Video game

12/10/2013 07h20 - Atualizado em 10/03/2015 11h26

Steam Machines x PS4 e Xbox One: veja o comparativo entre os consoles

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

As Steam Machines, consoles que rodarão jogos de PC, foram anunciadas pela Valve em setembro. A empresa está trabalhando em um sistema completo, que engloba também um novo sistema operacional voltado aos games, o SteamOS, e um joystick, o Steam Controller. Sendo assim, o TechTudo preparou um comparativo entre os hardwares das Steam Machines e dos consoles da próxima geração: PS4 e Xbox One.

Comparamos os hardwares das Steam Machines com o PS4 e Xbox One (Foto: TechTudo)Comparamos os hardwares das Steam Machines com o PS4 e Xbox One (Foto: TechTudo)

A grande novidade deste projeto é o fato de que a Valve não será a única responsável por montar e vender essas máquinas Steam. Na verdade, qualquer empresa poderá construir um aparelho com a configuração desejada, desde modelos mais baratos e simples a consoles super potentes e, consequentemente, mais caros.

“Algumas dessas companhias serão capazes de atender rapidamente a demanda de vários usuários do Steam, outras serão mais especializadas e terão um volume menor. A especificação do hardware de cada uma dessas máquinas será diferente, e, em muitos casos, substancialmente diferente do nosso protótipo”, disse a Valve ao detalhar as especificações dos protótipos das Steam Machines.

Confira abaixo o hardware dos protótipos das Steam Machines:

GPU algumas unidades com NVidia Titan, outras com GTX780, GTX760 ou GTX660
CPU algumas unidades com Intel i7-4770, outras com um i5-4570 e algumas com i3
Memória RAM 16GB DDR3-1600 (CPU) e 3GB GDDR5 (GPU)
Armazenamento 1TB/8GB SSHD Híbrido
Fonte de alimentação Internal 450w 80Plus Gold
Dimensões aproximadamente 30,5cm (comprimento) x 31,5cm (largura) x 7,3cm (altura)

Veja a seguir a comparação entre as Steam Machines e os consoles da geração que está chegando, PlayStation 4 e Xbox One.

SteamOS trará novas funcionalidades para os usuários (Foto: Divulgação)SteamOS trará novas funcionalidades para os usuários (Foto: Divulgação)

Placa de vídeo (GPU)

As máquinas Steam vem com diferentes modelos de placas de vídeo, desde a mais simples, a GTX 660, até a top GTX Titan. Não se sabe exatamente quais as GPUs que vão equipar o Playstation 4 ou o Xbox One, mas especula-se que sejam modelos similares às Radeon HD7870 (PS4) e HD7790 (Xbox One), que serão as que iremos considerar.

A Radeon HD 7870 é bastante similar à GPU mais simples das Steam Machines, enquanto que a placa de vídeo do Xbox One é um pouco inferior à ambas. Os modelos GTX Titan e GTX 780 só são menos poderosas que os modelos GTX 690 e HD 7990, ou seja, são praticamente as placas mais poderosas do mercado. O mais interessante das máquinas Steam é que, no futuro, deverão sair modelos tanto com essas GPUs mais potentes quanto modelos com GPUs bem mais fracas, o que dará ao consumidor uma gama de opções bem grande.

Processador (CPU)

Os modelos i7 e i5 das máquinas Steam já são os novos modelos Haswell da Intel, que tem melhor desempenho e menor uso de energia – o i3 não foi especificado, mas também deve ser da mesma família de processadores. No entanto, não é possível fazer uma comparação precisa dessas CPUs com as que os novos consoles terão. Nem Sony nem Microsoft divulgaram seus processadores em detalhes. Apenas sabemos que ambos utilizarão CPUs de oito núcleos físicos da família Jaguar da AMD. O i7 e o i5 tem quatro núcleos físicos, podendo chegar a oito núcleos por software.

Memória RAM e Armazenamento

As máquinas Steam tem 16GB de memória RAM DD3, e HD de 1TB (incluindo 8GB de armazenamento SSD, que é extremamente rápido). Esses valores são o dobro das configurações encontradas tanto no Playstation 4 e Xbox One, ambos com 8GB de memória e 500GB de armazenamento (o console da Sony leva ligeira vantagem sobre o aparelho da Microsoft por ter uma memória DDR5, um pouco mais rápida que a DDR3 encontrada no Xbox One).

