Video game

21/10/2013 19h11 - Atualizado em 21/10/2013 19h11

Preço do PS4 já inclui desconto da Sony; valor original seria R$ 4.257

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

O preço do PlayStation 4 no Brasil (R$ 3.999) foi justificado pela Sony em um comunicado oficial. A empresa apresentou um gráfico informando que as taxas de importação representam 63% do preço praticado, algo em torno de R$ 2.524. Ainda segundo o Blog oficial do PlayStation, a empresa reconhece que o preço final no varejo não é bom para ela e nem para os consumidores.

Sony justifica valor do Playstation 4. (Foto: Reprodução)Sony justifica valor do Playstation 4. (Foto: Reprodução)

O cálculo apresentado é simples, porém os números assustam. O console foi dividido em três fatias. A maior é referente aos impostos, com 63% do custo. Em seguida aparece a margem do varejista, com 22% e só então custo de transferência direta do PlayStation 4, com 21,5%.

O comunicado apresenta claramente como alvo as políticas de impostos de importação praticadas no Brasil. Para justificar o valor do console, o gerente geral da empresa na América Latina, Mark Stanley, citou taxas conhecidas dos brasileiros como o IPI, PIS/CONFINS, ICMS e ICMS-ST. Um dos fatos mais curiosos da publicação é que de acordo com os cálculos a empresa ainda está oferecendo um desconto de 6,5% no valor final do produto, que segundo a Sony deveria custar R$ 4.257.

A empresa revelou que continuará buscando um diálogo com os órgãos governamentais para encontrar uma solução para a redução de preços do console no varejo. A Sony também confirmou que a fabricação do PlayStation 4 no Brasil está em pauta, o que diminuiria de maneira significativa os valores cobrados atualmente.

Qual preço você considera justo para o PlayStation 4? Responda no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Rodriguez
    2013-11-14T14:45:38

    Meu PC>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>PS4>>XB-ONE

  • Roberto Rashid
    2013-11-03T18:24:12

    O pior de tudo: VENDE.

  • William Hoffmann
    2013-11-02T20:26:34

    Puxa vida, valeu Sony, se não fosse esse desconto generoso de vocês me faltaria dinheiro para compra-lo! Valeu Mesmo!

  • Marina
    2013-10-21T20:10:22  

    63% = 2524??? kkkkkkkkkkkkk 63% de qual valor mesmo?? Pois 63% de 3999,00 = 2519,37 / 63% de 4257 = 2681,91 / 63% de 858 = 540,54, sério me explica sua matemática sony!!! 63% de 4006,35 é 2524,00 e ai de onde você tirou esse valor?

    recentes

    populares

    • Marina
      2013-10-21T20:10:22  

      Pelos calculo da Sony em pega trouxa deve ser 63% em IPI ai dps mais 63% em ICMS e assim vai indo, até chegar nos 4K.

    recentes

    populares

    • Marina
      2013-10-21T20:10:22  

      Hallison Silva você está corretíssimo, pois como pode um jogo lançamento vir de 60U$ de lá a 150-180R$ aqui, e o console vir a 300% de juros...

  • William Hoffmann
    2013-11-02T20:18:15

    Matemática normal: 399U$ * 2,18R$ = 869,82R$ + 21% de "Preço de transferência do P$4" = 1056,83 + 63% Imposto = 1722,63 + 22% Revenda = 2101,61 - "Desconto da Sony" = 1965,00 :) BOOOOOA SONY.

  • Paulo Oliveira
    2013-10-22T19:20:30

    Que dó..... Vou deixar umas moedas em cima do console lá na BGS, acho que estão precisando!!

  • Hugo Fraga
    2013-10-22T18:19:53

    A Microsoft sabe o que faz na hora de negociar!

  • Claudio Potter
    2013-10-23T08:02:17

    se o custo com impostos fosse 100% o preço seria de R$ 1.716,00 + R$ 875,00 dos lucros = R$ 2591,00 onde estao os outros R$ 1409,00?,,,matematica não tem enganação!!!

  • Vinicius Meira
    2013-10-21T21:31:34

    Pegou a maior MVA do brasil e colocou. e fez imposto sobre imposto. É a unica forma de dar esse valor de 300% só de imposto. 63% ta errado, essa calculadora da sony ta muito ruim. Ow sony arruma um contador do brasil para fazer essa conta para voces. Essa ai nao colou.

  • Monsenhor Razão
    2013-10-21T20:08:50

    A Sony está fazendo o... se colar, colou! Significado de "Se colar, colou": É quando a empresa toma uma atitude ou ação (de qualquer natureza) sabendo que a mesma não procede, e fica no aguardo que as pessoas aceitem sem questionamento. Geralmente, quando a empresa "dá um SCC", ela esta omitindo algo em relação ao que está dizendo ou não informando exatamente o que ocorre, visando o benefício próprio. É uma atitude egoísta de certo ponto, porém muito usada no mundo corporativo, servindo de base para a maioria das negociações.

  • Hugo Nascimento
    2013-10-21T19:42:23  

    Tudo mentira!!! E o que explica o Xbox One a 2,2 Mil?? A microsoft tá vendendo de "graça" pague somente os impostos ou a Sony quer empurrar a faca no Brasileiro sem pena mesmo??

    recentes

    populares

    • Hugo Nascimento
      2013-10-21T19:42:23  

      E o Xbox One está por 1935 reais nas Americanas e 1970 na FAST. Menos da METADE do PS4.

    recentes

    populares

    • Hugo Nascimento
      2013-10-21T19:42:23  

      E os primeiros Xones também serão importados como o PS4

  • Maykcon Vieira
    2013-10-22T07:05:54

    Outro absurdo: Se somar os R$858,00 do valor do console com os R$2.524,00 dos impostos, temos R$3.382,00. Se somarmos os 22% da margem do varejista e do distribuidor, temos mais R$744,04. Onde eles encontraram o valor de R$875,00?! Sendo assim, o valor final seria de 4.126,04 e não R$4.257,00.

  • Artur Quadros
    2013-10-22T22:02:05  

    alguem pode ensinar eles que, 63% de R$858 não são R$2524, vai entender...eles fizeram como se fosse 200% de imposto sendo que são 63% ladrões.

    recentes

    populares

    • Artur Quadros
      2013-10-22T22:02:05  

      Vinicius Andrade como pode ser do falor final, se eles precisam primeiro do valor da transferencia de dolar pra real!! então você quer me dizer que algum idiota da sony, falou simplesmente, o PS4 vai custar 4 mil no brasil?? Se fosse assim, iria exportar um carro americano de 10 mil dolares pro brasil e vender por 150 mil reais! vou falar que 60% disso é imposto!

    recentes

    populares

    • Artur Quadros
      2013-10-22T22:02:05  

      Wando: você lembrou bem uma coisa que não tinha visto ninguém citar até agora: os percentuais dos impostos sobre produtos importados são aplicados um sobre o outro e não cada um sobre o valor inicial. Nessa caso o cálculo fica um pouco mais complicado, mas mesmo sem calcular, dá pra se imaginar o quanto o valor final não aumentaria. E alguém explique p/ o Artur que a Sony não disse que os impostos correspondem a 63% do valor original, mas a 63% do valor final.

  • A55555
    2013-10-23T17:40:30  

    Sony ta cavando a própria cova,para quem acredita eu sugiro ir pesquisar,impostos não passam de uns 70% do valor em conversão direta do ps4 ou seja uns 700 reais!

    recentes

    populares

    • A55555
      2013-10-23T17:40:30  

      Não é a Sony que está errada, e sim o Brasil, porque tá lá o preço do vídeo-game de 858 reais, e os impostos é de 2 mil 524, ou seja, ruim é o imposto do Brasil e não a Sony!

  • Smile Vieira
    2013-10-23T15:17:50

    Que país é esse?? do fundo do meu coração, se eu pudesse optar, não seria brasileiro, e não só pelo motivo dos impostos, corrupção, e sim pela falta de igualdade, dignidade, respeito para com o seu próprio povo, essa corja de corruptos que se dizem bem feitores, e os eleitores que se dizem "inteligentes" e revoltados com a corrupção ainda aceitam e colocam essa escória da humanidade a frente do país.

