Fone de ouvido

04/10/2013 07h30 - Atualizado em 04/10/2013 09h36

Fones de ouvido: o que você precisa saber para escolher um modelo bom

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

Comprar fones de ouvido pode ser um desafio para quem quer ouvir música com um som de qualidade, mas não entende muito das especificações técnicas do dispositivo. Muitas vezes, a aquisição é feita às cegas, com a indicação de amigos, confiança na marca ou simplesmente por ser um modelo bonito e com uma qualidade boa à primeira vista. Para ajudar quem se identificou com a situação, o TechTudo esclarece as principais especificações necessárias para escolher um fone e descobrir quais deles atendem de fato às suas necessidades.

Confira uma lista com os melhores fones para serem usados durante exercícios físicos

 

MDR-XB920 da Sony é um dos modelos mais completos do mercado (Foto: Divulgação)MDR-XB920 da Sony é um dos modelos mais completos do mercado (Foto: Divulgação/Sony)

Sensibilidade

A sensibilidade mede, em termos práticos, o volume que o fone pode alcançar. O número encontrado na embalagem significa que para cada miliwatt de potência, ele entrega uma determinada quantidade de decibéis. Este fator é medido em dB SPL(decibéis de nível de pressão sonora) e é bom manter em mente que a partir de 85 decibéis, o som já está alto o suficiente para causar danos à audição.

Impedância

Não é necessário ligar os fones na tomada para fazê-los funcionar, mas eles trabalham através de eletricidade. E aí que a impedância entra, atuando exatamente como resistores. Essa medida não só é responsável por proteger os sistemas internos do dispositivo, como também por impedir que o som da frequência vibratória da energia elétrica interfira com o som da música que está sendo ouvida. Como uma regra geral, quanto maior a impedância, melhor a qualidade do som.

Potência Máxima/Nominal Power Handling Capacity

Quem adora ouvir as músicas o mais alto possível, pode já ter passado pela situação desagradável de o fone começar a pifar mesmo com os fios intactos. Isso acontece porque, muitas vezes, a capacidade máxima de volume do aparelho pede muito mais energia do que a potência máxima dele aguenta - o que leva os alto-falantes a irem falhando com o tempo. Assim como a impedância, quanto mais alta a potência máxima, melhor.

Diafragma

O diafragma de um fone de ouvido é, basicamente, o alto-falante. Existem muitos tipos, cada um com suas características específicas, mas o objetivo de todos eles, no fim, é ter a capacidade de reproduzir perfeitamente qualquer tipo de som. Não existe um modelo de diafragma que seja melhor que o outro em todas as características, mas pessoas diferentes irão gostar de diferentes tipos.

O diafragma dinâmico é o mais comumente encontrado. É o mais barato dentre os tipos existentes e tem uma amplitude sonora boa – consegue reproduzir vários tipos de frequência. Esse é o clássico alto-falante que lembra um cone, geralmente encontrado nos fones estilo earbud. Chamados de ‘Moving Coil’ em inglês, devido a movimentação do alto-falante para produzir o som, eles têm como característica manter um som mais linear do que os outros tipos.

diafragma eletrostáticoDiafragma eletrostático são encontrados em fones mais tops (Foto: Reprodução/EDPCompany)

Já os eletrostáticos são o tipo de diafragma presentes nos fones mais caros, e não é sem motivo – eles são altamente tecnológicos, consistindo em uma película finíssima entre dois eletrodos. São delicados e precisam de mais energia do que os outros tipos para funcionar, o que resulta também em mais gasto para as empresas, que precisam garantir que essa energia extra não faça mal ao usuário.

Em quesitos de som, os diafragmas eletrostáticos são conhecidos por sua capacidade de alcançar vários tipos de graves e agudos, ter um som limpo e pela ausência quase que absoluta de qualquer sinal de distorção sonora. Um ponto ruim é que justamente por serem finos e leves, eles não conseguem reproduzir os graves de forma muito intensa.

