15/10/2013 12h16 - Atualizado em 15/10/2013 12h16

Como usar o 99designs; aprenda a criar concursos e escolher projetos

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

A 99designs, maior plataforma online de serviços de design gráfico do mundo, desembarcou recentemente no Brasil com diversas funções que ajudam ao usuário contratar e escolher as melhores opções para os seus projetos. O site, com interface completamente em português, reúne clientes e designers por meio de concursos para criar logos, sites e blogs, cartões de visita, capa de livro, aplicativos móveis, camisetas e outros produtos físicos. Basta ao interessado criar um projeto, analisar as opções dos profissionais e escolher o seu designer.

99designs oferece concursos de desing online (Foto: Reprodução/99designs)99designs oferece concursos de desing online (Foto: Reprodução/99designs)

Há mais de 250 mil designers cadastrados no sistema. Com a função de criar uma ponte entre o que você deseja e os potenciais desenvolvedores e artistas, a plataforma ajuda empresas e usuários comuns a terceirizar o desenvolvimento de seus produtos gráficos.

Por meio de concursos, o site promove uma competição entre designers locados em escritórios do mundo todo. Os trabalhos intermediados pelo 99designs possuem prazo de entrega de até sete dias, com opções de preço variadas, compatíveis com cada orçamento. Segundo os criadores da plataforma, basta o cliente dizer o que quer e quanto pode pagar.

Como criar um concurso online

Passo1. Ao acessar o 99designs.com.br, o internauta precisa criar uma conta no sistema. É requisitado e-mail, senha e, opcionalmente, número de telefone para contato. Feito isso, basta fazer o login e percorrer os passos para a composição de seu pedido; siga abaixo.

Página de login do 99designs (Foto: Reprodução/99designs)Página de login do 99designs (Foto: Reprodução/99designs)

Passo 2. Será requisitada a especificação do produto. Ou seja, do que se trata o projeto. Há inúmeras opções de soluções como desenvolvimento logos e identidade visual, site e aplicativo, negócios e publicidade, vestuário e itens promocionais, arte e ilustração, embalagens e rótulos, capas de livros e revistas impressos e digitais, entre outras criações.

Passo 3. Será inciado o concurso. Estão à venda pacotes Bronze, Prata, Ouro e Platinum, que apresentam recursos de acordo com o preço. Em todos, estão garantidos: mínimo de 30 projetos, suporte por telefone, e-mail e chat e devolução do investimento em caso de nenhum projeto agradar. No mais caro, apenas designers Platinum, escolhidos a dedo, participam. Selecione o valor a pagar em "preço para ...", clicando na seta azul sobre o menu do topo.

Preços para camisetas no 99designs (Foto: Reprodução/99designs)Preços para projetos de camisetas no 99designs (Foto: Reprodução/99designs)

Observação 1: Caso pretenda investir em seu concurso em busca de velocidade e otimização nos projetos, há a possibilidade de pagar por recursos extras. Entre os vários disponíveis, estão a ferramenta para urgência de prazos, outra que oferece destaque para um concurso na plataforma, e uma que permite promovê-lo no blog do 99designs, para obter mais projetos.

Observação 2: Para os mais reservados, a 99designs oferece um modo de manter um concurso privado. É possível "esconder" sua proposta dos motores de busca e do público em geral, tornando-o acessível somente aos membros do site. Após aceitação de um termo de confidencialidade, o designer interessado poderá acessar seu concurso e aceitar o projeto.

Pagamento

Depois de passar por esses passos, é chegada a hora de fechar sua proposta e publicar o seu concurso. O valor a ser pago será indicado na tela e há a possibilidade de fazer o pagamentos por meio de cartões de crédito ou pelo serviço de pagamento online PayPal.

Basta o cliente escolher o design que mais agrada e fechar negócio com o 99designs (Foto: Reprodução/99designs)Basta o cliente escolher o que mais agrada e fechar negócio com o 99designs (Foto: Reprodução/99designs)

Consultoria

Caso o usuário deseje informações sobre como proceder nos seus projetos, o 99designs conta com o serviço de consultoria com profissionais. Para utilizá-la, basta acessar a seção "Solicite grátis uma consulta de design" localizada na parte superior do site, e preencher os dados. Feito isso, suas respostas chegarão em breve, e o melhor: sem custos adicionais.

Suporte técnico

O 99designs também oferece um número de telefone para retirada de eventuais dúvidas sobre criação de cadastros, concursos e potenciais mudanças a se fazer em um projeto. Esse serviço é ativo de segunda a sexta, das 10h às 18h. Há ainda a modalidade de contato direto, por meio de uma janela de mensageiro online em contato com o suporte do 99designs.

Cliente do 99 designs pode incluir comentários e escolher o melhor projeto (Foto: Reprodução/99designs)Cliente do 99designs pode incluir comentários e escolher o melhor projeto (Foto: Reprodução/99designs)

Dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares