Jogos de esporte

24/10/2013 20h21 - Atualizado em 25/08/2014 14h33

Sony pede desculpas na BGS 2013, mas preço do PS4 no Brasil segue R$ 4 mil

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

A Sony apresentou sua conferência na Brasil Game Show 2013, que começou como um pedido de desculpas pelo polêmico preço de lançamento do PlayStation 4 no país, marcado para 29 de novembro por R$ 3.999. Porém, a empresa tambem exibiu grandes conquistas em território nacional, como jogos mais baratos, suporte a estúdios nacionais, jogos dublados em português e uma versão de Gran Turismo 6 com o piloto Ayrton Senna.

Mark Stanley - palco BGS 2013 (Foto: Foto: Diego Borges/ TechTudo)Mark Stanley - palco BGS 2013 (Foto: Foto: Diego Borges/ TechTudo)

Boa parte do evento foi apresentada pelo presidente da marca PlayStation na América Latina, Mark Stanley, que abriu a conferência falando do preço. Mark comentou que sabe que o valor não é justo e que não é a primeira vez que a Sony encontrou dificuldades no Brasil, mas que está comprometido em tornar o PlayStation 4 acessível a todos, citando como vitórias a diminuição do preço do PlayStation 3 e de seus jogos.

A primeira novidade que Mark anunciou foi que a linha Favoritos do PlayStation 3 receberia novas adições. Sonic Generations, Borderlands e Super Street Fighter 4 ganharão versões que custam apenas R$ 79 ao entrar para essa lista de títulos preferidos dos jogadores.

Viviane Senna na BGS 2013 (Foto: Foto: Diego Borges/ TechTudo)Viviane Senna na BGS 2013 (Foto: Foto: Diego Borges/ TechTudo)

Logo em seguida, subiu ao palco Viviane Senna, irmã do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. Viviane anunciou uma parceria entre a Sony e o Instituto Ayrton Senna, que se revelaria no final da conferência como a presença do lendário piloto brasileiro em Gran Turismo 6. Haverá ainda um pacote especial incluindo um console PlayStation 3, o jogo e um DLC especial para jogadores brasileiros.

Os primeiros jogos só começaram a ser mostrados com a chegada de Mark Rogers, da Sony Worldwide Studios. Um título independente de ação com visão aérea camado Helldivers foi demostrado com quatro jogadores em multipayer cooperativo. Ele será lançado em 2014 para PlayStation 3, PlayStation 4 e PS Vita.

O foco passou rapidamente para o portátil PlayStation Vita, que recebe jogos como Batman: Arkham Origins Blackgate essa semana (também para Nintendo 3DS) e o esperado Tearaway, da produtora de LittleBigPlanet, em 22 de novembro. Foi mostrado então um trailer exibindo vários dos jogos lançados para o PS Vita recentemente e também alguns novos que chegam ainda esse ano, como: Fieldrunners 2, Kick Beat, Doki-Doki Universe, Flower e Pinball Heroes.

Sony anuncia incentivo a desenvolvedoras de games independentes na BGS 2013 (Foto: Diego Borges / TechTudo)Sony anuncia incentivo a desenvolvedoras de games independentes na BGS 2013 (Foto: Diego Borges / TechTudo)

O chefe de relações com publishers e desenvolvedores, Adam Boyes, demonstrou como a família PlayStation teria o apoio de grandes títulos esse ano, como Need for Speed Rivals, Call of Dutys: Ghosts e Injustice: Gods Among us, mas também revelou o suporte da empresa com títulos menores, como o promissor jogo Transistor.

Demonstrando a importância desses pequenos desenvolvedores, Adam relembrou o primeiro jogo brasileiro lançado para uma plataforma PlayStation, Freekscape: Escape from Hell, um título PS Mini da produtora Kidguru. Ele ainda relembrou o título WackyLands Boss da Fair Play Labs da Costa Rica.

