Sistemas Operacionais

24/10/2013 14h21 - Atualizado em 24/10/2013 17h13

Testamos o Huawei Ascend P6: o smart mais fino do mundo impressiona

Elson de Souza
por
Da Futurecom 2013

O Ascend P6, da Huawei, conseguiu um feito muito disputado pela Apple e Samsung: o título de smartphone mais fino do mundo. Prestes a desembarcar no Brasil, o aparelho traz um corpo com apenas 6,18 mm de espessura e características bastante interessantes. O TechTudo teve acesso ao gadget na Futurecom 2013, no Rio de Janeiro, e adianta o que os brasileiros poderão em breve encontrar nas lojas.

Menu de aplicativos do Ascend P6, da Huawei (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Menu de aplicativos do Ascend P6, da Huawei (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Design

O visual é, sem dúvidas, o grande atrativo do Ascend P6. Com um trabalho digno de padrão Apple, o smartphone da Huawei consegue até mesmo ofuscar o próprio iPhone com seu corpo de alumínio, plástico e vidro Gorilla Glass. A suavidade é característica marcante do gadget, que pesa 120 g, tem encaixe muito confortável nas mãos e sua pequena espessura minimiza os possíveis desconfortos da tela de 4,7 polegadas.

Ascend P6 tem espessura de apenas 6,18 mm (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Ascend P6 tem espessura de apenas 6,18 mm (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Nas laterais, há poucos botões físicos e um tampão que esconde a entrada para fones de ouvidos, além de funcionar como compartimento para guardar a chave dos slots do cartão microSD e do microSIM quando "lacrado". Uma solução bastante questionável, pois é dificil imaginar que alguém precisará retirar o chip ou cartão de memória a toda hora.

O Ascend P6 estará disponível por aqui nas opções preto e rosa. Já os desconfiados com marcas chinesas não devem ter o que temer: o aparelho parece ter boa resistência, mesmo com seu corpo enxuto.

Câmera traseira do Ascend P6 tem 8 megapixels e é acompanhada por flash LED (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Câmera traseira do Ascend P6 tem 8 megapixels e é acompanhada por flash LED (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Hardware e desempenho

Equipado com um processador quad-core de 1,5 GHz da própria Huawei e 2 GB de RAM, o Ascend P6 também não decepciona no desempenho. Durante nossos testes, o aparelho conseguiu rodar um jogo de corrida em 3D sem nenhum engasgo. No entanto, foi possível observar algumas falhas no acelerômetros do aparelho, que podem ter sido causadas pelos fios que o seguravam, mas demandam atenção.

Parte inferior do Huawei Ascend P6; detalhe para os botões virtuais do Android, semelhante ao que temos na versão "pura" do sistema (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Parte inferior do Huawei Ascend P6; detalhe para os botões virtuais do Android, semelhante ao que temos na versão "pura" do sistema (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A tela do Ascend P6 pode não ser Full HD, como a maioria dos tops, porém agrada. A tecnologia IPS e a resolução de 1280 x 720 pixels fazem com que o display de 4,7 polegadas exiba as imagens com nitidez e qualidade surpreendentes. Há ainda como ativar o modo de hipersensibilidade, que torna as respostas aos comandos muito mais rápidas e precisas, embora deva consumir mais bateria.

A câmera traseira de 8 megapixels consegue resultados medianos, já que corpos mais finos tendem a sacrificar os sensores dos aparelhos. Mas a função deve ser suficiente para usuários menos exigentes e para o dia a dia. A máquina frontal de cinco megapixels pode ser interessante para autorretratos, mas é exagerada para videochamadas.

Foto tirada com o Ascend P6 no estande da Huawei com o modo automático (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Foto tirada com o Huawei Ascend P6 no estande da Huawei com o modo automático (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Para curtir uma música, porém, o Ascend P6 poderia ser melhor. Em primeiro lugar, dos 8 GB de memória interna, apenas 4,7 GB estão disponíveis. Sendo assim, é bem provável que você terá que fechar a compra do aparelho junto com um cartão microSD para os seus arquivos. Além disso, os alto-falantes na parte traseira pecam na potência e o aparelho usa a entrada microUSB para fones de ouvido, o que limita bastante a chance de encontrar uma variedade de modelos compatíveis. Uma outra opção é um adaptador, disponível no mercado. Mas trata-se de uma enorme bola fora, que ficou popula com os modelos HTC, alguns anos atrás, e foi praticamente abolida do mercado.