  • Vinícius Bonassoli
    2013-10-21T20:57:10

    Os R$858 já inclui a margem de lucro da Sony...

  • Gabriel Catabriga
    2013-10-22T17:22:02  

    Algum economista ou alguém que entende de importações pode explicar isso? o Valor do imposto que a sony está considerando está sobre o preço final de venda!!! Que aberração é essa que você estima o preço e depois o justifica calculando o imposto?? Entendo que os 63% tinha que ser em cima dos R$858,00 que é o custo de importação do produto e o valor que virá na nota de importação. Esse 63% sobre os 3999,00 não faz o menor sentido, a não ser sem vergonhice mesmo!!

    recentes

    populares

    • Gabriel Catabriga
      2013-10-22T17:22:02  

      o que a sony diz, é que do preço final (R$ 3999) 63% são de impostos (R$ 2524). Ou seja, sobre o valor inicial do videogame (U$ 400 ou R$ 858), são cobrados 294% de impostos (R$ 2524) mais a margem do varejista e da distribuidora de 102% ( R$ 875). Ou seja, mentira absurda.

    recentes

    populares

    • Gabriel Catabriga
      2013-10-22T17:22:02  

      Você está certo Gabriel, a Sony pensa que no Brasil só tem burros e analfabetos, que não sabemos fazer cálculo de custos. Só isso explica a sacanagem que estão fazendo...

  • George Bezerra
    2013-10-21T20:06:13  

    Depois de anunciar um preço absurdo no ps4, a sony zomba de nós novamente com um monte de cálculos mirabolantes, nem vou me alongar só vou fazer uma pergunta, quer dizer que pelos cálculos que a Sony fez ela comprar o ps4 de que loja nos usa pois o preço de partida que ela colocou foi R$ 858,00 os $399,00 que ela venda lá, o preço inicial devia ser o preço de custo e não o preço das lojas Américas já com todos os impostos americanos e lucro do lojista.

    recentes

    populares

    • George Bezerra
      2013-10-21T20:06:13  

      Sem falar que os impostos deveriam está separado para ser mais claro... Enfim... o lucro que a Sony terá comigo será o americano somente!!!

    recentes

    populares

    • George Bezerra
      2013-10-21T20:06:13  

      Até que enfim alguém com um comentário inteligente. Realmente. o Valor convergido é a partir de $399 (taxa de 2,15). Esse valor é valor do logista lá. A sony quer o lucro normal + lucro logista. Eles acham que estão falando com mulas (pena não estarem completamente errados...)

  • Eduardo Garcia
    2013-10-22T16:55:00

    Engraçado e como eles explicam o preço do XBOX ONE ser mais caro lá fora e aqui ser quase metade do PS4, sendo que os dois são importados e vem dos mesmos países? E os impostos de importação são pagos sobre o preço de entrada do produto, ou seja, R$ 858,00 convertidos em reais e não sobre o preço final de R$ 4.257,00. A partir dai os impostos são os mesmos produtos nacionais. A Sony ta de sacanagem e quer colocar a culpa somente no governo brasileiro, que claro tbm tem uma parcela de culpa, mas neste caso a maior parte é a Sony que ta roubando os brasileiros...

  • João Carreira
    2013-10-21T21:22:46  

    Amigos, vamos pensar APENAS UM POUCO: US$399,00 é o preço do VAREJO norte americano, já contando um lucro da empresa e do vendedor local! O preço de fabricação é o que deveria ser computado pela Sony. Além disso, o imposto no Brasil, independentemente do que seja, (apesar de serem abusivos) NÃO CHEGAM A 300% DO VALOR DO PRODUTO! E mais R$875,00 para lucro da empresa (novamente)! É como se a Sony Brasil acreditasse que os consumidores são idiotas. Lamentável e rídicula a atitude da Sony Brasil... Uma pena, e é sim motivo de indignação por parte de nós, fãs e consumidores.

    recentes

    populares

    • João Carreira
      2013-10-21T21:22:46  

      vc só ta errado dizendo que "o imposto no Brasil, independentemente do que seja" vc paga menos imposto trazendo um Fuzil do que um mortal aparelho de VideoGame.

