09/10/2013 18h13 - Atualizado em 09/10/2013 18h39

iPhone 5C ou Moto X? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Na guerra dos smartphones coloridos, quem leva a preferência: iPhone 5C ou Moto X? Em um intervalo de menos de um mês, dois lançamentos marcaram o mercado de smartphones. O primeiro veio da Motorola, que trouxe um telefone com especificações intermediárias e um leque de opções de personalização. Depois foi a vez da Apple, que praticamente relançou o iPhone 5 com um revestimento plástico e muitas cores. Qual dos dois é a melhor opção? Este comparativo do TechTudo vai responder.

iPhone 5C e Moto X são rivais no mercado dos coloridos (Foto: Arte / TechTudo)iPhone 5C e Moto X são rivais no mercado dos coloridos (Foto: Arte / TechTudo)

Desempenho: Moto X

O Moto X é equipado com um processador Qualcomm Snapdragon dual-core, com 1,7 GHz, além de 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna. O iPhone 5C, por sua vez, sai de fábrica com processador Apple A6 dual-core de 1,3 GHz, 1 GB de RAM e as opções de 16 GB ou 32 GB de memória interna.

Em termos de conectividade, o X e o 5C têm Wi-Fi, 4G, Bluetooth e USB. O Motorola leva vantagem por ter NFC, mas o iPhone tem compatibilidade com mais padrões de LTE (funcional em mais países). Nos sensores, ambos possuem acelerômetro, giroscópio, proximidade e bússola, além de GPS. O X, entretanto, tem também barômetro e termômetro.

Sistema operacional: empate técnico

A velha briga entre Android e iOS volta à tona e, nesse caso, a questão é meramente a preferência do usuário. O Moto X tem uma das mais recentes versões do Android, a 4.2.2 Jelly Bean, enquanto o iPhone 5C possui o iOS 7, último sistema operacional da Apple.

Graças a esta nova versão do iOS, agora é possível personalizar o sistema de acordo com seu layout. Assim, ao comprar um iPhone 5C rosa, por exemplo, é possível deixar todo ele rosado. Apesar desse conceito interessante, em termos de customização, o Android ainda possui mais opções.

Qualidade geral do iPhone 5C é "premium", apesar de ter sido tratado como "econômica" nos rumores (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)Qualidade geral do iPhone 5C é "premium", apesar de ter sido tratado como "econômica" nos rumores (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

No geral, o novo iOS tem um visual mais agradável e clean, com desempenho otimizado para os iPhones mais recentes. Não há como afirmar, no entanto, que ele é melhor ou pior do que o Android 4.2.2. Eles podem ser considerados equivalentes em muitos aspectos, cada um com o seu diferencial positivo e negativo. Cabe ao consumidor saber qual se encaixará melhor em seu perfil.

Design e Display: iPhone 5C

O revestimento em plástico do novo modelo da Apple não o atrapalhou em nada. A empresa diz que não queria fazer o “tradicional telefone” do material e conseguiu. Visualmente ele é muito agradável. Mas o Moto X, mais tradicional, não deixa a desejar. O único detalhe é de que o Motorola não é disponibilizado com suas opções de personalização no mercado brasileiro.

Ele mede 129.3 x 65.3 x 10.4 mm e pesa 130 gramas, mas só chegou ao Brasil nas cores preta e branca. Já o iPhone 5C é mais compacto, com 124.4 x 59.2 x 9 mm, e mais pesado, com 132 gramas. Ao que se pode ver no site oficial da Apple, com muitas fotos dos gadgets multicoloridos, será lançado no país em todas as suas versões.

No display, o Moto X tem 4.7 polegadas com resolução 720 x 1280 pixels, com 312 ppi de densidade. O iPhone 5C, por sua vez, possui menos tamanho, com 4 polegadas, menos resolução, com 640 x 1136, mas melhor qualidade de imagem, pois a densidade é maior, de 326 ppi. Nesses quesitos, portanto, a vantagem é do gadget da Apple.

