Jogos de aventura

02/10/2013 16h23 - Atualizado em 02/10/2013 16h23

Mighty No. 9 é o novo jogo do criador de Mega Man

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Mighty No. 9 é o novo jogo do criador de Mega Man, Keiji Inafune, que arrecadou mais de quatro vezes o valor pedido em uma campanha de financiamento coletivo. O título se inspira nos clássicos jogos de 8 e 16 bits para criar um sucessor espiritual para o robô azul da Capcom. Mighty No. 9 tem lançamento planejado para 15 de abril de 2015, para PC, Mac, Linux, PlayStation 3, Xbox 360, Wii U, PlayStation 4, Xbox One, PS Vita e Nintendo 3DS.

Mighty No. 9 é um sucessor espiritual de Mega Man (Foto: Divulgação)Mighty No. 9 é um sucessor espiritual de Mega Man (Foto: Divulgação)

A campanha

O desenvolvedor japonês Keiji Inafune recorreu ao conhecido site de financiamento coletivo Kickstarter para tentar criar um novo jogo que captasse a essência do clássico Mega Man, utilizando a nova tecnologia e ideia dos fãs para ir além. O projeto pedia US$ 900 mil (mais de R$ 2 milhões) para que seu estúdio, a Comcept, e a Inti Creates (produtora de Mega Man Zero) pudessem produzir e lançar o jogo para PC, meta que atingiu em pouco mais de 24 horas.


Nos dias seguintes, Mighty No. 9 continuou arrecadando altos valores, encerrando a campanha com 67.233 pessoas tendo investido US$ 3.845.170 (mais de R$ 8,5 milhões). Outros US$ 186.380 (por volta de R$ 415 mil) foram levatandos através do PayPal, levando o total para US$ 4.031.550 (quase R$ 9 milhões).

O valor final arrecadado garantirá que o título seja lançado para praticamente todas as plataformas possíveis, contando com muitos extras, como mais fases, chefes, modos alternativos e até um modo de missões cooperativas online. A quantidade de plataformas para as quais o jogo foi anunciado é bastante ambiciosa, mas Inafune disse que seu próprio estúdio injetaria dinheiro se fosse necessário.

A campanha aceitou valores a partir de US$ 1, oferecendo uma versão digital do jogo para download a todos que doassem US$ 20 (quase R$ 45). Outros extras como artes, trilha sonora e miniaturas foram oferecidos para valores maiores. Porém, as colaborações mais inusitadas vieram de 4 pessoas que doaram US$ 10 mil cada (por volta de R$ 22 mil), ganhando um jantar com Keiji Inafune.

Mighty No. 9

Beck é o Mighty No. 9, o nono de uma série de robôs (Foto: Divulgação)Beck é o Mighty No. 9, o nono de uma série de robôs (Foto: Divulgação)

O personagem principal é Beck, o Mighty Number 9, claramente inspirado no Mega Man original. O nome Mighty No. 9 vem do fato de que ele é o nono robô produzido da linha Mighty Number. Ao lado dele haverá um personagem de suporte, provavelmente como o cão Rush fazia para Mega Man, e uma coadjuvante, Call.

A história do jogo conta de um misterioso vírus que contaminou os oito primeiros robôs da linha Mighty Number, um em cada parte do mundo, cabendo à Beck a responsabilidade de enfrentá-los. O conceito de oito chefes que podem ser enfrentados de maneira não linear é outro fator remanescente de Mega Man.

A mecânica também será semelhante à do mascote da Capcom. Enquanto Mega Man podia pegar as armas dos chefes derrotados, Beck pode assumir novas formas, como um martelo gigante. Além das formas alternativas, há ainda as Mighty Skills, habilidades temporárias que ele pode obter de outros inimigos.

Ao atacar certos oponentes com armas específicas, ou atingir seus pontos fracos, eles liberarão células “Xel”, que trazem novas habilidades para Beck. Seus braços podem se transformar em ímãs para tirar escudos de inimigos ou mãos com molas para ativar alavancas distantes, para não mencionar melhorias temporárias, como pulo duplo ou velocidade aumentada.

Beck deverá ter muitas habilidades especiais (Foto: Divulgação)Beck deverá ter muitas habilidades especiais (Foto: Divulgação)

Capcom

Keiji Inafune deixou a produtora Capcom em outubro de 2010, alegando que não gostava de seu trabalho. Por várias vezes o criador de Mega Man tentava iniciar um novo jogo da série, mas acabava tendo seus projetos cancelados. O mais simbólico para os fãs do robô azul foi Mega Man Legends 3, anunciado para o Nintendo 3DS e cancelado em julho de 2011.

Segundo o desenvolvedor, há o medo de que a Capcom possa tomar alguma ação judicialmente, alegando que Mighty No. 9 é parecido demais com Mega Man e que estaria infringindo seus direitos. “Se eu dissesse que não estou preocupado, seria uma mentira”, disse Inafune.

Keiji Inafune tem medo de uma ação da Capcom, mas segue confiante (Foto: oxmonline.com)Keiji Inafune tem medo de uma ação da Capcom, mas segue confiante (Foto: oxmonline.com)

A Capcom não entrou em contato oficialmente com a Comcept, mas Keiji Inafune disse que ouviu rumores de conhecidos que ainda trabalham na empresa. Segundo ele, a produtora estaria secretamente torcendo pelo sucesso de Mighty No. 9.

Primeiras impressões

Todas as ideias e artes divulgadas até agora não são versões finais e em nenhum momento refletem como o visual de Mighty No. 9 poderá vir a ser. A produtora Inti Creates chegou a criar uma demonstração em vídeo de como o jogo em movimento se pareceria na Unreal Engine, mas sempre lembrando que os gráficos ainda não são definitivos.


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  • Fernando Santos
    2013-10-03T02:04:59

    velhos tempos de megaman . Passava horas jogando passando os chefões pegando upgrades no laser e equipamentos . Simplesmente esta na minha lista de jogos antigos dos melhores .

  • Silviohitman
    2013-10-04T14:08:16  

    acho que a capcom não vai fazer nada. certamente vão esperar para ver se esse jogo fará sucesso e se fizer autorizarão um novo megaman dando total liberdade criativa ao Keiji...espero q seja assim....

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    • Silviohitman
      2013-10-04T14:08:16  

      É o que eu penso também, a Capcom cancelou tantos Megmans pq certamente tem dúvidas de se ele ainda faria sucesso na nova geração. O Mighty é a chance deles de ter essa resposta sem desembolsar um centavo por isso. Se for sucesso, não duvido que na semana seguinte os projetos do mega saem da gaveta da Capcom. Meu medo é fazerem à la Capcom atual, um jogo incompleto dependente de DLCs =(

  • Joao Cardoso
    2013-10-03T11:37:59

    Po cara achei irado até o X6,dps ficou um pouco feio...