Máquinas com SteamOS devem chegar ao mercado em 2014. (Foto: Reprodução/ Steam) (Foto: Máquinas com SteamOS devem chegar ao mercado em 2014. (Foto: Reprodução/ Steam))Máquinas com SteamOS devem chegar ao mercado em 2014 (Foto: Reprodução/ Steam)

Tamanho

Os protótipos das Steam Machines serão bem menores do que uma torre de computador tradicional. Com 30,5 centímetros de comprimento, 31,5 centímetros de largura e 7,3 centímetros de altura, a máquina será relativamente menor que as dimensões supostas do Xbox One, que tem, segundo estimativas, 34 centímetros de comprimento, 26 centímetros de largura e 8 centímetros de altura. As máquinas Steam são um pouco maiores que um Playstation 4, que possui 27,5 centímetros de comprimento, 30,5 centímetros de largura e apenas 5,3 centímetros de altura.

Preço

A máquinas Steam ainda não possuem preço. Como existirão diversos modelos, e produzidos por diferentes empresas, os valores devem variar bastante, algo muito similar ao encontrado no mercado de smartphones com sistema Android. Mas fizemos uma busca no Newegg pelas peças presentes nos protótipos que a Valve entregará aos jogadores e listamos abaixo os preços (em dólares), confira:

Processador i7-4770 aproximadamente US$ 300
Processador i5-4570 aproximadamente US$ 200
Processador i3 aproximadamente US$ 120
GPU GTX Titan aproximadamente US$ 1000
GPU GTX 780 aproximadamente US$ 660
GPU GTX 760 aproximadamente US$ 260
GPU GTX 660 aproximadamente US$ 215 (modelo com 3GB de memória)
16 GB DDR3-1600 aproximadamente US$ 170 (Corsair)
HD 1 TB/8GB SSD aproximadamente US$ 130 (Seagate SuperSpeed HDD)
Fonte Internal 450w 80Plus Gold aproximadamente US$ 60 (Rosewill)

Com base nesses preços, estimamos os preços de três modelos diferentes de Steam Machines:

<thead> </thead>
Modelo Especificações Preço estimado
Top i7-4770 + GTX Titan + 16 GB DDR3-1600 + HD 1 TB/8GB SSD + Fonte US$ 1660 (cerca de R$ 3660)
Médio i5-4570 + GTX760 + 16 GB DDR3-1600 + HD 1 TB/8GB SSD + Fonte US$ 820 (R$ 1800)
Básico i3 + GTX 660 + 16 GB DDR3-1600 + HD 1 TB/8GB SSD + Fonte US$ 695 (R$ 1530)

Algumas considerações importantes:

- Os preços não incluem placa-mãe, obrigatória para o funcionamento da máquina, nem uma case. Esses itens encareceriam os valores acima;

- Os preços acima não incluem os dispositivos de entrada, por exemplo teclado e mouse ou o próprio Steam Controller, que ainda não teve seu preço revelado;

- Os preços acima foram considerados para apenas uma unidade do produto. As empresas desenvolvedoras das Steam Machines, por comprarem em maior quantidade e no atacado, encontrariam preços melhores, o que poderia reduzir os valores finais do produto.

Apenas para efeito comparativo, o PlayStation 4 chegará ao mercado norte-americano ao preço de US$ 399, enquanto o Xbox One custará US$ 499. No mercado brasileiro, o Xbox One está sendo vendido por R$ 2200. O Playstation 4 ainda não teve seu preço revelado para o mercado nacional, fato que deve acontecer durante a Brasil Game Show, no fim de outubro. Vale lembrar que os dois consoles possuem driver de disco Blu-Ray, o que é uma vantagem para o usuário que ainda não tem um leitor para esse tipo de discos que tem se difundido nos últimos anos, e algo que não está incluso nas Steam Machines.

As "Máquinas Steam" chegam ao mercado em 2014. (Foto: Reprodução) (Foto: As "Máquinas Steam" chegam ao mercado em 2014. (Foto: Reprodução))As "Máquinas Steam" prometem uma boa briga com PS4 e Xbox One (Foto: Reprodução)

Conclusão

As Steam Machines chegarão ao mercado apenas em 2014, no entanto, seu anúncio já tem colocado bastante lenha na fogueira, já que trará mais dinamismo ao mercado e dará aos consumidores um maior leque de escolhas, permitindo comprar a máquina Steam que se adequem a suas necessidades e orçamento. Além disso, essas máquinas poderão ser atualizadas com hardwares mais potentes no futuro, permitindo que o usuário faça upgrades.

Quanto ao hardware, pouco ou nada deve aos consoles da Sony e Microsoft. Existirão no mínimo dois fatores preponderantes para o sucesso da nova plataforma: preço e jogos. Se elas chegarem às lojas com um preço competitivo, em torno de US$ 500, a estrutura do mercado mudará radicalmente e Sony, Microsoft e Nintendo terão que se adaptar ao modelo de negócios trazido pelas Steam Machines. Caso hajam games exclusivos que, como o esperado Half Life 3, a Valve estará trilhando um caminho cada vez mais sólido para lutar de igual para igual com as gigantes do mercado de consoles.

Tabela Comparativa

<thead> </thead>
Item Steam Machine PS4 Xbox One
Placa de Vídeo NVidia Titan, GTX780, GTX760 ou GTX660 Não divulgado Não divulgado
CPU Intel i7-4770, i5-4570 ou i3 AMD de 8 núcleos físicos AMD de 8 núcleos físicos
Memória 16GB DDR3-1600 8GB DDR5 8GB DDR3
HD 1TB/8GB SSHD Híbrido 500GB 500GB
Dimensões 30,5cm (c) x 31,5cm (l) x 7,3cm (a) 27x5cm(c) x 30,5 cm (l) x 5,3 cm (a) 34,3 cm (c) x 26,3 cm (l) x 8 cm (a)
Preço Não anunciado US$ 399 US$ 499

Comente no fórum TechTudo: O que você achou das Steam Machines?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Neto
    2013-10-14T03:25:40  

    Vou D PS4 , o PS4 tem uma magia coisa que nenhum outro console tem, é como uma ferrari, existe carros mais bonitos e luxuosus mas nenhum, bate a exclusividade da ferrari, por mais velha e ultrapassada que seja.

    recentes

    populares

    • Jose Neto
      2013-10-14T03:25:40  

      graças a pessoas como vc q a industria já consagrada não investe em qualidade. E ainda explora os trouxas.

    recentes

    populares

    • Jose Neto
      2013-10-14T03:25:40  

      pense numa frase idiota.

  • Alfeu
    2013-11-10T00:20:32

    Bom os controles do xbox e do playstation eu nao tenho oque reclamar sao excelentes Joysticks e tenho o ps3 e o dualshock 3 nunca me decepcionou em nada ja o do xbox a mesma coisa so acho um pouco pesado pra uma longa jornada de jogo mas nada que atrapalhe muito, mas agora esse controle da steam sinceramente acho que sera um fiasco daqueles e sem contar que deve ser uma desastre joga num joystick desses.

  • Cleber Marques
    2013-11-07T14:18:43

    dizem q Xbox one naum tem placa gddr5 ?

  • Marco Souza
    2013-10-22T14:47:05

    O controle ideal seria o de xbox com substituição do analógico direito pelo o do Steam Controller

  • Luiz Junior
    2013-10-20T02:48:32

    Não sei o que tem de tão interessante e necessários nestes Steam Machines que de interessante apenas o Steam OS e o controle, pois não bastava o jogador instalar apenas o Steam OS no seu PC Gamer ao invés de adquirir um Steam Machine. Lembrando que a atual geração de consoles(PS4 e XBOX ONE) é baseado em arquitetura Intel x86(PC), os iMac a bastante tempo não passam de um Intel x86(PC)... a única coisa que os diferem é o S.O. utilizado e alguma instrução exclusiva e proteções. Dizendo no popular... PCs Modificados por fabricantes para ganhar mais do nosso dinheiro. Deixem de ser fanboys!!!

  • Caique Augusto
    2013-10-14T09:21:00

    o que se sai melhor é aquele que eu comprar , e pronto final , chega de fanboyolagem !! credo

  • Thiago Bessa
    2013-10-13T08:38:44  

    estava pensando, geral na vontade de comprar ps4 ou xbox1 mas eai, comprou e ai? joga como se vem com montao de acessorios e nao vem um joginho junto? rsrs podiam ao menos colocar um jogo da nova geração junto incluso, ainda mais pelo preço que virão...

    recentes

    populares

    • Thiago Bessa
      2013-10-13T08:38:44  

      Cara, eu sempre nisso, antigamente vinha na caixa o console, um jogo e dois controles, hoje em dia vem um controle e olhe lá, no máximo um cartão com "points" para você comprar e baixar um jogo arcade. Qual é a vantagem de se comprar um aparelho que é algo feito para se divertir com jogos... se não vem jogos? Se continuar assim, daqui a um tempo terá somente o console sem o controle e nem os cabos virão. rs. E como você disse, "ainda mais pelo preço que virão..." fica difícil querer mudar de geração.

  • Cesar Mattos
    2013-10-12T20:04:12  

    Engraçado o pessoal criticou a Microsoft com o DRM. O Steam está fazendo isso bem pior... e o povo está adorando.... (Ninguem vai conseguir trocar jogos, comprar usados, etc...)... No DRM da Microsoft vc iria poder emprestar jogos para os amigos pela internet e tbm vender pela internet... Povo engraçado

    recentes

    populares

    • Cesar Mattos
      2013-10-12T20:04:12  

      Pra comecar, DRM nunca foi um problema com Steam, as pessoas entendem como e' e so' isso. E Steam tambem ja comecou o closed beta do family sharing, que permite voce compartilhar seus jogos com 10 pessoas. Alem disso, boa parte de quem ja' usa steam tem uma renda maior (ou pelo menos investe mais em jogos) do que quem joga em consoles.

  • Paulo Severo
    2013-10-14T16:47:16

    As pessoas avaliam a Steam Machine como algo custoso, mas pensando bem não é tão caro assim. O dinheiro que você apaga antes, economiza depois com a aquisição de jogos que no PC/Steam é pelo menos a metade do preço dos consoles.

  • Werlleson Castro
    2013-10-14T11:31:36

    O Steam Machines com certeza vai ser um pouco "salgado" mais com certeza vai valer a pena principalmente pra quem usa o steam

  • Fernando Cruz
    2013-10-12T19:13:15

    Computador sempre sera' superior 'a consoles, por isso Steam Machine e' melhor. Voce pode fazer o que quiser no "console" da Valve. Entretanto, eu gostaria de apontat que a materia mostra a GTX 780 e Titan sendo inferior 'a GTX 690 e HD7990, mas o ranking correto seria: primeiro a Titan (single-gpu e mais optimizada do que a 690), 690 (caro, mas poderosa dual-gpu), 780 e 7990 num empate, mas ainda prefiro a GTX780 por trabalhar melhor com overclocking.

  • Fernando
    2013-10-12T18:41:33

    Já que é p/ gastar dinheiro, gasta direito. Bateu facinho o PS4.

  • André Granetto
    2013-10-15T16:38:37

    A Steam Machine vale a pena sim. Para usar internet e escrever textos existem notebooks ou periféricos (tablets) com preços mais acessíveis. A não ser que você trabalhe com edição de imagem ou som, aí compra logo um mac e fica chupando o dedo até ter dinheiro pra comprar um console.

  • Radames Silva
    2013-10-12T23:22:14

    Eu compro vídeo game, PC ou seja lá o que for pra jogar e me divertir e não pra ficar se preocupando com gráficos ou desempenho do aparelho, no fim você mal nota essas coisas! Tirando PC que não é qualquer máquina que roda determinados jogos, vídeo game roda tudo igual! O jogo foi adaptado pra eles mesmo

  • Carlos Brandão
    2013-10-12T21:28:45

    Ainda assim acho melhor investir em consoles pois o Steam Machine não irá sair por menos de $999. É interessante ter mais um PLAYER robusto na indústria de games para aquece-la ainda mais.

  • Michely Bastos
    2013-10-13T16:38:27

    O melhor vai ser aquele que eu comprar

  • Augusto Souza
    2013-10-12T13:20:12

    eita que o povo nao sabe de nada, mau saiu o anuncio do steam, ja vão dizendo por aee que ja e superior aos consoles da proxima geraçao, sem ao menos ter jogado ainda! ja olharam o preço dessa coisinha mais pontente comparado a um ps4 hmm ? si alguem aee quiserem pagar 10 mil numa coisa dessas para jogar, so porque nao gostam de consoles, seguem adiante, deixa eu com os consoles mesmo, ainda sou mais o ps4 e o xbox one!