  • Gudegeneral
    2013-10-22T17:41:04

    Quero ver é o presidente da Sony na América Latina explicar por que o XBOX One que é um console de hardware MUITO similar custar MENOS. Ou a Microsoft está perdendo dinheiro baixando sua margem de lucro, ou o cálculo de impostos do XBOX está errado, ou Microsoft negociou com o governo e a Sony comeu mosca, ou é só estratégia de marketing da Sony anunciar preço altíssimo para depois abaixar.

  • Maykcon Vieira
    2013-10-22T07:05:59

    MAS ESTÁ TUDO ERRADO!!! Se pegarmos o valor do console, que é de R$858,00, somarmos aos 63% de impostos, que dá R$540,54, adicionarmos os 22% da margem do varejista e do distribuidor, que dá R$307,68, o valor final do console seria de 1.706,22! Mesmo se colocasse a margem do varejista e do distribuidor, pelos R$875,00, alcançaríamos R$2.273,54.

  • Eduardo Junior
    2013-10-22T00:18:04  

    A galera é muito alienada mesmo, frases como: "Sony vai falir" "Ninguém vai comprar" "Vou importar o meu" "Viajo para os USA e compro o meu lá", todas essas frases me fazem rir, pq? Não a Sony não vai falir o maior mercado deles vai comprar igual água esse videogame. As outras "Ninguém vai comprar" "Vou importar o meu" "Viajo para os USA e compro o meu lá" , por um acaso alguém reparou que nessas frases a Sony continua ganhando dinheiro cara pálida? Você está comprando o PS4 em todas elas e mais a SOny está tendo lucro...simples...

    recentes

    populares

    • Eduardo Junior
      2013-10-22T00:18:04  

      Bom, meu amigo, se você acha que um dia esse país vai mudar então eu te desejo bastante fé e esperança. Só que eu já não vejo por esse lado. Sou pessimista? Não! Apenas realista. Está mais do que nítido que a coisa chegou em um ponto tão grave que não tem mais jeito. Já era! Pode colocar quantas milhões de pessoas quiserem pra protestar que o grande problema, o grande mesmo, que no caso é a corrupção, nunca vai sumir. Ali dentro um puxa o outro, sai um entra 3. Então, infelizmente, no caso do PS4 especificamente, é o jeitinho brasileiro mesmo que vai aliviar nossos bolsos.

    recentes

    populares

    • Eduardo Junior
      2013-10-22T00:18:04  

      Diego Cozzetti Quer dizer então que toda a comoção e revolta será resolvida importando o aparelho? Ou comprando lá fora?? É...esse é o verdadeiro jeito do brasileiro protestar, por isso nada muda aqui....Se você ler os outros comentários da notícia irá reparar que muitos vão importar ou comprar lá fora...Enfim, como eu quis dizer no meu post nada irá mudar..Brasil!!!!

  • Erico Moreira
    2013-10-21T22:28:50  

    Isso é uma mentira pois os impostos são calculados em cima do valor original então 63% de 858 seriam 540,50 ninguém dev acreditar nisso, roubo, roubo, roubo, quem comprar é um trouxa

    recentes

    populares

    • Erico Moreira
      2013-10-21T22:28:50  

      Quem comprar é rico, que não tá nem aí , pois vai fazer diferença nenhuma no bolso. Agora se for um pobretão vai ter que parcelar 70 vezes sem juros no cartão.

  • Bruno Venturini
    2013-10-22T17:26:48  

    Vamos ensinar a sony a fazer a conta de importação para o nosso país. Valor estimado do playstation saindo da fábrica da sony: U$ 290,00 Valor estimado de transporte dos US pra cá por unidade: U$ 10,00 Valor estimado em impostos, alíquota de 80% (no máximo): U$ 240,00 Valor estimado do lucro do importador e lojistas, 40%: U$ 192,00 Valor estimado de algumas taxas relacionadas a transporte: U$ 25,00 Total : U$ 757,00 Cotação do dólar 2,25 Valor em R$: 1703,25 Agora no cálculo da sony oque muda é o lucro dela.

    recentes

    populares

    • Bruno Venturini
      2013-10-22T17:26:48  

      verdade,os impostos nao passam nem de 800 reais sobre o ps4

    recentes

    populares

    • Bruno Venturini