Jogos de ação

29/10/2013 06h30 - Atualizado em 29/10/2013 06h30

GTA 5: cenas de sexo e violência são censuradas no Japão

Felipe Demartini
por
Para o TechTudo

GTA 5 recebeu severos cortes em sua versão japonesa, que chegou ao país apenas no dia 10 de outubro de 2013, quase um mês depois do lançamento ocidental. E, mesmo tendo recebido uma classificação indicativa que permite a venda do título apenas para maiores de 18 anos, uma série de cenas de nudez, sexo e violência foram censuradas.

Um dos momentos editados na versão japonesa de GTA 5 (Foto: Kotaku)Um dos momentos editados na versão japonesa de GTA 5 (Foto: Kotaku)

Alguns exemplos claros acontecem logo no início da campanha com o protagonista Trevor. Ele aparece de calças nas cenas onde discute com Wade no apartamento de Floyd. O estranho é que as falas do momento não são alteradas e o personagem age como se tivesse tirado a roupa, apesar de continuar vestido.

O momento em que o personagem é mostrado fazendo sexo com Ashley, a namorada de um dos membros da gangue The Lost MC, foi totalmente suprimido. O mesmo vale para uma das missões do segmento Paparazzo, nas quais as cenas quentes envolvendo uma celebridade adolescente foram substituídas por momentos nos quais ela aparece fumando.

Cena jogável de tortura foi deixada completamente de fora (Foto: Kotaku)Cena jogável de tortura foi deixada completamente de fora (Foto: Kotaku)

Uma mudança ainda mais drástica ocorre na missão By The Book, em que Trevor deve torturar um prisioneiro federal em busca de informações sobre supostos terroristas. Práticas como choques elétricos e extração de dentes foram totalmente deixadas de lado, transformando um dos momentos que mais causaram polêmica em Grand Theft Auto V em uma cena bem mais branda.

Qual o melhor GTA de todos os tempos? Deixe sua opinião em nosso fórum.

Via Kotaku

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Frederico Silvério
    2013-10-29T10:51:03  

    Eu achei as cenas de sexo desnecessárias em GTA V.. Estava jogando e meu pai foi na sala e eu estava fazendo aquela missão que tinha que ficar filmando a menina fazendo sexo.. Eu jogo GTA pelo jogo que é, não quero jogar GTA pra ficar vendo cenas de sexo..

    recentes

    populares

    • Frederico Silvério
      2013-10-29T10:51:03  

      o pior eh q eu tava jogando a cena do Trevo com a Ashley com a MINHA VO NA SALA!!! (acho q ela nao viu, tinha mais gente tmb) tive q pausear o jogo pra jogar depois pq neh... kkkkk

    recentes

    populares

    • Frederico Silvério
      2013-10-29T10:51:03  

      llllllllllllllllll

  • Ivan.caldas
    2013-10-29T14:11:04

    interessante os que acham um absurdo, são aqueles que assistem novelas, BBB globo em geral.

  • Marisa Barreto
    2013-10-29T10:33:43  

    Pode falar o que for, mas pelo menos eles cuidam da sua sociedade. A nossa tá um lixo, porque ninguém pensa coletivamente, e a longo prazo. Nossa mentalidade é sempre pela lei do menor esforço, do "o que é que tem", individualista.

    recentes

    populares

    • Marisa Barreto
      2013-10-29T10:33:43  

      Eeeeee, e enquanto tu fala isso os americanos faturam 1 bilhao com o gta v

  • Radames Silva
    2013-10-29T17:52:54

    Ué? Não quer jogo violento então dão pra eles um Nintendo com Zelda, Mario ect e fim de papo.

  • Leonardo Iarcheski
    2013-10-29T13:07:23

    Joguei toda a campanha já e realmente achei pesada esta parte aí da tortura, por isso acho que este jogo deve sim ser controlado mas isso cabe aos pais e não pode sofrer "censura" por parte das autoridades.

  • Rick Val
    2013-10-29T10:31:52

    Logo no Japão que exporta as coisas mais bizarras em relação a sexo e violência??? Só falta agora trocar os personagens pela Barbie, Ken e Susi...

  • Darlan Bombazar
    2013-10-29T17:17:24

    se um pai daer um presente +18 para um filho menor, ele merecer ser punido. E se acriança comprou quem vendeu deve ser punido, se o negocio é para +18 tem que respeitar, e quem comprar não pode reclamar por que comprou sabendo disso.

  • Julio Henrique
    2013-10-29T16:30:02

    Na capa do jogo tem dizendo que é pra maiores de 18 anos, então porque o povo ta reclamando que tem cena de sexo, violência, drogas, etc? Se você é menor de idade e tá jogando já está errado então não tem direito de reclamar de nada.

  • Joao Souza
    2013-10-29T16:10:54

    hai na boa la ta escrito ..Jogo para maior de 18 anos..Então se vc achou o jogo pesado e pq vc nunca viu teve pq oq da mais audencia e oq vc axou pesado no jogo..valeu

  • Rafael Soares
    2013-11-01T10:04:57

    Por acaso é um jogo infantil? Quer o mundo da fantasia. Vai para walt disney.

