Navegadores

10/10/2013 11h38 - Atualizado em 19/09/2016 14h57

Google Docs ou Office Web Apps? Saiba qual é o melhor dos kits online

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google e a Microsoft oferecem pacotes de aplicativos de criação e edição de arquivos na Internet gratuitamente. E, para quem não têm acesso ao Microsoft Office no computador, é possível utilizar estas alternativas na nuvem. Ambos possuem softwares editores de textos, planilhas, apresentações em slides e outros recursos. Veja o resultado da comparação entre o Google Docs e Office Web Apps e escolha o kit que melhor se adapta aos seus projetos.

Comparativo (Foto: TechTudo)Veja a comparação entre o Google Docs e o Office Web Apps.  (Foto: TechTudo)

Visual

Visualmente, o SkyDrive é mais atrativo do que o Google Drive. O primeiro usa o layout padrão dos softwares do Windows 8: bastante limpo, com detalhes em azul escuro e um menu lateral cinza com as opções de arquivos a serem abertos. No Google Drive não há muitas cores, também. O serviço tem um visual simples, com os links do menu localizados do lado esquerdo e os documentos exibidos na parte central da tela; o foco é em produtividade.

Visual do SkyDrive, acima, é mais bonito (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Visual do SkyDrive é mais bonito (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Editores de texto

Os dois kits têm programas básicos de edição de texto, porém, para quem utiliza o SkyDrive, a experiência é mais completa, parecida com a proporcionada pelo Word, no Microsoft Office. Visualmente e em termos de funcionalidades, a versão online do Word no Web Apps é ótima para quem já está acostumado a usar os programas do pacote Office no computador.

Editores de texto são semelhantes no SkyDrive e no Google Drive (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Editores de texto são semelhantes no SkyDrive e no Google Drive (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

No Google Drive tudo é mais simples, mas com recursos bem semelhantes. Em ambos, é possível personalizar fontes e parágrafos, além de inserir conteúdo multimídia e tabelas. Há ainda como conferir a digitação e mudar toda a orientação visual do documento. Ou seja, no caso dos editores de texto, é uma questão de preferências pessoais, tanto no design como em outro recursos – como espaço de armazenamento, por exemplo.

Apresentações

Na criação e edição de apresentações ao estilo PowerPoint, o Google Drive tem uma opção interessante: ele oferece uma lista de temas para os slides assim que o usuário inicia uma nova apresentação. No SkyDrive não há esta opção. Este é um grande diferencial a favor do serviço do Google, especialmente para o usuário quem não tem muita ideia para criar um tema.

Google Drive, abaixo, tem lista de temas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Google Drive, abaixo, tem lista de temas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Assim como nos editores de texto, as funcionalidades são bem semelhantes. Até o número de efeitos e transições, as imagens a serem inseridas, além da enorme quantidade de opções de personalização das fontes e slides são parecidas. O funcionamento dos dois é bem adequado para criar e editar arquivos de PowerPoint, e os usuários estarão bem servidos em ambos programas.

Planilhas

Para quem trabalha com planilhas no Excel, também há programas capazes de realizar a visualização, edição e criação de documentos do tipo. Eles também apresentam muitas semelhanças em relação ao funcionamento e o desempenho.

As diferenças, assim como nos outros programas, são basicamente visuais. Nos dois é possível adicionar linhas e colunas, personalizar fontes, inserir conteúdo - como gráficos e links; e ter uma experiência com a maioria dos recursos do Excel tradicional, mas em versões gratuitas e online.

Padrão de semelhanças se mantém nas planilhas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Padrão de semelhanças se mantém nas planilhas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Outras opções

Os dois serviços são voltados, primeiramente, para o armazenamento de arquivos na nuvem. E, neste quesito, a vantagem é do Google Drive, que oferece de 15 GB para os usuários, enquanto o SkyDrive oferece apenas 7 GB. No mais, eles têm ainda mais softwares além deste trio básico.

OneNote, acima, é do SkyDrive (Foto: Reprodução/Thiago Barros)OneNote, acima, é do SkyDrive (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Os dois têm a opção de criar formulários do Excel. No entanto, só o Google Drive oferece o “Drawing” - voltado para a criação de desenhos -, enquanto o SkyDrive tem as notas do “OneNote”. O primeiro é ótimo para quem precisa fazer planejamentos visuais online, enquanto o segundo funciona como uma agenda virtual.

Conclusão

O Google Drive e o SkyDrive são serviços de armazenamento de arquivos na nuvem com pacotes de softwares bastante funcionais e simples de serem utilizados. As principais diferenças entre eles estão no design - com vantagem para a Microsoft. Em espaço de hospedagem, quem ganha é o Google. E, nos aplicativos “extras”, cada serviço oferece apenas um webapp "plus" com funções diferentes: desenho, para o Google Drive; e notas rápidas, para o SkyDrive.

No geral, ambos oferecem experiências completas para ver, editar e criar documentos de texto, planilhas e apresentações. Resta ao usuário escolher o serviço que tem o visual com as características mais de acordo com a preferência, além de analisar qual dos dois tem maior integração com os serviços que já utiliza como e-mail, nuvem, e outros detalhes.

Para quem tem uma conta no e-mail Outlook.com (antigo Hotmail), por exemplo, e usa o Microsoft Office, é melhor optar pelo SkyDrive. Já para as pessoas que usam o Gmail, o Google Drive é o mais adequado e mais integrado ao serviço. Mas, independente de sua escolha, tenha certeza de que estes dois pacotes de softwares são bastante eficientes.

Existe um bom app gratuito de Office? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares