Internet

25/10/2013 07h05 - Atualizado em 25/10/2013 07h05

Opiniões duplicadas sobre BBM no Google Play geram acusações de fraude

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O BBM, aplicativo de mensagens instantâneas da BlackBerry, estreou há poucos dias no Google Play e já alcançou a marca de 10 milhões de downloads. No entanto, sua nota média de 4,2 (em um total de 5,0) parece ter sido gerada graças a avaliações falsas com pontuação máxima na loja do Google.

Segundo denúncias, avaliações positivas do BBM são duplicadas, indicando fraude (Foto: Reprodução/The Verge)Segundo denúncias, avaliações positivas do BBM são duplicadas, indicando fraude (Foto: Reprodução/The Verge)

Denúncias de diversas fontes dizem que algumas avaliações com cinco estrelas ao mensageiro são duplicadas, exibindo o mesmo texto de comentário elogiando a empresa e o aplicativo, algo do tipo: “Muito obrigado, equipe da BlackBerry. Estava esperando por esse aplicativo. Ele é ótimo, tem boa usabilidade e roda macio”.

É interessante notar também que os comentários duplicados têm até os mesmos erros de pontuação, talvez para soarem verdadeiros. Algumas pessoas se aproveitaram da situação para mostrar sua irônia com o aplicativo: uma das avaliações repete o texto dos outros comentários, mas dá nota mínima, reclamando depois que o mensageiro da BlackBerry trava no seu celular.

A BlackBerry, ciente do caso, se pronunciou sobre o assunto. “Soubemos recentemente de várias avaliações de nota 5 possivelmente falsas do BBM para Android no Google Play. Nós não temos conhecimento de como essas avaliações foram feitas ou distribuídas. Nós não aprovamos ou toleramos tais atitudes e estamos comprometidos a trabalhar junto ao Google para resolver o problema”, disse uma fonte da empresa.

É importante lembrar que houve um caso parecido com a Samsung neste ano, porém descobriu-se que a empresa estava diretamente envolvida nos reviews falsos. A empresa coreana confessou o crime e foi condenada a pagar uma alta multa.

Quem vai usar o BBM no Android e iOS? Deixe seu comentário no Fórum do TechTudo

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares