Sistemas Operacionais

22/10/2013 08h18 - Atualizado em 22/10/2013 11h36

Testamos o Lumia 1520, o foblet da Nokia com Windows Phone 8 e tela Full HD

Allan Melo
por
De Abu Dhabi

O tão esperado foblet Lumia 1520 já não era mais surpresa pra ninguém. Flagrado algumas dezenas de vezes antes de seu anúncio oficial, o mais novo integrante da Nokia entrega mais do que uma supertela de 6 polegadas. Veja as nossas primeiras impressões deste aparelho, que testamos em Abu Dhabi, no último Nokia World da história.

Qual é o melhor smartphone de 2013? Descubra no Fórum do TechTudo

Lumia 1520, o foblet da Nokia (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 1520, o foblet da Nokia (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A linha Lumia é famosa por trazer ótimos displays, com contrastes profundos e cores vivas. Mas assim como na evolução do Galaxy S3 para o Galaxy S4, a estreia da nova tela Full HD da Nokia, em uma versão de 6 polegadas, é, no mínimo, estonteante.

Apesar do novo tamanho, quem já se acostumou a um foblet não sentirá nenhum desconforto em se adaptar ao 1520. É possível manuseá-lo com conforto, razoável para o uso cotidiano, ainda que inevitavelmente você se sinta compelido a usar as duas mãos. Mexer com apenas uma das mãos é possível, mas talvez pouco sensato.

Traseira do Lumia 1520, com destaque para a câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo)Traseira do Lumia 1520, com destaque para a câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A câmera é boa, mas não chega a ser igual a do Lumia 1020, demarcando o território para o público que dá prioridade à tela, deixando a câmera em segundo lugar. Sobre a bateria, obviamente não foi possível avaliá-la, mas a promessa de 19 horas com 87% de carga é compatível com o que se oferece no mercado de foblets da atualidade.

Duração da bateria do Nokia 1520 promete ser surpreendente (Foto: Allan Melo/TechTudo)Duração da bateria do Nokia Lumia 1520 promete ser surpreendente (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Testar o Windows Phone 8 em uma tela de 6 polegadas se revelou uma experiência mais agradável do que utilizar a última versão do Android em um foblet como o Galaxy Note 3. O sistema do Google ainda não parece ter se adaptado a este tamanho intermediário, entre smartphone e tablet, e a Microsoft respondeu à altura com o último update do WP, anunciado na semana passada.

Como de praxe, o foblet ainda não está em sua versão final, mas ele apresentou boa estabilidade, sem engasgos, mas havia poucos apps para testar. Tanto que, apenas para efeitos de demonstração, ao clicar no Live Tile do Skype fomos recepcionados com um vídeo mostrando como será o funcionamento futuro do app. Aos menos nessas primeiras impressões, entretanto, foi perceptível a ausência de qualquer parte ou componente do sistema que não estivesse adaptada a resolução FullHD.

Lateral do Lumia 1520 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lateral do Lumia 1520 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

No software, algumas novidades promissoras, outras nem tanto. O Nokia Beamer é um exemplo legal: é possível compartilhar a tela do Lumia 1520 tanto para uma TV como para outras pessoas em qualquer lugar do mundo. Não foi possível testá-lo, mas tecnicamente ele tem tudo para funcionar como promete, sem frescuras.

O Nokia Storyteller, por outro lado, tem tudo para fadar ao fracasso. Em vez de ser uma aplicação integrada à galeria de fotos - ou, ainda, uma substituta a ela -, ela simplesmente se faz de organizador de imagens dentro do celular e nada mais. Quer ver as fotos das suas férias? Organize elas pelo app e veja elas pelo app. Nada mais. Não dá pra compartilhar e, muito provavelmente, se você precisar resetar o telefone, vai perder tudo.

Lumia 1520 rodando o aplicativo Nokia Storyteller (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 1520 rodando o aplicativo Nokia Storyteller (Foto: Allan Melo/TechTudo)

De resto, é o velho Windows Phone 8, agora com menos problemas e um pouco mais maduro. O anúncio da chegada do Instagram e do Vine cala de vez o público que usava isso como ponto negativo, mas ainda há brecha para "falar mal", como a ausência da King e seu viciante Candy Crush.