Câmeras: Moto X

A câmera traseira do Moto X tem 10 megapixels, com autofoco e flash LED, pixels de 1.4 µm, geomarcação, foco por toque, detecção de rostos, fotos panorâmicas e HDR. Ela filma em 1080p com 30 fps e grava áudio estéreo. A frontal tem 2 megapixels, também com vídeos Full HD. Especificações, em geral, melhores do que as do rival.

Moto X chegou ao Brasil por R$ 1.499, 16% menos do que o anunciado (Foto: Reprodução/Anandtech)Moto X chegou ao Brasil por R$ 1.499, 16% menos do que o anunciado (Foto: Reprodução/Anandtech)

Já a máquina do iPhone 5C fotografa com 8 megapixels, também com autofoco e flash LED, os mesmos 1.4 µm de tamanho de pixels. Ela também apresenta um foco com toque, geolocalização, detecção de rostos, HDR, panorâmicas e fotografia durante a filmagem, que é com 1080p a 30 fps, com estabilizador de imagem. Na frontal, 1.2 megapixels com vídeos em 720p.

Preço e disponibilidade: empate técnico

Em disponibilidade, melhor para o Moto X, que já está disponível no Brasil. Mas em preço ainda não há como afirmar nada no momento, pois a Apple ainda não confirmou quanto o iPhone 5C custará no mercado nacional, onde deve chegar em dezembro. Há, porém, rumores que dizem que ele custará R$ 1,8 mil, preço igual ao do seu rival.

Conclusão

Se você quer design, vá de iPhone 5C. Se você quer performance, com especificações de hardwares bons, opte pelo Moto X. A diferença no hardware não é tão grande, mas há uma leve vantagem para iPhone. Em termos visuais e em valor de revenda, o diferencial do aparelho da Apple é enorme, especialmente no Brasil. Mas o preço de compra pode atrapalhar.

Compensa mais comprar um iPhone 5 ou um iPhone 5C? Confira o debate no fórum

Nos Estados Unidos, o Moto X é até mais interessante pelas opções de personalização, com diversas cores e até mensagens na parte traseira. Mas como o serviço Moto Maker não foi disponibilizado no mercado brasileiro, e o site da Apple no Brasil mostra o iPhone 5C em todas as suas cores, não há como negar a vantagem do segundo.

Em hardware, o Motorola tem melhor processador, mais RAM e também a câmera mais potente. Mas, como o comparativo é sobre os novos smartphones coloridos do mercado, fica a impressão de que, para o consumidor brasileiro, a melhor opção é o iPhone 5C, já que o Moto X está disponível somente nas cores preta e branca.

Até porque, caso a sua intenção seja adquirir o aparelho com o melhor desempenho nas lojas, nem o Moto X nem o iPhone 5C devem ser seus alvos. Seria mais adequado tentar adquirir um Galaxy S4 ou até o próprio iPhone 5S, por exemplo. O X é um modelo intermediário, e o 5C é o mesmo iPhone 5, mas com outra "capa".

Tabela comparativa entre iPhone 5C e Moto X (Foto: Arte / TechTudo)Tabela comparativa entre iPhone 5C e Moto X (Foto: Arte / TechTudo)

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Silva
    2013-10-09T19:32:01  

    COMPREI ESSA SEMANA NO SALDÃO DAS CASAS BAIA 4 IPHONES 5c PRA MINHA FAMILHA INTERA, TÁ TODO MUNDO CURTINO, AGORA PASSAMOS NA RUA E TODO MUNDO FICA DI ZOIO EM NOIS,......e quem só pode compra androide ou nokia ........tsc tsc tenho pena

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2013-10-09T19:32:01  

      Bolsa família dá nisso.

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2013-10-09T19:32:01  

      Joao Ricardo esperto mesmo é quem compra um smartphone que nem bluetooth tem e acha que está em uma Ferrari.

  • Edilson Lanzoni
    2013-11-28T10:04:39

    O custo beneficio do Moto X é bem maior, processador mais rapido e bateria com maior duração, paguei 600 reais a menos no motorola e não troco pelo iphone.

  • Fernando G
    2013-11-21T16:57:13

    "A diferença no hardware não é tão grande, mas há uma leve vantagem para iPhone." Tá brincando? Roda um benchmark no iPhone 5 e no Moto X... a diferença é tremenda! Roda um jogo tipo Real Racing no iPhone 5 e no Moto X. Só podem estar de brincadeira.