  • Guilherme Cardoso
    2013-10-29T23:25:07  

    Para todos que estão falando idiotisse. No canto inferior direito tem dizendo 18, isso é censura do jogo, no verso do jogo diz: Violência, Drogas, Conteúdo Sexual. Se você tem menos de 18 nem deveria conhecer o jogo, e se tiver mais de 18 e não concordar com o conteúdo vai jogar um que tenha um conteúdo que lhe agrade ao invés de falar asneiras....

    recentes

    populares

    • Guilherme Cardoso
      2013-10-29T23:25:07  

      Cara quem quer ver cenas SEXO compre um jogo de sexo ou vá em algum site.. Eu não jogo GTA V pra isso.. E achei totalmente desnecessário essas coisas..

    recentes

    populares

    • Guilherme Cardoso
      2013-10-29T23:25:07  

      Pois é Xanah, no Brasil as crianças, que pelo visto inclui você, tem livre acesso a essas coisas, você chega na loja pede e fim, não cobram a sua carteira pra verificar a idade. E Frederico, GTA é um jogo de sexo, como já disse lá tem falando: Conteudo sexual.

  • Marcio Ribeiro
    2013-10-29T16:21:18  

    engraçado q a bomba de Hiroshima caiu em solo japonês, então não me venha com esse papinho de povo da paz !!!

    recentes

    populares

    • Marcio Ribeiro
      2013-10-29T16:21:18  

      Quanto mais eu leio os comentários aqui, mais eu vejo quanta gente burra existe..haha

    recentes

    populares

    • Marcio Ribeiro
      2013-10-29T16:21:18  

      cara q comentario mais sem nocao meu,a bomba caiu no solo japones ,mas naum foram os japoneses q jogaram a bomba... fugiu da aula de historia foi?

  • Marcos Biasoli
    2013-10-29T14:13:46

    É que os japoneses preferem ver um mangá pelado. Se bem que o personagem Trevor sem calça... ninguém merece! hehehehehehehe

  • Helton Wyatt
    2013-10-29T13:12:59

    Então 95 % do jogo foi censurado !

  • Super Temaki
    2013-10-30T00:45:29

    O GTA desde a primeira versão, foi produzido para ser um jogo violento, chocante, perturbador. Censurá-lo por apresentar cenas "imorais" é a mesma coisa que proibir o próprio game em si. Culpar o jogo alegando que ele pode influenciar as pessoas, é a mesma coisa que culpar o revólver por ter atirado numa pessoa. Se esse jogo te perturba, vá jogar Tetris, Candy Crush, Campo Minado... Não espere jogar GTA para ver coisas "bonitinhas".

  • Joao Santana
    2013-10-29T19:58:38

    Mas fala sério....censurado no Japão o país que tem maquinas para a venda de calcinhas usadas. hahahaha cada uma.

  • Marcos Jr
    2013-10-29T17:25:11

    Te falar que a missão da tortura não curti muito não...

  • Zenaldo Junior
    2013-10-29T15:07:12

    Mas tentáculos estuprando pré adolescentes, pode! É normal para o padrão japonês...

  • Wildarcley Amaral
    2013-10-29T12:02:19

    bf4 estreia hoje, nada sobre isso??? o jogo mais esperado do ano!!!!!

  • Aeria Gloris
    2013-10-29T10:30:55

    Ah, japoneses...mangá lolicon pode, homem sem calças no jogo não pode hahaha

  • Luiz Cunha
    2013-10-29T13:29:24  

    Concerteza na Capa do Jogo deve ter o nome CLASSIFICAÇÃO 18 ANOS!

    recentes

    populares

    • Luiz Cunha
      2013-10-29T13:29:24  

      "Concerteza".....

  • Carlos Santos
    2013-10-29T18:06:56  

    GTA é jogo de bôbô,vai cassar uma mulher pra voçês que so ficam no video game!

    recentes

    populares

    • Carlos Santos
      2013-10-29T18:06:56  

      Estudar é coisa de "bôbô" tb?? hahahaha Jegue.

    recentes

    populares

    • Carlos Santos
      2013-10-29T18:06:56  

      Como diria Caetano: Eu não consigo gravar muito bem o que você falou, porque você fala de uma maneira burra. Entende?

  • Lucas Santos
    2013-10-29T09:18:51

    aaaaffff uma das melhores partes do jogo foi torturar o Sr. Phillips aii os cara corta a cena kkkk,

  • Marcelo Custodio
    2013-10-29T20:49:11  

    Os povo do Japão tem Outra cultura outra filosofia de entender a vida são outros limites .e vou te dizer concordo .eu pessoalmente acho este jogo perturbador. Ele não diverte só instiga violência gratuita.

    recentes

    populares

    • Marcelo Custodio
      2013-10-29T20:49:11  

      Concordo que o japão tem outra filosofia, mas dizer que o jogo instiga violência? Não acho... o jogo é violento mas para isso temos uma restrição de faixa etária que para este jogo é +18 coisa que é ignorada por boa parte e crianças jogam ai sim pode elas podem se tornar agressivas mas por culpa de seus pais que as liberam ignorando este simples aviso.

  • Kevin Witcoski
    2013-10-29T08:13:24

    sem cenas de violência ? então nao vai ter jogo kkkkkkk