Internet

09/10/2013 12h32 - Atualizado em 21/10/2013 10h38

Como editar fotos: conheça os principais efeitos e ferramentas para download

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Como editar fotos? Retocar imagens com problemas de edição não é tarefa apenas para os softwares gráficos complexos. Há diversos editores de fotografias simples que conseguem oferecer recursos tão bons quanto os de um programa profissional. Veja abaixo alguns dos principais editores de imagens para Windows. Todos estão disponíveis no TechTudo Downloads; confira.

O Instagram completou três anos! Relembre momentos do aplicativo e saiba dicas

PhotoScape

PhotoScape (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)PhotoScape (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

O PhotoScape é um editor simples e fácil de usar, mesmo para quem não possui muito conhecimento em edição. Ele suporta diversos formatos de imagens - como JPG, GIF e RAW -, e seus recursos vão desde ajuste na cor e no brilho até a criação de GIFs animados.

Entre as funções de correção encontram-se ajuste do branco, redução de ruído (ideal para  fotos capturadas com pouca luz) e reflexo. É importante ressaltar que todas as alterações feitas nas fotos não causam perda da qualidade na imagem ou outro tipo de compactação.

Smart Photo Editor

Smart Photo Editor (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Smart Photo Editor (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Alternativa aos editores de imagens profissionais, o Smart Photo Editor se destaca por ter um recurso que a maioria não oferece: ele faz uma análise da foto e mostra o que pode ser melhorado na imagem, tanto em ajustes quanto em efeitos. A função funciona como uma espécie de "consultoria", e ajuda você a dar um aspecto ainda melhor à sua fotografia.

Os recursos mais básicos também são encontrados nele: recortar, redimensionar, redução de olhos vermelhos, alteração do brilho, contraste e cor, e borracha para apagar algumas áreas.

Fotor

Fotor (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Fotor (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

O Fotor, além de oferecer versão para Windows, também está disponível para celulares da Apple (iOS) e Google (Android). O diferencial desse editor é permitir que você importe imagens do computador e por diversas fontes, como  link, Flickr ou Facebook. Com ele, é possível carregar várias imagens simultaneamente e editar todas as fotos que desejar.

Com recursos bem organizados por categoria - localizada no menu lateral esquerdo-, você encontra ferramentas para carimbar, inserir sombras e textos, colorir, fazer montagens, acrescentar efeitos (como lomo, sepia, HDR e outros), entre outras opções de edição.

Photo! Editor

Photo! Editor (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Photo! Editor (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

Com uma interface realmente simples, o Photo! Editor oferece recursos para resolver a maioria dos problemas em imagens: correção de olhos vermelhos, cores (permitindo escurecer, clarear e até destacar alguma tonalidade específica), nitidez, transformação em caricatura, e uma ferramenta que promete agradar as mulheres: maquiagem. Com esta última função é possível retocar manchas, acabar com espinhas e corrigir imperfeições.

Amazing Photo Editor

Amazing Photo Editor (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Amazing Photo Editor (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)

O Amazing Photo Editor é um editor de imagens que, como diferencial, disponibiliza também um conversor, o que é ótimo quando se deseja trabalhar com formatos mais populares de imagens. Ele oferece cerca de 20 filtros com opção de negativo, escala de cinza, controle da intensidade e muitos outros. Além disso, há os recursos tradicionais, como recortar, copiar, redimensionar, apagar, além de suas várias ferramentas de seleção para editar as fotos.

Quer saber como colocar várias imagens em uma única postagem no Instagram? Confira no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares