Jogos de aventura

30/10/2013 18h13 - Atualizado em 30/10/2013 18h13

Dragon Ball Z, CDZ e jogos localizados são apostas da Namco para o Brasil

Cido Coelho
por
Da Brasil Game Show

A Namco Bandai foi uma das empresas presentes na Brasil Game Show 2013 e trouxe seus games mais recentes, inspirados nos sucessos da década de 90, como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z, para que o público pudesse jogar. O TechTudo conversou com o gerente de vendas da empresa no Brasil, Leonardo Galli, sobre os planos da produtora japonesa no país e como ela vem observando o crescimento da atual geração do mercado brasileiro de videogames.

image (Foto: image)Leonardo Galli, gerente de vendas da Namco Bandai no Brasil (Foto: Cido Coelho / TechTudo)

TechTudo: Como a Namco Bandai pretende apostar na nova geração?

Leonardo Galli: A Namco Bandai Games está apoiando as plataformas atuais, porque agora é o momento do PlayStation e Xbox no país. Depois que as first-parties começaram a apoiar mais com fábricas no Brasil, o mercado cresceu muito. Vai ter muita novidade e eu poderia dizer que este é o melhor momento.

A geração nova também parece muito boa e vai trazer coisa nova para o mercado, mas a prioridade agora são os consoles atuais, pois leva tempo para se desenvolver uma plataforma no Brasil. Mas, mesmo assim, temos novidades a serem anunciadas, principalmente sobre adaptações de mangas e séries japonesas.

TechTudo: O que você pode falar sobre a questão dos valores dos jogos e consoles no país? Afinal de contas a realidade tributária é diferente no Brasil.

LG: A carga tributária é o que acaba com o preço do produto. A Namco resolveu ter 100% da produção nacional de jogos para apoio ao mercado local, com capas e manuais em português. E em todos os próximos lançamentos vamos ter menus e legendas em português. Em Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Dark Souls já conseguimos as legendas, mas estamos brigando pelos menus.

Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação) (Foto: Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação))Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados (Foto: Divulgação)

TechTudo: E quanto ao apoio à produção e desenvolvimento local de jogos?

LG: Falando da reprodução e da replicação local, hoje Xbox 360 e o PS3 são 100% feitos por aqui. Sobre apoio a produção, hoje a Namco Bandai conta com times nos Estados Unidos e não tem parceria com empresas brasileiras. Mas, a produtora tem brasileiros trabalhando no desenvolvimento e na localização de conteúdo. Por enquanto, o foco da empresa é a produção japonesa, mas nada impede que ela fale com produtores locais.

TechTudo: Como está o investimento em localização no Brasil?

LG: A localização é feita apenas na capa e manual atualmente. A partir do último Naruto, Dragon Ball, Dark Souls e Cavaleiros do Zodíaco, vamos tomar um passo mais profundo, que são os menus e as legendas em português.

Nós recebemos o feedback de todo mundo, de consumidores, fãs e jornalistas. Todos querem ter o áudio em português e sempre perguntam o porquê do jogo não ter a voz original da série. Isso é decidido lá no Japão, mas eles sempre nos escutam. Essas mudanças levam tempo para serem feitas e eles estão investindo muito no Brasil.

Como exemplo, Cavaleiros não tem as vozes originais do desenho, que tem mais de 50 dubladores. Teríamos que fazer contrato com todos eles e não daria tempo para lançar o jogo. Essa é uma das razões do game não ter a dublagem em português. Sabemos que a voz é muito relevante para o fã e tentaremos incluir a dublagem nos próximos jogos de animes, como Naruto, Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco.

Eles já estão de olho nisso [no Japão] e têm uma biblioteca gigante de mangas com as edições em inglês, português e japonês. Eles compraram as traduções para fazer a melhor localização possível do jogo e evitar erros cometidos no passado. O problema é que a tradução do golpe de um determinado personagem acontece de uma maneira no desenho, de uma forma no mangá e de outra no jogo. Então, a Namco Bandai está tentando unificar isso para deixar tudo mais uniforme e relevante para o jogador.

Dark Souls (Foto: Divulgação)Dark Souls (Foto: Divulgação)

TechTudo: O que a Namco pretende trazer para o mercado em 2014?

LG: Hoje, o maior lançamento é o Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados, a continuação da Batalha do Santuário, que vai cobrir as três histórias principais: Santuário, Hades e Poseidon. O jogo tem mais de 50 lutadores e no Brasil temos uma base de fãs muito relevante. Será o maior lançamento sem dúvida.

Nós fechamos, durante a BGS, o lançamento de um novo Dragon Ball Z: Battle of Z para o dia 28 de janeiro de 2014. O game virá com todos os lutadores do universo da série e com os personagens novos do último filme, A Batalha dos Deuses. Vamos ter também em março Dark Souls 2, além de lançamentos como Tales of Symphonia Chronicles e One Piece.

TechTudo: Como a Namco Bandai avalia uma feira do porte da BGS?

LG: Acompanho a Brasil Game Show desde o Rio Game Show, no Rio de Janeiro. A feira vem crescendo muito e é muito relevante. O interessante é que, quando produtores e o pessoal dos Estados Unidos vêm ao Brasil e observam, ficam muito felizes de ver a paixão do gamer brasileiro. O fã brasileiro não vem só pra testar. Ele briga, adora, ama o videogame. E isso está sendo positivo para nós.

Gosta de animes? Conheça outros fãs das animações japonesas no fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juarez Neto
    2013-11-06T18:14:45

    Observem que pelo game play ao fundo de shyriu pareçe mostrar o cenário da luta com alberich em asgard parece a floresta da morte e vejo ametistas estou enganado?

  • Hugo Fraga
    2013-10-30T20:54:20  

    Sou fã de Cavaleiros dos Zodiacos é um grande Anime um dos melhores pra min, acho que a Namco pela grandiosidade do Anime teria que lança o game para varias plataformas..

    recentes

    populares

    • Hugo Fraga
      2013-10-30T20:54:20  

      só que nos EUA, onde a maioria tem xbox, CDZ não faz sucesso. além de que no japão, o xbox tem vendas pífias, então, pra namco, não faz sentido lançar pro xbox. e parece que eles não são mto de lançar jogos para pc. só restariam assim, os portáteis. o 3ds não tem condições de fazer um port decente, e o vita, apesar de ótimo, não tem vendido muito. ou seja, sobra só para o ps3.