04/10/2013 17h37 - Atualizado em 20/01/2016 11h20

Cooler promete gelar bebidas em apenas 45 segundos; conheça o protótipo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A empresa britânica Enviro-Cool desenvolveu protótipos de um aparelho capaz de resfriar produtos de maneira extremamente rápida e consumindo pouquíssima energia. Segundo a própria companhia, 45 segundos são suficientes para gelar uma bebida. Tudo graças a uma tecnologia de “ventilação”.

Tecnologia será testada na Holanda (Foto: Divulgação)Nova tecnologia de resfriamento rápido será testada na Holanda (Foto: Divulgação/Enviro-Cool)

O projeto visa diminuir a necessidade de energia para gelar bebidas em locais de venda e foi apoiado pela União Europeia. Segundo os desenvolvedores, com o aparelho as lojas com coolers poderiam economizar até 54% do que gastam com os seus processos de resfriamento de produtos, e as que usam refrigeradores externos poupariam até 80%.

Para conseguir passar a temperatura ambiente das bebidas para os 5°, o aparelho usa um sistema patenteado chamado de V-Tex. Ele é baseado em um "vórtice de Rankine", ou seja, um modo de escoamento giratório com corrente de vento fazendo movimentos espirais. No caso do protótipo, eles são gerados pelo movimento da garrafa de bebida.

“Simplesmente ao rotacionar a bebida, o vórtice se comportou como um sólido, com todo líquido exterior congelando mais rápido do que o interno. Os testes mostraram que a taxa de resfriamento aumenta quando o vórtice é rompido e depois recriado, com sequências rotacionais que se iniciam e pausam. A rotação pulsante é a essência da nossa primeira patente”, explicou a empresa responsável pela tecnologia em seu website.

Protótipo do cooler caseiro com a nova tecnologia (Foto: Reprodução/YouTube)Protótipo do cooler caseiro com a nova tecnologia (Foto: Reprodução/YouTube)

Alguns protótipos dos coolers com a tecnologia já estão sendo testados e a primeira versão comercial do produto será lançada no mês que vem, ainda em fase de avaliações, em um supermercado holandês. Kevin Hall, fundador da Enviro-Cool, que recebeu incentivo fiscal da União Europeia para desenvolver a tecnologia, agradeceu o apoio e prometeu trabalhar ainda mais no futuro.

“Estamos orgulhosos de contribuir para a redução de emissão de gases por meio de uma tecnologia com preocupação ambiental. Queremos seguir desenvolvendo o produto para empresas e casas. Recebemos grande interesse da Ásia e da América do Norte e agora queremos tornar os fabricantes europeus cientes desta nova tecnologia”, afirmou.

Além deste cooler, a empresa tem planos de lançar um acessório para cozinha, onde os usuários poderão selecionar o tipo de bebida (garrafa, lata e etc) e realizar resfriamentos rápidos e personalizados em suas próprias casas. Caso esta tecnologia realmente saia com força do papel, os consumidores terão uma alternativa e tanto.

Confira um vídeo da tecnologia em ação (em inglês):

<br />

Via Dvice e Food Bev

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Almeida
    2014-01-21T13:39:36

    Tem um inventor no Ceará que desenvolveu um sistema similar, mas que sai muito mais barato. Ele também roda a latinha, mas usa uma mistura de água, alcool e sal.

  • Rafael Silveira
    2013-10-05T15:45:18

    Não acho q mudanças bruscas de temperatura fazem bem a alimentos e bebidas... o legal é gelar na boa até trincar...

  • Geraldo Gomes
    2013-10-05T12:13:32

    Cade a modelo que apresentava o aparelho antes?

  • Felipe Nobre
    2013-10-05T13:01:35

    Otima ideia, ai quando abrir a latinha, explode tudo na tua cara.