Internet

31/10/2013 14h42 - Atualizado em 31/10/2013 14h46

Facebook tem unidade de pesquisa que trabalha em reconhecimento de voz

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que a companhia está trabalhando em um sistema de inteligência artificial e em reconhecimento de voz. O fundador do site fez comentários recentes durante o evento de divulgação dos resultados financeiros para o terceiro trimestre, na quarta-feira (30). Aquisição da Mobile Technologies é ponto chave.

Girafas? Entenda por que seus amigos estão usando essas fotos no Facebook

Facebook quer integrar busca por voz e inteligência artificial ao seu sistema de busca (foto: Reprodução/João Kurtz)Facebook quer integrar busca por voz e inteligência artificial ao sistema de busca (foto: Reprodução/Facebook)

A pesquisa ganhou força após a aquisição da Mobile Technologies, uma empresa de reconhecimento de voz e tradução que deve expandir capacidades além do reconhecimento facial em fotos. “Com o tempo, acho que será possível criar serviços mais naturais para interação e que resolvam mais problemas do que as tecnologias de hoje permitem”, explicou.

O objetivo do Facebook é conciliar estas duas tecnologias – reconhecimento de voz e inteligência artificial – com sua nova busca social (Graph Search). Segundo Zuckerberg, a rede social possui mais de 1,2 trilhões de posts e todos podem ser procurados na busca.

Em setembro, a empresa criou uma nova unidade onde um grupo especial foi destacado para pesquisa em inteligência artificial. “Nosso objetivo é usar estas novas tendências para criar sentido em todo o conteúdo que as pessoas compartilham para que possamos gerar novos insights e descobrir novas respostas para as perguntas dos usuários”, completou o CEO.

A naturalidade é um conceito que tem se mostrado presente não apenas no Facebook como em outras empresas como Google e Apple. A ideia é que as buscas se baseiem menos em digitação e mais em conversas, como já demonstrado em assistentes de voz como o Siri.

Segundo o The Wall Street Journal, o Facebook também está testando uma nova tecnologia que permite rastrear os movimentos do mouse dos usuários. Dessa forma, será possível identificar o comportamento das pessoas mesmo que elas não cliquem em posts e anúncios.

Via Business Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares