Sistemas Operacionais

26/10/2013 07h30 - Atualizado em 26/10/2013 10h22

Testamos o BlackBerry Z30: smartphone gigante da BB tem grandes desafios

Elson de Souza
por
Da Futurecom 2013

A BlackBerry aderiu também a moda dos aparelhos "gigantes" e lançou o Z30, com tela de cinco polegadas Super AMOLED HD. O novo smartphone da companhia canadense, porém, trouxe mais novidades: é o primeiro a contar o sistema BB OS 10.2. O TechTudo esteve com o Z30 na Futurecom 2013, no Rio de Janeiro, e conta as primeiras impressões sobre o top que deve desembarcar aqui no início do próximo ano.

BlackBlerry Z30, o novo top de linha com BB10 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)BlackBlerry Z30, o novo top de linha com BB OS 10.1 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Design

Como poucos aparelhos da categoria, o telefone da BlackBerry conseguiu crescer em tamanho sem perder o conforto. O Z30 tem laterais arredondadas que encaixam muito bem nas mãos, embora o aparelho não seja muito fino, com 9,4 mm de espessura. O gadget traz ainda uma tampa traseira removível para a troca do micro chip e cartão de memória, mas bateria é selada.

Além da elegância esperada de um aparelho com foco corporativo, o BlackBerry Z30 aparenta ainda ter boa resistência. Ele é composto por partes de alumínio e um material muito semelhante a fibra Kevlar, material utilizado pela Motorola nos seus smartphones Razr.

Traseira do BlackBerry Z30 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Traseira do BlackBerry Z30 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Sistema operacional

Se, por fora, o novo top Z30 aparenta tudo novo, por dentro o dispositivo vem com o sistema BlackBerry OS 10.2 com a mesma interface e algumas pequenas mudanças nas funcionalidades. O aparelho ganhou um aplicativo- atalho para o BB Hub, que reúne as mensagens de textos, WhatsApp e outras redes sociais de seus contatos. Além disso, o usuário também poderar fazer o movimento de pinça na tela para exibir as notificações das pessoas favoritas.

Outro app que ganhou novidades foi o BlackBerry Messenger. Com o Z30, os usuários poderão fazer video conferências e inclusive transmitir a imagem da tela do celular. O recurso deve ser muito útil para quem deseja ensinar um amigo a fazer um determinado procedimento ou então mostrar dados disponíveis apenas no telefone de quem está transmitindo.

BlackBlerry Z30 visto de frente (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Videochamada no BlackBlerry Z30 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

 

Na parte gráfica, o sistema recebeu uma quinta linha para preencher o espaço ganho com o aumento da tela, da mesma forma do que ocorreu na mudança do iPhone 4S para o 5. Segundo a fabricante, a sua plataforma agora será capaz de emular também apps disponíveis para o Android 4.1 (Jelly Bean).

Desempenho

A dobradinha da BlakcBerry na construção do aparelho e também no sistema operacional faz com que o Z30 traga uma experiência bastante fluida. O gadget conta com um processador dual-core Snapdragon S4 Pro de 1,7 GHz, superior ao presente no antecessor Z10, e que consegue encarar apps e jogos sem dificuldade.

O novo top de linha tem 16 GB de memória interna, com suporte a cartões microSD de até 64 GB, o que deve ser mais do que suficiente para guardar fotos, músicas e outros arquivos pessoais ou profissionais. O Z30 tem uma bateria de 2.880 mAh que, segundo a BlackBerry, aguenta até um dia e meio longe da tomada. Não pudemos ficar todo esse tempo com o aparelho para comprovar isso, mas a promessa é boa.

Parte superior do BlackBerry Z30 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Parte superior do BlackBerry Z30 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Câmera

O Z30 não apresentou avanços aparentes em relação ao seu antecessor Z10. O novo top da BlackBerry continua com um sensor traseiro de oito megapixels com flash LED e gravação em Full HD, além de um frontal de 2 MP para video chamadas em HD. O sistema também manteve as suas funções, como a Time Shift, que tira cerca de 5 fotos por segundo e oferece a opção de escolher o melhor rosto ou quadro.

Foto tirada câmera de oito megapixels do BlackBerry Z30 no modo automático (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Foto tirada câmera de oito megapixels do BlackBerry Z30 no modo automático (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Durante os nossos testes em um ambiente com luminosidade ruim, o aparelho teve um desempenho regular e não surpreendeu. Isso significa que o Z30 deve atender bem para fotos casuais e no dia a dia, mas não é um aparelho voltado para os amantes de fotografia.

Preço e custo-benefício

O avanço da BlackBerry com o Z30 é inegável. O celular é muito bonito e confortável, mesmo com sua tela bem grande, mas traz ainda o principal calo dos antecessores Z10 e Q10: a falta de aplicativos. Afinal, a loja virtual BB World não apresentou nenhum grande avanço desde o último lançamento da marca por aqui e o Z30 também não trouxe novos aplitivos nativos de grande expressão.

Outro fator que deve pesar na escolha do consumidor quando o aparelho desembarcar por aqui é o preço. Considerando que o Z10, atual top de linha da companhia no Brasil, chegou com valor de R$ 2,5 mil, é bastante provável que o novo dispositivo ultrapasse esse valor na sua estreia. Sendo assim, cabe ao consumidor decidir se vale a pena comprar um aparelho bonito, eficiente e altamente seguro, mas fraco em conteúdo.

