02/10/2013 18h33 - Atualizado em 02/10/2013 19h03

Procon-SP notifica Americanas, Submarino e Shoptime por 'Black Night'

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Procon do estado de São Paulo notificou nesta quarta-feira (2) a B2W, empresa responsável pelos sites submarino.com.br, americanas.com.br e shoptime.com.br, devido a problemas ocorridos durante a “Black Night“, promoção similar à “Black Friday”, ocorrida na noite desta terça-feira (1).

Instabilidade gerou protestos de consumidores na "Black Night" (foto:Instabilidade gerou protestos de consumidores durante a "Black Night" (Foto: Reprodução / Black Night)

Segundo o Procon-SP, usuários relataram instabilidade do sistema de e-commerce, o que impediu que eles completassem suas compras. O órgão de proteção ao consumidor quer que a B2W informe os motivos das falhas, a duração da instabilidade que impediu o acesso aos sites de vendas, além da quantidade de consumidores afetados e de reclamações recebidas no SAC. 

O diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, lamentou o ocorrido e afirmou que este tipo de evento não é bem planejado. “Mais uma vez fica evidente o despreparo para atender o volume de consumidores que só aumenta em ações como esta, o qual só existe em razão da expectativa gerada pelo próprio fornecedor, denotando planejamento inadequado”, disse.

Caso as irregularidades sejam comprovadas, a empresa deverá sofrer as penas previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, informou o Procon-SP em nota para imprensa. A empresa também deve relatar as providências adotadas para evitar que o problema se repita e as medidas para compensar os consumidores.  

Procurada pelo Techtudo, a B2W, responsável pelas lojas virtuais que participaram da "Black Night", disse que não irá comentar sobre a notificação do Procon-SP e as reclamações no SAC. 

Via Procon-SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edinilson Vanderlei
    2014-01-13T00:42:34

    pesquisando no site da lojas americanas e no shoptime observei que os preços sao identicos ate ai tudo bem + ate o frete com ate os centavos sao iguais isso nao e concorrencia ja e cartel.kd a fiscalização para isso.tem outras lojas do mesmo seguimento praticando esta mesma forma de cambalacho! sempre estou comprando e so agora comparando 3 lojas os preços e ate mesmo o frete sao totalmente iguais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Regina Fischer
    2013-10-07T09:54:18

    Porque acontece essas barbaridades? Falta de compromisso e a falta fiscalização mais rígida por parte dos Órgãos do governo. Porque a política do toma da cá funciona assim. Isso é Brasil. Mas tenho esperança que vai melhorar...

  • Janaina Lima
    2013-10-05T08:26:33

    A Submarino está uma verdadeira palhaçada.Comprei um ferro no dia 12/09 e não me entregaram até hj.Disseram que não entregam mais para Osasco.Então pq vendem???Não aconselho ninguém a comprar neste site!!!

  • Junior Silva
    2013-10-03T13:50:52

    80% em livros? aff

  • Luiz Cordeiro
    2013-10-03T22:50:45

    Foi uma palhaçaada! Black out né? porque uma compra não consegui fazer! Absurdo!

  • Rogério Kinas
    2013-10-03T19:05:30

    Hoje pela manhã fiz uma critica ao SUBMARINO, ref a um barbeador que nas outras lojas custavam R$ 250,00, e para minha supresa hoje a tarde o mesmo que custava antes R$ 289,00, no submarino, caiu o preço para R$ 224,90, então o comprei. QUANDO CRITICAMOS E A LOJA ABAIXA O PREÇO A GENTE TEM QUE ELOGIAR A VISÃO DE MERCADO DA MESMA. PARABÉNS POR ESTA.

  • Mayara Veloso
    2013-10-03T13:29:17

    Talvez até seja válida essas promoções. O problema é quanto o cara compra no impulso, sem pesquisar os preços durante algum tempo.

  • Galo Doido
    2013-10-03T12:24:25

    Um dia sonho em viver num país sério, onde as empresas não façam o que qiserem com os consumidores. Acham que somos trouxas.

  • Gustavo Lander
    2013-10-03T12:00:45

    Alias, isso é comum em qualquer área. Lembro que na páscoa desse ano, tinha um ovo lá (sei lá qual), que o preço estava 30 reais. ai eu vi um funcionário chegando com um canetão e escrevendo "De: R$ 46,00" como se o preço fosse 46 e não 30. absurdo.

