Plataformas online

03/10/2013 12h41 - Atualizado em 03/10/2013 15h23

Bancos bloqueiam compras na PSN, Google Play e outras lojas virtuais

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os bancos brasileiros já estão colocando em prática o bloqueio a compras de apps e jogos. Operações online em dólares convertidos em reais estão sendo recusadas no ato da transação. Nesta quinta-feira (3), o TechTudo tentou realizar a aquisição de um aplicativo no Google Play, loja de apps do Android, e foi bloqueado pelo Itaú.

Itaú bloqueou compra (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Itaú bloqueou compra (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

Ao tentar realizar a compra, o Google Play emitiu uma mensagem de erro dizendo que o cartão não foi autorizado, sem explicar o motivo. Entretanto, em seguida o banco mandou uma mensagem de texto comunicando que a operação não foi feita por conta da conversão automática da moeda, e orientando a repetir a ação com o valor em dólares.

O caso é simples: algumas instituições financeiras estão bloqueando, desde o último dia 30 de setembro, a conversão imediata para reais em compras estrangeiras. As operações só serão aceitas caso concluídas na moeda do país onde foram realizadas, impedindo que o usuário ache que esteja pagando em reais e tenha que pagar IOF pela transação internacional.

Com isso, os usuários só saberão a cotação exata e o valor da compra em reais na data de fechamento da fatura. Até então, essa conversão automática imediata, usada em uma série de serviços online, como o Google Play e a Playstation Network, por exemplo, podia prevenir o consumidor da variação.

A própria PSN já tem um aviso, quando o usuário abre a Playstation Store brasileira, em que o caso é explicado. No Google Play não há nenhum tipo de alerta. Entre os bancos, Itaú, Bradesco e Santander já confirmaram que adotarão o bloqueio para evitar que as compras com conversão automática sejam realizadas.

Diversas operadoras de cartões, como Visa e Mastercard, já divulgaram comunicados sobre o assunto e informaram que é possível alterar o tipo de cobrança. Caso o façam, os clientes terão que arcar com possíveis variações cambiais entre o período do dia da compra e o fechamento da fatura, o que pode ser bom (se ele cair) ou ruim (se subir).

Compras pelo PayPal podem contornar problema

Uma alternativa para efetuar tais compras é utilizar sites de pagamentos como o PayPal. Algumas lojas virtuais afetadas aceitam o serviço, que oferece a opção de realizar a transação na moeda utilizada pela loja. Testamos este método na compra de um aplicativo na Play Store e todo o processo foi concluído sem problemas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Souza
    2014-01-04T22:33:58

    culpa da dilma

  • Joedson Vilaca
    2013-10-03T16:14:02  

    Eu odeio esses políticos ladroes, brasil pais pretencionista, encurralando o povo brasileiro!!! Temos que ir pra ruas de novo!!!

    recentes

    populares

    • Joedson Vilaca
      2013-10-03T16:14:02  

      São eles quem desencadearam o bloqueio, impedindo a conversão instantanea para arrecadar o IOF. Pra variar o palhaço é o consumidor

    recentes

    populares

    • Joedson Vilaca
      2013-10-03T16:14:02  

      O que que tem haver os políticos brasileiros com a variação cambial? kkkkkkkk

  • Carlos Junior
    2013-10-03T12:55:18  

    Será que afetou o Paypal também?? Pois fui fazer uma compra internacional hoje e não funcionou!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2013-10-03T12:55:18  

      me lasquei no ebay

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2013-10-03T12:55:18  

      Só afeta o paypal se vc colocar pra pagar em real, vai nas opções e troca pra mandar pagar em moeda nativa que entra normal

  • Carlos Corcioli
    2013-10-03T16:57:51

    Acho ótimo isso. Desde que o valor do jogo na PSN for o valor do jogo em dólar que é praticado na loja americana. :)

  • L Santos
    2013-10-03T16:06:54  

    Alguém aí me responde por favor: Esse bloqueio também acontece quando sua conta na PSN é brasileira???

    recentes

    populares

    • L Santos
      2013-10-03T16:06:54  

      É justamente na brasileira que ocorre.

  • Gustavo Lander
    2013-10-03T17:49:52

    quem reclama tá reclamando de bobo. por incrível que pareça eu sou a favor dessa medida. as empresas colocam lá o preço em real, mas na verdade você paga em DOLAR. ou seja, quando chega a sua fatura, tem várias cobranças de IOF que você nem sabia que tinha feito, por que achou que estava comprando algo de uma loja brasileira (psn brasil ou google play br) e não de uma loja internacional. agora que essas empresas criem uma loja virtual realmente brasileira.

  • Diego Cavalcanti
    2013-10-03T17:39:31

    E agora como fazemos para comprar no Google Play??

  • Eric Rodrigues
    2013-10-03T17:23:11

    Brasil, um pais de brasileiros fazendo brasileirices

  • Joao Santos
    2013-10-03T17:08:22

    Se nós pagarmos o valor puro em dólar, ok, aceito ! Mas se converter para dólar e depois subir (pois aqui é mais caro) aí nem a pau juvenal...

  • Marcello Portari
    2013-10-04T09:35:56

    e mais, tá cheio de black market da vida por aí com todos os apps pagos gratis... e agora com mais uma vantagem

  • Gcmarcal
    2013-10-04T07:45:38

    Como diria o Mussum: Deus nao da colher de cha pra otaris! Falando serio, os bancos estao metendo a mao como sempre. Sugiro abrir uma conta no paypal e comprar PSN creditos em lojas de ourtros paises ou ebay.

  • Marly Santoro
    2013-10-03T23:05:06  

    Segundo o próprio Google eles só aceitam Visa ou Mastercard como forma de pagamento. Enviei dois e-mails para a equipe de suporte do google Wallet e ambas as respostas foram bem claras, em outras palavras, Google não vai fazer nada a respeito! Se não querem fazer cobranças em dólar pelo menos nos dêem outras formas de pagar como, por exemplo, vale-presente, paypal, etc. Segundo a reportagem foram bem sucedidos em pagar usando o Paypal. Como exatamente? Porque o Google Play NÂO DÁ a opção de pagar através do Paypal.

    recentes

    populares

    • Marly Santoro
      2013-10-03T23:05:06  

      Quem perde *

    recentes

    populares

    • Marly Santoro
      2013-10-03T23:05:06  

      Cara só fico indignado com a PSN, mas a PlayStore? Quem perde é eles. Porque todos aplicativo que lançam que é preciso pagar, eu procuro por exemplo: " Nome do aplicavo, e escrevo 4shared, lá eu acho pelo cel e baixo de graça. Quem é eles.

  • Gleice Cunha
    2013-10-03T21:41:52  

    Façam um post de como comprar pelo PayPal na PlayStore!

    recentes

    populares

    • Gleice Cunha
      2013-10-03T21:41:52  

      Cara só fico indignado com a PSN, mas a PlayStore? Quem perde é eles. Porque todos aplicativo que lançam que é preciso pagar, eu procuro por exemplo: " Nome do aplicavo, e escrevo 4shared, lá eu acho pelo cel e baixo de graça. Quem perde é eles.

  • Sylvio Pascolato
    2013-10-03T20:36:54

    Eu tb nao entendi ... banco do brasil/visa sempre fez isso, passam um valor aproximado informando que no dia de fechamento da fatura o valor sera ajustado com valor do dolar vigente.

  • Marcus Moreira
    2013-10-03T16:53:03  

    Eu não entendi direito, por que de qualquer forma antes disso acontecer, já era cobrado a variação do dolar na próxima fatura. " DIFERENÇA COTAÇÃO DO DOLAR. Então já funcionava dessa forma se no dia da compra tivesse 2,20 e no dia do fechamento da fatura fosse para 2,30 o cartão claro fechava nos 2,30.

    recentes

    populares

    • Marcus Moreira
      2013-10-03T16:53:03  

      O problema é que efetuar uma venda em dólar apresentando o valor em real é uma forma de enganar o consumidor, pois ele pensa que vai comprar em um valor e quando recebe a fatura o valor é totalmente diferente. Muito provavelmente durante os últimos meses com a subida do dólar, eles devem ter sofrido uma enxurrada de processos por isso, e devem ter perdido pois estavam compactuando com essa prática.

