Jogos casuais

28/10/2013 20h30 - Atualizado em 28/10/2013 20h30

Knack é a superprodução da Sony com jogabilidade casual para o PS4

Renato Bazan
por
Da Brasil Game Show

Knack, jogo produzido pela Sony Japan, dá desde o início a impressão de ser um híbrido entre o PS3 e PS4. Se por um lado o game apresente uma jogabilidade pouco inovadora, por outro, sua iluminação e efeitos visuais deixam claro que este é um título da próxima geração. Knack teve novos detalhes revelados na Brasil Game Show 2013.

Knack ganhou mais detalhes durante a BGS 2013 (Foto: Divulgação / Sony)Knack ganhou mais detalhes durante a BGS 2013 (Foto: Divulgação / Sony)

Já sobre a jogabilidade, não há nada de extraordinário. O jogo apresenta interface mínima e apenas quatro botões de comando - andar, pular, rolar e atacar. Na demo disponível na BGS, duas fases exaltam diferentes aspectos: numa primeira parte, o jogador deve seguir em meio a um cenário urbano povoado por capangas robóticos, cujos ataques oferecem um desafio considerável mesmo para o público mais habituado às mecânicas de combate em terceira pessoa; na segunda, uma invasão noturna ao que aparenta ser um museu exige do jogador movimentos sorrateiros e bem calculados, que inclusive envolvem o abandono de boa parte da força do personagem.

Um dos elementos mais diferenciados da ação em Knack é a íntima relação que o jogo estabelece entre a extensão da vida do personagem, o tamanho físico que ele ocupa em tela e a força de cada um de seus ataques. Essa tríplice interdependência é regulada pela quantidade de sucata que o jogador consegue encontrar no cenário, para mais, e em quantos golpes leva dos inimigos, para menos. Se engana, porém, quem imagina que crescer é a solução para todos os desafios, pois com o tamanho inchado surgem uma série de desafios. Um personagem maior não é apenas mais forte, mas um alvo mais fácil e com mobilidade reduzida. Além disso, muitos enigmas, como exemplificado pela invasão ao museu, serão impossíveis sem o abandono de boa parte do corpo de Knack.

Knack (Foto: Divulgação) (Foto: Knack (Foto: Divulgação))Knack (Foto: Divulgação)

É preciso mencionar ainda o interessantíssimo elemento do modo cooperativo entre o PS4 e o PS Vita anunciado pela Sony durante sua coletiva na Brasil Game Show, na qual dois jogadores poderão participar da mesma aventura em telas separadas, inclusive com câmeras separadas. Isso desperta muitas possibilidades para jogabilidade assimétrica até então imaginadas apenas para o WiiU, com sua gamepad avantajada, e dá um apelo totalmente renovado ao PS Vita. A portas fechadas, executivos da Sony demonstraram uma terceira fase na qual um segundo jogador, pelo Vita, ajudava Knack a atravessar uma selva recheada de armadilhas como um robozinho-escolta. O jogo deve aproveitar do novo recurso ao longo de toda a aventura.

Knack está disponível para testes na BGS e será lançado junto com o PlayStation 4, que sai no dia 15 de novembro nos Estados Unidos e no dia 29 para o Brasil. Ele estará disponível tanto no formato de Blu-Ray quanto no de download digital pela PSN.

Você pretende comprar o PS4 por R$ 4 mil? Comente no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Godinho
    2013-10-30T21:51:28

    Jogo muito bom... se vc tiver 8 anos de idade.

  • Alan Santos
    2013-10-29T14:44:04

    Claro que sim não vou pagar mais impostos por uns 6 anos já ta todos embutidos nele por esse valor mesmo. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alex Oliveira
    2013-10-29T17:57:45

    Com esse superexclusivo, agora sim vou pagar 4K no PS4. SQN.