Fabricantes

25/10/2013 11h02 - Atualizado em 25/10/2013 15h17

Executivo da Microsoft rebate provocação da Apple: 'Estão correndo atrás'

Milena Pereira
por
Da redação

Frank Shaw, vice-presidente de comunicações da Microsoft, publicou um post no blog oficial em resposta às provocações feitas pela Apple no evento de lançamento do iPad Air. Shaw fez questão de esclarecer que os tablets Surface com Windows incluem o Office gratuito, e que ambos possuem um preço mais popular do que os recém-lançados concorrentes da Apple.

OS X Mavericks terá atualização grátis para usuários de MacBooks; entenda

Para fins de comparação, no mercado americano, o Surface - com Microsoft Office Home - custa US$ 349 e o Surface 2 - com Office 2013 e Outlook - sai por US$ 449 na loja da Microsoft. Já o novo tablet da Apple, o iPad Air, com o iWork gratuito, sai por US$ 499. Durante o evento, a Apple lançou ainda o OS X Mavericks de graça, enquanto um pacote com o Windows 8.1 custa US$ 119, e o Pro sai a US$ 199. O Office 365, na nuvem, sai a US$ 99 por ano.

"Talvez, os participantes do evento da Apple, sejam obrigados a trabalhar em dispositivos iOS, que não permitem ter duas janelas abertas para fazer comparações lado a lado. Mas então deixe-me ajudá-los, com destaque para alguns fatos", escreveu no Blog Microsoft.

Craig Federighi, executivo da Apple para softwares, provoca Microsoft em evento (Foto: Reprodução/Apple)Craig Federighi, executivo da Apple para softwares, provoca Microsoft em evento (Foto: Reprodução/Apple)

Alguns benefícios dos tablets da Microsoft também foram reforçados no post de Shaw, como a rapidez oferecida pelo teclado trackpad; o espaço de armazenamento disponível (maior que o do concorrente, tanto onboard quanto em nuvem); a possibilidade de o usuário acessar aplicativos e documentos lado a lado, facilitando a síntese e comparações de conteúdo; as versões completas do Office 2013, incluindo o novo Outlook; e as portas (USB e slot de cartão SD), que oferecem maior produtividade do que os tablets dos concorrentes.

"Eles [tablets Surface e Surface 2] são uma excelente mistura de produtividade e entretenimento em um pacote leve e acessível. Estamos certos de que eles oferecem a melhor combinação dessas capacidades disponíveis no mercado hoje", afirmou.

O executivo questiona ainda os serviços oferecidos pelos tablets em geral. Shaw diz que criar um tablet para matar o tempo é algo fácil, mas desenvolver um que funcione para ajudar as pessoas a usá-los de forma produtiva é bem mais complicado. Ele lembra que a Microsoft revolucionou a computação pessoal, o que justificaria a excelência da empresa na área e a própria criação do Surface para atender a demanda identificada em pesquisa com usuários.

Eddy Cue, executivo da Apple, anuncia pacote do iWork gratuito para novos Macs (Foto: Reprodução/Apple)Eddy Cue, executivo da Apple, anuncia pacote do iWork gratuito para novos Macs (Foto: Reprodução/Apple)

"Criamos a revolução da computação pessoal, dando às pessoas ao redor do mundo e a baixo custo, uma forma poderosa e fácil de usar o dispositivo, ajudando-as a realizarem uma série inacreditável de tarefas. (...) Nós escrevemos o livro sobre como fazer essas coisas. E, por isso, nós sabíamos que o Surface seria necessário para ajudar as pessoas a fazerem seus trabalhos de forma ainda melhor", defende. Para a Microsoft, o Surface é uma forma de unir entretenimento e trabalho em um único dispositivo, com mais praticidade e autonomia.

Eddy Cue, executivo da Apple, faz provocação direta ao Office 365 em evento do iPad Air (Foto: Reprodução/Apple)Eddy Cue, executivo da Apple, faz provocação direta ao Office 365 em evento (Foto: Reprodução/Apple)

A tomada de decisão da Apple de oferecer o iWork gratuitamente também foi criticada. De acordo com o vice-presidente da Microsoft, a escolha não chega a ser um bom negócio, tendo em vista que o tablet concorrente não é poderoso o suficiente para justificar o valor cobrado, mesmo com o suíte de aplicativos liberado e, segundo ele, inferior ao Office 365.

