Jogos de RPG

16/10/2013 17h14 - Atualizado em 16/10/2013 17h14

Dark Souls 2 se revela menos difícil e mais justo em novo teste; confira

Leonardo Avila
por
Para o TechTudo

Dark Souls 2 tem uma difícil missão a cumprir, manter a alta dificuldade e ao mesmo tempo trazer inovações para a elogiada fórmula de seu antecessor. A publisher Namco convidou o TechTudo para a primeira bateria de testes online do jogo, que aconteceu neste domingo (13), e gerou opiniões mistas. Confira abaixo.

dsiiteste1Dark Souls 2 (Foto: Divulgação)

A sensação foi sim de um jogo um pouco mais fácil. O time recortou uma porção de algo em torno de meia hora do game, que podia ser explorada por duas horas ininterruptas, então deu pra ir e vir. Os inimigos eram zumbis, assassinos mortos-vivos armados de facas, porretes e arcos e, finalmente, gigantes que podiam te estripar com três golpes bem dados. O chefe da área, acessado depois de navegar por uma floresta, algumas galerias de cavernas e um desfiladeiro, não passava de um ménagerie de toda espécie de caveira do mal. Mas nada que um pouco de cuidado e um dedo esperto no botão de desvio não pudessem resolver. Em geral, a experiência foi menos penosa que a da versão testada pelo TechTudo anteriormente.

Mas é importante ressaltar que o teste foi lançado pela Namco mais como um meio de acompanhar como os servidores do jogo se comportam em tráfego real do que como uma experiência realmente qualitativa do produto final. E afinal, desde a primeira área do Shrine of Storms em Demon’s Souls e o primeiro passeio por Undead Asylum em Dark Souls, a história da série já foi marcada por zonas de maior facilidade.

dsiiteste3O combate de Dark Souls 2 é mais fluido (Foto: Divulgação)

Se a impressão passageira é de menor dificuldade, as mecânicas fundamentais presentes no teste provaram montar um jogo mais justo que Dark Souls, e isso funciona tanto contra o jogador quanto a favor dele. Contra, porque o time decidiu eliminar qualquer momento de invencibilidade – a ideia do novo jogo é que, seja o que raios você estiver fazendo, é possível ser atingido pelo inimigo. Isso significa que desviar “para dentro” do golpe adversário já não é mais uma tática válida, e atacar um inimigo pelas costas não garante nenhuma proteção invisível. Nos testes, backstabs ainda garantiam invencibilidade, mas é de se esperar que isso seja consertado.

A favor, pois agora, sem a opção de se livrar fácil de situações complicadas, Dark Souls 2 traz um balanço mais apurado na hora do PvP, trazendo riscos também para quem troca maior defesa e estabilidade por pura agilidade. Desviar e pegar o oponente pelas costas em um só movimento agora é muito mais difícil, por exemplo. É uma adição e tanto, e com a preocupação de testar os servidores pré-lançamento, esperamos que os enormes problemas de lag que minaram a experiência em Dark Souls não voltem.

dsiiteste2Dark Souls 2 promete um PvP mais balanceado (Foto: Divulgação)

Por falar no modo online, Dark Souls II também traz mudanças. Do detalhe (agora é possível publicar mensagens direto através do menu principal, sem precisar navegar até um item específico), ao mundano (agora dá para consumir itens de cura como fantasma) até uma grande sacada (há um item que permite uma visita cronometrada até o mundo de um outro jogador, garantindo um prêmio no final), a From Software parece determinada a encorajar que toda sua partida de Dark Souls II seja online. É um objetivo nobre.

A From também abriu um novo leque de possibilidades para acomodar escolhas do jogador. A mais notável delas é a inclusão de novas animações para quem decidir escolher usar uma arma em cada mão. Desta vez o jogador tem acesso a todo leque de movimentos de cada arma além de combos rápidos, que são contrabalanceados, claro, pela falta de escudo e consumo rápido de fôlego, que rege o acesso a praticamente todas as ações de combate. É um set recomendado para veteranos, mas não é nem de longe tão inconveniente assim.

Menus ainda são meio chatos de navegar, mas o jogo agora aumentou em um slot o espaço de equip para cada mão e subiu para 10 o número de itens que você pode acessar apertando o direcional para baixo. O resultado é que você pode gerenciar mais equipamentos sem precisar abrir o inventário.

dsiiteste4Dark Souls 2 traz mudanças no menu (Foto: Divulgação)

Mas há um outro problema a ser destacado. A equipe divulgou que quer inimigos mais inteligentes na sequência, algo que, infelizmente, ainda estamos para ver. Correr na direção do jogador ainda é a tática favorita dos monstros do game. Um exemplo: fui atacado em uma ponte por dois gigantes, que, maiores que o pequeno espaço que ocupávamos, ficaram um preso contra o outro, alvos fáceis para magias – uma retirada estratégica de um deles poderia ter forçado um combate mais demorado.

