02/10/2013 16h56 - Atualizado em 02/10/2013 16h56

Saiba mais sobre o que são codecs, para o que servem e porque são úteis

Rodrigo Gurgel
por
Para o TechTudo

Os codecs, codificadores e decodificadores, estão mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar. Eles são responsáveis pela música que toca que no seu computador e pelos vídeos que assiste no YouTube. Saiba o que são, para o que servem e como resolver pequenos problemas em função da ausência dos codecs corretos para usar no computador.

Qual a diferença entre o MPC-HC e o Media Player Classic em PCs Windows

Codecs ajudam players a reproduzirem vários tipos de conteúdo multimídia (Foto: Reprodução/Arcsoft)Codecs ajudam players a reproduzirem vários tipos
de conteúdo multimídia (Foto: Reprodução/Arcsoft)

O que são codecs

Codecs são arquivos de dados que temos instalados em nosso computador. Eles são responsáveis por ler certos tipos de arquivos, permitindo que eles sejam reproduzidos em programas de mídia (players/tocadores) como o Windows Media Player (WMP).

Existem tantos tipos de codecs quanto existem tipos de arquivos, e nosso computador – e celulares, também – já vem com vários deles antes mesmo de instalarmos alguma coisa. Os codecs ajudam o WMP conseguir tocar músicas em .mp3 e .mp4, e rodar vídeos em .avi.

Como os codecs funcionam

O processo todo pode parecer um pouco complexo para quem nunca ouviu falar no assunto, mas é bastante simples, pelo menos na teoria. Arquivos de mídia, sejam eles de vídeo ou de áudio, são extremamente pesados por que contêm muitos, muitos, muitos dados. Os arquivos no formato WAV, por exemplo, tinham tamanhos absurdos porque além de capturar todo o som que nós podemos ouvir, eles também reproduziam e salvavam em arquivo frequências de áudio que o ouvido humano simplesmente não consegue escutar. Logo, criou-se o MP3 – um codec responsável por condensar arquivos WAV de áudio, livrando-se de faixas sonoras que nos eram inúteis e preservando apenas aquilo que nós podemos ouvir naturalmente.

É assim que os codecs funcionam, em resumo. Eles comprimem arquivos a fim de facilitar o uso, e também ensinam o computador a trabalhar com aquele mesmo tipo de arquivo – afinal, o MP3 não seria útil se ninguém conseguisse reproduzir de forma fácil e leve.

Como se atualizar com todos os codecs

Infelizmente não é possível. Pela Internet afora existem infinitos números de codecs sendo usados e novos sendo criados a cada instante – as pessoas estão constantemente buscando desenvolver novas formas de compartilhar arquivos mais rápidas, mais leves, mais limpas e também mais seguras, já que um vírus precisa conhecer a sua codificação para infectá-lo.

É possível, no entanto, baixar um codec pack bem completo para o seu computador. Existem alguns ótimos que contêm os codecs mais utilizados, e você provavelmente não terá problemas para executar nenhum tipo de arquivo multimídia com um deles instalado.

Os melhores e mais conhecidos são os fornecidos pela K-Lite. Existem vários, desde o codec pack padrão, que contém apenas os principais e mais utilizados, como também o Mega, que não só trás todos os codecs atuais do banco de dados da K-Lite como também o Media Player Classic, um reprodutor de arquivos de áudio e vídeo leve e feito para trabalhar com alguns codecs específicos. A K-Lite também oferece o “Codec Pack Full”, que é parecido com o Mega, mas sem o MPC. O próprio Windows também oferece pacotes, como o Windows Essentials Codec Pack e o Windows 7 Codecs para o usuário ficar em dia com seus codecs.

Problemas com codec no Media Player? Acesse o Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares