Armazenamentos

17/10/2013 07h00 - Atualizado em 17/10/2013 07h00

Pesquisadores criam mídia que pode guardar dados por um bilhão de anos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma equipe de pesquisadores alemães e holandeses conseguiram desenvolver um tipo de mídia que é capaz de manter dados intactos por 1 bilhão de anos. Para chegar nesse tipo de confiabilidade, os cientistas desenvolveram um tipo de disco ótico feito de tungstênio, capaz de resistir milênios.

Faça o download do Kit de programas para gravar DVD ou Blu-Ray no Windows

Imagem mostra o aspecto do disco com informações gravadas em QR Code (Foto: Reprodução)Imagem mostra o aspecto do disco com informações gravadas em QR Code (Foto: Reprodução/extremetech)

Atualmente, um disco rígido comum é uma mídia confiável para reter dados por algumas décadas (desde que seja conservado em condições quase insuportáveis, que vão da estabilidade do lugar onde está guardado, não pode levar pancadas, à temperatura, já que oscilações bruscas podem causar danos). Cartões de memória podem ser corrompidos com o tempo e também não são a opção mais durável.

O disco de tungstênio evita todos esses problemas, além de outros mais. O material é estável e tende a se manter intacto mesmo quando submetido a variações de temperatura e pressão (para derretê-lo, são necessários 3422 graus Celsius). Essa alta tolerância à temperatura, aliada à baixa taxa de expansão térmica explica porque o material é tão popular entre as lâmpadas incandescentes, por exemplo.

Além disso, uma mídia ótica, ao contrário de um HD, dispensa o uso de partes móveis, que poderiam ser danificadas com o tempo, tornando a leitura dos dados algo inviável.

Quer saber se computador com Blu-Ray é capaz de ler DVD? Veja no Fórum do TechTudo!

Os dados gravados no disco de tungstênio seguem o padrão comum dos QR-Codes. A escolha por essa forma de escrever informação tão comum nos dias de hoje é simples de entender: eles possuem uma estrutura inerentemente binária, que deve ser facilmente compreendida por uma civilização futura, que domine rudimentos de matemática. Neste sentido, o disco de tungstênio, que pode durar 1 bilhão de anos, seria uma forma de garantir o registro da humanidade para o futuro.

Via ExtremeTech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Reis
    2013-10-24T09:23:07

    Parece uma imagem egípcia algo do tipo.