  • Luis Feliciano
    2013-10-15T20:16:58  

    Vou de PS4 por ter especificações técnicas melhores em relação ao ONE além de que eu nunca fui com a cara do controle do xbox para mim o play 4 além de mais barato é melhor

    recentes

    populares

    • Luis Feliciano
      2013-10-15T20:16:58  

      nossa, vou ter que fazer programas pra comprar o ps4, pensando bem, vou cobrar cada mamada que dou., até 2020 devo ter os 4 mil

    recentes

    populares

    • Luis Feliciano
      2013-10-15T20:16:58  

      Aiai ce só pode tá zuando, eu ia de ps4 mas agora por 4k???? só daqui dois anos, quero jogar dinheiro fora não....

  • Fernando Santos
    2013-10-12T11:39:42  

    Maquina Steam muito superior aos consoles ..... Compraria facil !

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2013-10-12T11:39:42  

      claro. por uns 10 mil reais aqui no brasil tambem venderia meu carro e compraria facil

  • Vitor Santos
    2013-10-12T10:43:54

    Mais é nunca que eu troco um console por um aparelho desses, ainda mais o controle deles é horrível!

  • Ariel Oliveira
    2013-10-13T11:02:17

    Vou de Xbox One ;D

  • L Santos
    2013-10-12T21:55:30

    VOU DE PS4

  • Murilo Carvalho
    2013-10-12T21:20:37  

    sim os pcs são tão superiores que os melhores jogos sempre estiverem nos consoles, ou seja paga menos e se diverte mais e por mais tempo. pc é uma grana e 2 anos depois não roda mais os jogos lançamentos e tem gente que ainda não consegue enxergar o porque os consoles vendem tão bem ?

    recentes

    populares

    • Murilo Carvalho
      2013-10-12T21:20:37  

      Fora que com 2 anos.. já vai ter saído um novo console e não vai da pra aproveitar nada do console velho kkkkkkk..

    recentes

    populares

    • Murilo Carvalho
      2013-10-12T21:20:37  

      Paga menos nos jogos também? Não. E no teu console tu pode mudar a hora que tu quiser a RAM, o processador ou a gpu dele? É um gasto inicial maior, mas depois é muito mais barato.

  • Gustavo Volpe
    2013-10-12T14:00:38  

    Se é pra ter um PC em forma de videogame, então que se monte um PC logo. Não vi vantagem nesse aparelho Steam! Com certeza terá um preço salgado...

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-10-12T14:00:38  

      Cara, eu só jogo no PC e o último videogame que tive foi um play2. Mas se existe uma real vantagem nos videogames, é o fato de virem com uma configuração pronta, colocar o jogo e jogar... em PC, cada caso é um caso. E mesmo nesse "videogame" steam, tem várias configs possíveis, que vai demandar mudar resolução, filtros, etc... ou seja, um PC gamer. Sei lá, continuo não vendo vantagem!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-10-12T14:00:38  

      Tamanho, comodidade (muita gente nao sabe "montar" um computador e, pelo menos nos EUA, nao existem muitas empresas que vendem computadores que voce escolhe o hardware e as poucas empresas que existem, nao te ajudam muito e cobram muito caro (iBuyPower, por exemplo). Pra um leigo, e' uma boa opcao, ou pra uma pessoa que nao quer ter que ficar conectando o computador 'a televisao toda vez que quiser jogar na TV (eu mesmo nao jogo na TV, mas meu computador pesa mais de 40 kilos, so o gabinete - cosmos 2 - entao, seria muito dificil fazer isso). Eu gosto da ideia.

  • Eric Santos
    2013-10-12T18:56:52  

    eu vou comprar o xbox one mesmo com o ps4 ter especificaçaoes melhores nao quer dizer que seu grafico sera melhor assim com aconteceu com o xbox 360 e ps3 vi um comparativo de Metal Gear Solid 5 rodando em ambos e nao vi grandes diferenças vou de xbox one pelo controle,pelos exclusivos e pela live acho que os graficos serao os mesmos!

    recentes

    populares

    • Eric Santos
      2013-10-12T18:56:52  

      Xbox One com certeza man, até o joystick é o mais bonito dos três ali.

    recentes

    populares

    • Eric Santos
      2013-10-12T18:56:52  

      Tanto Xbosta quando o Playmerdeixon , são lixos comparados ao PC, PC é o melhor e sempre será para rodar jogos, basta ter um PC descente.