25/10/2013 15h23 - Atualizado em 25/10/2013 15h23

Brasil adota padrão internacional de classificação etária para games

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

A Brasil Game Show 2013 trouxe uma informação que poderá tornar a nacionalização dos games digitais bem mais ágil. O Ministério da Justiça compareceu ao evento para anunciar a utilização do sistema de classificação indicativa internacional chamado IARC. O processo já está funcionando e promete diminuir a burocracia para classificar a indicação etária dos games de 30 dias para apenas cinco minutos.

Confira nossa cobertura em tempor real da Brasil Game Show 2013.

Coalizão Internacional de Classificação Etária (Foto: Divulgação)Coalizão Internacional de Classificação Etária (Foto: Divulgação)

O International Age Rating Coalition promete esta agilidade por converter a classificação indicativa de várias regiões tendo como base a avaliação feita no local do primeiro registro do título. Todo o processo ficará mais rápido e intuitivo, facilitando a vida das desenvolvedoras e distribuidoras nacionais.

Embora os problemas com o prazo fiquem mais evidentes em jogos adaptados por grandes produtoras, o sistema IARC também favorecerá as empresas menores do mercado. Todos os desenvolvedores, de pequeno ou de grande porte, poderão acessar o serviço de forma intuitiva, facilitando a validação dos projetos.

O IARC é um formulário simples, que utiliza um sistema com inúmeras perguntas formuladas de acordo com as respostas anteriores. Dependendo do conteúdo do jogo, a empresa poderá preencher rapidamente, recebendo um relatório assim que terminar o processo com todas as informações descritas.

A princípio este sistema só funcionará em jogos digitas. Os games adaptados em mídia física continuarão recebendo a classificação etária da forma tradicional. O sistema está funcionando desde quinta-feira (24).

Acompanhando a Brasil Game Show 2013? Participe do nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares