Internet

10/10/2013 18h10 - Atualizado em 10/10/2013 18h35

Fim da privacidade? Facebook remove opção de ocultar perfil na busca por nome

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Facebook decidiu que usuários que queiram seu perfil fora dos resultados de buscas não poderão optar por essa configuração de privacidade. A mudança começou em novembro, com a opção sendo desativada para quem já não a utilizava e, agora, será removida até das contas onde a ferramenta estava ativa e permitia que o nome dos seus usuários ficasse oculto da lista.

Cinco medidas chatas adotadas pelo Facebook: cutucada, marcar foto e mais

Facebook impede usuários de se esconder na busca por nome (Foto: Foto: Pond5)Facebook impede usuários de se esconder na busca por nome (Foto: Pond5)

Este recurso era uma das configurações de privacidade do Facebook e dava ao usuário a permissão de ocultar seu perfil das buscas por nome da rede social. Assim, quem fosse procurar por ele ou por algum nome parecido com o dele não conseguiria encontrá-lo.

Segundo o Facebook, "um pequeno grupo de pessoas que ainda usa a configuração vai receber lembretes sobre a questão durante as próximas semanas" em seus perfis.

A questão é ampla e pode ser observada de diversas maneiras. Uma delas é pensar que essa é uma ação que acaba com a privacidade e o usuário é quem deveria decidir se seu nome aparecerá nas pesquisas da Busca Social da rede e da barra de pesquisa original.

Mas, é bom lembrar que, mesmo com a função ativa, isso não impedia que pessoas estranhas encontrassem perfis. Bastaria, por exemplo, acessar a página de um amigo e procurar pelo nome nos contatos, em marcações de fotos ou posts. Outro detalhe é que se a maioria dos usuários adotarem este recurso, a Busca Social perderia um pouco do sentido.

Usuários não poderão mais definir quem pode procurar por eles (Foto: Reprodução/TechCrunch)Usuários não poderão mais definir quem pode procurar por eles (Foto: Reprodução/TechCrunch)

Porém, manter tal opção ainda ativa pode passar aos usuários uma falsa sensação de segurança e privacidade quando, na verdade, ela não era tão útil. De modo que a decisão da rede social pode ter sido a mais correta. Você concorda com a atitude do Facebook?

Sabe como retirar anúncios do Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.

Via Facebook Newsroom e TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tsidle
    2013-10-11T15:43:38  

    Não quer que a pessoa te ache? ache ela primeiro e bloqueie hahaha.

    recentes

    populares

    • Tsidle
      2013-10-11T15:43:38  

      Mais aí ela te acha por um perfil fake hahaha

  • José Gonçalves
    2013-10-11T12:37:10  

    Por favor Facebook, não faça nada, continue como está... Por que se não, logo-logo toda a corja vai querer migrar para o G+.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-10-11T12:37:10  

      não faz diferença nenhuma G+ também não presta

  • Eric Fox
    2013-10-12T18:18:45

    "Mas, é bom lembrar que, mesmo com a função ativa, isso não impedia que pessoas estranhas encontrassem perfis. Bastaria, por exemplo, acessar a página de um amigo e procurar pelo nome nos contatos, em marcações de fotos ou posts." Pelo que sei tal afirmação não é verdadeira, pois nem assim o usuário ficava visível. Lamentável essa decisão e provavelmente levará as pessoas que usam esse tipo de controle de privacidade a sair do Facebook! É a ditadura da informação!!! Melhor é ficar outline!

  • Vera Vieira
    2013-10-12T11:33:00

    Ok,mais então é justo que saibamos quem nos visita,quem fica vasculhando nossa pagina.

  • Josmadelmo Davi
    2013-10-11T00:07:13

    Apesar de ser uma opção simples de "burlar", na minha opinião ela tem bastante utilidade. Com essa opção ativada, seu perfil não fica tão exposto, apesar que se você está no Facebook, então se preocupar com privacidade é pura ilusão.