  • Gustavo Lander
    2013-10-03T11:49:57

    Só gente burra compra nesses black friday, black night, etc. Um exemplo tosco, e que até já foi tirado do ar, o Xbox One está na pré venda OFICIAL por 2.199 reais. Isso é o preço da Microsoft pro Brasil. Ai o submarino colocou a "promoção" de 2.499 por 2.199, como se tivesse dado 300 reais de desconto. Só no Brasil as empresas continuam fazendo isso.

  • Douglas Ferreira
    2013-10-03T11:40:12

    B2W é um lixo de empresa! Tanto para os clientes quanto para os funcionários.

  • Rogério Kinas
    2013-10-03T11:38:16

    Antes de compras no site da Submarino, vcs devem verificar os preços nas lojas: Extra, Ponto frio, Casas Bahia e Magazine Luiza, então verão preços bem mais acessível, isto porque somos clientes da Submarino. Ex: Tentei comprar um barbeador na virada da noite e o preço era de R$ 247,00, não consegui e hoje é de R$ 289,00, assim sendo nas lojas acima fica na média de R$ 250,00. CONSULTEM ANTES DE COMPRAR, PESQUISEM.

  • Hromeu Pinto
    2013-10-03T09:54:41

    Lemman, Sicupira, Telles. È nois parceiros, se precisarem de uma analista de TI para melhorar esse sistema da B2W fala comigo. Vlw parças. kkkkkkk

  • Anderson Santos
    2013-10-03T09:10:46

    Tentei compras produtos das 10h ate as 24:40 e não consegui ao tentar clicar no botão compras a pagina caia, creio que esta promoção foi mais um jogo de marketing do que queima de estoque.

  • Analista
    2013-10-03T07:59:37

    Black night foi que nem o black friday do ano passado, tudo pela metade do dobro. A maioria dos produtos aumentou de preço para simular um desconto que não existe e voltar ao preço original, algumas vezes até mais caro... Esse grupo de B2W vive fazendo o povo de palhaço!

  • Marcelo Alves
    2013-10-03T07:20:26

    no inicio da "promoção", fiquei mais de 2 hrs tentando navegar nos 4 sites, pois incluam ai o soubarato que é deles tb, nenhum dava para navegar, por volta das 2 da manha que deu para começar a navegar, mas todos os produtos que eu colocava no carrinho e ia fechar a comprar falava que o produto estava indisponível, palhaçada, como que fica indisponivel se ninguem conseguiu navegar nos sites, ai eles alegarem que alguem foi mais rapido ..... ta bom, engana que eu gosto, era melhor nem fazerem esses promoções furadas entao

  • Daniel Branco
    2013-10-02T23:22:01

    eu não consegui e quantos mais não conseguiram da um like !!!!!

  • André Callazzans
    2013-10-02T19:58:17

    Até parece que a B2W vai fornecer dados verdadeiros ao Procon. Se a empresa fosse realmente séria, na manha de hoje, teria se pronunciado sobre o assunto, admitindo culpa e se desculpando. Mas simplesmente disse que algumas pessoa não conseguiram aproveitar, tentando minimizar o problema.

  • Leonilson Gomes
    2013-10-03T14:24:23

    Xbox One de R$2,499 por R$2,199 tão roubando mesmo, é melhor esperar a Black Fraude kkkk !

  • Gean Gil
    2013-10-03T09:18:06  

    Na boa.. é muita incompetência dos usuários.. eu gastei R$ 1.400 no total de produtos R$ 2.500, economizei R$ 1.100. Se não fosse pela promoção o site não teria caído. Agora alguns dizem que foi marketing? kkkkk. Vcs nao viram as filas pra comprar o novo iPhone 5s/c , quem quer tem que ficar semanas na fila. Então não vem de chororo. Só porque ficou 2 horas de instabilidade. Ta na hora de usuarios aprenderem como utilizar a internet. BlackNight foi showw.. que venha muito mais.

    recentes

    populares

    • Gean Gil
      2013-10-03T09:18:06  

      hahahahaha... pobre coitado. Ainda protege a empresa que o lesou. Merece o governo que tem, mesmo.

    recentes

    populares

    • Gean Gil
      2013-10-03T09:18:06  

      Compara os preços fora da promoção, você foi enganado e não percebeu.