Skullcandy Crusher (Foto: Divulgação) (Foto: Skullcandy Crusher (Foto: Divulgação))Skullcandy Crusher conta com muitos drivers (Foto: Divulgação/Skullcandy)

Há ainda fones com diafragmas de armadura balanceada que, na maior parte dos casos, compõem os fones intra-auriculares – aqueles com as pontinhas de silicone, que são colocados realmente dentro do ouvido e ajudam a cancelar todo o som em volta. O motivo disso é justamente o tamanho do diafragma, que é o menor de todos. Como não conseguem reproduzir sons muito agudos ou muito graves com segurança – e alguns modelos chegam a contar com três ou mais dentro de cada fone -, elle vem lentamente perdendo mercado e começado a ser mais utilizado em aparelhos para deficientes auditivos.

Em suma, os principais itens que devem ser observados ao comprar um fone de ouvido são: o tipo e a quantidade de diafragmas (também chamado de drivers), a impedância e a sensibilidade. As outras características são importantes, mas essas três são as maiores responsáveis para que o aparelho tenha o desempenho desejado e o maior tempo de vida útil possível.

Quer saber qual é o melhor fone de ouvido intra-auricular do mercado? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tny Bc
    2017-05-30T12:36:12

    Bom mesmo é o que comprei no metrô por 5 mangos, aguenta até metal no máximo! kkkkk

  • Rafael Boschetti
    2013-10-04T11:27:34  

    Tenho um fone da Bose, modelo QuietComfort 15. É incrível, isola quase completamente o ruido externo, mesmo sem tocar música cria um silêncio. E escutando música com volume alto o som não vaza, não incomoda a pessoa ao lado. Unico problema é o preço, uns dois mil reais, o meu paguei 300 dólares. Não sou louco de usar ele na rua, mas como trabalho com TI é muito útil.

    recentes

    populares

    • Rafael Boschetti
      2013-10-04T11:27:34  

      Problema é seu!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Rafael Boschetti
      2013-10-04T11:27:34  

      kkkkk

  • Raphael Angelo
    2016-07-11T16:48:40  

    Tenho um razer kraken 7.1, e vou te dizer que o bicho é parrudo, fone top vc escuta até o minimo som que tiver no game, muito bom !

    recentes

    populares

    • Raphael Angelo
      2016-07-11T16:48:40  

      Também tenho e garanto que é bom. Estava acostumado a jogar com o som das caixas, que também são boas e tenho inclusive placa de som "Sound Blaster", mas, ao jogar o mesmo jogo com o fone Kraken da Razer, observei sons que não tinha percebido antes. Fantástico, vale o preço que se paga.

  • Thiago Pariz
    2016-05-30T08:26:02

    Pior é falar que beats e skullcandy são marcas boas auhauha.. Na realidade são marcas boas mas o problema que se pagar o preço de um fone high-end, quem tem beats e skullcandy não conhece de fone de ouvido fica a dica!

  • Ricardo Cruz
    2013-10-04T09:41:04  

    Custo benefício, o Shibuya da Philips é muito bom, custa cerca de R$ 120,00 e é ótimo.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cruz
      2013-10-04T09:41:04  

      Tenho ele. Tem o som muito bom. O fio dele e fino e resistente. Porem quebrou as duas astes do fone. Eu nao tive muito cuidado com ele, mas poderia ser mais resistente. mas no que se diz de qualidade de som e muito bom. Tem graves e agudos muito bons.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cruz
      2013-10-04T09:41:04  

      Cara esse Shibuya realmente é muito top, no entanto o meu também aconteceu isso, acho que deve ser um defeito crônico porque aconteceu com várias pessoas a mesma coisa. A Philips não se atentou para esse detalhe, se o tivesse feito com as hastes um pouco mais fortes ele venderia ainda mais.

  • Edmundo Morista
    2013-10-04T11:15:06

    Tenho um monster beats studio a quase 2 anos. Não tenho nada a reclamar ... Muito bom !!!!

  • Roger Som
    2013-10-04T10:45:07

    Sensibilidade não tem nada a ver com volume... :S

  • Alex Silva
    2013-10-04T10:01:58

    Gostaria de Opniao de v6 o Philips Headset SHG7980/10 é bom? para media de preço de 150 reais

  • Valdemir Santos
    2013-10-04T11:54:17

    Tenho um Klipsch Image S4 e acho ótimo...Tá uns 60 dolares...