  • Rafael Souza
    2013-10-09T23:46:39  

    Prefiro o Xperia ZQ aqui em salvador acho de 1,300 á vista show de bola !!!

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2013-10-09T23:46:39  

      Onde você encontrou o ZQ por R$ 1.300?! Me dá o contato, please.

  • Rafael Matera
    2013-10-10T08:10:17  

    Deixa eu ver se eu entendi bem.... "Se você quer performance, com especificações de hardwares bons, opte pelo Moto X. A diferença no hardware não é tão grande, mas há uma leve vantagem para iPhone." Se eu quero performance devo comprar um Moto X, mas o hardware do iPhone é melhor???? Sem comentários!!!!

    recentes

    populares

    • Rafael Matera
      2013-10-10T08:10:17  

      Ah estagiário...

    recentes

    populares

    • Rafael Matera
      2013-10-10T08:10:17  

      Ah, ao Techtudo... contratando estagiários cada vez mais baratos.

  • Luciano Rocha
    2013-10-09T20:20:42  

    Parei de ler em: "Sistema operacional": Empate técnico do Android e da iOS!!! Isso é um absurdo!!! É o mesmo que comparar o Mountain Lion com ruWindows!!!

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2013-10-09T20:20:42  

      Nunca usou o android puro, né? Então continua falando, fanboy. E torça pra apple continuar sugando recursos do android e do WP. Daqui uns anos talvez até se livre do itunes e libere o bluetooth... aí sim.

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2013-10-09T20:20:42  

      Então agora a criatura assume lugar do criador? Ou seja, a iOS é quem copia o Android? Só na cabeça de vocês mesmo! Interface multi touch, disposição de ícones, loja de apps, tocador de mp3, mensagens armazenadas em conversas, album de fotos... São só estas semelhanças que o Android trouxe da iOS? Claro que não! Para quem não sabe o que fala, a primeira versão do Android era uma cópia grosseira da BlackBerry, e após a Google comprá-la, ela copiou a interface da iOS, já que a Google era parceira da Apple no desenvolvimento de APPs para a iOS... Ou vocês não sabiam? Creio que não!

  • Gustavo Volpe
    2013-11-05T12:11:18

    É sério que o Moto X perdeu em display, por ter 14ppi a menos, mesmo com tema muito maior? Não pode ser. hahaha. E falam em design, como se isso não fosse pessoal. Particularmente, acho o iphone 5C e 5S bonitos, assim como conheço quem ache o 5C horrível ou o moto x feio... avaliar isso é, no mínimo, arriscado. Eu acho o moto X com design mais robusto, prefiro. Mas esse aparelho a motorola fez um gol de placa, estou em dúvida entre ele e nexus 5.

  • Alan Parreira
    2013-10-09T20:39:59  

    to querendo compra um Iphone 4s Apple , alguem pode me dizer se é bom mesmo???

    recentes

    populares

    • Alan Parreira
      2013-10-09T20:39:59  

      Já foi melhor na era Steve.Pega um iPad com iOS anterior e pega um com o sistema atual.Apenas rode ele para que ele vire a tela.Os novos parecem Android,não rodam tão perfeitamente.Uma pena e já tá com indícios que a Aplle vai ficar popular.Nada contra,desde que os preços fiquem populares e não a perda da qualidade.

    recentes

    populares

    • Alan Parreira
      2013-10-09T20:39:59  

      Sim é um ótimo celular! Mas entre os dois, eu ficaria com o Moto X.

  • Luis Rosa
    2013-10-09T23:27:41  

    Motorola é um L.I.X.O.... Comprei meu Razer HD e me arrependo todos os dias. Nào vejo a hora de pegar meu 5S! Android nunca mais. Motorola nunca mais. Não existe sentido em comparar as duas marcas! A motorola não tem respeito pelo cliente.

    recentes

    populares

    • Luis Rosa
      2013-10-09T23:27:41  

      Fale por você. Tbm tenho um Razr e me atende perfeitamente, nunca tive nenhum problema, só alegrias.

    recentes

    populares

    • Luis Rosa
      2013-10-09T23:27:41  

      Não sejamos hipócritas, todos celulares estão a merce de problemas, assim como as empresas. Apple também tem seus problemas com seus IPhones explodindo, e etc. Assim como a Motorola vacila em mal atendimento. É muito relativo e depende muito, não dá pra saber.. essa é a verdade.