  • Pedro Camilo
    2013-10-03T14:48:09  

    No caso do PayPal, o mesmo cobrava uma taxa para fazer a conversão do dólar para o real. Depois o banco reconvertia para dólar e aplicava novamente o valor da moeda americana do fechamento da fatura para a cobrança em reais. Ou seja, havia uma dupla conversão - como todos sabem, qualquer conversão há cobrança! Creio que o Google Play deve mudar os valores para dólares ou então nacionalizar todo o processo. Creio que a Apple Store ocorra isto. Alguns bancos, BB e Caixa por exemplo, não fazem isto, ainda....

    recentes

    populares

    • Pedro Camilo
      2013-10-03T14:48:09  

      Fernando, larga de ser paquiderme e pesquise antes de vomitar! O PayPal tem a opção na qual descrevi e outra opção de ser faturado em dólares, ficando a sua bandeira de cartão de crédito como responsável em fazer a cobrança e conversão. O que disse é a verdade e aconteceu comigo. Se você tem cartão do BB ou outro banco que não faz isto, ótimo para você. O que você está defecando é coisa de quem não sabe e não quer pesquisar. Leia a reportagem e veja que são 3, apenas 3 bancos que estão bloqueando a cobrança! O pior da ignorância é não querer aprender!

    recentes

    populares

    • Pedro Camilo
      2013-10-03T14:48:09  

      Não falei besteira alguma Fernando, o PayPal tem a opção de você ser cobrado em dólares no cartão ou em reais - sendo o PayPal fazendo a conversão e cobrando por isto. Ou você é um idiota e acha que entendi de tudo ou você é preguiçoso para pesquisar. Eu também compro no Ebay! Você não é o único a comprar lá! Se tiver dúvida, ligue no PayPal Brasil que eles vão te esclarecer tudo!

  • Leandro Silva
    2013-10-04T17:47:55

    Tentei exaustivamente comprar hoje e ontem no Google Play e nada. Agora eu descobri a pólvora. Só acho estranho vocês do Techtudo dizer que tem como comprar lá com o Paypal mas não há nem aqui e nem em um outro lugar como se faz isso.

  • Marcello Portari
    2013-10-04T09:32:09  

    Ahhh que ótimo. A play Store perdeu um país inteiro de clientes... muito 'inteliJente' mesmo......

    recentes

    populares

    • Marcello Portari
      2013-10-04T09:32:09  

      Mas a culpa disso não é da Play Store e sim da nova e idiota politica adotada pelos bancos que acaba só nos prejudicando, mas nada impede que a Store daqui a pouco deixe de fazer essa conversão automática e cobre só em dólar.

  • Gabriel Cavalcanti
    2013-10-03T14:37:17  

    Pq nos que usamos iphone quase nunca temos problema ? kkkk

    recentes

    populares

    • Gabriel Cavalcanti
      2013-10-03T14:37:17  

      Pior do que o Gabriel falou, são as 23 pessoas (até o momento em que comentei) que curtiram o que ele falou!!

    recentes

    populares

    • Gabriel Cavalcanti
      2013-10-03T14:37:17  

      Prezado Gabriel Cavalcanti, o que te falta de massa cefálica te sobra de fezes na cabeça iguais seus parentes camarões.

  • Guilherme Gonzaga
    2013-10-06T19:21:08

    como posso comprar um app na google play pelo PayPal?

  • William Godois
    2013-10-05T19:52:36

    Galera, vai pelo amazon e paga com o cartao de credito lá, funcionou aqui. Já estou desde o dia 1 de outubro tentando comprar algo lá e veio essa palhaçada, não sei porque a google não resolve logo essa palhaçada e se adequa a essa legislação do banco central.

  • Gilson Carvalho
    2013-10-05T15:41:25

    Comprar mídia você paga imposto. Comprar internacional você paga imposto. Comprar com cartão nacional não tem imposto, então oque o Governo ganha com isso??? VIVA O BRASIL!!!

  • Lucas Tanaka
    2013-10-04T22:05:20

    brasileiro tudo bandido mesmo, os bancos lucrando cada vez mais e a gente so se ferra !

  • Leandro Silva
    2013-10-04T17:53:50

    Tem uma loja que se chama androidpit . com .br vou tentar comprar lá.

  • Michely Bastos
    2013-10-04T09:24:19  

    Eu so compro PSN card pelo Amazon, e so criar conta com endereço dos EUA, pagar com CART INT, e receber na hora o codigo, ou pelo e-mail simples.

    recentes

    populares

    • Michely Bastos
      2013-10-04T09:24:19  

      @Michely: Com Cartão Internacional é possivel comprar sussa numa PSN estrangeira pois a mesma nao converte para real. Somente a PSN BR foi bloqueada

    recentes

    populares

    • Michely Bastos
      2013-10-04T09:24:19  

      Igor Ross Mia foi isso que falei, vc não conseque comprar direto na psn com cartão aki do Brasil, mais conseque comprar creditos da PSN no Amazon, e o mesmo metodo que o pessoal que vende no ML faz so que eles cobram para repassar o codigo para vc.