumindo brasileiro é o 2 mercado da apple por que onde muita gente ignorante que só vai por marca e não sabe bem mecher se quer no aparelho apenas ter a maçã já resolve ...o cumulo é ter um adesivo na tampa da mala do carro ..pelo amor de deus vamos estudar minha gente...que fama nós brasileiros temos....so de carnaval...

    recentes

    populares

    • Wagner Luns
      2013-10-23T09:53:25  

      Penso que você não deva generalizar caro Wagner. Mesmo você que pelo que sinto se sente culto escreve "mecher" em vez de mexer.

  • Wagner Luns
    2013-10-23T09:50:41

    quando voltei e falei que era um da linha nexus da google piorou ai que ficou sem entender...pessoalmente a sony Samsung lg nokia lumia já passarzam a apple faz um bom tempo ..eu tenho lumia 720 e nexus 4 e tive sony galaxy s3 e realmente experiência com android muito boa...os preços hj compro s4 por 1700,00 nexus 4 por 890,00 melhores aparelhos e funcionais ..dar 3000 em um apple 5s que não tem nada demais apenas um acerto do anterior ai sim é uma burrice...podia ser de ouro que nãp compraria.

  • Wagner Luns
    2013-10-23T09:47:05

    realmente agradeço a Apple por pensar que irá prender seus clientes neste sistema fechado...realmente pra quem só quer brincar é ótimo....ruim quando quero abrir um vídeo de um formato diferente ou quando quero transferir algo para um pc ai acabou-se não sai do canto...preços exorbitantes sem muita funcionalidade a não ser para designer somente ... Sobre smartphones não deixa de ser um troféu EU TENHO UM 5S eita agora meu esattos aumentou..um dia tava com meu nexus 4 e perguntaram que parelho era aquele pois era muito bonito e tal...falei que era apple a pessoa ficou louca

  • João Ferreira
    2013-10-22T17:25:58  

    Alguém interessado em comprar um iPad 4 64GB + 3G lacrado na caixa, nacional, 1 ano de garantia e nota fiscal? Ganhei ontem na promoção e vendo mais barato do que o anunciado nas lojas da internet. Aceito propostas em dinheiro, não aceito trocas...

    recentes

    populares

    • João Ferreira
      2013-10-22T17:25:58  

      Leonardo Tavolaro Penso em R$ 1900 caso se interesse pode responder esta mensagem...

    recentes

    populares

    • João Ferreira
      2013-10-22T17:25:58  

      Márcio Rodrigues Penso em R$ 1900,00 ou 1800 em pagamento imediato. Tendo em vista que no varejo é mais de 2 mil.

  • Alllll
    2013-10-22T15:42:23  

    apple me dá asia , ridícula

    recentes

    populares

    • Alllll
      2013-10-22T15:42:23  

      Louise Avelar eu sei que é "made in china", mas como você não entendeu vou desenhar. Estou dizendo que os aparelhos réplicas do Iphone ou até mesmo outro da marca deles não consegue chegar a qualidade Apple.

    recentes

    populares

    • Alllll
      2013-10-22T15:42:23  

      Elisa, eu amo você =D

  • Henri Junior
    2013-10-23T00:09:00

    Falar da Apple é só elogios ou despeito de alguns, sou usuária da Linha Mac há anos e não troco , hoje eu tenho o novo MacBook Air, e baixei a atualização do Mavericks, é genial, cheio de recursos comprei o IPhone 5S, isso é tecnologia, o mais é genérico

  • Rodrigo Nunes
    2013-10-22T21:03:35

    Perdi meu iphone 4, companheiro de 3 anos, e resolvi comprar um S4... não vejo a hora de voltar para iphone. Não que o s4 não seja rápido e eficiente, mas tem pontos que que apple ganha disparado ( acabamento, ergonomia, sistema mais limpo, estabilidade etc...). Minha modesta opinião.

  • Lucas Barbosa
    2013-10-22T20:58:50

    Eu odeio esses caras do Mercado Livre e camelôs que vendem as porcarias da Samsung!!! Quem compra, depois ver a besteira que fez! Muitos que postam mensagens aqui são os mesmos marginais que vendem esse lixo asiático e depois ficam postando mensagens aqui!

