Sistemas Operacionais

24/10/2013 14h21 - Atualizado em 24/10/2013 17h13

Testamos o Huawei Ascend P6: o smart mais fino do mundo impressiona

Elson de Souza
por
Da Futurecom 2013

O Ascend P6, da Huawei, conseguiu um feito muito disputado pela Apple e Samsung: o título de smartphone mais fino do mundo. Prestes a desembarcar no Brasil, o aparelho traz um corpo com apenas 6,18 mm de espessura e características bastante interessantes. O TechTudo teve acesso ao gadget na Futurecom 2013, no Rio de Janeiro, e adianta o que os brasileiros poderão em breve encontrar nas lojas.

Menu de aplicativos do Ascend P6, da Huawei (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Menu de aplicativos do Ascend P6, da Huawei (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Design

O visual é, sem dúvidas, o grande atrativo do Ascend P6. Com um trabalho digno de padrão Apple, o smartphone da Huawei consegue até mesmo ofuscar o próprio iPhone com seu corpo de alumínio, plástico e vidro Gorilla Glass. A suavidade é característica marcante do gadget, que pesa 120 g, tem encaixe muito confortável nas mãos e sua pequena espessura minimiza os possíveis desconfortos da tela de 4,7 polegadas.

Ascend P6 tem espessura de apenas 6,18 mm (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Ascend P6 tem espessura de apenas 6,18 mm (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Nas laterais, há poucos botões físicos e um tampão que esconde a entrada para fones de ouvidos, além de funcionar como compartimento para guardar a chave dos slots do cartão microSD e do microSIM quando "lacrado". Uma solução bastante questionável, pois é dificil imaginar que alguém precisará retirar o chip ou cartão de memória a toda hora.

O Ascend P6 estará disponível por aqui nas opções preto e rosa. Já os desconfiados com marcas chinesas não devem ter o que temer: o aparelho parece ter boa resistência, mesmo com seu corpo enxuto.

Câmera traseira do Ascend P6 tem 8 megapixels e é acompanhada por flash LED (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Câmera traseira do Ascend P6 tem 8 megapixels e é acompanhada por flash LED (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Hardware e desempenho

Equipado com um processador quad-core de 1,5 GHz da própria Huawei e 2 GB de RAM, o Ascend P6 também não decepciona no desempenho. Durante nossos testes, o aparelho conseguiu rodar um jogo de corrida em 3D sem nenhum engasgo. No entanto, foi possível observar algumas falhas no acelerômetros do aparelho, que podem ter sido causadas pelos fios que o seguravam, mas demandam atenção.

Parte inferior do Huawei Ascend P6; detalhe para os botões virtuais do Android, semelhante ao que temos na versão "pura" do sistema (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Parte inferior do Huawei Ascend P6; detalhe para os botões virtuais do Android, semelhante ao que temos na versão "pura" do sistema (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A tela do Ascend P6 pode não ser Full HD, como a maioria dos tops, porém agrada. A tecnologia IPS e a resolução de 1280 x 720 pixels fazem com que o display de 4,7 polegadas exiba as imagens com nitidez e qualidade surpreendentes. Há ainda como ativar o modo de hipersensibilidade, que torna as respostas aos comandos muito mais rápidas e precisas, embora deva consumir mais bateria.

A câmera traseira de 8 megapixels consegue resultados medianos, já que corpos mais finos tendem a sacrificar os sensores dos aparelhos. Mas a função deve ser suficiente para usuários menos exigentes e para o dia a dia. A máquina frontal de cinco megapixels pode ser interessante para autorretratos, mas é exagerada para videochamadas.

Foto tirada com o Ascend P6 no estande da Huawei com o modo automático (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Foto tirada com o Huawei Ascend P6 no estande da Huawei com o modo automático (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Para curtir uma música, porém, o Ascend P6 poderia ser melhor. Em primeiro lugar, dos 8 GB de memória interna, apenas 4,7 GB estão disponíveis. Sendo assim, é bem provável que você terá que fechar a compra do aparelho junto com um cartão microSD para os seus arquivos. Além disso, os alto-falantes na parte traseira pecam na potência e o aparelho usa a entrada microUSB para fones de ouvido, o que limita bastante a chance de encontrar uma variedade de modelos compatíveis. Uma outra opção é um adaptador, disponível no mercado. Mas trata-se de uma enorme bola fora, que ficou popula com os modelos HTC, alguns anos atrás, e foi praticamente abolida do mercado.

Sistema operacional

Smartphone Ascend P6, o top de linha da Huawei, visto de frente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Smartphone Ascend P6, o top de linha da Huawei, visto de frente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O gadget da Huawei traz o Android na versão 4.2.2 (Jelly Bean), uma das mais recentes disponíveis no mercado. O sistema roda fluido e sem engasgos. Para quem gosta de personalizar o seu aparelho, o dispositivo traz ainda uma central de temas com opções que mudam completamente os papéis de parede e os ícones da plataforma do Google. Outro detalhe interessante é a organização dos aplicativos somente nas telas iniciais, o que lembra bastante o arquirrival iOS.

Preço

Huawei Ascend P6 tem câmera frontal de 5 megapixels (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Huawei Ascend P6 tem câmera frontal de 5 megapixels (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Ascend P6 ainda não teve valor definido no Brasil, mas as primeiras unidades importadas devem chegar aqui na faixa entre R$ 1.600 e R$ 1.800. O valor é compatível com os de aparelhos com configurações semelhantes. No entanto, a Huawei confirma a intenção de fabricar o smartphone no país a partir do próximo ano e conseguir reduções de impostos, o que deve tornar o gadget ainda mais atraente.

Qual é o melhor: Optimus L7 ou Ascend G510? Opine no Fórum do TechTudo!