26/10/2013 07h00 - Atualizado em 26/10/2013 10h21

iPad Air ou Nokia Lumia 2520? Veja qual dos novos tablets é o melhor

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

iPad Air ou Lumia 2520? Os tablets anunciados na última semana pelas gigantes Apple e Nokia prometem disputar o posto de top do mercado, embora sejam bastante diferentes um do outro. Entre uma lista de vantagens e novidades, como descobrir qual deles trará mais benefícios práticos ao usuário? Confira o comparativo preparado pelo TechTudo e descubra qual é a melhor opção.

iPad Air ou Lumia 2520? Confira o confronto e descubra qual é o melhor tablet (Foto: Arte/TechTudo)iPad Air ou Lumia 2520? Confira o confronto e descubra qual é o melhor tablet (Foto: Arte/TechTudo)

Design e Dimensões: Empate

O iPad Air ficou 20% mais fino do que o iPad 4, com bordas laterais 43% menores e cerca de 200 g a menos de peso. Ele mede 240 mm de altura, 169,5 mm de largura e 7,5 mm de espessura, e pesa 469 g.

O Lumia 2520, por sua vez, tem 267 x 168 x 8,9 mm e tem o peso de 615 g. Logo, o tablet da Apple é mais portátil. Já em termos de disponibilidade de cores, o Lumia leva vantagem por estar disponível nas versões azul, vermelha, preta e branca, enquanto o novo iPad só será comercializado com traseiras preta ou cinza.

ipad air (Foto: Divulgação/Apple)iPad Air sai na frente no quesito portabilidade (Foto: Divulgação/Apple)

Tela: iPad Air

O display Retina do iPad é um dos grandes diferenciais do tablet da Apple e, novamente, leva vantagem sobre o concorrente. Com 9,7 polegadas, a tela do iPad Air tem resolução de 2048 x 1536 pixels, totalizando 264 pixels por polegada. O Lumia não fica muito atrás e apresenta 10,1 polegadas com 1920 x 1080 pixels (218 ppi). Ainda assim, é superado pelo rival.

Sistema Operacional: iPad Air

A questão de sistema operacional sempre vai do gosto do usuário. O iPad vem com o iOS 7, da Apple, enquanto o Lumia possui o Windows RT. A presença do Windows RT foi, aliás, uma surpresa desagradável até mesmo para os fãs da Nokia. A expectativa era de que a companhia anunciasse um tablet com o Windows 8. Por isso, daremos a vitória do quesito sistema operacional para o tablet da Apple, que roda o iOS 7.

Hardware: iPad Air

De um lado, a Nokia apresenta um processador Qualcomm Snapdragon 800, memória RAM de 2 GB e espaço interno de 32 GB, com bateria que dura em torno de 10 horas para seu produto. Do outro, a Apple traz em seu iPad Air os chips A7 de 64 bits e M7 para rastrear movimentos, como no iPhone 5S, além de opções de memória de 16 GB, 32 GB, 64 GB e 128 GB, com bateria de duração de 10 horas. A quantidade de RAM não foi revelada, mas espera-se que sejam 2 GB.

Apesar de serem relativamente parecidos, o iPad Air leva vantagem com seu processador de 64 bits, que faz com que ele abra arquivos duas vezes mais rápido do que o iPad 4 e seja 72 vezes mais veloz que o primeiro dispositivo da série. O hardware do Lumia 2520, porém, não é de se desprezar. Pelo contrário, é uma configuração top de linha no mercado atual.

Câmeras: Lumia 2520

Neste quesito, é difícil superar a Nokia, atualmente. O Lumia 2520 tem uma Carl Zeiss com sensores de 6,7 megapixels, que é bem poderosa para o mercado de tablets. Ela tem autofoco, compensação de exposição, zoom digital e também filma em Full HD 1080p. Na parte frontal, há outra câmera com 2 megapixels.

Qual o melhor tablet da atualidade? Opine no Fórum do TechTudo.

Já o iPad Air tem uma frontal de 1,2 megapixels e a traseira com 5 megapixels. As câmeras não costumam ser tão importantes para os tablets como em smartphones, mas, ainda assim, podem fazer a diferença na hora de adquirir um ou outro.

Detalhe da câmera do Lumia 2520 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Detalhe da câmera do Lumia 2520 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Preço: Lumia 2520

O preço dos aparelhos é o mesmo no mercado americano. Ambos saem por US$ 499 (cerca de R$ 1,1 mil) a versão mais barata. A diferença é que o Lumia 2520 traz 32 GB de armazenamento interno, enquanto o iPad Air traz 16 GB.