Seguindo este gancho, Adam revelou que a Sony já havia enviado vários kits de desenvolvimento do PS Vita para produtoras na América Latina e que pretendia fazer o mesmo para o PlayStation 4. Segundo ele, há 66 desenvolvedores na região criando jogos para plataformas PlayStation, dos quais 19 são do Brasil.

O curioso game Pain foi revelado na BGS 2013 (Foto: Diego Borges / TechTudo)O curioso game Pain foi revelado na BGS 2013 (Foto: Diego Borges / TechTudo)

O estúdio QB9 da Argentina aparece no palco para exibir um pouco de Pain, seu bizarro e gratuito jogo para PlayStation 3. Em uma demonstração os apresentadores tentavam jogar boliche arremessando personagens contra pinos gigantes, enquanto o outro podia destruir o cenário a sua volta para atrapalhá-lo.

Após algumas risadas com o jogo o assunto muda para títulos localizados em português para o Brasil, citando grandes exemplos como Grand Theft Auto 5, o primeiro GTA a ser lançado todo em português, e PES 2014, a popular série de futebol da Konami que trouxe todos os times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Watchdogs dublado na BGS 2013 (Foto: Foto: Diego Borges/ TechTudo)Watchdogs dublado na BGS 2013 (Foto: Foto: Diego Borges/ TechTudo)

Tomando estes jogos como exemplo, começa uma longa sessão de demonstrações de vários títulos com legendas e dublagem em português. O futurista Watch Dogs, o esperado Assassin's Creed 4: Black Flag e até mesmo Destiny, jogos dos mesmos criadores de Halo. Este último apenas com legendas em português.

Após um trailer com variados jogos, Seth Killian, da Ready at Dawn Studios, aparece no palco e exibe The Order 1886, uma das novas promessas do PlayStaton 4, também em português. Logo em seguida, David Hernandez, da Sucker Punch, faz o mesmo exibindo um trailer de Infamous: Second Son.

Killzone Shadow Fall será dublado em português (Foto: Diego Borges / TechTudo)Killzone Shadow Fall será dublado em português (Foto: Diego Borges / TechTudo)

A sequência de trailers é quebrada por Sebastian Downie, da Guerrilla Games, que apresenta Killzone: Shadow Fall, totalmente dublado em português, com um gameplay ao vivo. O título impressiona, não tanto pelos gráficos, mas pela destruição de cenário relevante, como arrebentar uma parede para pegar inimigos desprevenidos.

O assunto volta a ser o PS Vita, porém com foco na conexão ao PlayStation 4. Uma demonstração de Knack exibe a função Remote Play, que permite jogar títulos do console remotamente no portátil, mas evolui para mostrar um modo cooperativo cross-play onde cada jogador usa um aparelho. Assim como outros títulos exibidos, Knack também estará todo em português.

Sobe então ao palco o chefe da marca PlayStation no Brasil, Anderson Gracias, para anunciar oficialmente a chegada do serviço PS Plus no Brasil, Argentina e Chile. Na conferência foi revelado apenas o preço para 1 ano de assinatura, custando R$ 99 (mais barato que nos Estados Unidos), porém já foram anunciados anteriormente pacotes de 1 mês por R$ 19,99 e 3 meses por R$ 34,99.

A PlayStation Plus no Brasil trará todas as vantagens de sua contraparte norte-americana, incluindo jogos com desconto, salvar seus jogos na nuvem, atualizar títulos automaticamente e ter acesso a uma coleção instantânea de jogos sem pagar nada. O serviço se estende entre o PlayStation 3, PS Vita e futuramente o PlayStation 4.

A conferência foi encerrada com a surpresa que Ayrton Senna estaria presente no jogo Gran Turismo 6 para PlayStation 3, assim como o anúncio de um pacote temático para o Brasil, com um PS3, o jogo e um DLC com 25 carros e US$ 1 milhão em dinheiro virtual.

O criador da franquia Gran Turismo, Kazunori Yamauchi, subiu ao palco e revelou que era um grande fã do piloto brasileiro. Ele ainda disse que se Ayrton Senna não existisse, provavelmente nunca teria criado a série Gran Turismo, e que se ele conseguir passar pelo menos um pouco do espírito do piloto para quem jogar, já estará feliz. E seguindo a parceria anunciada no início, uma porcentagem das vendas de Gran Turismo 6 será convertida para o Instituo Ayrton Senna.

Para decepção dos fãs, a Sony não revelou nenhuma novidade sobre o altíssimo preço do PlayStation 4 no Brasil, anunciado por R$ 4 mil. E para os que buscam alternativas mais baratas para comprar o console da Sony, o TechTudo separou algumas dicas.

Qual seria o anúncio mais comemorado na BGS 2013? Comente no fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Conceição
    2015-02-18T16:43:30

    Governo taxa tudo não é a SONY que tem que baixar o preço e sim o GOVERNO que tem que retirar essas altas taxas de impostos nos produtos, do Videogame ao LEITE.

  • Wander Almeida
    2013-11-15T22:31:47  

    Praticam esse preço porque sempre tem uns metidos a pode tudo e compra ,se o Brasileiro fosse esperto como acha que é, boicotava no primeiro momento até a sony abaixar o perço.Mais o Brasileiro quer se comparar ao Europeu e acaba pagando qualquer preço pra dizer pra ele mesmo que pode.Só que aqui no Brasil não sabe sequer reinvidicar seus direitos aceitando qualquer coisa que o governo e a midia enfia goela abaixo.É uma pena.

    recentes

    populares

    • Wander Almeida
      2013-11-15T22:31:47  

      GARANTO QUE 80% DOS PS4 DO BRASIL SÃO COMPRADOS DE IMPORTAÇÃO COMO POR EXEMPLO LOJAS AQUI EM SP NO CENTRO LA VC ACHA POR 1400,00 COM 1 ANO DE GARANTIA

  • João Bertagia
    2014-10-16T12:12:52

    O PS4 era para custar R$ 2000 assim como o iPhone 6, como um Camaro deveria custar R$ 40000.. Valores que são cobrados nos EUA. Isso não acontece devido aos mais de 50% de impostos, sobre impostos, sobre impostos... Continuem votando no PT que daqui uns 5 anos um carro popular vai estar custando mais de R$ 50000 e um celular custo-beneficio mais de R$ 2000 ;)

  • Raphael Queiroz
    2014-10-16T12:09:56

    ME DESCULPEM OS FAN BOYS, PAGUEI 1500,00 NO MEU PS4 UM ANO DE GARANTIA NA STA EFIGENIA CENTRO DE SP PS4 ESTA LIGEIRAMENTE NA FRENTE POIS MUITOS JOGOS DE X ONE NÃO RODAM EM 1080P ISSO SERA CORRIGIDO LOGO MAIS NO WALLMART JA ESTA 1999,00 É SÓ SABER PROCURAR QUEM QUER COMPRAR PESQUISA O RESTO FICA FALANDO ASNEIRA AI SEM SABER DE NADA

  • Ray Knopik
    2013-11-26T10:32:08  

    Estou saindo do PS3 para o X1, este preço é abusivo. tem mto playboyzinho e piá de prédio defendendo a "potência" do game e mimimi, mas pra quem rala muito pra ganhar este dinheiro meu amigo, não vai comprar um PS4 importado e arriscar perder tudo por não ter garantia. Acredito que em mais um ano ou dois o preço dos consoles fique bem mais parelho, a Sony aproveita do seu "status" maior para arrancar dinheiro de quem tem sobrando, se o Xbox fosse da marca da maçã custaria 7 mil e ia ter muita gente pagando... Vou dar meu voto de confiança ao Bill, que pelo menos tem o min de respeito ao meu $.

