Video game

20/10/2013 06h30 - Atualizado em 21/10/2013 18h08

PlayStation no Brasil: confira o histórico de preços dos aparelhos da Sony

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O PlayStation 4 teve seu preço para o Brasil anunciado pela Sony: R$ 4 mil. O aparelho vai chegar por aqui a um alto custo e isso virou motivo de piada na Internet. Porém, ele não foi o primeiro console PlayStation a chegar ao país por um preço elevado – o histórico mostra que PlayStation 3, PS Vita e outros tiveram o mesmo tratamento por aqui. Confira:

ps4_8 (Foto: ps4_8)Preço do PS4 gera revolta nos brasileiros (Foto: Divulgação)

PSP

O PSP foi lançado no Brasil pela Sony com seis anos de diferença em relação ao seu lançamento original nos Estados Unidos e por um preço superior ao do Xbox 360 nacional na época. Em 2011, o primeiro portátil da Sony chegou por aqui a R$ 1.300, enquanto custava US$ 170 nos Estados Unidos – pouco mais de R$ 365, de acordo com a atual cotação do dólar.

PSP chegou por R$ 1,3 mil (Foto: Divulgação)PSP chegou por R$ 1,3 mil (Foto: Divulgação)

Na época, em canais do chamado “mercado cinza” e em lojas que vendiam o aparelho importado sem o consentimento da Sony, ele podia ser encontrado por cerca de R$ 600, metade do preço oficial. O primeiro modelo que chegou por aqui foi o PSP-3010.

PlayStation 2

O PlayStation 2 é um caso ainda mais grave que o PSP. O console chegou oficialmente ao Brasil nove anos depois de seu lançamento nos EUA. O “melhor” de tudo era seu preço – R$ 800 -, quando ele já custava, no fim de sua geração, apenas US$ 100 no exterior – por volta de R$ 230, na atual cotação do dólar.

Atrasado, PS2 chegou por R$ 800 (Foto: Divulgação)Atrasado, PS2 chegou por R$ 800 (Foto: Divulgação)

Ao mesmo tempo, nos mercados paralelos, o PS2 era facilmente encontrado por preços que variavam entre R$ 400 e R$ 300, uma diferença considerável. Os primeiros jogos também chegaram oficialmente pela Sony a preços entre R$ 99 e R$ 119.

PlayStation 3

Com o PlayStation 3, o “início de carreira” no Brasil foi um caso à parte. O console começou a ser vendido por aqui após o seu lançamento nos EUA, em 2006, mas de forma ainda não oficial, por lojas que o traziam via encomenda. Em grandes varejistas, ele podia ser encontrado por até R$ 8 mil, preço que é mais alto que o próprio PS4 atualmente.

PS3 chegou por R$ 2 mil e depois abaixou o preço (Foto: Divulgação)PS3 chegou por R$ 2 mil e depois abaixou o preço (Foto: Divulgação)

Somente em 2010 a Sony lançou o console de forma oficial no País, por R$ 2 mil – enquanto nos EUA ele já saía por cerca de US$ 300, ou R$ 750, com a cotação aproximada atual do dólar. Em 2013, a empresa atualizou o aparelho e disponibilizou a versão “Super Slim” no Brasil, já com o preço mais em conta de R$ 1 mil e com direito a fabricação nacional, o que abateu um pouco seu preço.

PlayStation Vita

O PlayStation Vita foi disponibilizado nas lojas brasileiras apenas alguns meses depois de sua chegada ao mercado internacional. O portátil chegou por R$ 1.600, um pouco mais caro que o PSP em sua época, enquanto nos EUA custava US$ 250, ou o equivalente a R$ 540, em conversão direta. Vale lembrar que somente a edição Wi-Fi foi lançada por aqui, já que a Sony até hoje não demonstrou planos de trazer a versão do videogame com conexão 3G.

O PS Vita teve um lançamento nacional conturbado (Foto: Divulgação)O PS Vita teve um lançamento nacional conturbado (Foto: Divulgação)

O Vita passou por uma história de lançamento conturbada no Brasil. Era difícil de achar nas lojas e algumas subiam o preço para acima do valor sugerido. Na época de sua chegada ao mercado, era comum encontrar o portátil por mais de R$ 2.500, ainda quando ele não fosse comercializado oficialmente pela Sony.

Aparelho Preço nos Estados Unidos Preço no Brasil
PSP US$ 170 R$ 1,3 mil
PS2 US$ 99 R$ 800
PS3 US$ 300 R$ 2 mil
PS Vita US$ 250 R$ 1,6 mil
PS4 US$ 400 R$ 4 mil
PSOne US$ 300 (no lançamento) *Não foi lançado oficialmente no Brasil

Fórum TechTudo - PlayStation 4 por R$4.000,00: Quem vai?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Santanna
    2013-10-21T10:53:51  

    Meu PS3 me atende perfeitamente. Só trocarei pelo PS4 (OU FUTURO "PS5") quando não tiver mais saindo jogos para PS3.

    recentes

    populares

    • Daniel Santanna
      2013-10-21T10:53:51  

      PS3 eu vou até abrir uma coleção de PS3 Fat branco CECHH00 cara tenho um que é novo na caixa nunca aberto R$ 7 mil reais!

    recentes

    populares

    • Daniel Santanna
      2013-10-21T10:53:51  

      O PS3 tem muitos jogos bons, ótima biblioteca, comparado ao PS4 que só tem Godi of uór e Fifa perde até a graça!