  • Jacques
    2013-10-09T19:26:49  

    nooooooossaaaaaaaa que vergonha apple perdendo ate para motorola ?????? que decadencia que chegou a apple.saudades do steve jobs

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-10-09T19:26:49  

      Motorola ruim? Lembro dos Motorock e por ai vai, que eram extremamente evoluídos na época, fez um celular de baixo custo com ótima performance (usando carcaça reciclada de ótima qualidade e hardware forte). Esses tempos que a motorola decaiu, mas voltou como sempre foi

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-10-09T19:26:49  

      Antigamente Motorola era muito ruim mesmo. Mas desde que ela foi comprada pela Google, seus celulares melhoraram muito. Principalmente no que se refere ao acabamento do telefone. Pra mim é um dos melhores.

  • Daniel Fernando
    2013-10-09T18:46:54

    Moto x realmente é um belo de um celular...mesmo considerado ''intermediário'' bateu de frente com o iphone 5c sem falar que se procurar na internet se encontra ele por 1.3 mil ja o iphone c deve vir por mais de 2 mil ... realmente a google esta fazendo um belo trabalho com a motorola....outro celular que parece ser bem interessante preste a ser lançado sera o nexus 5 tem tudo para ser outro de um belo celular.

  • Ricardo Fernandes
    2013-10-10T00:04:58  

    Que matéria esquisita e desatualizada, o Moto X não custa 1.800, mas sim 1.499,00 (com promoções de 1.200,00). Como uma tela maior e com mais resolução pode ser pior? Outra coisa é a ilusão você compra um iPhone 5 por 2.300,00 e vende ele por 1.300,00, já o Moto X compra por 1.500,00 e vende por 900,00, qual tem o maior prejuízo?

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2013-10-10T00:04:58  

      Não há proporção aí, num você vai ter 1000,00 e no 600,00 de "prejuízo", em aparelhos que fazem praticamente a mesma coisa. A diferença de PPI é insignificante, nem com lente de aumento alguém conseguiria distinguir.

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2013-10-10T00:04:58  

      Cara... Olha o que você disse... Lê a matéria de novo... Pensa um pouco... A reportagem diz que a tela do iPhone é melhor porque possui mais pixels por polegada quadrada, portanto uma definição melhor, mesmo com resolução inferior. E a questão do preço: 1300 é 56,5% de 2300 e 900 é 60% de 1500... O "prejuízo" na venda é proporcionalmente o mesmo.

  • Gustavo Marçal
    2013-10-09T23:41:13  

    O motorola tem uma tela maior, maior resolução e por 10ppi a tela do iphone se torna melhor? O moto x tem o dobro de memória ram e um processador melhor e uma bateria muito superior. O iphone 5c não ganha do moto x em nada e o techtudo fica tendencioso pro lado do iphone que pra piorar ainda é mais caro

    recentes

    populares

    • Gustavo Marçal
      2013-10-09T23:41:13  

      realmente aí é sacanagem, por causa de 10 ppi, quero ver quem é que vai ficar com uma lupa(ou até microscópio) tentando observar essa tal diferença. kkkkkk

  • Wagner Rozendo
    2013-10-10T00:15:11

    Segundo o artigo Moto X tem especificações intermediárias, mas GANHA no desempenho, na câmera e EMPATOU no sistema (apesar de possuir mais customizações) e no preço (hahahah esta em todos os sites a 1499 reais ou mais barato ainda no boleto, o iphoneC, rumor de R$1800) e disponibilidade (o iphoneC AINDA NÃO ESTA DISPONÍVEL NO BRASIL, TEM QUE DESENHAR?)... muito bom hein Thiago Barros? kkkkkkkkk No final ainda reafirma que o X é intermediário mesmo ganhando de um iphoneC que é um iphone5 colorido, sera que ele ousaria dizer que o iphone 5 perde de um modelo intermediário?