    recentes

    populares

    • Ray Knopik
      2013-11-26T10:32:08  

      Ainda assim é caro se comparado a um PC mais potente que os consoles, sem tirar que tem uma baita versatilidade, mas isso vai de gosto pessoal, cada um joga onde quiser, mas para pagar um preço abusivo do PS4 ou até mesmo do Xbox One (bem + barato mas continua sendo abusivo) para ter piores gráficos, ter que jogar no joystick games de estratégia e FPS, entre outras desvantagens, prefiro investir no PC, onde posso ligar numa TV, jogar no joystick jogos de esportes, corrida, luta, etc e jogar no mouse e teclado FPS e estratégia. :D

    recentes

    populares

    • Ray Knopik
      2013-11-26T10:32:08  

      cara não se apegue a informar que a nota fiscal que vem de fora nao serve pois vc tem que ser atendido com a nota fiscal e nenhum estabelecimento esta proibido de receber o aparelho sem nota sendo que existe fabrica e revenda no pais da assistencia

  • Vinicius Neves
    2013-11-20T12:49:49

    Do que adianta jogos mais baratos, se não temos dinheiro pra comprar o console??

  • Julio Simei
    2013-10-25T01:13:14  

    OTIMA NOTICIA ASSIM 99 % DOS BRASILEIROS VAI DE X BOX ONE,O BOM QUE NEM PRECISAMOS FICAR NA DUVIDA X BOX ONE LIGEIRAMENTE MELHOR PELA LIVE E VEM KINECT,CONTROLE,JOGOS APRESENTADO NA 3D TITAN FALL,FORZA,DEAD RISING 3 DECRETO SONY MORTA NO BRASIL E AGORA O BRASIL INTEIRO UNIDO NA MICROSOFT R.IP SONY LIXO OBS > NAO ENTRA MAIS NADA DA SONY AQUI

    recentes

    populares

    • Julio Simei
      2013-10-25T01:13:14  

      Discordando dos pontos lá em cima, kinect não vale nada, Jogos ? poucos mais, boa parte bons no xone, nesse quesito a sony sempre reinou, controle, qualquer um serve... Mas console não da mais, até poderia comprar,(na verdade eu ia,mas a sony trollou geral e decidir esperar a 290x) não vale a pena, jogos caros, "força bruta" 5-8x menor que um sistema high-end básico, que fica em torno de 5 mil, e pra quem tem uma máquina esperando pra upgrade, basta uma R9 290x, 5x mais potente que qualquer console e mais barata, no fim steam...E quando sair o SteamOS, ai não vai faltar nada...

    recentes

    populares

    • Julio Simei
      2013-10-25T01:13:14  

      Diego Silva foi exatamente isso que eu quis dizer. É claro que a culpa é de quem abusou, e não da mulher. Quando escrevi 'a culpa é somente dela?', escrevi errado, pois ela não tem culpa. Queria ter dito que a culpa não é dela! E dei esse exemplo por causa do comentário da Maria Matheus, pois ela disse que a culpa não é da empresa(Sony), quando na verdade é sim, já que explora o lucro exorbitante aqui no Brasil. Claro que a culpa não é só da empresa também.

  • LUIS RODRIGUES
    2013-10-31T12:10:22

    Desculpa, mas nem PHUDENDO!

  • Ronaldo Dantas
    2013-10-26T18:26:41  

    desculpa, mas não compro!

    recentes

    populares

    • Ronaldo Dantas
      2013-10-26T18:26:41  

      eu também não.

  • Dylan
    2013-10-25T14:23:11

    Suas desculpas não são o suficiente sony.... Agora vamos aos fatos, o Xbox one, será produzido no Brasil ? e vai custar 2,200,00 ??? hahaha quem é que esta ganhando nessa historia ?? se eu comprar um ps4 de fora vou pagar mais barato do que um Xone produzido no Brasil ? e a Microsoft é a boazinha da historia ? ela lutou pra ter os descontos ?? hahaha faça me o favor né ?? Desculpa mas o Xone com esse preço até pensei em comprar mas sabendo que sera produzido aqui e eles vão comprar esse preço... NÃO VOU... Vou de ps4 importado.

  • Shuble
    2013-10-25T22:51:54

    Pelo preço do console, os jogos deveriam ser é de graça.....

  • Rafael
    2013-10-25T07:54:19  

    Calma galera, o Paraguai é logo ali.

    recentes

    populares

    • Rafael
      2013-10-25T07:54:19  

      mesmo assim a sony vai lucrar, o negocio é comprar xbox, senão não adianta nada. a sony tem que perder em vendas e não o brasil em arrecadação! 2500 de impostos é mentira.