  • Juiz Final
    2013-10-04T11:38:22

    Bose. Sem mais.

  • Cleilson Santos
    2013-10-04T10:04:19

    Sony MDR-V55, comprei e não me arrependo, grave perfeito, otimo volume, e muito agradável!

  • Vitor Campos
    2013-10-04T09:42:38  

    Turtle Beach > all, pra casa. E os buds da Sony e Phillips custam menos que 40 reais e são ótimos também.

    recentes

    populares

    • Vitor Campos
      2013-10-04T09:42:38  

      Aonde vc acha turtlebeach de 40 conto amigo??????????///coompro 10 agoraaaaa.....

  • Ronaldo Viotto
    2013-10-08T13:48:08

    Tenho um phillips com eliminador de ruídos. Ele é interno e é ótimo.. Valor: 100,00

  • Guilherme Kayser
    2013-10-04T10:48:06  

    tenho o sennheiser HD 201, ele hoje custa certa de 100 até 150 reais dependendo o lugar e o som é íncrivel. E uma dica, o melhor fone sem ser heatset que é melhor até que os sofisticados intraauriculares(eu tinha um top da sony) é o earpod. 130 pila na appstore e o som não tem comparação, limpo e com belos graves, agudos e principalmente médios, que sinto muita falta nos intraauriculares.

    recentes

    populares

    • Guilherme Kayser
      2013-10-04T10:48:06  

      Vendo Sennheiser, é uma marca perfeita, excelente som e nenhum nunca voltou para garantia. O HD 201 é o mais popular, mas há outros tão bom ou até melhores.

  • Rodrigo Fratel
    2013-10-09T08:48:36

    tenho um fone qe ganhei em um voo da Tam e acho otimo, muito confortavel e ouço musica do mesmo jeito ;D e ainda vem num ziplock muito util ksoakosk

  • Fernando Santos
    2013-10-04T13:04:22

    tenho um da Philips de ótima qualidade de áudio paguei 130 dilmas no Balão da informática e pra min é o melhor ! Modelo SHG7980 Headset pra quem quiser comprar ta ai , muito bom recomendo.

  • Gleydson Almeida
    2013-10-04T12:12:52

    Tenho um Nokia BH-905 e não tenho do que reclamar, podendo ser usado com fio e sem fio por bluetooth, e ainda tem o sistema de cancelamento de ruídos.

  • Bruno Nardini
    2013-10-04T09:30:42

    Do que adianta, se nego já vai comprar um Beats só por causa da modinha.

  • Pagung
    2013-10-04T19:33:29  

    koss porta pro = Muito bom e barato!

    recentes

    populares

    • Pagung
      2013-10-04T19:33:29  

      E ainda tem garantia vitalícia.. tem um e toco guitarra com ele. Excelente.

  • Renan Wesley
    2013-10-04T11:26:36  

    Os caras estao brincando de fazer reportagem, nao sabem nada de fone, onde esta o beat solo HD? Loucos!

    recentes

    populares

    • Renan Wesley
      2013-10-04T11:26:36  

      provavelmente no lixo, onde é o lugar dele.. beats é a única marca que a falsificação tem um som melhor que o original! se quer fone bom tente sennheiser, akg, audio technica ou outras marcas de qualidade, e não um lixo que só vende pois é usado por pessoas famoas

  • Felipe Fonseca
    2013-10-04T13:28:58

    Meu Beats Over-Ear não troco por nada nesta terra!

  • Sidney Silva
    2013-10-04T12:43:52

    Para mim, um dos melhores do mundo são da marca Sennheiser.

  • Konrad
    2013-10-04T10:58:24

    Ninguem fala sobre perda auditiva?? Ouvir som alto por tempo prolongado causa perda auditiva irreversivel. Qual desses fones de ouvido tem algum tipo de limitador de decibeis?

  • Jackson Silva
    2013-10-05T00:42:20

    eu conheço gente que comprou um fone só por que tava na moda,acho Incrível a quantidade de gente que vive para agradar a quem não ta nem ai pra eles.

  • Bruno
    2013-10-04T13:13:58

    Sou mais o meu sony de 30 reais...