  • Fabio Batista
    2013-10-10T08:18:44

    nossa!!!! que comparação ridícula.o moto x é anos luz melhor que esse iPhone ai....

  • Juliana Fernando
    2013-10-09T22:18:37

    Matéria estranha...vence o Moto X mas o tempo todo tenta puxar sardinha pro IPhone... "Se você quer performance, com especificações de hardwares bons, opte pelo Moto X. A diferença no hardware não é tão grande, mas há uma leve vantagem para iPhone." ????

  • Leonardo Alves
    2013-10-10T05:48:01  

    Fujam da Motorola! Seu pós-venda e assistência técinica são um verdadeiro deboche contra seus clientes. Aconteceu comigo, aconteceu com muitos! Pesquisem e comprovarão.

    recentes

    populares

    • Leonardo Alves
      2013-10-10T05:48:01  

      Qualquer marca ta assim, principalmente Apple tem um dos piores pós venda, mas pelos boyzinhos que são alienados falam que são ótimos

  • Lucas Silva
    2013-10-09T21:50:04  

    o Moto X chegou no Brasil por 1500, e não por 1800 como diz a matéria.... Pagando a vista consegue chegar até em 1300...

    recentes

    populares

    • Lucas Silva
      2013-10-09T21:50:04  

      Procurem um pouco mais... O modelo branco já está saindo por 1159,00 em algumas lojas...

    recentes

    populares

    • Lucas Silva
      2013-10-09T21:50:04  

      Chegou por 1800 mesmo, mas abaixou rapidamente para 1500, e hoje já se encontra até por 1200.

  • Ajax Junior
    2013-10-14T11:42:48

    Rpz, eu nunca vi um site puxar tanto para a apple como este. Eu tenho um iphone e um android, não tem nem como comprar o android com o IOS.

  • Willy Reis
    2013-10-09T21:44:03

    Embora o IOS7 estar renovando e bem melhor em recursos, Android tem mostrado a cada dia um sistema bem fluido principalmente com o motox de hadware bem modesto e preço otimo, 2 otimos smarts porem ainda prefiro android q atualmente está bastante promissor.

  • Thiago Mascarenhas
    2013-10-16T10:55:33  

    Motorola ta c tornando a nova potencia do mercado oO, celulares ótimos e o preço baixo.

    recentes

    populares

    • Thiago Mascarenhas
      2013-10-16T10:55:33  

      É o efeito Google amigo, onde a Google coloca as mãos vira ouro.

  • Ajax Junior
    2013-10-14T11:44:11

    É melhor comprar um android e uma maçã na feira, sai mais barato.

  • Thiago Mascarenhas
    2013-10-10T08:52:12  

    Já tive Galaxy e Iphone agr tenho um Motorola Razr Ma HD e digo uma coisa, o aparelho é EXELENTE a bateria de 3.300 mAh dura 5 dias, fico na internet e jogando praticamente 7 horas por dia e meu aparelho n descarrega, mts criticam a Motorola por causa dos antigos aparelhos mas agr é a potência do momento.

    recentes

    populares

    • Thiago Mascarenhas
      2013-10-10T08:52:12  

      Se ela é criticada é porque fez muitas burrices e não adianta vir falar que não porque realmente é verdade. Porém agora, elevou tanto o nível que está anos luz da Samsung.

    recentes

    populares

    • Thiago Mascarenhas
      2013-10-10T08:52:12  

      José Gonçalves, mas também muitas pessoas já tiveram smartphones atuais da Motorola e reclamam da marca, assim como é o meu caso! Em novembro do ano passado comprei um Razr HD e me decepcionei bastante com o aparelho (câmera mediana, GPS inconstante, travamentos irritantes, etc) , e também com o suporte fraco da Motorola. Em agosto comprei um Lumia 920 e dias depois vendi o Razr e não me arrependi em nada pela troca.

  • Hugo Nascimento
    2013-10-09T21:27:18

    Esqueceram do Lumia 920 que também é colorido e a Nokia é pioneira no conceito :P

  • Phelipe Mascarenhas
    2013-10-11T12:20:30

    Frase 1 Desempenho: Moto X Conclusão A diferença no hardware não é tão grande, mas há uma leve vantagem para iPhone. What?