  • Alex Carvalho
    2013-10-25T19:07:24

    E nego fala como se o XBox One fosse barato... O PS4 é uma piada e o XBox One é ridículo de caro. Microsoft que deve estar achando isso tudo muito lindo. Isso não tem nada a ver com custos, com imposto e com nada mais. A Sony está pagando para ver o preço que nego está disposto a pagar. E o pior, é que vai pagar. Mercadinho consumidor burro!

  • Vininiciu Raalli
    2013-10-25T10:02:16  

    $399 senhora Sony, é o preço final. Por que não exporta o PS4 à preço de fabrica e depois calcule o Lucro? Acham o que, que somos todos otários?

    recentes

    populares

    • Vininiciu Raalli
      2013-10-25T10:02:16  

      Meus caros, só compra no Brasil quem for "Stupid people" o Paraguay é logo alí, prefiro gastar na viagem e comprar lá fora do que gastar mais ainda com os impostos e comprar aqui no Brasil.

    recentes

    populares

    • Vininiciu Raalli
      2013-10-25T10:02:16  

      Eles já tem certeza disso.

  • Fabio Pereira
    2013-10-25T08:55:56

    Peço desculpas à Sony mas não vou comprar. Não sou idiota, espero que grande parte dos brasileiros não seja. O PS3 250GBna Bestbuy US custa US$ 249,00 e aqui R$ 1099,00 na americanas. Lá o PS4 mais barato custa US$ 399.00 (quase o dobro do PS3) e aqui R$ 3999.00 (quatro vezes o valor do PS3 brasil) !!! Quero saber qual é a mágiga. Então, por favor pessoal, sejam inteligentes, não comprem... se os consumidores aqui não se derem ao respeito, não são os fabricantes que vão fazê-lo.

  • Vasco
    2013-10-25T09:23:35  

    Galera, compensa eu comprar um PS3 esse ano?

    recentes

    populares

    • Vasco
      2013-10-25T09:23:35  

      Vai na fé que vale muito a pena.

    recentes

    populares

    • Vasco
      2013-10-25T09:23:35  

      Compensa, e muito. Alem dos jogos que ja foram lancados como as franquias Unchartet, god of war e outros. Ainda tem o épico The last of us, que nao vai ter para ps4 e alguns lancamentos bem bacanas como o Beyound: Two Souls e watch dogs. Tenho o meu e vou aproveitar bastante, pelo menos ate o ps4 chegar a uns 2.200 no Brasil

  • Henrique
    2013-10-25T07:19:55

    Simples , n comprem.

  • Wagner Lima
    2013-10-25T02:03:18  

    Os notebboks da sony caros demais e umas porcarias...tela horrivel esbranquiçada...celular pra variar ainda com esta tela TFT basica perdoe olhei um ZQ pelo amor de deus que tela é aquela....agora veio com umas tvs de led que qualidade porcaria e pra variar sem angulo de visão...som de carro parou no tempo tenho um pionner que é dvd Bluetooth funcionalidade e qualidade de som prefeitos acho que a sony desencontrou ...quando era parceira da ericsson ainda tinha uns smarts legais...como xperia neo depois cabou-se

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-10-25T02:03:18  

      Eu tenho um ZQ e já tive galaxy s3 e s4 e vou te dizer a tela é mais nítida sim. Não concordo com seu comentário.

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2013-10-25T02:03:18  

      é... vc nunca teve um notebook da sony... vai ao oftalmologista, vc deve ter algum câncer nos olhos.

  • Adan Scaramelo
    2013-10-26T02:26:30  

    DESCULPAS?? Ninguém pede desculpar por ENFIAR UMA FACA E AINDA GIRAR!! Eles pensam que podem nos enganar apresentando joguinhos dublados e DLC com ayrton senna.. FALA SÉRIO!!! Não adianta Sony, você pode fazer o que quiser, mas com o PS4 custando R$ 4 mil ninguém vai dar a mínima!! Vamos tudo de XBOX ONE msm!!

    recentes

    populares

    • Adan Scaramelo
      2013-10-26T02:26:30  

      XBox é um lixo! Eu espero o preço abaixar ou continuo com meu PS3, mas nunca compro aquela porcaria de xBox

  • Alexandre Machado
    2013-10-25T16:36:03  

    Leiam: O Imposto de importação é cobrado 2x !! PRIMEIRA: NA HORA QUE O PRODUTO CHEGA NO PAIS !!! SEGUNDA: NA HORA DA REVENDA.... É ridiculo mas é a lei tributaria no pais CASO VOCE IMPORTE DIRETAMENTE VOCE PAGA O IMPOSTO APENAS UMA VEZ !!!! Não adianta reclamar da Sony... reclame do país !! Os calculos dela estao segundo a lei !!

    recentes

    populares

    • Alexandre Machado
      2013-10-25T16:36:03  

      Alessandro sabe quanto custa um mustang zero nos EUA??? com 30 mil dolares vc compra um. Aqui vc paga quase 200.000 reais. A sony retiru sua taxa de lucro no brasil que seria de 300 reais, sendo assim o preço sairia 4300. O aparelho nao é fabricado no brasil, diferentemente do xbox one que sera fabricado em manaus. O valor desse preço, é realmente os impostos cobrados pelos governadores em que eu , vc e o povo elegeu. SImplesmente!!!

    recentes

    populares

    • Alexandre Machado
      2013-10-25T16:36:03  

      Segundo um tributarista, a tabela da Sony está com os impostos certo, mas há algumas partes, digamos "estranhas". Ele disse que todas as taxas foram colocadas no percentual máximo, e na realidade ele poderia sofrer incidência de um percentual mais baixo, como algumas que estavam 25% ele disse que normalmente se cobra 18%. E que o valor é dado no início da tabela já com 20% do lucro e que os impostos da tabela ficam sobre esse valor já com o lucro, o que deveria ser colocado somente no final. Playstation 4 sairia caro no Brasil porque aqui tudo é caro, mas eles estão lucrando muito mais em cima

  • Luis Corrêa
    2013-10-25T16:13:58  

    Mas nunca que um XBOX vai ser melhor que um PS4, agora no one que o Xbox colocou bluray no console, isso existe a anos no PS3, vcs estão falando de kinect, o PS4 vai ter um óculos que vai colocar vc dentro do jogo. Se liga ai, Sony é disparada a melhor marca do mundo.

    recentes

    populares

    • Luis Corrêa
      2013-10-25T16:13:58  

      vai ter oculos que vai colocar dentro do jogo? carinha fumou oq hj ? esta assistindo muito jason x.kkkkkkkkk

  • Eduardo Conceição
    2013-10-25T10:29:50  

    Comprar nos EUA não é solução. O que a Sony mais quer é que os brasileiros comprem fora, assim fica liberada tanto do suporte quanto quanto com a garantia. Solução é não comprar, exigir que a Sony baixe esse preço, esse lucro Brasil que ela colocou no PS4. A solução é simplesmente não comprar, a Sony nos mandou uma banana, vamos mandar a banana de volta para eles.

    recentes

    populares

    • Eduardo Conceição
      2013-10-25T10:29:50  

      sr eduardo....A GARANTIA é mundial.......qq empresa multi nacional.....por uma lei ai brasileira.....tem que da o suporte....comprou da sony nos eua deu pau....aki no brasil eles tem que arrumar no prazo de 1 ano geralmente. philips, dell.....etc

  • Marcelo Mota
    2013-10-25T07:14:16  

    O xbox one vai fazer o mesmo efeito por um preço mais justo, apple e sony sabem como vender produtos caros com grifes tipo iphone e Vaio, grande coisa, nada que os concorrentes não fazem pela metade do preço.

    recentes

    populares

    • Marcelo Mota
      2013-10-25T07:14:16  

      e as vezes chega fazer melhor

  • Diego Fonseca