Você ainda vai sentir diferença, mas mais por algumas mudanças nas regras do que uma inteligência artificial capaz de se adaptar. Agora, por exemplo, inimigos preferem fazer patrulhas do que ficar parados – os que ficam, geralmente armam emboscadas. A existência de áreas escuras ou de quase breu é uma adição muito bem-vinda à nova mobilidade dos monstros, garantindo que você seja pego de surpresa mesmo que já conheça um dado cenário. Além disso, eles parecem menos abertos a golpes nas costas e, no caso de certos inimigos, engrenam ataques logo que precisam trocar de arma, minimizando aberturas em suas defesas. Some isso ao exímio level design da série (cheio de gargalos, abismos e inimigos irritantemente bem posicionados) e o potencial do jogo é altíssimo.

dsiiteste5Dark Souls 2 (Foto: Divulgação)

“Prepare to Die” (ou, em bom português, “prepare-se para morrer”) ainda é o slogan que enfeita boa parte do material promocional de Dark Souls 2, mas a From Software parece pronta para mudar de discurso. Este pode não ser jogo mais difícil do mundo (como nenhum da série de fato foi), porém o que o teste traz é a garantia de que o coração do time está no lugar certo: ao tirar saídas fáceis e entender melhor o papel de cada escolha do jogador, Dark Souls 2 é uma experiência balanceada e que encoraja novos exploradores a se conectar e pular de cabeça no que o jogo tem a oferecer de melhor. E se você não se acha capaz de vencer uma área inteira do jogo de um amigo, tudo bem, agora você pode fazer visitas breves e ainda sair com um brinde no final.

O título é definitivamente mais bonito e orgânico do que seus antecessores. Agora resta saber se a equipe sustenta o fôlego do jogo até março de 2014, quando ele chega para PS3, Xbox 360 e PC.

Você acha que Dark Souls 2 deveria ter um mundo aberto? Opine no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jaime Pinheiro
    2013-10-17T08:28:59  

    Concordo com o Pedro Cruz. Terminei o Demon's Soul e não consegui matar as gárgulas que ficavam em cima do telhado da igreja em Dark Souls, mesmo estando com o meu personagem no nível 51. Se tivessem deixado tudo como estava em Demon's Soul teria sido bem melhor.

    recentes

    populares

    • Jaime Pinheiro
      2013-10-17T08:28:59  

      Mas aí não é questão de dificuldade, é noobice mesmo.

    recentes

    populares

    • Jaime Pinheiro
      2013-10-17T08:28:59  

      Oloco. nubice total. É so subir vivo e sumonar o knight of solair que a partida fica metade mais fácil. não joguei o demon souls, mas estou terminando o NG +++ do dark souls

  • Rafael Cruzeiro
    2013-10-17T05:38:00  

    "O TechTudo foi convidado.." Eu tbm recebi o convite da Namco na minha caixa de msgs do PS3; não precisa dar uma de exclusividade, TT.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-10-17T05:38:00  

      Concordo, testei o beta também e achei super dificil de primeira, com inimigos te atacando na primeira cara que vc dava na área, arqueiros ligeiros e tudo mais. sem contar que ele é muito mais escuro, ou seja, precisará andar com lanternas equipadas ou use o escudo e conviva com a escuridão. parece que será um ótimo jogo, mas primeiro temos que esperar o lançamento

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-10-17T05:38:00  

      Existem alguns foruns brasileiros que abordam bem os testes beta que estão sendo feitos no Dark SOuls 2. E o grau de confiança desses testes feitos é alto, são pessoas que entendem muito de Dark SOuls. E o que está sendo falado é que sim, continua tão difícil quanto o primeiro. Fiquei até aliviado! :D

  • Pedro Cruz
    2013-10-17T01:37:50  

    Que pena viu... O DArk Souls 1 eh uma obra prima! Não precisa mudar nada.

    recentes

    populares

    • Pedro Cruz
      2013-10-17T01:37:50  

      Exatamente. Só poderiam ter melhorado o código pra jogar online, o sistema PVP, o apelão do backstab e melhorias gráficas, no mais o jogo é perfeito. Vão facilitar pra pegar mais jogadores, mas isso vai micar o jogo.

    recentes

    populares

    • Pedro Cruz
      2013-10-17T01:37:50  

      Tipo isso... é o que sempre comento nos foruns, que deverima melhorar o sistema de PVP, deveriam investir mais no modo online do game. Esses teleporter backstab são terríveis cara, só servem pra irritar.