Armazenamentos

13/10/2013 11h54 - Atualizado em 12/09/2016 15h41

Confira lista de HDs externos com bom custo-benefício

Bruno Ribeiro
por
Para o TechTudo

O usuário que precisa manter seus dados à salvo e ainda liberar armazenamento no computador pode optar pela compra de um HD externo. No mercado nacional estão disponíveis modelos portáteis de marcas conhecidas, como Samsung, Toshiba e Seagate, com preço abaixo de R$ 450.

Como escolher um HD externo? Confira dicas

O dispositivo normalmente é plugado na saída USB (2.0 ou 3.0) e permite transferir e receber vídeos, fotos, arquivos, documentos e programas. Nesta lista estão opções com armazenamento interno de 500 GB, 1 TB e 2 TB. Confira os HDs externos com bom custo-benefício à venda no Brasil.

Confira os HDs externos com melhor custo-benefício no Brasil  (Foto: Diego Borges/TechTudo)Confira os HDs externos com melhor custo-benefício no Brasil (Foto: Diego Borges/TechTudo)

1. HD Externo Portátil Seagate Expansion 1TB

HD da Seagate vem com armazenamento de 1 TB e USB 3.0 (Foto: Divulgação/Seagate) (Foto: HD da Seagate vem com armazenamento de 1 TB e USB 3.0 (Foto: Divulgação/Seagate))HD da Seagate oferece 1 TB de armazenamento e USB 3.0 (Foto: Divulgação/Seagate)

Este HD externo da Seagate tem capacidade de armazenamento de 1 TB e conexão USB 3.0, que oferece maior velocidade de transferência (cerca de 480 Mbps) entre o computador e o dispositivo. O disco tem a funcionalidade Plug & Play, que dispensa a instalação de drivers e programas para o seu funcionamento. Pesa aproximadamente 310 gramas e tem 17 centímetros de profundidade. Custa a partir de R$ 272 no buscador Zoom.

2. HD Externo Portátil WD Elements

HD externo WD Elements oferece 1 TB e USB 3.0 (Foto: Divulgação/WD)HD externo WD Elements oferece 1 TB e USB 3.0 (Foto: Divulgação/WD)

O HD externo da Western Digital oferece armazenamento interno de 1 TB, ideal para guardar seus arquivos e levar para qualquer lugar. Há compatibilidade com USB 2.0 (tradicional) e para USB 3.0, que oferece velocidade mais rápida de transmissão e leitura de dados de até 5 GB/s. É possível programar o HD para fazer backup na nuvem, usando a conta do Dropbox.

O design é tolerante à choques (quedas leves) e tem medidas compactas com 111 x 82 x 15 mm. O dispositivo já vem pronto para usar no Windows mas pode ser reformatado para o Mac OS. O preço de venda é a partir de R$ 259 em lojas nacionais.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

3. Western Digital My Passport Ultra

HD da marca WD vem com espaço de 500 GB para arquivos e USB 3.0 (Foto: Divulgação/WD) (Foto: HD da marca WD vem com espaço de 500 GB para arquivos e USB 3.0 (Foto: Divulgação/WD))HD da WD tem criptografia de dados e design compacto (Foto: Divulgação/WD)

O dispositivo compacto tem como destaque a segurança, com proteção criptografada de dados por senha e de hardware. Além disso, o usuário pode fazer backup diretamente na nuvem, com a conta do Dropbox.

Equipado com USB 3.0, o My Passport promete velocidade de transferência de dados até 3 vezes maior se comparada ao USB 2.0, sendo compatível com Windows e Mac OS. O design é resistente à choques leves e oferece medidas de 81,6 x 110 x 12,8 mm. Disponível nas cores em preto, prata, cinza, vermelho e azul, o HD é vendido com preço a partir de R$ 299 (500 GB) e R$ 345 (1 TB) em lojas nacionais.

4. HD Externo Toshiba

HD Externo portátil da Toshiba com 1 TB de armazenamento (Foto: Divulgação/Toshiba) (Foto: HD Externo portátil da Toshiba com 1 TB de armazenamento (Foto: Divulgação/Toshiba))HD Externo portátil da Toshiba com 1 TB e USB 3.0  (Foto: Divulgação/Toshiba)


O modelo é equipado com USB 3.0 que garante maior velocidade, com transmissão de dados em até 5.0 GB, mas também pode ser usado em entradas USB 2.0. Por dentro está um armazenamento de 1 TB para guardar seus dados do computador, como fotos, vídeos, documentos e mais arquivos.

Basta plugar para começar a usar, sem precisar instalar programas. Ele é compatível com Windows e Mac OS (formatado). As medidas ficam em 119 x 79 x 15 mm com peso de 230 g, disponível na cor preta. O preço do HD externo fica a partir de R$ 297 em lojas nacionais.

5. HD Externo Portátil Samsung M3

HD externo da Samsung tem 1 TB compatível com USB 2.0 e 3.0  (Foto: Divulgação/Samsung)HD externo da Samsung tem 1 TB compatível com USB 2.0 e 3.0 (Foto: Divulgação/Samsung)

O dispositivo oferece conexão USB 3.0, que tem transferência de dados mais rápida com velocidade máxima de 4,8 GB/s, mas também pode ser usado com computadores com USB 2.0. O modelo é compatível com Windows e Mac OS (Apple) para guardar seus arquivos, fotos, vídeos e mais dados, equipado com 1 TB de armazenamento interno.

Os dados são protegidos com tecnologia SafetyKey, por criptografia. Com design compacto e na cor preta, com efeito texturizado, o HD é projetado com dimensões de 112 x 82 x 17,5 mm e peso de 151 g. O HD externo da Samsung pode ser comprado com preço a partir de R$ 319 em lojas nacionais.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Participe do Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ronald Maurício
    2017-10-12T09:36:29  

    Tenho um Samsung desde 2010 e recomendo muito a marca não tenho o que reclamar, dessa vez por questão de preço estava precisando de um novo p colocar no meu ps4 peguei um da elements no site da submarino por 210 reais com o frete de 1 tb, tem nas americanas o mesmo fornecedor pelo mesmo preço, vou fazer o teste e ver se tem a mesma durabilidade do meu antigo

    recentes

    populares

    • Ronald Maurício
      2017-10-12T09:36:29  

      WD é furada

  • Tchouba
    2018-04-25T16:10:27

    Pelo que estou lendo Seagate não presta, e por experiência própria, WD tbm não presta. Devo ir de Toshiba ou samsung então

  • Tchouba
    2018-04-25T16:10:26

    Pelo que estou lendo Seagate não presta, e por experiência própria, WD tbm não presta. Devo ir de Toshiba ou samsung então

  • Nabinael Sandres
    2017-12-07T00:37:31

    nao recomendo o seagate comprei um de 1 Tb tem 3 meses guardei todos os meus videos e fotos dos familiares de uma vida toda e ele nao abri fica so bipando continuamente dentro parese que esta cheio de barata correndo nao conseguir salva os arquivos formatei e continua bipando do mesmo jeito apenas 3 meses de uso so prejuiso......

  • Fabiolla Haya
    2015-08-29T23:43:33  

    Pessoal eu acabei de comprar um HD EXTERNO DA SEAGATE, o vendedor me disse que é um dos melhores e chego em casa e vou pesquisar sobre o produto..... tantos comentários ruim...... fiquei decepcionada. vamos ver o que acontece com meu. espero que dê tudo certo, porque preciso das assistir as videos aulas que transferi.

    recentes

    populares

    • Fabiolla Haya
      2015-08-29T23:43:33  

      Não quero mais seagate nem de graça, uma porcaria só não perdi meus videos e tudo porque uso dois hd's, se um pifar tenho o outro e de imediato copio tudo de novo e tudo duplo de novo, o meu seagate do nada ficou ilegivel, e nem milagre o recuperou, e o Wd My Passapot, ficou intacto, ai comprei outro WD MyPassaport. e copiei e o primeiro esta em forma até hoje após 4 anos.. meus hd's são de 3tb, e o segundo esta em pleno estado de funcionamento a 3 anos

    recentes

    populares

    • Fabiolla Haya
      2015-08-29T23:43:33  

      Eu tive um WD My Passport e pifou. Agora estou pagando o dobro do preço para recuperar os dados. Pesquisei na net e descobri que é um problema crônico. Pelo menos baseado nessa experiencia que tive não tenho como encarar de novo. Por isso vim para pesquisar um outra marca

  • Juiz Final
    2013-10-13T15:06:51  

    Para quem não sabe, até US$ 50,00 não para imposto, logo, comprem no Ebay sempre que puder. Melhores produtos e com preços (bem, nem preciso falar dos preços com relação aos praticados no Brasil...). Valeu

    recentes

    populares

    • Juiz Final
      2013-10-13T15:06:51  

      Essa carga tributaria brasileira e froids mesmo!!

    recentes

    populares

    • Juiz Final
      2013-10-13T15:06:51  

      Até US$ 50 só não paga imposto se for de pessoa física para pessoa física e se o valor da mercadoria mais o frete for igual ou menos que 50 dólares. Se comprar em loja (sim no ebay tem lojas vendendo) e a loja mandar identificado vc pode pagar imposto. Lembrem-se o limite é 50, mas é o valor do produto mais o frete.

  • Fernando Cruz
    2014-11-22T14:35:10

    Peguei recentemente o Seagate STBV2000100 2TB, alem de usb3, ele é 7200 rpm, o que pra mime fundamental. 400 mangosem BH

  • Fernando Cruz
    2013-10-14T08:40:46  

    Quer comprar HD Externo ótimo por um preço justo? Compre no ebay! Comprei 2 HDs lá, um ADATA resistente a quedas e a prova d'água de 1 TB por R$ 270 (HD excepcional!). O segundo que comprei é um Western Digital (melhor marca de HD externo) de 3 TB por R$ 350! Enquanto isso tem gente pagando R$ 537 num HDzinho Hitachi porcaria de 2 TB... Brasil, um país de tolos!

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-10-14T08:40:46  

      ...dificilmente vai dar cano ou algo assim. Mas de qualquer forma eu comprei com o vendedor jackcomputer2012. Eu não consigo colocar link aqui, mas entra no site do ebay e depois entra no perfil de qualquer vendedor que você achar lá. Pega o link lá em cima e troca o nome do vendedor por jackcomputer2012 que você entra na página desse vendedor.

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-10-14T08:40:46  

      Samuel Cesar, isso é bem relativo. Geralmente os vendedores lançam algum produto bem barato e depois lançam o mesmo produto mais caro, então acho que o melhor jeito é pesquisar e depois ver a reputação do vendedor. Se ele tiver algo próximo ou superior à 1000 vendas eu já compro tranquilo se a reputação dele for boa. Vale a pena dar uma olhada no valor das últimas vendas do vendedor e também dar uma lida nas últimas qualificações pra ver se são boas e se tudo estiver certinho pode comprar tranquilo porque no ebay os vendedores zelam muito pela reputação e um vendedor desse tipo dificilmente

  • Rafael Soares
    2013-10-16T12:21:41

    Gostaria muito de comprar produtos brasileiros. Mas a qualidade existe apenas quando vamos exportar. Os produtos nacionais são de péssima qualidade.

  • Marcio Bandeira
    2013-10-13T14:19:08  

    Vale a pena citar também o da Sony HD-E1 de 1TB que está na mesma faixa de preço e possui um app aumenta a velocidade de transferência (instalei mas nunca fiz teste comparativo). Eu tenho há 4 meses e ate o momento estou satisfeito.

    recentes

    populares

    • Marcio Bandeira
      2013-10-13T14:19:08  

      Marcio, fizemos a lista pensando em custos também mas obrigado pela dica! Vamos mesclar mais as marcas! Abraços

    recentes

    populares

    • Marcio Bandeira
      2013-10-13T14:19:08  

      Estou ansioso para a chegada do meu, que também é um Sony HD-E1 de 1TB... comprei pela internet... o outro que tenho é da Samsung, um S2... também é muito bom... tenho há pouco mais de um ano, só que ele é de 500 GB... vou passar todos os arquivos dele pro da Sony e depois de formatado, vou usá-lo como gravador de TV...

  • Maria Vasconcelos
    2013-10-14T07:31:24  

    Uai! A Tech esqueceu-se do Western Digital.......e se esqueceu de aproveitar a deixa e meter pau na Apple....kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Maria Vasconcelos
      2013-10-14T07:31:24  

      Maria, fizemos a lista pensando em custos também mas obrigado pela dica! Vamos mesclar mais as marcas! Abraços

  • Edson Fernandes
    2013-10-13T22:41:30  

    Alguém avisa ao techtudo que essa taxa de transferência do USB 3.0 é de cerca de 10x a do USB 2.0 e que a taxa de 480 Mbps é da USB 2.0.

    recentes

    populares

    • Edson Fernandes
      2013-10-13T22:41:30  

      Edson, as informações são baseadas no sites do Fornecedor. Abraços

  • Sebastião Nunes
    2013-10-13T18:40:58  

    Outra excelente opcao nao mencionada é o Toshiba Canvio series -- já estou no meio quinto e é bem confiável e super leve. Um TB sai por $62 na Amazon. Eu recomendo. Já vem também com programa automático para BACK+UP, muito eficaz. Apenas deveria usar o de back up somente para tal fim pois ele vai acumulando. E outro somente para guardar musica,video e fotos q em geral ocupam mais espaco.

    recentes

    populares

    • Sebastião Nunes
      2013-10-13T18:40:58  

      Sebastião, fizemos a lista pensando em custos também mas obrigado pela dica! Vamos mesclar mais as marcas! Abraços

  • João Ferreira
    2013-10-14T09:54:46

    Um abusrdo esse preços... Lá fora um hd externo de 1tb custa cerca de 60 dolares, ou 130 reais!

  • Tarcísio Schpallir
    2013-10-14T08:32:11  

    Deixar de incluir o HDE SONY não foi um ato bonito... :)

    recentes

    populares

    • Tarcísio Schpallir
      2013-10-14T08:32:11  

      Tarcísio, fizemos a lista pensando em custos também mas obrigado pela dica! Vamos mesclar mais as marcas! Abraços

  • Paulo Tarso
    2013-10-13T21:20:51  

    Tive um HD Samsung 500Gb q parecia inquebrável..., mas, de repente, do nada, travou e levei em vários técnicos, onde todos, absolutamente todos disseram não ter conserto! No final perdi todos os arquivos salvos dos últimos 12 meses. Entrei no Google e vi q tem vários posts criticando a qualidade deste HD. Só sei de uma coisa, depois desses aborrecimentos, concluí q jamais comprarei outro Samsung, qualquer q seja o produto.

    recentes

    populares

    • Paulo Tarso
      2013-10-13T21:20:51  

      Os HDs da Samsung são um lixo... Falo isso porque tenho um S2 de 500 Gb e se você tentar copiar muitos dados de uma vez ele dá erro e não vai, tem que copiar de pouquinho em pouquinho, é ridículo... E eu já usei um M3 de 500 Gb e um M3 de 1 Tb e eles tem esse mesmo problema. Outra defeito dos HDs da Samsung, o conector USB fica integrado com a placa lógica do HD, se você quebrar esse conector pode jogar o HD no lixo porque não tem conserto que você nunca vai conseguir recuperar seus dados dele...

    recentes

    populares

    • Paulo Tarso
      2013-10-13T21:20:51  

      Também perdi um HD Samsung 250GB. Comprei outro de 500GB e quando termino de usar guardo na caixa para não perder de novo.

  • Leonardo Poliva
    2013-10-14T12:29:28

    Faltou só diferenciar quais são USB 3.0 e não precisam de fonte externa pra funcionar!

  • Ricardo Teixeira
    2013-10-13T22:16:11

    Existe case para HDs superiores a 1TB? Tenho um muito legal, com cooler, mas ele só pega HD até 1TB. Tenho em meu PC um HD de 500GB para os sistemas e dois HDs de 3TB para arquivos. Como atualmente os HD estão mais baratos, eu gostaria de comprar um HD de 7TB para deixá-lo como HD externo. Vocês sabem informar se isso é possível? Tem como eu fazer um HD externo de 7TB com case? Particularmente, eu não gosto de HDs externos como estes apresentados na matéria.

  • André Silva
    2013-10-13T23:37:36  

    Pô...é não APAGUE MAIS NADA ou NÃO PAGUE MAIS NADA?

    recentes

    populares

    • André Silva
      2013-10-13T23:37:36  

      Acho q não apague mais nada pela capacidade quase ilimitada de guardar arquivos...

  • Francisco Farias
    2013-10-13T21:51:33

    A desvantagem desse HD Hitachi, que na verdade se chama TOURO, é que a velocidade dele é inferior as outras marcas, demora para iniciar e é lento na transferência de arquivos.

  • Rômulo Comel
    2013-10-13T15:50:52

    eXpessura? meu deus...

  • André Cerqueira
    2013-10-13T17:26:53

    Comprei um Seagate STBX1000600 1 TB por R$299,00 há algum tem e achei uma excelente aquisição. Tem uma ótima taxa de transferência de dados para o micro e não dá dor de cabeça. Gostei dessa lista, pode ser de grande ajuda a quem quer comprar um HD Externo.

  • Harrison
    2013-10-13T15:51:41

    A melhor opção para HD externo e o "WD - MY Cloud" no qual vc tb pode acessá-lo pela internet de qualquer parte do mundo. Um de 3TB custa $180 no USA - super barato.