Sistema operacional

Smartphone Ascend P6, o top de linha da Huawei, visto de frente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Smartphone Ascend P6, o top de linha da Huawei, visto de frente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O gadget da Huawei traz o Android na versão 4.2.2 (Jelly Bean), uma das mais recentes disponíveis no mercado. O sistema roda fluido e sem engasgos. Para quem gosta de personalizar o seu aparelho, o dispositivo traz ainda uma central de temas com opções que mudam completamente os papéis de parede e os ícones da plataforma do Google. Outro detalhe interessante é a organização dos aplicativos somente nas telas iniciais, o que lembra bastante o arquirrival iOS.

Preço

Huawei Ascend P6 tem câmera frontal de 5 megapixels (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Huawei Ascend P6 tem câmera frontal de 5 megapixels (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Ascend P6 ainda não teve valor definido no Brasil, mas as primeiras unidades importadas devem chegar aqui na faixa entre R$ 1.600 e R$ 1.800. O valor é compatível com os de aparelhos com configurações semelhantes. No entanto, a Huawei confirma a intenção de fabricar o smartphone no país a partir do próximo ano e conseguir reduções de impostos, o que deve tornar o gadget ainda mais atraente.

Qual é o melhor: Optimus L7 ou Ascend G510? Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wellington
    2014-07-07T21:47:22

    Onde encontro este aparelho ? Não consigo encontrar nas lojas formais.

  • Ana Oliveira
    2013-10-25T15:41:38  

    Huawei e Samsung, parece nome de papel higiênico. Uma coisa leva a outra... e ambos são xing-lings.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2013-10-25T15:41:38  

      É verdade... kkkkkkkkkkkkkkkk Tudo cocô asiático! kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2013-10-25T15:41:38  

      Matheus Leite coco asiatico?? me diga entao onde sao fabricados os sdeus queridinhos iphones na lua?? pq na america do norte que não é ...

  • Urubu Rei
    2013-10-24T16:08:30  

    O aparelho é bom, o que estraga é essa porcaria de "sistema" Android! Mas os asiáticos não tem opção... ou rodam emprestado o Android ou nada.

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-24T16:08:30  

      Tem o sensacional Windows Phone da Microsoft... do meu amigo tio Bill. Viva a Nokia!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-24T16:08:30  

      Só quem fala bem dos aparelhos com Android são os camelôs safados. É bom pra quem vende, mas uma porcaria pra quem compra. O sistema Android é um lixo, mesmo!

  • Carlos Rodrigues
    2013-10-24T16:03:33  

    Comparar isso com iPhone é uma piada... kkkkkk... a Samsung é a que chega mais próximo, mas mesmo assim ainda infinitamente inferior... pelo menos no quesito acabamento e apresentação... quanto a Hardware, aí realmente são muito próximos.

    recentes

    populares

    • Carlos Rodrigues
      2013-10-24T16:03:33  

      ainda bem que um plastico chamado "policarbonato" e bem mais resistente que um tal de aluminio e sim, design de samsungs sao lixo, mt feio, o do iphone e infinitamente mais bonito, alem de ter um sistema bem melhor do q o bugdroid ;P

    recentes

    populares

    • Carlos Rodrigues
      2013-10-24T16:03:33  

      Marco Mesquita Considerado... por você? fala sério

  • Paulo Leite
    2013-10-25T17:36:06  

    Também já tive um Samsung Galaxy S4 com sistema Android... foi a pior coisa que já fiz na vida! Lixo total! Não comprem qualquer aparelhos com sistema Android! É Lixo, lixo, lixo, lixo, lixo... Sou maluco, mas sou burro de voltar a usar o sistema Android.

    recentes

    populares

    • Paulo Leite
      2013-10-25T17:36:06  

      Quando vejo esse tipo de comentário tenho certeza que a pessoa nunca teve um S4 e é fã da Apple. Posta essas coisas só para dizer que o dela é maior.

    recentes

    populares

    • Paulo Leite
      2013-10-25T17:36:06  

      kkkkkkkkk é tao jumento que fala q teve um s4 e chama de lixo ... FATO NUNCA USOU UM S4 NA VIDA DELE kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Urubu Rei
    2013-10-24T21:39:29  

    I LOVE APPLE E VOCÊS? ANDROID É UM LIXO!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-24T21:39:29  

      kkkk....MENGO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL...TOMA FELIPE PATARO>.kkkkk!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-24T21:39:29  

      assim como seu timeco que sera vice da copa do brasil AHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  • Daniel Lucena
    2013-12-05T08:35:28

    Tenho um Galaxi S GT-I1900B, posso não ser um usuário muito avançado, contudo me atende, vivo em função dele, profissionalmente perfeito, aposentei meu PC e Notebook. Tive Optimus, Huawei, Xperia, tenho Motorola, minha paixão e o Galaxi. Não o troco por nenhum outro.

  • Alex Luz
    2013-10-25T00:09:19  

    Já tive um Samsung com sistema Android... foi a pior coisa que já fiz na vida! Lixo total! Não comprem qualquer aparelhos com sistema Android! Lixo, lixo, lixo, lixo, lixo...

    recentes

    populares

    • Alex Luz
      2013-10-25T00:09:19  

      Joao Neto Só fala isso quem nunca teve um Galaxy s, s2, s3 ou s4. Tive iPhone e nunca mais volto para ele. O aparelho pode ser bom, o sistema também (?) mas o fato de ficar preso sem poder fazer nada é uma porcaria, como por exemplo colocar para dentro dele um filme ou música sem precisar converter para o formato proprietário. Outro dia estava com meu S4 em um local sem internet e precisava passar um arquivo para um aluno. Simples, liguei o bluetooth e passei. Se eu ou ele tivéssemos um iPhone isso não seria possível.

    recentes

    populares

    • Alex Luz
      2013-10-25T00:09:19  

      Sidney Oliveira falou tudo, e bom ver quem ja esteve do lado da apple e percebeu o que os inteligentes veem !!!!! FATO

  • Marco Junior
    2013-10-24T23:30:48  

    A porcaria do Android foi feito para os aparelhos chineses. Tudo lixo asiático, sem qualidade... comprou, queimou!

    recentes

    populares

    • Marco Junior
      2013-10-24T23:30:48  

      Quanto ódio no coração...

    recentes

    populares

    • Marco Junior
      2013-10-24T23:30:48  

      voce por acaso tem noçao onde o iphone é fabricado?

  • Marco S
    2013-10-24T18:05:15  

    iOs>>>>>>Android. Quem discorda no mínimo nunca teve um gadget com o sistema da Maçã ou então é muito fã boy

    recentes

    populares

    • Marco S
      2013-10-24T18:05:15  

      pfvr, ios e um sistema bem melhor, android e um lixo q faz ate um smart octa-core travar, enquanto isso ios roda liso num dual-core, haters gonna hate, nao sou usuario nem de android e nem de ios, so pra avisar :P

    recentes

    populares

    • Marco S
      2013-10-24T18:05:15  

      Os apps da google para ios são todos pirateados do android(cuja dono é o google)

  • Ronan Santos
    2013-10-24T20:21:03  

    Porque todas as porcarias de celular chinês vem Android? O sistema é grátis?

    recentes

    populares

    • Ronan Santos
      2013-10-24T20:21:03  

      Jose Bosco Vão criar sistemas piratas de SO fechados assim como Windows de pc

    recentes

    populares

    • Ronan Santos
      2013-10-24T20:21:03  

      Android é aberto, logo qualquer telefone pode adapta-lo ao seu hardware. Com isso, o domínio do android se tornou absoluto. Para quem tem um pouco mais de idade, basta lembrar a guerra Betamax/VHS. Quem não tem tanta idade, pesquise que acha fácil. É bem próximo desse cenário, um sistema aberto, e outro fechado. A diferença é que o sistema fechado (betamax) era melhor que o aberto. Hoje temos um sistema aberto melhor e evoluindo a cada dia muito mais rápido que o fechado. O que acham que vai acontecer?

  • Marcelo Siqueira
    2013-10-25T05:11:46  

    Sou muitos mais o Android do que o IOS DA APPLE,

    recentes

    populares

    • Marcelo Siqueira
      2013-10-25T05:11:46  

      Urubu Rei. Continue fuçando o lixo para achar um apple.

  • Joao Jr.
    2013-10-24T15:59:44  

    Só tenho uma história. Eu pagava pau para o Android, até comprar um iPad....

    recentes

    populares

    • Joao Jr.
      2013-10-24T15:59:44  

      Depende. Pagar pau pode ser gay. Pagar por bunda tbm.

    recentes

    populares

    • Joao Jr.
      2013-10-24T15:59:44  

      Quem paga pau é gay, mas não sabe. Pau nem de graça! Eu pago bem... por uma bunda!

