02/10/2013 17h38 - Atualizado em 02/10/2013 17h47

Nokia é flagrada capturando imagens para seu próprio 'Street View' no Brasil

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O serviço de mapas da Nokia vai ficar ainda mais completo no Brasil. Ao que tudo indica, o processo para captura de imagens tridimensionais das ruas, semelhante ao Street View do Google, já começou a ser feito. Um carro com a marca da empresa, usando a câmera para este tipo de captura, foi flagrado por um leitor nesta quarta-feira (2), no Centro do Rio de Janeiro.

Nokia já iniciou a captura de imagens para seu mapa, Here, no Brasil (Foto: Carlos A. Quintella)Nokia já iniciou a captura de imagens para seu mapa, Here, no Brasil (Foto: Carlos A. Quintella)

A Nokia ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Ao que parece, o aparato necessário para registrar todas as imagens necessárias já está no Brasil e sendo testado.

A ideia de ampliar os recursos do Here, o serviço de geolocalização presente nos smartphones Nokia, atualmente padrão no Windows Phone 8, já vinha sendo trabalhada há algum tempo. Em julho, a divisão de negócios da Nokia anunciou algumas vagas de emprego para Analista de Campo no Brasil. A pessoa selecionada seria responsável por planejar e participar da coleta de dados de campos e participar da construção do conteúdo dos mapas. Pelo visto, a vaga foi preenchida e o trabalho já iniciado.

Procurando algum GPS que funcione no Brasil? Veja as sugestões dos leitores

Foram oferecidas vagas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, mas outras cidades ainda podem receber a visita dos carros com as câmeras do Nokia Here. Também não há estimativa de quanto tempo eles levarão para realizar as capturas e como será realizada a sua disponibilização - se por cidades, aos poucos, ou somente quando o projeto estiver bem adiantado em múltiplos locais.

O serviço de mapas da companhia finlandesa segue sob administração da própria Nokia, sem qualquer relação com a Microsoft, que recentemente adquiriu a divisão de celulares da fabricante. Mesmo assim, o investimento na plataforma parece estar a todo o vapor. A busca pela internacionalização completa do serviço é uma prova disso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everson Oliveira
    2013-10-03T11:49:23

    o segundo, terceiro, quarto... não mandam em nada, a moral sempre sera do primeiro!

  • Alexsander Macedo
    2013-10-03T08:26:10  

    Nokia sempre teve ótimos produtos mas... o atraso dela nas atitudes de melhoras é lamentável... bem antes tarde do que nunca.

    recentes

    populares

    • Alexsander Macedo
      2013-10-03T08:26:10  

      Eric o Alexsander tem razão e vc tbm, o GPS da Nokia são os melhores, mais o atraso na atualização dos serviços demorou muito e como se a Nokia estivesse em ultimo lugar fazendo uma corrida de recuperação e posso dizer que eu gosto muito dos aparelhos da Nokia e que se recupere logo.

  • Alisson Silva
    2013-10-02T18:32:45  

    Nokia sempre teve bons mapas, agora com imagens tridimensionais vai ficar sensacional. Vai ficar no mesmo patamar dos mapas do Google e vai deixar os mapas da Apple comendo mais poeira ainda.

    recentes

    populares

    • Alisson Silva
      2013-10-02T18:32:45  

      bons ? ta doido é ? sao piores ainda do que os da Apple

    recentes

    populares

    • Alisson Silva
      2013-10-02T18:32:45  

      O Gabriel e chic só usa aparelho da maçã e usa um aparelho de GPS no bolso.

  • Rodrigo Cardoso
    2013-10-04T17:59:28

    Ate que enfim a Nokia acordou hein, melhores câmeras, melhores celulares, melhor SO, e agora melhorando o que já era um dos melhores GPS.

  • Alessandro Etchechurry
    2013-10-02T17:55:50

    Viva Nokia