  • Ricardo Aquino
    2013-10-20T16:59:01  

    Só estou preocupado com o preço do PS4 no PY só compro video game lá mesmo no ps3 paguei 565 a 3 anos atras

    recentes

    populares

    • Ricardo Aquino
      2013-10-20T16:59:01  

      Que graça tem joga só FIFA e Gódi of uór? Jogos da geração Pablo Vittar!

  • Fernando Silva
    2013-10-20T19:24:52  

    ps5 5mil reais

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2013-10-20T19:24:52  

      Só?.... O Ps3 foi mais imponente custando mais de R$ 7 mil reais no Lançamento cara!

  • Wagner Beltrami
    2013-10-20T14:36:25  

    Cada vez mais eu fico indignado com os valores dos produtos aqui no Brasil, com 4 mil reais da pra ir pros EUA compra o PS4 lá e volta , e ainda da pra curti um pouco por lá , tem que rir msm de $400 pra R$ 4,000 valorr absurdoo

    recentes

    populares

    • Wagner Beltrami
      2013-10-20T14:36:25  

      PS3 foi mais de 7 mil reais cara! Ps4 tá baratim

  • Jumento Celestino
    2013-10-20T13:30:29  

    No Brasil: PS4.000. Nos EUA PS400

    recentes

    populares

    • Jumento Celestino
      2013-10-20T13:30:29  

      Só isso cara? O PS3 foi muito mas muito mais caro por mais de 7 mil reais cara, o PS4 é dessa geração nutella

  • Max Vogelmann
    2013-10-20T12:32:08  

    Logo o PS5 vai vir custando 5 mil quando lançarem...

    recentes

    populares

    • Max Vogelmann
      2013-10-20T12:32:08  

      Não do um centavo! Video Game se limita só a FIFA perdeu a graça...

  • Carlos Miguel
    2018-04-19T23:32:04

    PS3 nas Americanas R$ 7.499,00 aí crianças da geração PS4, Nutella, Pablo Vittar desculpem, mas PS3 é Superior!

  • Sergio Lopes
    2013-10-20T10:52:47  

    Culpa dos proprios brasileiros. Povo consumista!!!! Se ninguem comprar, a Sony com com certeza tera que diminuir o preco.... Acorda povo consumista!!!!

    recentes

    populares

    • Sergio Lopes
      2013-10-20T10:52:47  

      cara mas não é só culpa da sony,o brasil é um país com muita taxa de imposto,um exemplo que tive hoje,comprei um remédio de 3 reais,1 real e 10 centavos foram só de impostos,dá uma pesquisada amigo,no brasil qualquer coisa é mais cara que no exterior

  • Robert Danyllo
    2013-11-08T18:40:49

    Sempre preferi o PS2, todos da coleção Crash Bandicoot funcionam nele, e só ele me satisfaz. Além do preço não tão caro. O PS3 também é um ótimo console, mas só pretendo comprar quando minha franquia voltar a lançar jogos. Esse preço é um absurdo, e apesar de dizerem que são impostos, creio que haja uma explicação por trás das cortinas deste assunto.

  • Carlos Alexandre
    2013-10-20T12:55:56

    Olha sou a favor do boicote, sei que tem aqueles que não trocam seu play pelo xbox, mas vejam se a sony tiver venda desastrosa aqui eles terão que rever seus valores, mas se houverem compra sempre praticarão seus preços abusivos fica a dica. Eu iria pular do xbox para o play mas já desanimei com a notícia uma pena que a sony no enxerga o mercado brasileiro como um mercado promissor com a microsoft enxerga uma pena estava disposto a mudanças.

  • Felipe Pessoa
    2013-10-20T12:54:31

    Isso só demonstra que o brasil é um lixo

  • Roberto Farias
    2013-10-20T12:52:30

    Isso só demonstra que a sony é mercenário há tempos...

  • Luiz Messias
    2013-10-20T13:11:13

    Sera que ninguem viu que este preço é estrategia de marketing!! o preço real so vai ser revelado na BGS!!!

  • Jason Xerez
    2013-10-20T10:37:34  

    Cara, pode até ser ganância até um certo ponto. Mas a fábrica de PS3 instalada aqui no Brasil é o que mais determina que esse preço do PS4k seja tão alto. imagina ai que eles estão disponibilizando o PS3 aqui agora por 1.000 Reais e tá vendendo muito bem. Se eles lançam o PS4 custando os "justos" 1.800 reais, quem ainda vai comprar o PS3? Outra coisa: quando lançou o PS3 que custava uns 6000, vcs conheces alguém que pagou esse valor? Quem quer traz do exterior. hoje é muito fácil comprar de fora, mesmo na legalidade.

    recentes

    populares

    • Jason Xerez
      2013-10-20T10:37:34  

      E ainda tem mais com todo tributação sai mais barato, vai entender esses fabricantes eu hem!!!