Considerações Finais

Ambos os modelos são ótimas opções para quem busca um novo tablet. O iPad Air mantém a qualidade de seus antecessores que fizeram com que o produto se tornasse referência no mercado.

Para quem não se importa de arriscar o Windows RT e o primeiro tablet da Nokia, o Lumia 2520 tem um ótimo custo-benefício nos quesitos hardware e design. Ainda assim, para quem busca algo consolidado, com mais opções de apps e conteúdo multimídia, o iPad ainda é a melhor escolha.

Tabela comparativa entre iPad Air e Lumia 2520 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre iPad Air e Lumia 2520 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vitor Santos
    2013-10-26T10:38:35  

    O iPad é incomparável, tenho o 4 e posso simplesmente dizer que é mais do que ótimo, nem mesmo o novo Galaxy Note 10.1 2014 Edition é páreo para ele, ainda mais esse da Nokia, kkkkk.... Não me façam rir, tenho até dó dele, só ganhou na câmera e no preço, kkkkkk...

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2013-10-26T10:38:35  

      Vender mais não torna nada melhor. Ou acham que o gol é o melhor carro do Brasil? Agora, eu acho que o ipad deve continuar sendo o melhor tablet, mesmo nessa geração. Mas não quer dizer que outros não serão bons... depende do uso de cada pessoa. Eu nunca testei um tablet mais fluído e com melhor tela que o ipad, mas não quis um pelo meu uso.

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2013-10-26T10:38:35  

      Vitor Santos Vender mais não quer dizer que é melhor. Vamos falar de termos técnicos na música: o Sertanejo Universitário é absurdamente fácil de ser feito, diferente de Bossa Nova ou Jazz. Porém, o que vende mais é o Sertanejo Universitário. Veja bem, não estou entrando em questão de gosto musical, mas sim de técnica! Tente pegar uma música de Michel Teló e uma música do John Coltrane e me diga qual é mais fácil de tocar. Enfim, só escrevi isso pra dizer que vender mais não significa que é o melhor. Acredito que, por ser pioneira, o iPad ganha dos outros, mas não por ser mais vendida.

  • Marlon Conceição
    2014-03-02T11:55:27

    iPad Forever.

  • Marco Muniz
    2013-11-07T20:50:54  

    Materia PAGA!!! Que constrangimento!!!! Sera que ssa gente não percebe que o iOS esta ultrapassado? Ficar olhando para aquela tela com uma matriz de icones, como num desktop ou android, é o cumulo do ultrapassado. Ao menos o Win 8 (RT, 8.1 ou Phone 8) oferece uma experiencia inovadora, fluida e interessante....sem mesmices.

    recentes

    populares

    • Marco Muniz
      2013-11-07T20:50:54  

      ridículo vc pensar isso aceite que o ipad air leva a melhor cara, e pare de inventar coisas para justificar a própia mediocridade das outras empresas.

  • Wagner Lima
    2014-02-10T20:41:32

    O Ipad realmente o AIR hj é o melhor e olhe que so fa dos android em smartphone..

  • Matheus Silva
    2013-10-29T23:26:10  

    iPad ganha de todos os tablets das concorrências juntos. Eu tenho e sei do que estou falando

    recentes

    populares

    • Matheus Silva
      2013-10-29T23:26:10  

      o iped ganha de todosssss logico

    recentes

    populares

    • Matheus Silva
      2013-10-29T23:26:10  

      Qua la sua idade??? Está jogando quais joguinhos? fala sério!!!!

  • Dan Snurf
    2013-11-09T17:39:18

    desculpem-me os fanboys da Apple, mas essa matéria demonstra ser escrita por alguém tecnologicamente ignorante. Tela de Retina, ok, mas a tela do Lumia é clearblack com uma "leiturabilidade" infinitamente melhor, inclusive na luz do sol. Chip a7? haha piada, ele é melhor que o A6, e A5, mas ainda tem baixo overclock (64bits? alguem sabe o que isso realmente significa?), o Windows RT também é superior ao iOS, tem multitarefa REAL, e features exclusivos... não há porta USB, nem HDMI, muito menos expansão de memória no iPad air. Assim como Office e carregamento de 80% da bateria em 40 minutos.

  • Elderson Cunha
    2013-11-06T12:18:04

    não me importo com esdsas comparações, prefiro nokia sempre!

