Redes sociais

03/10/2013 09h32 - Atualizado em 03/10/2013 09h32

Rede social permite vender sobra de comida na Internet; conheça o Cookisto

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Cookisto é uma rede social diferente, cujo objetivo é compartilhar comida. O site estimula a comercialização de alimentos caseiros na Internet. Na plataforma, é possível vender e comprar refeições de quem estiver próximo, incluindo até as sobras, evitando o desperdício de refeições.

Criadores do Cookisto demonstram como a ferramenta é prática (Foto: Divulgação/goodgreekstuff.wordpress.com)Criadores do Cookisto demonstram como ferramenta
é prática (Foto: Reprodução/Good Greek Stuff)

Criado na Grécia, durante a crise econômica na Europa, e chegando a Londres neste fim de ano, o Cookisto tem dois modos de atuação, um para quem deseja comer - os chamados “Foodies" -, e outro para quem vai cozinhar - os “Cooks”.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Os Foodies podem acessar a página, ver todas as opções de refeição próximas de casa, entrar em contato, marcar a entrega ou a retirada dela e depois deixar reviews recomendando (ou não) aquele cozinheiro para outros usuários. O sistema funciona de forma muito semelhante ao AirBnb, serviço de aluguel de casas e apartamentos, por exemplo.

Cookisto está chegando a Londres (Foto: Reprodução)Compre e venda comida caseira no Cookisto (Foto: Reprodução)

Já os cozinheiros, "Cooks", podem compartilhar receitas e disponibilizar as criações para os demais usuários, definindo que tipo de alimento têm à disposição, a quantidade de porções que serão compartilhadas, o preço de cada uma delas e o período em que será possível comprá-las via Internet. Depois, é só divulgar o link do seu prato e aguardar as encomendas.

Há, ainda, regras para ambos os tipos de inscritos na rede. Para quem compra, é preciso notificar o cozinheiro de qualquer mudança nos planos, pagar sempre com dinheiro trocado e escrever reviews sobre a qualidade das refeições. Para quem vende, é recomendado marcar a entrega em locais seguros, que não sejam suas próprias casas, fazer todas as transações pelo Cookisto.com, atualizar o menu e também classificar os compradores dos serviços.

O perfil dos usuários contém informações como distância, comidas preferidas e dicas (Foto: Divulgação/angel.co)O perfil dos usuários na Grécia contém informações como distância, comidas preferidas e dicas (Foto: Divulgação/angel.co)

O conceito do Cookisto é bem simples: facilitar o compartilhamento de comida, seja para divulgar seus dotes culinários ou para evitar desperdício. A versão londrina do site ainda não foi lançada, mas já tem mais de 18 mil inscritos. Em Atenas, onde a página já está no ar há alguns meses, 12 mil internautas utilizam o serviço, sem previsão de chegar ao Brasil.

Quer saber como colocar várias imagens em um único post no Instagram? Veja no Fórum do TechTudo.

Via Cookisto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Silva
    2013-10-04T10:33:16

    Europeus...

  • Riacrdo Souza
    2013-10-03T16:33:33

    rumitei