"Quando eu vejo a Apple reduzir o preço dos seus aplicativos de produtividade, não entendo isso como um ataque aos nossos produtos, mas como uma tentativa de correr atrás", finaliza.

Via Microsoft blog

Windows 8.1 ou OS X Mavericks, quem trouxe mais inovações? Confira no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Meniconi
    2013-10-25T16:27:54

    MICROSOFT, CALA A BOCA E VAI PRODUZIR XBOX.

  • Leonardo Poloni
    2014-05-26T13:31:17

    Todo mundo sabe que bom mesmo era o Solaris 10, pena que a Oracle comprou a Sun e o descontinuou...

  • Allan Hast
    2013-10-25T16:31:47

    que monte de nerds, credo.

  • Jorge Araagão
    2013-10-25T16:09:48

    Rodar o IOS em computadores com configurações avançadas que nem eles rodam é muito fácil, quero ver é rodar em configurações mais básicas que nem o Windows roda. E a Apple, mesmo tendo maior valor de mercado, ainda não ganhou o que o Bill Gates ganhou com SO. Apple é para quem que pagar de rico. Pois em funcionalidade o Linux e o Windows ainda dominam.

  • Rafael Cruzeiro
    2013-10-25T11:32:41  

    "Talvez, os participantes do evento da Apple, sejam obrigados a trabalhar em dispositivos iOS, que não permitem ter duas janelas abertas para fazer comparações lado a lado." Essa doeu até em mim. Posso alguns gadgets da Apple -não sou fanboy, simplesmente gosto e uso da marca, mas contra fatos, não há argumentos. Depois desse mix de desabafo e alfinetada, a Apple tem de baixar a cabeça e lembrar de não provocar mais ninguém nas próximas apresentações..

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-10-25T11:32:41  

      Quem nasceu pra ser Microsoft nunca vai ser Apple, ou melhor, quem nasceu pra copiar nunca vai criar!

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-10-25T11:32:41  

      Fernando Cruz falou tudo

  • Marcelo O
    2013-10-25T16:08:39  

    quem foi que lançou o primeiro TABLET e foi chamado de Insano? quemmmm sem mas comentários fan boys bostroid e ruindows kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Marcelo O
      2013-10-25T16:08:39  

      Carlos Junior ja pesquisei seu pangaré fanboyiola da merdosoft. Pode-se dizer que o primeiro tablet da história, isto é, com a aparência e a forma que conhecemos hoje em dia foi o GRiDpad Pen Computer, criado pela Grid Systems em 1989. O mesmo possuía um processador de 20 MHz e pesava cerca de 2 kg. ZE MANE PESQUISA ANTES DE FALAR BESTEIRA KKKKKKK

    recentes

    populares

    • Marcelo O
      2013-10-25T16:08:39  

      Marcelo antes de falar besteira, pesquise (fica a dica). O primeiro tablet, aprentado ao consumidor, foi da Microsoft junto com o S.O. "Windows XP Tablet PC Edition" em 2001(!), 9 anos antes do primeiro iPad.

  • Jorge Fernandes
    2013-10-25T16:17:54  

    MICROSOFT REVOLUCIONOU A COMPUTACAO PESSOAL? E

    recentes

    populares

    • Jorge Fernandes
      2013-10-25T16:17:54  

      Jorge, não digo que, a Microsoft, revolucionou, mas com certeza, popularizou a computação pessoal no mundo. Isto é fato. Adm Brena, Jobs chamou Gates para desenvolver seu primeiro softer de janelas.

    recentes

    populares

    • Jorge Fernandes
      2013-10-25T16:17:54  

      Carlos Junior, a unica coisa que eu vi a microsoft realmente criar até hoje foi essa interface do WIN8. O resto, tudo ela copiou da Apple ou de algúem. Nem o próprio DOS ela criou cara.

  • Ricardo Teles
    2013-11-03T16:11:59

    Só instalar o office para Mac e os seus problemas acabaram. Fácil.

  • Wellington Santos
    2013-10-25T17:08:28  

    se os produtos da microsoft fossem tão ruim não seriam líder! Qual deve ser a porcetagem de usuários microsoft vs linux (que é de graça) ou windows vs ios? produtos da apple sem duvidas são bonitos e leves, mas hoje ainda prefiro o o pacote office

    recentes

    populares

    • Wellington Santos
      2013-10-25T17:08:28  

      kkkkkkk, quantidade nunca foi significado de qualidade amigo !! teu pensamento é tão retogrado quanto o Windows

  • Sylvio Pascolato
    2013-10-28T09:05:41  

    Ja foi essa epoca que IOS era bom, era sinonimo de destaque e tecnologia. Estão perdendo sim, sistema inseguros, IOS pesados, celulares travando com atualizações, suporte debilitado, vantagem mesmo so a garantia aceita em qq lugar, mas como nao da defeito, para que que serve isso.

    recentes

    populares

    • Sylvio Pascolato
      2013-10-28T09:05:41  

      Pascolato, "mas como não dá defeito"..... precisa dizer mais alguma coisa?

    recentes

    populares

    • Sylvio Pascolato
      2013-10-28T09:05:41  

      Windows é atrasado a anos !!! OS da Apple anos luz na frente do Windows

  • Adm Brena
    2013-10-28T20:52:29

    Quem corre aqui atras é a Microsoft da Apple, so que a Microsoft corre atras e nunca chega perto, pois o OS da Apple é anos luz a frente do RUWINDOWS

  • Marcelo O
    2013-10-25T16:23:08  

    RICARDO seu comentario disse td eesa foi boa bitolado no windows, esses ze manes so sabem usar windows e a porta 80 sempre aberta pra qualquer um hackearrr kkkkk no google ensina. usem linux ou OSX e sejam felizes

    recentes

    populares

    • Marcelo O
      2013-10-25T16:23:08  

      Putz nao sabe oq está falando

    recentes

    populares

    • Marcelo O
      2013-10-25T16:23:08  

      Os caras se gabam de terem Linux ou MacOSX, não acreditam q um MacOSX foi hackeado em 30 segundos no desafio Mac a alguns anos atrás simplesmente pq a máquina q tem um desenho de uma maçã poderosa q protege a máquina, mas se esquecem q o alvo dos crackers é sempre o sistema mais usado - Windows no caso dos Desktops e Android no caso dos portáteis. À propósito, quem aí é usuário de Linux e consegue adivinhar de qual sistema vem o Android??? Duvido os usuários de Linux adivinharem essa.....

  • Cesar Mattos
    2013-10-27T18:57:31

    Microsoft Surface 2: The One Device For Everything In Your Life

  • Cesar Mattos
    2013-10-27T18:52:35

    Tenho um surface pro.. vou pegar o 2 agora... nao sinto falta do ipad... Agora tenho um device para tudo... nao preciso ficar carregando 2 (laptop + tablet)... chego em casa coloco na dock e pronto, tenho um full PC

  • Rodolfo Rodrigues
    2013-10-25T17:06:45

    Office Nunca se Compara Ao iWork , Todo Sistema Que A Apple Oferece É Muito Superior Aos Que A Microsoft Oferece , Tanto Para Windows , Quanto para Celulares e Tablets !

  • Julio Crosciatti
    2013-10-25T15:22:31  

    É........a Apple tá ficando cada vez mais popular!

    recentes

    populares

    • Julio Crosciatti
      2013-10-25T15:22:31  

      Claro que sim , todo mundo tem dinheiro pra comprar produtos Apple , acorda meu pode ser melhor mais não é popula , nesse caminho nunca !

    recentes

    populares

    • Julio Crosciatti
      2013-10-25T15:22:31  

      A Apple com certeza é melhor , os usuários são poucos a propria Apple quer que sejam poucos , esse sistema operacional foi criado para poucos nunca será igual ao windows , nesse caso eu que sou usuário da Apple, tiro o chapéu para o windows que tem seu acesso para todas as classes.

  • Derik Santos
    2013-10-25T17:01:14

    Microsoft xiuu vai copiar que vc's ganham mais...

  • Guilherme
    2013-10-25T16:21:45

    Microsoft >>>>>>>>>>>>> Épou. Choro acima e abaixo.

  • Marcelo O
    2013-10-25T16:14:25

    Sistema operacional é outro piada kkkk comparar ruindows virus ate se tiver o melhor antivirus do mundo e a bateria q consomem e a memoria ram dos notbook é brincadeira usem osx ou linux e sejam felizes

  • Renova Brasil
    2013-10-25T16:13:26

    Ai pessoal, vamos comprar mais Windows e IOS.... os EUA agradem a ajuda para seu programa internacional de espionagem.

  • Marcelo O
    2013-10-25T16:12:33