  • Migué
    2013-10-29T22:41:36  

    A Apple deve ter pagado uma boa grana por essa matéria.......

    recentes

    populares

    • Migué
      2013-10-29T22:41:36  

      TAMBÉM ACHO... IGUAL A MATERIA DO ETIOS NO DOIMINGO NO AUTO ESPORTE

  • Monsenhor Razão
    2013-10-27T22:27:51  

    Está na bíblia sagrada: "Apple é Apple e resto é resto". Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! O Senhor é o meu pastor, e a Apple não me faltará. (Salmo 49 versículo 20)

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-10-27T22:27:51  

      Deprimente, usando o nome de Deus em vão para falar de uma marca defasada, tinha que ser brasileiro !!!!

  • Bryan Marques
    2013-10-28T12:16:58

    PRECISAVA MESMO DESSA COMPARAÇÃO?

  • Sergio Brega
    2013-10-26T20:48:13

    Contando os dias para fazer o upgrade,não sei como vivi até comprar o gadget.

  • Willy Reis
    2013-10-26T16:50:54

    Tab 10 2014 melhor q os dois.

  • Marcelo
    2013-10-28T10:38:56

    em questão de jogos/aplicativos específicos o ipad ainda ganha disparado.. mas em versatilidade acho o WinRT bem melhor... a possibilidade de colocar 2 apps na mesma tela deve ser uma mão na roda

  • Ramon Miquéias
    2013-10-26T17:49:25

    Poxa TechTudo mais uma notícia feita na base do "achismo". Matéria feita com base somente nas especificações dos aparelhos coisa que hoje em dia não quer dizer nada! Deveria pelo menos deixar os dois serem lançados no Brasil, USAR e depois destacar os pontos forte e fracos de cada plataforma de uma forma totalmente "imparcial" (coisa que está difícil de se ver em alguns sites principalmente quando se trata de Windows Phone e companhia.)

  • Andersson Silva
    2013-10-26T16:12:25

    HAHAHAHAHA.... não me façam rir o Ipad só perde na câmera. Ele é mil vezes melhor q esse tablet da nokia. O A7 DE 64 Bits é o futuro dos dispositivos móveis, né?

  • Valmir Junior
    2013-10-28T14:07:24

    Quero só ver quando os projetos que o Steve Jobs deixou acabar....

  • Ricardo Fernandes
    2013-10-26T16:54:12  

    " o iPad Air leva vantagem com seu processador de 64 bits, que faz com que ele abra arquivos duas vezes mais rápido do que o iPad 4" ........ É sério isto? Estou até pensando em comprar o iPad Air, mas falar esta besteira num site de tecnologia é demais.

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2013-10-26T16:54:12  

      Tá certo, Ricardo. Fizeram um site de tecnologia pra totais leigos, pelo que se vê. Eu caí na armadilha dessa vez, mas não volto.

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2013-10-26T16:54:12  

      iPad é incomparável com os demais. Confio que vale a pena investir em um desses. Alguns reviews se baseiam em estatísticas ou testes de benchmark, contudo o que definirá sua escolha é o real tipo de necessidade para este tipo de gadget: jogar, trabalhar com ele, ou ambos.

  • Leonilson Gomes
    2013-10-26T14:32:32

    Gostei muito mais do Lumia 2520, o iPad nem me chamou atenção, vou de Lumia 2520 gostei do teclado dele.

  • Pedro Lucas
    2013-10-26T13:38:20  

    Pra mim a Apple morreu, junto com Steve Jobs

    recentes

    populares

    • Pedro Lucas
      2013-10-26T13:38:20  

      Marcelo Dias, Ainda não morreu pq steve deixou ao menos 4 anos de projetos antes de morrer...

    recentes

    populares

    • Pedro Lucas
      2013-10-26T13:38:20  

      Marcelo Dias A apple continua mais forte do que nunca? Não é isso que os números dizem....ela ainda está forte, mas muito longe do que já foi na época do jobs... O market share do ipad na epoca do jobs era de 85% hoje meros 28%...isso lhe diz algo?

  • Gustavo Volpe
    2013-10-26T11:24:30

    Ipad é o melhor tablet do mercado do mercado, mas essas comparações do techtudo são piadistas, todas baseadas em achismo. O processador é o "dobro por ser 64 bits". hahahaha... decretaram que é melhor que o snapdragon 800 sem sequer fazerem um teste. hahahahahahaha

  • Rogério Silva
    2013-10-28T11:33:45  

    A sorte da Samsung é que ela também vende geladeiras e TVs, porque senão não, já estaria falida. Apple é Apple... o resto é porcaria.

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2013-10-28T11:33:45  

      É verdade. Ops, não é... numa rápida pesquisa eu descobri que, segundo o IDC, a Samsung vendeu mais smartphones que as suas 4 maiores rivais juntas.