Computadores

31/10/2013 10h30 - Atualizado em 31/10/2013 10h30

Testamos o HP Slate 21: All-in-One com Android ainda precisa de ajustes

Pedro Cardoso
por
De São Paulo

O HP Slate 21 é um All-in-One pensado no usuário assíduo do Android, que já utiliza o sistema em celulares ou tablets, e quer ter um computador onde o conteúdo possa ser compartilhado com a família, sem ter que passar um dispositivo de mão em mão para que cada um assista a um vídeo no YouTube, por exemplo. Mas será que ele cumpre bem o seu papel de "computador de messa"? Confira as primeiras impressões do TechTudo.

HP Slate 21 é um computador All-in-One com Android 4.2.2 (Jelly Bean) (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)HP Slate 21 é um computador All-in-One com Android 4.2.2 (Jelly Bean) (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

Apesar de ser um Android projetado para tablets, o seu uso em um computador de mesa está longe de ser uma experiência incômoda. Na verdade, a adaptação é bem rápida. Tanto o uso com o toque na tela, que é o caminho natural nesta plataforma, como com mouse e teclado funcionam muito bem. No quesito usabilidade, o Android embarcado em um All-in-One funciona como outro sistema qualquer.

Teclado do HP Slate 21 funciona bem para o dispositivo equipado com Android (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Teclado do HP Slate 21 funciona bem para o dispositivo equipado com Android (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

A HP pensou neste produto como um computador que estaria em um local de fácil acesso na casa para que todos os membros pudessem compartilhá-los individualmente ou coletivamente. Para esta segunda opção, os alto falantes frontais cumprem bem o seu papel: o som é bem alto, nítido e não distorce, mesmo no último volume.

Alto Falantes frontais do HP Slate 21 reproduzem bem o som e não causa distorções (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Alto Falantes frontais do HP Slate 21 reproduzem bem o som e não causa distorções (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

O produto tem um acabamento bem cuidado e ocupa um espaço pequeno na mesa. Se quiser trabalhar sem a "dobradinha" mouse e teclado, que acompanham o produto, basta deslizar o seu apoio que a tela inclina, se tornando quase uma mesa digital. Deste modo, é bem confortável navegar pelas funções do Android.

HP Slate 21, com Andorid 4.2.2, chega equipado também com um mouse convencional para computadores (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)HP Slate 21, com Andorid 4.2.2, chega equipado também com um mouse convencional para computadores (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

O primeiro ponto negativo perceptível é a impossibilidade de mostrar mais de um aplicativo ao mesmo tempo na tela ou em uma janela pequena. Para que precisamos de uma calculadora tão grande? Dividir a tela entre diversas janelas é uma função fundamental em desktops e notebooks para, principalmente, elevar a produtividade. Para deixar claro, não estamos falando do recurso de multitarefa, que o Android com certeza suporta, mas sim da impossibilidade de deixar dois aplicativos visíveis ao mesmo tempo.

Calculadora ocupa totalmente a tela de 21,5 polegadas do HP Slate 21 com Android (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Calculadora ocupa totalmente a tela de 21,5 polegadas do HP Slate 21 com Android (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

O fato de o Slate 21 abrir qualquer aplicativo em tela cheia torna incômoda a navegação na internet. Na maioria das páginas testadas, as imagens e logos perdem resolução e ficam pontilhadas. Quem está acostumado a navegar em tablets e notebooks vai perceber uma grande diferença

Slate 21, da HP, tem tela de 21,5 polegadas Full HD, Andorid 4.2.2, 8 GB de armazenamento e 1GB de RAM (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Slate 21, da HP, tem tela de 21,5 polegadas Full HD, Andorid 4.2.2, 8 GB de armazenamento e 1GB de RAM (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

Já o acesso às notificações do Android se dá apenas no canto esquerdo da tela, em uma área muito pequena, especialmente em um display de 21,5 polegadas. Quando você se acostuma com este detalhe, esbarra na borda do All-in-One, que deixa a tela "recuada" e dificulta deslizar o dedo para baixo.

Botões laterais do HP Slate 21, primeiro computador All-in-One com Android no Brasil (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)Botões laterais do HP Slate 21, primeiro computador All-in-One com Android no Brasil (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

O espaço de armazenamento é de apenas 8 GB e a memória RAM traz somente 1 GB, número considerado pouco até mesmo para os smartphones, imagina para um All-in-One que pretende ser compartilhado entre os membros de uma família.

HP Slate 21, com Android, tem suporte traseiro para fixar tela touchscreen na mesa (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)HP Slate 21, com Android, tem suporte traseiro para fixar tela touchscreen na mesa (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

Em nossos testes, percebemos que jogos projetados para a tela vertical de um celular não se adaptaram a tela horizontal do HP Slate 21. Deste jeito, o jogo ficou deitado, impossibilitando o seu uso. Entretanto, o gerente geral de PCs da HP, Fernando Soares, garantiu que uma próxima atualização de software resolverá este problema e o game entrará automaticamente na dimensão correta. Por enquanto, segundo ele, um ajuste de tela acionada pelo usuário pode colocar tudo no lugar, mas infelizmente não conseguimos comprovar.

Interface do Android Puro enjoa rápido? Opine no Fórum do TechTudo!

HP Slate 21 traz Android projetado para tablets embarcado em um computador de mesa (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)HP Slate 21 traz Android projetado para tablets embarcado em um computador de mesa (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)

O HP Slate 21 tem uma proposta muito interessante de embarcar, em um All-in-One, um sistema já consolidado na vida dos usuários de smartphones no Brasil. É natural se pensar que, se eu tenho uma boa experiência Android no meu tablet, posso ter no computador também, como uma alternativa ao Windows. Porém, o dispositivo ainda tem alguns pontos chaves a serem resolvidos em suas próximas versões para que se torne um produto "matador".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Stickdeath Br
    2013-10-31T14:46:51  

    Um iPadzão-Generics. Pior foi o bizarrismo de não usarem wireless tanto pro tecladinho como o mouse. Chamar esses iPadzões-Generics de "computador" chega a ser leseira. Tudo hoje é um computador. Acho que os caras queriam dizer que a HP lançou o primeiro desktop com android - e isso aí nem desktop é também. Enfim. Aos poucos a moçada vai se livrando daqueles caixotes imensos, pesados, feiosos e sugadores de energia. Deixa isso pros hard-core-gamers.

    recentes

    populares

    • Stickdeath Br
      2013-10-31T14:46:51  

      compra um primeiro depois vc comenta

    recentes

    populares

    • Stickdeath Br
      2013-10-31T14:46:51  

      Sua mãe não mostrou o que comprei e dei pra ela porque não gostei? Pede pra ela te emprestar e tire as mesmas conclusões. Abraços do tio.

  • Leonel Reis
    2013-10-31T14:45:37  

    Pra ficar com a cara do Brasil dos PeTralhas faltou a marca Positivo. Coisa de pobre.

    recentes

    populares

    • Leonel Reis
      2013-10-31T14:45:37  

      ahahahahahahahahahah, boa

  • Willy Reis
    2013-10-31T12:11:24  

    Ahfff q parada dah hora. kkkkkkkkkkk gostaria de testar um.

    recentes

    populares

    • Willy Reis
      2013-10-31T12:11:24  

      eu tenho muito bom

  • Natanael Silva
    2015-04-22T23:17:39

    tenho um e gostei como é um produto novo e menos acessível a muitos bolsos então não tem muitos usuários aqui o meu no começo ate estranhei mesmo mais quando atualizou ficou muito bom acho que nos comentarios abaixou faltou comprarem e usarem o produto ou guardar um pouco de grana pra comprar um ;)

  • Anderson
    2015-02-10T10:53:48

    Não recomendo esse produto a ninguém. Presenciei a utilização como frente de caixa e executar apenas 1 aplicativo. E mesmo assim, ocorrem travamento super frequentes independente se você está utilizando o navegador, usando a calculadora ou editando alguma preferência nas configurações. Quem tiver o interesse, faço o convite de pesquisar no google "hp slate 21 freezing" e irá encontrar consumidores ao redor do mundo reportando o que estou comentando. Como o TechTudo é uma excelente fonte de informação, considerei pertinente compartilhar para ajudar a outros consumidores.

  • Anderson
    2015-02-10T10:50:52

    Não recomendo esse produto a ninguém. Comprei um para utilizar como frente de caixa e executar apenas 1 aplicativo. E mesmo assim, ocorrem travamento super frequentes independente se você está utilizando o navegador, usando a calculadora ou editando alguma preferência nas configurações. Quem tiver o interesse, faço o convite de pesquisar no google "hp slate 21 freezing" e irá encontrar consumidores ao redor do mundo reportando o que estou comentando. Como o TechTudo é uma excelente fonte de informação, considerei pertinente compartilhar para ajudar a outros consumidores.

  • Flavio Souza
    2014-01-27T11:04:15

    Produto ching-ling, rsss...

