Jogos de ação

27/10/2013 06h00 - Atualizado em 25/08/2014 14h31

InFamous: Second Son: game empolga em sessão fechada na BGS 2013

Leonardo Avila
por
Para o TechTudo

InFamous: Second Son é um dos responsáveis por carregar a tocha da nova leva de consoles da Sony. É um trabalho um tanto ingrato, ainda mais quando este pode ser o menos impactante salto entre gerações das últimas décadas. Ainda assim, apostando em um verdadeiro espetáculo visual, o time da Sucker Punch está claramente querendo deixar uma boa primeira impressão com o terceiro jogo da série – e de maneiras até menos óbvias, diga-se de passagem. O TechTudo esteve em uma sessão fechada com o jogo esta sexta (25/10) durante a Brasil Game Show, e pode conferir o jogo em ação.

inFamous Second Son (Foto: Divulgação) (Foto: inFamous Second Son (Foto: Divulgação))InFamous Second Son (Foto: Divulgação)

A começar pela mudança de hábito central em Second Son. Cole MacGrath, herói dos outros dois jogos, cede os holofotes para Delsim Rowe, um jovem de 24 anos lutando contra o controle autoritário em uma versão fictícia de Seattle. Não é mudança pequena: se os poderes elétricos de Cole, cheios de efeitos luminosos, eram as estrelas do jogo anterior, Delsim aparece na demo capaz de controlar fumaça, uma habilidade que serve tanto quanto um demonstrativo da capacidade do hardware do PS4 em lidar com efeitos de partículas e modelos tridimensionais altamente dinâmicos, quanto em ditar uma nova maneira de interagir com o ambiente.

Na demo, Delsin precisava atacar um base inimiga situada em Space Needle – “se precisamos mostrar alguém chutando traseiros em Seattle, tem que ser em algum ponto turístico”, comenta o representante responsável pela demo. Somos informados de que o jogador terá que desabilitar vários focos de controle durante o jogo, mais ou menos como as torres Borgia de Assassin’s Creed: Brotherhood.

Como de praxe em um InFamous que se preste, Delsim não custa a achar problema. Evitando uma patrulha ao esgueirar literalmente cano acima por dentro de um exaustor de fumaça de um prédio – um excelente atalho para telhados – o herói logo é encontrado por adversários, e se livra de tiros em pleno ar, transitando rapidamente entre fumaça e forma física para cobrir longas distâncias em um único salto. Lembra um pouco as manobras improváveis de Prototype.

InFamous Second Son (Foto: Reprodução / YouTube)InFamous Second Son (Foto: Reprodução / YouTube)

Embora David Bull, porta-voz do game, elogie o parco ou inexistente uso de texturas ou modelos repetidos pelo cenário – cada parte da cidade é contruída com “peças” próprias para manter o look distinto dos diversos bairros – e a destrutibilidade de certas partes do cenário como a coluna dorsal do que faria o projeto impossível de existir em um PlayStation 3, de longe a mais surpreendente e promissora novidade da sequência para a próxima geração não é exatamente visual.

Logo depois do tiroteio inicial, Delsin inicia uma batalha ferrenha com soldados também munidos de super poderes. É sim um espetáculo: adversários saltam por entre prédios deixando para trás intrincados “trampolins” de rocha e explosões de partículas, e criam a sensação de um jogo de ação incomumente ativo; mas, mais importante, os vilões parecem muito bem confortáveis nos cenários, usando-os a seu favor.

Em um ponto mais avançado, um deles chega a improvisar uma plataforma de pedra para pegar o jogador em um ângulo desprevenido. Apesar de ser uma demo, e de poder contar com um grau maior de roteirização e controle que o jogo final, a cena pode ser promissor exemplo do que podemos esperar das inteligências artificiais da próxima geração.

O novo herói de inFamous Second Son para PS4 (Foto: Reprodução/IGN) (Foto: O novo herói de inFamous Second Son para PS4 (Foto: Reprodução/IGN))O novo herói de inFamous Second Son para PS4 (Foto: Reprodução)

Visualmente o jogo é interessante, mas ainda estamos para receber a confirmação de que o game vai ou não rodar a 60 frames por segundo. Como exclusivo do PS4, Second Son também fará uso da tela de toque do controller em instâncias mandatórias. No final da demo, o herói destrói um veículo atacando seu núcleo. Somos informados que, para tal, é preciso arrastar um dedo de baixo para cima na telinha (simulando o ato de puxar o maquinário) enquanto pressiona o gatilho R2 para mandar rajadas de fogo contra o aparelho.

Com lançamento marcado para início de 2014, Second Son promete uma experiência intensa, boa história e, mais importante, variedade – Delsim também é capaz de absorver poderes alheios, embora detalhes exatos tenham sido omitidos por hora. Se o jogo mantiver o fôlego da demo, a Sucker Punch pode dar um pontapé e tanto para a nova geração.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adolpho Lima
    2013-10-28T02:31:25  

    Este é a razão pela qual eu gostaria de ter um PS4, mas...

    recentes

    populares

    • Adolpho Lima
      2013-10-28T02:31:25  

      esta e outras

  • Gabriel Amaral
    2013-10-27T12:12:07  

    Esse jogo ta parecendo prototype

    recentes

    populares

    • Gabriel Amaral
      2013-10-27T12:12:07  

      Mas Infamous não foi feito primeiro que Prototype?!

    recentes

    populares

    • Gabriel Amaral
      2013-10-27T12:12:07  

      os sonystas detestaram esse meu comentário