  • Vitor Santos
    2013-10-20T09:09:53  

    Na época em que o PS2 chegou aqui por R$800,00 para nós agora esta muito é barato, mas naquela época caríssimo.

    recentes

    populares

    • Vitor Santos
      2013-10-20T09:09:53  

      Mais o ps2 chegou aqui em 2009 e nesse tempo já até tinha o ps3, ele chegou super barato aqui em 2009

  • Fernando Ferreira
    2013-10-20T12:16:32  

    Eu só comprei o meu PS3 esse ano e mesmo assim não comprei o oficial, pois a diferença era de R$ 500 e o que comprei tem o dobro de HD que o modelo oficial da época. Também só me decidi pelo PS3 pq meu primo já tinha um e poderia pegar jogos emprestados dele. Eu queria mesmo o Kinect, mas resolvi esperar pelo modelo novo do Xbox.

    recentes

    populares

    • Fernando Ferreira
      2013-10-20T12:16:32  

      "Eu queria mesmo o Kinect, mas resolvi esperar pelo modelo novo do Xbox" ....... Quantos anos vc tem??? 5???? kinect é coisa de criancinha!!!

    recentes

    populares

    • Fernando Ferreira
      2013-10-20T12:16:32  

      Compraste um Polistation 3?

  • Murilo Carvalho
    2013-10-20T13:43:43

    eu fico rindo a toa que os cara defende a sony mesmo depois desta. sony no brasil meus queridos fanboys só televisão mesmo assim prefiro LG.

  • Denis Cardoso
    2013-10-20T14:41:07

    Resumindo em duas frases: A Sony pensa que nós somos otários. Vendo a quantidade de gente que paga esses valores irreais praticados, a Sony tem razão.

  • Marcelo
    2013-10-21T07:47:43

    PSVita lançamento: 2,5k .... PSVita hoje: não vale o plástico que cobre o silício!!

  • Lucas Marques
    2013-10-20T21:46:30

    Uma bala nos EUA 20 cents no brasil 5000 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Anderson
    2013-10-21T08:23:40

    A coisa é tão insana q faz o carissimo Xbox parecer barato.Pelo menos o concorrente é menos discrepante quando compara-se os preços em outros países com o praticado aqui.

  • José Gonçalves
    2013-10-21T08:07:14

    Com esses R$ 4mil dá para ir no EUA, comprar o PS4 lá... Dá um rolê em NY, voltar para o Brasil e ainda sobra dinheiro hahah... Vergonha!

  • João Barbosa
    2013-10-21T12:37:35

    Aos fanboys da Sony, pensem um pouco que a empresa podia MUITO BEM investir mais no país, antes tinha um descaso total e os bestas ainda ficavam idolatrando-os... br é br mesmo

  • Alex Ribeiro
    2013-10-21T08:29:47  

    Tá reclamando, NÃO COMPRA!!!!! A Sony tá lançando por esse preço pq sabe q brasileiro é burro e motivo de piada no exterior e sabe q tem um grande público q vai comprar por esse preço senão mais. Quem vai sorrir no final é ela. Eu msm vou de concorrente nessa nova geração.

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2013-10-21T08:29:47  

      José Gonçalves, não só li as notícias como fiz a conta dos impostos e a conta não bate. Talvez devesse fazer o mesmo, aí vc descobriria q sairia mais barato pagar uma viagem de ida e volta pra Miami e pegar o Playstation lá, incluindo o valor dos impostos de importação, diárias de hotéis e o caríssimo visto para os EUA..........

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2013-10-21T08:29:47  

      A Sony disse q esse preço é pq o PS4 vai ser importado para o Brasil, o q dá na incidência de vários impostos. Preço do PS4 importado + impostos (incluindo o ICMS): R$ 2050,00 (mais ou menos). Produtos abaixo dos U$$ 500,00 não pagam ICMS, caso do PS 4. Preço real do PS4 importado: R$ 1760,00 (mais ou menos). O site da Receita Federal tem o cálculo dos impostos. Entra lá e vê se a conta bate antes de falar q 60 ou 70% do preço são impostos de importação, como a Sony quer q a gente acredite

  • José Gonçalves
    2013-10-21T09:03:40  

    Em nota a Sony noticiou que de 60% a 70% do preço é imposto! Parem de culpar a empresa... Dia 24 vão fazer uma conferência e demonstrar o por que desse preço abusivo.. Muita gente falando que o Xbox One é U$ 100 mais caro no EUA e quase R$ 2000 mais barato no Brasil, como poderia ser imposto? Vamos descobrir isso nessa tal conferência!

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-10-21T09:03:40  

      não é o que "muita gente ta falando" são os fatos... faz uma busca no google e em 5m vc ve a verdade.... na amazon americana... ps4 ta $399 e xbox ta $499. Aqui no Brasil em qualquer loja grande da internet (submarino/fast shop/saraiva/etc) vc encontra o xbox one por 2200 e em algumas até menos de 2000 a vista