  • Joelma Teles
    2013-10-24T20:48:25  

    todo mundo fica idolatrando o iphone que parou no tempo.

    recentes

    populares

    • Joelma Teles
      2013-10-24T20:48:25  

      Já alcançou a perfeição... mexer pra que?

    recentes

    populares

    • Joelma Teles
      2013-10-24T20:48:25  

      Parece torcedor do Santos... Viúva do Pelé

  • Felipe Gonçalves
    2013-10-24T15:15:43  

    Se cuida Iphone?! Com android?! Só pode ta de brincadeira né?

    recentes

    populares

    • Felipe Gonçalves
      2013-10-24T15:15:43  

      Essa matéria só pode ta de brincadeira, comparar um sistema bugado que é esse android com o iOS

    recentes

    populares

    • Felipe Gonçalves
      2013-10-24T15:15:43  

      Opa, faço parte dos 0,01% que deu negativo e usou ambos SOs :D

  • Bruno Nardini
    2013-10-24T15:14:27  

    Como se os applefags se importassem com isso. Estão mais preocupados com o status que o iphone traz.

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2013-10-24T15:14:27  

      Anderson Costa O iphone faz bem, muito bem, mas aposto que 90% de quem compra, compra por causa do valor, é questão de status mesmo.

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2013-10-24T15:14:27  

      O que o teu suposto LajotaPhone faz, que segundo você o Iphone é só Status não faz melhor ?

  • Gleidstonio Manganes
    2013-10-24T21:43:31

    Huawei??? Esse xingling nao me impressiona nem aqui nem na china. Eh basicamente uma copia de terceira linha do iPhone.

  • Fernando Cruz
    2013-10-25T00:01:47

    Lixo de aparelho chinês e lixo de sistema, sem segurança e instável. Lixo+lixo=burro

  • Rodrigo Porto
    2013-10-24T23:24:24

    O sistema Android é um lixo!!! Tô fora!!!

  • Urubu Rei
    2013-10-24T21:37:08

    I LOVE APPLE E VOCÊS? FALEM BEM OU MAL, MAS FALEM DA APPLE! OBRIGADO A TODOS AQUI DO MEU TECHTUDO!

  • Marcelo
    2013-10-25T09:38:32  

    Muito bem argumentada a colocação dos "Apple Boys" em dizer que o android é lixo. Típico de gente burra e ignorante taxar algo sem nenhuma base. ahh, mas pera aí, trata-se de usuários da maçã...normal isso.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2013-10-25T09:38:32  

      Marcelo vc usa aqueles celulares que parece um tablet da sansumg? kkkk. Me ajuda!! Isso nao é concorrencia.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2013-10-25T09:38:32  

      Rodrigo Silva Lindo mesmo são seus Tiles sem papel de parede e com a grande opção de impressionantes 16 cores né?

  • Luis Guimarães
    2013-10-24T23:54:15  

    Android é um lixo de sistema! Sou muito mais o Windows Phone 8 da Microsoft.

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-10-24T23:54:15  

      Fala serio Luis Guimarães, troquei um razr em um Lumia820 e só consegui ficar no WP8 por dois meses que foi o tempo que levei para arrumar algum outro maluco que quisesse testar o WP e me comprar ele.

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-10-24T23:54:15  

      outro que tinha um android de 200 contos

  • Urubu Rei
    2013-10-24T17:19:56  

    Vem aí o novo Android 4.5.5 (Mr. Bean)... dizem que não vai travar e nem pegar vírus!

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-24T17:19:56  

      Milena Reis Aproveita que ele ta em promoção 900,00 pilas

    recentes

    populares

    • Urubu Rei
      2013-10-24T17:19:56  

      Quem fala que Android trava demais é pq nunca usou o Nexus da LG, ele sim é fluido e rápido

  • Marcelo Alonso
    2013-10-24T23:38:49  

    Android = Lixo Não gostou? Então, chora bem longe de mim, ok? Obrigado.

    recentes

    populares

    • Marcelo Alonso
      2013-10-24T23:38:49  

      Victor Vulcanis olha aí mais um que nasceu pra ser controlado, kkkkk

    recentes

    populares

    • Marcelo Alonso
      2013-10-24T23:38:49  

      Sheyla Rabelo, não gostou? Então, chora bem longe de mim, sua pobre... kkkkkkkkkkkk

  • Matheus Barros
    2013-10-24T23:35:07  

    Android é uma droga! Trava toda hora e pega um montão de vírus... é coisa de camelô.

    recentes

    populares

    • Matheus Barros
      2013-10-24T23:35:07  

      S4 mandou um xeiro