  • Tiburcio Neto
    2013-11-04T12:24:10

    1Gb de RAM? Affs... isso é um tablet com teclado e mouse.

  • Ilfran Costa
    2013-10-31T18:45:57  

    Meu smartphone é mais potente que esse computador o.O HP deveria investir mesmo era em um belo smartphone nao nesse tablet gigante =)

    recentes

    populares

    • Ilfran Costa
      2013-10-31T18:45:57  

      verdade, eu tenho um celular top com cabo HDMI e teclado bluetooth. muito mais vantajoso

  • Wesley Souza
    2013-10-31T16:56:46  

    Para os seguidores da Microsoft, do Windows e principalmente do Windows Phone, sabe-se que não é de hoje que o Google vem querendo tomar espaço em cima da Microsoft. Espero eu, pelo bem dos avanços e qualidades tecnológicas, que o Android jamais chegue a ser um concorrente direto do Windows em PC's. Espero que a Microsoft tome uma atitude o quanto antes para impedir estas possíveis tentativas do Google, que se preocupa mais em vender produtos do que dar qualidade a eles.

    recentes

    populares

    • Wesley Souza
      2013-10-31T16:56:46  

      Sistema operacional de verdade é o que eu uso aqui. Se chama MacOS. Conhece? Só não fico torcendo pra uma ou outra empresa. Quero mais é que elas disputem, pois que ganha sou eu. A Apple, por exemplo, liberou o seu último sistema na faixa, ou seja, grátis!

    recentes

    populares

    • Wesley Souza
      2013-10-31T16:56:46  

      Alessandro discordo, tem editores de planilhas a videos (os melhores pagos, mas muitos free)

  • Bruno Ribeiro
    2013-11-02T22:46:12

    que porcaria ahuahuahau!

  • Henrique
    2013-11-01T20:58:52

    Microsoft pira

  • Daniel Silva
    2013-11-01T14:55:14  

    ridículo !

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2013-11-01T14:55:14  

      ridiculo eh pouco... horrivelmente ridiculo ... ANDROID passo

  • Nelson Tondo
    2013-11-01T17:31:44

    para mim isso eh um gasto sem interesse... custava por ai um Windows 8 e com preco acessivel?

  • Hugo Silva
    2013-10-31T18:13:32

    1gb de RAM já antecipo o fracasso... Lixão d+

  • Marcio Rj
    2013-10-31T16:54:13

    Que isso o novo DoidesktopAir ? para de babar ovo da Apple e desenvolva algo realmente diferente e inovador. Grandes coisa colocar em uma tela grande um Sistema como android que muitos celulares fazem com auxilio de teclado e tela de TV de 42' via HDMI.

  • Bruno Souza
    2013-10-31T16:48:33

    Na Minha Opinião, Precisamos, de um Portátil como SmartPhone e Tablete com plataforma de Windows para podermos executar arquivos .exe, se Existir pois eu não conheço, peço que não me critiquem, façam melhor coloquem o Modelo dele ai pois eu desconheço. e acho que um computador com plataforma windows e um Oito de lado vezes melhor que IOS, ANDROID, WINDOWS PHONE...

  • Jonh Belluce
    2013-10-31T16:36:26

    Em um futuro não tão distante o Android vai dominar completamente o mundo tecnológico. Estão no começo dos PC Android falta um pouco mais para chegar a concorrer forte com o Windows. E tomara que ganhe pois assim terá uma briga boa para nós consumidores.

  • Bruno Alves
    2013-10-31T16:27:54

    Fizeram um tablet grande e querem enganar os trouxas.

  • Alex Ribeiro
    2013-10-31T16:21:41

    Valeu pela intenção. Infelizmente não foi desta vez.

  • Matheus Araujo
    2013-10-31T16:20:16

    Design atraente, mas... vandas fail !

  • Matheus Araujo
    2013-10-31T16:19:08

    Design atraente, mas...vendas FAIL !

  • Robert Takeshi
    2013-10-31T16:18:50

    eu nao estava acreditando que isso realmente existir até ver a noticia, HUEHUEHUE

  • David Coelho
    2013-10-31T15:11:31  

    1GB de RAM e processador usado em smartphones? Isso pra mim é um tablet e não um computador. Ainda mais com o valor de R$ 1.899,00. Está querendo concorrer com a Tekpix, a filmadora que mais rouba no Brasil?

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2013-10-31T15:11:31  

      Essa foi boa!

  • Zap Noix
    2013-10-31T15:55:25

    Android ?? Eca !! Sou mais meu OSX Maverick !!!