Dúvidas sobre dispositivos da BlackBerry? Então comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • GABRIEL PINHEIRO
    2013-10-26T22:32:35  

    A questão não é ser fanboy da Apple, Windows ou Android... o fato é que a Blackberry (infelizmente inclusive) está absolutamente falida. A situação financeira dela é catastrófica, é até difícil entender qual o objetivo deles ao lançar esse cel. Com as contas no alto vermelho, empresa em liquidação, saída de bolsa de valores, difícil acrediar que desenvolvedores vão produzir o que quer que seja para esse Z30... Talvez a BlackBerry precise adotar uma versão ultra personalizada do Android, ou então voltar a um mercado "nicho", empresarial, nextel algo por aí...

    recentes

    populares

    • GABRIEL PINHEIRO
      2013-10-26T22:32:35  

      correção : 20 milhões, na última frase.

    recentes

    populares

    • GABRIEL PINHEIRO
      2013-10-26T22:32:35  

      Tenho um Z10, maravilha, nunca nem ameaçou um defeito, não sei pra todos querem tanto app se só usamos os de sempre e um aqui e outro ali, faltou mesmo foi o segundo chip e melhorar a câmera traseira, pois precisa de muito mais luz para filmar a noite além de não poder mudar a resolução pra mandar os vídeos sem corte, por fim quero o Z 30....

  • Juliano Dornelles
    2014-12-29T11:22:29

    Quero Saber se esses serviços, são da Própria BB, ou se tem que ter Internet para Funcionar? Se estou fora de área das Telefonias, mas dentro dos Satélites da BB, como GPS ASSISTIDO AUTÔNOMA E SIMULTÂNEAPRÉ-CARREGADO, ACELERÔMETRO, MAGNETÔMETRO, SENSOR DE PROXIMIDADE, GIROSCÓPIO?

  • Guilherme Sá
    2013-10-29T14:07:19  

    Ja sou muiro feliz com meu Motorola Razr rs

    recentes

    populares

    • Guilherme Sá
      2013-10-29T14:07:19  

      é memu?

  • Aparecido Mata
    2014-01-31T00:37:30  

    Tenho um Z10, e não troco por nada, fantástico, perfeito! Apple só moda, e pobre que tem, agora esse Z10 é Show. O flash é ótimo, recomendo a todos. As atualizações muito boa, cada dia meu Z10 fica melhor. Androide, porcaria virou moda.

    recentes

    populares

    • Aparecido Mata
      2014-01-31T00:37:30  

      Sr. Aparecido, estou pensando em voltar para a Blackberry, tive 2 aparelhos e sempre gostei, mas acabei indo para o Android. Estou entre o Z10 e o Z30. Tenho um Galaxy S3 e acostumei com o tamanho da tela, vc acha que o Z10 com a tela menor e pratico para nevegação e e-mail?

  • Aparecido Mata
    2014-01-31T00:39:25

    Rapaz, meu amigo falando que a BlackBerry esta falida, esta enganada parceiro, ela saiu da bolsa pq a bolsa é especulação e leva a empresa para o buraco. E com os aparelhos que estão chegando,e quem compra, não usa outro nunca mais.

  • Victor Ferrari
    2013-11-02T00:58:16

    Comprem um HTC One e sejam felizes !!!!

  • Cristhian Fernandes
    2013-11-11T13:38:22

    Bom eu acho que quem fez piadas sobre a blackberry está errado pois ela se inovou e tbm não tem carência de apps pois vocês devem imaginar. Que todos os apps de Android que rodam no 4.0 ou anterior funcionam no blackberry tanto que tenho vários jogos passados de Android para blackberry no Z10 e o Playbook é o mais profissional que existe é ótimo em flash Player's pois ele utiliza totalmente a tela então se pensarem a blackberry é a melhor marca no mercado de celulares.

  • Edgard Santos
    2013-10-28T14:41:14

    Iphone é só Status e só pobre tem!!!

  • Renato Gusmão
    2013-10-28T13:58:34

    Eu tenho um Iphone 5, Apple é só Status!!! esse z30 esta anos luz na frente do Iphone. Acredito na volta da BB, foi uma das melhores empresas referente a smartphones. Torço por ela.

  • Carlos Vitor
    2013-10-28T03:54:05

    A BlackBerry esta em busca de inovações demorou muito para isso acontecer eu tenho o Z10 e ja experimentei o Galaxy s4 e claro q a sansung esta muito a frente da BlackBerry que precisa tornar seus smartphone mais acessíveis ao consumidor final

  • Rich Mocambique
    2013-10-28T10:25:24

    Não sabia que a BlackBerry ainda existia no mercado...rsrsrsrsrsrsrs!

  • Ademir Junior
    2013-10-26T21:13:20

    mais um frustrado fã da maçã que só sabe meter o pau no blackberry...vou comprar o novo z30 pois a empresa da maçã nao agrega muito em suas inovaçoes

  • Tualick Rodrigues
    2013-10-26T12:19:45

    Falaram a mesma coisa do windows phone falta de apps..hj eo terceiro mais usado e vai passar o ios breve!!!