Sistemas Operacionais

17/10/2013 08h17 - Atualizado em 17/10/2013 13h25

Windows 8.1 tem venda via download adiada pela Microsoft Brasil; entenda

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

A Microsoft optou por adiar temporariamente a venda do Windows 8.1 no Brasil, por meio de download. Com isso, o novo sistema operacional só poderá ser comprado em mídia física (DVD) a partir desta quinta-feira (17), data do lançamento oficial para os consumidores. A medida foi tomada em razão de mudanças nas regras para transações internacionais com moedas estrangeiras, adotada por bancos e operadoras de cartões em território nacional.

Microsoft lança Windows 8.1; saiba preços, novidades e como atualizar

Windows 8.1, novo sistema operacional da Microsoft e sua tela inicial (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 8.1, novo sistema operacional da Microsoft e sua tela inicial (Foto: Divulgação/Microsoft)

A decisão estraga os planos de quem usa versões mais antigas do Windows (7, Vista e XP) e gostaria de atualizar o computador para o novo software. Porém, usuários do Windows 8, versão atual do sistema, que tem direito a fazer o download gratuito e não serão afetados.

Recentemente, as empresas de pagamento passaram a não aceitar mais transações entre consumidores brasileiros e lojas estrangeiras que operam no país em que haja conversão automática de valores em dólar, euro ou e outras moedas, para o real – gerando gastos adicionais com impostos e modificando o valor final, informado no pagamento da fatura.

Segundo nota da Microsoft Brasil, o update gratuito do Windows 8.1 para todos os usuários de Windows 8 acontece normalmente a partir desta quinta-feira, por meio da Windows Store.

Porém, “em virtude da mudança da regra que determina como transações internacionais devem ser processadas no site da Microsoft e em outros sites operados por empresas internacionais (...) a versão online do Windows 8.1 via download no site da Microsoft não estará disponível no dia 17 de outubro”, afirma um comunicado enviado para o TechTudo.

Site da Microsoft mostra update para download do Windows 8.1  (Foto: Reprodução/Microsoft)Site da Microsoft mostra update para download do Windows 8 para Windows 8.1 (Foto: Reprodução/Microsoft)

Ainda segundo a Microsoft Brasil, a empresa lamenta pela inconveniência e disse que está trabalhando para assegurar que seus clientes possam continuar usando seu método de pagamento preferido, entre eles os cartões de crédito nacionais.

Enquanto busca opções para solucionar o problema, a fabricante orienta o consumidor brasileiro a fazer a aquisição do novo Windows 8.1 por meio do varejo tradicional. Lojas físicas e online de todo o Brasil já recebem os pacotes de DVD do novo software nesta mesma quinta-feira.

Google Play e PSN na mira

No início deste mês, bancos brasileiros colocaram em prática o bloqueio de compras em dólares em que havia conversão imediata, prejudicando a venda de aplicativos e jogos. Todas as operações em lojas virtuais como Google Play e PlayStation Network foram recusadas.

Segundo as empresas de pagamento, as operações em lojas estrangeiras com operação no Brasil só serão aceitas caso sejam concluídas na moeda do país de origem; ou seja, em dólares. Isso impede que o usuário ache que o valor que está pagando em reais seja o preço final e, depois, veja com surpresa as taxas de IOF pela transação de natureza internacional.

O objetivo dos bancos é que, com isso, os usuários saibam da cotação exata e o valor da compra em reais na data de fechamento da fatura. Sendo assim, ao fazer as operações em dólares, os clientes estarão arcando com possíveis variações cambiais até o fechamento. A oscilação pode ser boa ou ruim, de acordo com o valor da moeda para o dia do vencimento.

A Google Play, loja de aplicativos para Android e uma das afetadas pela mudança, já mudou sua política de cobrança e passou a exibir no recibo de pagamento dos consumidores os valores apenas em moeda estrangeira, e voltou a receber compras. A Microsoft disse que pretende resolver o problema o quanto antes, para poder oferecer seu produtos online.

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jefferson Carvalho
    2013-10-17T09:40:31  

    Windows 8 é um saco, prefiro o 7...

    recentes

    populares

    • Jefferson Carvalho
      2013-10-17T09:40:31  

      Mais leve e estável? Agora até me interessei em instalar o 8.

    recentes

    populares

    • Jefferson Carvalho
      2013-10-17T09:40:31  

      Eu comprei o windows 8 no lançamento por um excelente preço, R$69,90. Minha máquina ficou mais rápida mesmo, mas a usabilidade é muito ruim, prefiro o windows tradicional, vamos ver como fica com o 8.1... baixando...

  • Caique Ferreira
    2013-10-17T10:51:16  

    Uso o Windows 8 desde quando lançou, não o troco por nada inferior, apenas pelo próximo, windows 9 :D, pra frente sempre, só manés ficam presos a sistemas operacionais ultrapassados

    recentes

    populares

    • Caique Ferreira
      2013-10-17T10:51:16  

      Marcio Amaro, não é por que é lançamento não. é por que é superior mesmo.

    recentes

    populares

    • Caique Ferreira
      2013-10-17T10:51:16  

      Assino embaixo, Marcio Amaro!

  • Juiz Final
    2013-10-17T12:51:57  

    Gastar dinheiro com software é para manés! O negócio é ser Linux na cabeça, sem vírus, sem custos e muito melhor desempenho!!

    recentes

    populares

    • Juiz Final
      2013-10-17T12:51:57  

      Marcos Cavalieri, lixo pq a versão do windows que vc usa é pirata. Se tivesse que comprar vc usaria o Linux.

    recentes

    populares

    • Juiz Final
      2013-10-17T12:51:57  

      Que lixo esse linux!!

  • Erwin Oliveira
    2013-10-17T12:20:03  

    as atualizacoes do ios sao de graca..kkkk

    recentes

    populares

    • Erwin Oliveira
      2013-10-17T12:20:03  

      Erwin Oliveira é o tipico puxa saco da Apple, defende a empresa, mas nem sabe quais ou para que serve cada produto .. tsc tsc.

    recentes

    populares

    • Erwin Oliveira
      2013-10-17T12:20:03  

      Analfabeto funcional, se você ler a reportagem vai perceber que, para quem está atualizando - como qualquer atualização - é de graça. Só será pago para quem está comprando o OS agora.

  • Erwin Oliveira
    2013-10-17T12:19:46  

    graças as Deus sai do windows... migrei pro ios ha um ano e nao me arrependo

    recentes

    populares

    • Erwin Oliveira
      2013-10-17T12:19:46  

      Você e burro mesmo ou ta querendo comentários, leu a reportagem cabeça de bagre, meu androide também e de graça as atualizações vai atualizar Mac Os para ver se e de graça ou tenta colocar um aplicativo no seu ios, quem tem Win 8 e de graça a atualização.

    recentes

    populares

    • Erwin Oliveira
      2013-10-17T12:19:46  

      Erwin Oliveira vendeu todos os seus PCs e agora só usa o Iphone ou Ipad? Legal heim! um Imac é bacana, pq nao experimenta tambem? Só que ele usa o OS nao IOS.

  • José Cicarello
    2013-10-17T11:16:37

    windows é um lixo!

  • Charles Berlanda
    2013-10-17T11:04:59

    Eh... não consegui fazer a compra ontem pela STEAM, agora já sei o motivo.

  • Ingo Sabage
    2013-10-17T09:40:53  

    Como são boazinhas essas operadoras. Na verdade elas querem evitar prejuízos com a oscilação da cotação do dólar, principalmente agora que, depois de um pico inacreditável, devido à irresponsabilidade da nossa política monetária (do Mantega e BC), vai ter tendência à queda nos próximos meses.

    recentes

    populares

    • Ingo Sabage
      2013-10-17T09:40:53  

      Luiz Santos não. O IOF já era cobrado da mesma forma. Fiz alguma compras em real em que foi cobrado IOF. E sim, o dólar está em baixa, agora pensa no que acontece quando o dólar baixa depois que vc compra e pra quem isso é melhor. Pensa um pouco mais antes de xingar os outros cara...

    recentes

    populares

    • Ingo Sabage
      2013-10-17T09:40:53  

      Ingo Sabage, o dólar está em baixa e não em alta, mané! Isso é para cobrar o IOF, é uma solicitação do governo, simples assim!

  • Adaílton José
    2013-10-17T12:41:26

    A maioria nem entende ou sabe porque mudou a regra de conversão de moedas mas vem dar as opiniões mais ridículas. É como eu querer opinar sobre o trabalho de um neurocirurgião.

  • Juiz Final
    2013-10-18T20:07:01

    Certeza que se não existisse como piratear o windows, o Linux ganharia mais de 50% do mercado do dia para a noite.

  • Carlos Reis
    2013-10-17T16:59:17

    Aqui ta quase atualizado! huahuahua viva o Windows 8 Original!

  • Fabio Santos
    2013-10-17T12:26:15

    Aconteceu isso comigo ao tentar fazer uma pagamento no Paypal, era convertido automaticamente, então a operadora de cartão de crédito não aceita mais. a solução foi desmarcar a conversão automática e pagar em dólar mesmo, ai vai entrar IOF.. Coisas do nosso governo para sempre levar algum..

  • Frank Pimenta
    2013-10-17T12:40:19

    Me dei mau com Windows 8, não gostei e para sair foi um sufoco. E para comprar tinha de ser com cartão internacional, e que me garante que vou dar minha senha e não vou ser roubado. Não tem garantia nenhuma, se fosse por boleta, talvez desse certo. Complicado!

  • Bruno
    2013-10-17T11:03:18

    Você quis dizer: proxy? - Google sobre fazer download por outro país

  • Doriedson Clarindo
    2013-10-17T15:21:01

    Ótimo já tenho instalado no pc

  • Heron Santos
    2013-10-17T12:48:13

    E o Paypal entrou nessa jogada também, ele sempre debitou em Reais do meu cartão, mas eu era cobrado pelo IOF, agora, desde a semana passada quando faço uma transação em dolár no Paypal o mesmo é recusado.

  • Geraldo Gomes
    2013-10-23T11:27:42

    Deviam era cancelar este Wndows 8 todo.

  • Antonio Jr.
    2013-10-21T17:24:03

    Essa história tá mal contada, pra mim. Será que é pra desovar os estoques do 8, na Balão tá R$ 90 e alguma coisa, na Kabum tá a R$ 200 e alguma coisa o Upgrade do pro. Hum...