Internet

01/10/2013 07h05 - Atualizado em 01/10/2013 11h36

Instagram desativa contas denunciadas por spammers; entenda

Gabriela Viana
por
Para o TechTudo

Ter muitos seguidores no Instagram é sinônimo de sucesso. Por isso, não é difícil encontrar quem troque curtidas ou siga de volta um o outro. Alguns vão além, e fazem uso da compra de curtidas e seguidores. Quem oferece esses serviço baseado em códigos e controle remoto de contas falsas pode realizar ainda outras práticas irregulares como denunciar como spams contas reais para prejudicá-las, também de forma automatizada. O problema é que esses golpes praticados geralmente por falsos perfis podem causar problemas para o usuário comum da rede como a desativação de uma conta seguida e denunciada por spammers.

Perfis falsos no Instagram; entenda o que são e para que servem

Instagram pode bloquear contas lotadas de seguidores spammers (Foto: Reprodução/Digital Trends)Instagram pode bloquear contas lotadas de seguidores spammers (Foto: Reprodução/Digital Trends)

O Instagramers Brasil (@igersbrasil) foi alvo de uma desativação de nome de usuário na rede social. Segundo Kalique Dias, administrador da conta, o caso pode ter ocorrido por causa de uma denúncia falsa de seguidores “fantasmas” que se acumularam aos montes no perfil.

“Milhares de perfis fantasmas podem ter denunciado o perfil do @igersbrasil até ele cair. Felizmente temos uma boa comunicação com a equipe do Instagram e conseguimos solucionar em pouco tempo", explicou Dias, que alertou também para outros problemas.

Segundo Dias, todos estão vulneráveis ao mesmo problema. "Lutamos mais do que nunca para o fim dos métodos de compra e venda de curtidas, comentários e seguidores. É o melhor caminho para evitar novos spammers e ver contas sendo tiradas do ar”, disse ele.

Sites oferecem a compra de curtidas e seguidores no Instagram (Foto: Reprodução)Sites oferecem a compra de curtidas e seguidores no Instagram (Foto: Reprodução)

Procurada pelo TechTudo, a equipe de segurança do Instagram afirmou estar ciente da existência desses perfis e que conta com a ajuda do usuário na hora de identificá-los.

“O Instagram desenvolve iniciativas para limitar spams no aplicativo e proibir a criação de contas por meio de meios não autorizados ou automatizados. As pessoas são estimuladas a denunciar tais contas por meio dos links de relatórios oferecidos no site ou dos formulários de contato na Central de Ajuda", afirmou o Instagram que diz analisar denuncias de spammers.

"Esses relatórios são processados através da equipe de operações, e esta informação é repassada ao sistema de integridade do site. Esses sistemas técnicos também mostram e bloqueiam eventuais contas falsas com base em atividades anômalas”, completou.

Segundo Kalique Dias, os perfis "compradores de engajamento" têm algumas características que podem ajudar o usuário na identificação. Uma das formas de identificar se um perfil está comprando curtidas é prestar a atenção ao publicar hashtags conhecidas. Geralmente são os mesmo perfis que curtem a foto quase que instantaneamente. Mas, as curtidas em fotos novas não são regra. Os compradores de curtidas se mantém parados até que uma nova cobrança seja efetuada pelo servidor que oferece o serviço automatizado. Por isso fotos antigas também recebem curtidas, sem ao menos conhecer o perfil que gostou da imagem.

E agora? Desativaram meu Instagram

Mas e se você for vítima de um desses golpes e tiver sua conta deletada? Não há razão para se desesperar. Antes de mais nada, tente criar uma nova conta com o mesmo endereço de e-mail da “conta removida”. Assim, é possível descobrir se sua conta foi realmente deletada (apagada sem vestígios) por meio da “Página Remoção de Usuário”, que exigiria sua senha. 

Se o login ainda existir, basta seguir os passos para recuperar a senha do Instagram. Aproveite para criar uma senha nova, mais forte. Mas, se a conta for realmente removida, mesmo que a exclusão não tenha sido autorizada, há grandes chances de não restaurá-la.

Caso o ataque de spam tenha violado as “Diretrizes da comunidade” ou os “Termos de uso do Instagram”, enviando por meio da sua conta invadida links de conteúdo impróprio, a rede social se reserva o direito de remoção da conta pela violação, sem qualquer aviso. E, de acordo com as regras do aplicativo, “não há exceções para esta regra” em qualquer caso.

Vale lembrar que a rede social estabelece um bom canal de contato com os usuários. Por isso, ao relatar o problema com a sua conta, o Instagram irá procurar e explicar a razão pelo qual a remoção pode ter acontecido. Dessa forma, qualquer problema com a conta deve ser imediatamente relatada à Central de Ajuda da rede social no endereço help.instagram.com.

Quer evitar que alguém te siga no Instagram? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carolina Kremer
    2015-02-05T18:54:26  

    após atualizar o aplicativo e tentar entrar no meu instgram recebi o recado que a minha conta tinha sido desativada pois tinha violado os termos de uso...eu tenho certeeeeza que não os violei! não tenho como reivindicar a minha conta e não perder tudo ???

    recentes

    populares

    • Carolina Kremer
      2015-02-05T18:54:26  

      Mesmo problema aqui , dizem que eu estou usando nome de alguém que já existe porém .. Não estou . apenas meu nome

    recentes

    populares

    • Carolina Kremer
      2015-02-05T18:54:26  

      Carolina kremer você conseguir sua conta de volta ????

  • Lorrane Costa
    2014-05-17T20:02:41  

    Olá, estou com um sério problema no meu instagram, não consigo fazer nada, pois o código que enviam para meu celular é em chinês, meu inst. está bugado, qualquer pessoa tem acesso a minha pagina, podem curtir,comentar, mas eu nao faço o mesmo até colocar o tal código de segurança, alguém me ajuda POR FAVOR?

    recentes

    populares

    • Lorrane Costa
      2014-05-17T20:02:41  

      Estou desesperada , eu tinha postado uma foto e me disseram que iam exclui eu exclui todas as fotos relacionadas ao item que eu estava vendendo no mesmo dia, hoje simplesmente depois de mais ou menos 2 meses excluíram minha página de quase 25.000 seguidores

    recentes

    populares

    • Lorrane Costa
      2014-05-17T20:02:41  

      É aí estou tentando fazer outra página não consigo

  • Josielfranciscodearaujo
    2015-07-16T08:17:33

    To tentando denúncia um instagram fake pra ele sair do ar mais ele não sai ele ta me prejudicando oq eu Fasso

  • Junior Baladelli
    2015-07-29T22:35:05

    Não consigo curtir,comentar e nem seguir , ao tentar realizar uma dessas ações uma mensagem aparece na tela.Ja faz uns 5 dias

  • Leandro Marega
    2014-06-18T19:52:34

    URGENTE. Estou com sério problema....não consigo fazer nada no Instagram....não consigo curtir....postar...comentar...toda vez que tento aparece uma tela me pedindo para colocar o meu telefone....mas assim que coloco aparece outra tela pedindo para inserir o código enviado para o meu celular....mas esse código NUNCA vem....estou desesperado e espero que vocês me ajudem POR FAVOR,!!!

  • Bruna
    2014-08-15T23:26:45

    Olá, estou com um problema no instagram e no site deles não consegui resposta e nem uma maneira de falar com alguem. Acabei de fazer a minha conta no instagram e para minha surpresa alguem já estava usando o meu email como login. Ou seja, já existe um perfil criado no meu nome com meu email e tudo mais, só que com outra senha. eu tenho a opção de solicitar uma nova senha mas essa pessoa perderá o perfil que ela criou. O que eu faço?