  • Neil Armstrong
    2013-10-23T01:08:07  

    Eu prefiro os aparelhos da Apple, pelo melhor desempenho, segurança e pela qualidade do design, é perfeito e parece que foi feito sob medida para o usuário. É muito raro dá problema... para hardware ou software.

    recentes

    populares

    • Neil Armstrong
      2013-10-23T01:08:07  

      Juliana Rainato, inveja de celular de adolescente? hahahaha

    recentes

    populares

    • Neil Armstrong
      2013-10-23T01:08:07  

      Fernando Cruz, desesperada é a sua inveja. Compre um iPhone e seja feliz ou menos mala. Tela verde, vermelha, rosa... kkkkkkk

  • José Rodrigues
    2013-10-22T17:18:25  

    A Apple faz os smartphones e tablets mais rápidos, estáveis seguros e elegantes do mundo! É fato! Não adianta alguém dizer diferente aqui. Além do excelente processador (A7 de 64-bits) e a tela (Retina Display), tem também o fantástico sistema operacional (iOS 7) que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware dos aparelhos. Os outros fabricantes de smartphones e tablets não tem competência para fazer o seu próprio sistema operacional.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-10-22T17:18:25  

      Wandeko Pipoca, comandou e apresentou o programa infantil Bozo. Depois, ele se desentendeu com a direção do SBT e saiu da emissora de Silvio Santos por problemas profissionais e pessoais. Será que é ele?

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-10-22T17:18:25  

      Eduardo Aguiar, gostei da sua piada. Qual o nome do seu circo? Você conhece o palhaço Bozo?

  • Jose Mello
    2013-10-23T18:48:49

    -cambada andao a ler muitas revistas , bom ca vai a Apple nao é campeo em nada so em termos de garantias dos seus produtos , bom telemoveis a apple e campea em lucrar mais , ate 2011 era a samsung que fazia o seu hardware, agora o 5s usa processador amd logo nao trabalha 32bit. -Computadores é agora a intel so se limitao a desenvolver um sistema operativo so para um hardware assim ate a microsft era boa , e para quem nao sabe sistemas operativos a pagar e limitados a hardware o Solaris bate a apple em preço , é omais seguro do mundo e rapides.

  • Fernanda Voi
    2013-10-22T21:31:30  

    Apple é campeã! Todos sabem que o iPhone 5S é o smartphone mais rápido, estável, seguro do mundo! Ele também tem o maior numero de aplicativos do universo e pertence a empresa que mais respeita seus usuários. Parabéns Apple... estamos juntos e misturados!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-10-22T21:31:30  

      Bruno Siqueira, eu tenho iPad, iPhone e iPod. Nunca estraguei nenhum botão de nenhum deles. Não acha que é a "mãozinha"???

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-10-22T21:31:30  

      "Mais respeita os seus usuários". Não a toa eu tenho que trocar de ipod todo ano pelo simples fato dos botões não conseguirem aguentar nem 1 ano de uso diário. Muito respeito da parte deles.

  • Carlos Gomes
    2013-10-22T21:26:54  

    Muito bom poder atualizar o IOS 7 a partir do iPhone 4. Eu tenho um Galaxy S3, comprado há apenas um anos atrás, e estou preso na porcaria do Android 4.0.4 (que instalei com uma GAMBIARRA com o Odin3, sem garantia de funcionar ou não quando eu fiz a ação), porque senão ficaria preso ao velho Android, com o maldito do Kies dizendo que não há mais atualizações! E ainda há um bando de otários enaltecendo essa Samsung! Vai pro inferno, Android, porque o meu dinheiro não é capim! Samsung é um lixo de camelô!

    recentes

    populares

    • Carlos Gomes
      2013-10-22T21:26:54  

      pois falta é veres se vale fazer as actualizaçoes , as vezes essas actualizaçoes sao so a nivel grafico. e alem disso se tiveres um telemovel agarado a uma rede , a operadora é que pede a actualizaçao

  • Tiago Costa
    2013-10-22T20:51:12  

    Pois é... é a Apple faz e atualiza o seu próprio sistema operacional, mas os outros fabricantes? O iOS é da (americana) Apple, Android da (americana) Google e Windows Phone da (americana) Microsoft... também tem o sistema RIM da (americana) BlackBerry, mas acho que esse sistema nem conta, né? hehehe

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2013-10-22T20:51:12  

      Pois é, como o Oi Rdio falou, a RIM mudou de nome em janeiro. É bom dar uma pesquisada no Google antes de corrigir os outros.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2013-10-22T20:51:12  

      Tiago Costa se informe melhor pois a empresa a RIM é Canadense e não Americana.

  • João Ferreira
    2013-10-23T21:38:36

    Alguém interessado em comprar um iPad 4 64GB + 3G lacrado na caixa, nacional, 1 ano de garantia e nota fiscal? Ganhei ontem na promoção e vendo mais barato do que o anunciado nas lojas da internet. Aceito propostas em dinheiro, não aceito trocas... Preço de venda R$ 1900 (obs: esse preço é o de 16GB nas lojas, o que estou vendendo é de 64GB).

  • Priscila Chiemi
    2013-10-23T22:30:56

    Tenho um iPad e um iPhone, mas essa briguinha entre ios e android é tão ridícula. Cada um compra o que quer e cada um cuida da sua vida. Produtos da Apple não significam mais status e nem Android significa que é pobre. Vão viver minha gente!