Utilitários

10/10/2013 07h10 - Atualizado em 10/10/2013 10h24

Quais as principais diferenças entre CCleaner gratuito e versão paga?

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

O CCleaner, popular utilitário lançado pela Piriform, é um software pago. Porém, uma versão gratuita promete melhorar o desempenho do computador ao varrer arquivos que podem comprometê-lo e cumpre seu papel. Disponível para Windows e Mac, o programa tem uma versão Professional que custa a partir de R$60 e fornece ferramentas a mais; compare.

Conhece o CCleaner Portable? Mantenha uma versão no seu pendrive

CCleaner 4.04 logo (Foto: Divulgação)CCleaner para Windows (Foto: Divulgação/Piriform)

O CCleaner realiza a limpeza de arquivos desnecessários armazenados no computador, permitindo que, ao livrar-se deles, a máquina tenha um melhor desempenho. O objetivo principal é dar fim em registros de instalação, histórico de navegação e cookies do browser que, com o tempo, podem deixar o computador lento.

A versão gratuita se encarrega de tudo que se propõe, porém, o pacote do CCleaner Professional oferece "um conjunto completo de recursos, atualizações de software e suporte prioritário" ao usuário. Com pagamento feito online, o software é entregue de imediato, via download na máquina.

Limpeza em rede

Ao pagar para usar a ferramenta, existe a possibilidade de fazer a limpeza de vários usuários de um mesmo computador de uma vez. Há ainda outras duas versões pagas - a Network edition e a Business edition - que oferecem funções ainda mais específicas para negócios.

A Network edition é bastante interessante, visto que permite usar o CCleaner de forma remota. Ou seja, você pode limpar outros computadores que pertençam a uma mesma rede que o seu, através do programa, e sem precisar instalá-lo diretamente em cada máquina.

O Ccleaner limpa seu computador de arquivos inúteis (Foto: Reprodução/TechTudo) (Foto: O Ccleaner limpa seu computador de arquivos inúteis (Foto: Reprodução/TechTudo))O CCleaner limpa seu computador de arquivos inúteis (Foto: Reprodução/TechTudo)

Já a versão Business, de acordo com o site da Piriform, foca dá mais atenção a partes do sistema geralmente utilizadas por computadores de empresas, acostumados a rodar programas mais pesados para organização do negócio, em redes maiores e mais complexas.

Versões conjuntas também são oferecidas, como é o caso do CC Cleaner Network Business Edition, que mescla funções de ambos os pacotes. Vale ressaltar que todas as versões pagas contam com o suporte da empresa e o update automático; e que, na versão gratuita, você precisa usar o programa logado em cada sessão do Windows que deseja fazer a limpeza.

O pagamento também garante que o sistema de monitoramento trabalhe de forma parecida com um antivírus, sempre conferindo o browser e o computador para encontrar irregularidades, corrigindo automaticamente. O que não substitui uma limpeza manual através do CCleaner, mas ajuda a detectar problemas sérios que podem ocorrer nos registros do PC.

Suporte

Outra diferença entre as versões gratuita e paga do CCleaner é o fato de que a versão paga conta com suporte oficial oferecido pela Piriform. Isso significa que qualquer dúvida que o usuário possa vir a ter com relação ao funcionamento do programa, bem como opções e configuração, pode ser resolvida com os desenvolvedores, não disponível na versão gratuita.

Diante de um problema mais grave, por exemplo, apenas usuários premium - que pagam pelo serviço do CCleaner-, terão respostas rápidas e eficientes de profissionais do CCleaner.

Atualizações

Quem usa o programa já deve ter percebido que, apesar dele avisar quando existem novas atualizações – e até mesmo se oferecer para te levar até o site para baixá-las –, ele não faz atualizações automaticas, diferentemente de outros programas e utilitários para Windows.

O CCleaner Professional, porém, se encarrega de fazer atualizações automáticas, sempre conferindo o banco de dados da Piriform para encontrar novas versões do software, livrando o usuário da responsabilidade do download. Isto é bastante útil, já que a cada nova atualização o programa melhora a database e, possivelmente, a interface e funcionamento.

Além do suporte a dúvidas e problemas corriqueiros, a Piriform também oferece, na versão Professional, ajuda em relação a bugs e problemas que possam ocorrer com o programa no Windows e no Mac. Visto e comparadas as diferenças, escolha a versão do CCleaner que mais se adequa a sua necessidade, e faça a devida limpeza e melhore o seu computador.

Quer configurar o CCleaner? Veja como no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luizbigode.tertulia
    2017-11-18T13:23:08

    quero sab er se está certo ou como limpar o que aparece como problemas O(Ivários issues aparecem dizendo para fixálos, isto está certo) FIXED SELEDTED ISSUES. MANTELOS OU NÃO?