O Lumia 1520 deve chegar ao Brasil "entre o final do ano e o início do ano que vem", como "chutou" um dos executivos da Nokia no corredores do evento. Embora por aqui estivéssemos especulando um preço de R$ 2,5 mil para o foblet, um segundo executivo da Nokia garantiu que esse é um "chute baixo". O verdadeiro preço do 1520, ao que parece, deve assustar até os mais pessimistas.

* Allan Melo viajou a Abu Dhabi a convite da Nokia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Gonçalves
    2014-04-30T07:48:13  

    Vocês não conhecem nada de Android, tenho um celular mediado e ele nunca travou uma única vez, sem contar que muitos problemas são pelas Rooms das empresas, como falou o colega abaixo... As pessoas que fazem a PÉSSIMA escolha de comprar um WP, se apegam a esse fato (de não travar) para não ficarem tristes e deprimidas, por que é a única vantagem que conseguiram "inventar" em relação ao Android...

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2014-04-30T07:48:13  

      Pobre José Gonçalves...tentando não enxergar o óbvio. O ignorante é aquele que vê a verdade, ouve a verdade, conhece a verdade e ainda assim acredita na mentira...Se fosse SÓ esta vantagem que disse, já seria o suficiente para trocar qualquer aparelho com Android pelo IOS, WP ou até mesmo o blackberry, que na minha opinião, com o novo OS 10 dá de 10 a zero até mesmo no IOS...O Android parece aqueles OS que vem nos xing lings. Tão massante que meu antigo S4 foi parar SÓ 3 vezes na assistência por travamento. É a mesma coisa que ter uma Ferrari e colocar gasolina batizada...NÃO ANDA!

  • José Gonçalves
    2013-10-23T11:30:54  

    "WindowsPhone 8 se saiu uma experiência melhor que o novo Android..." Que piada engraçada HAHHAHAHAH ... faz tempo que não leio algo tão ilário.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-10-23T11:30:54  

      Marcel Leopoldino Felipe Santos, Pronto, agora são todos professores de português é? São do tipo que ficam o dia inteiro corrigindo as pessoas? Desculpem, mas é ILÁRIO mesmo hahahah, por que adorei a piada, e a hipocrisia de vocês! Por favor, me corrijam de novo, eu vou adorar heheh....

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-10-23T11:30:54  

      Undiness Pedro Você não conhece nada de Android, tenho um celular mediado e ele nunca travou uma única vez, as pessoas que fazem a péssima escolha de comprar um WP, se apegam a esse fato para não ficarem tristes e deprimidas, por que é a única vantagem que conseguiram inventar em relação ao Android...

  • Antonio Gutemberg
    2013-10-22T12:16:10  

    Quem usa Nokia Lumnia beija rapazes!

    recentes

    populares

    • Antonio Gutemberg
      2013-10-22T12:16:10  

      E você uso o quê, Guta? Um iphonezinho modeca ou uma saboneteira pendurada no pescoço? E ainda é uma enrustida analfabeta...kkk

    recentes

    populares

    • Antonio Gutemberg
      2013-10-22T12:16:10  

      Não. Uso um Motorola V3 que é um celular de gente bruta e rústica!

  • Anderson Costa
    2013-10-22T12:00:44  

    acho que não é mais um Smartphone, to achando que isso e um Table maquiado, e os burro paga de olhos fechados !

    recentes

    populares

    • Anderson Costa
      2013-10-22T12:00:44  

      Realmente você acertou Anderson Costa. Isso não é um smartphone, mas também não é um tablet. Alguns reclamam da tela grande, está achando ruim? compra um com tela de 4,5". O foblet é uma nova tendência para salvar que precisa de um gadget maior que um smart e menor que um tablet.

    recentes

    populares

    • Anderson Costa
      2013-10-22T12:00:44  

      Ai, véio, na boa...faz um "supretivo" vai?

  • Antonio Nazareth
    2013-10-22T11:44:07  

    Nokia Lumia seu lindo! te queria muito com IOS ou Android!

    recentes

    populares

    • Antonio Nazareth
      2013-10-22T11:44:07  

      E pelo seu comentario de preferencia na cor rosa.

  • Tereza Andrade
    2013-10-22T12:55:10  

    Eu já tive dois Windows Phone da Nokia. Confiem mim: não comprem. É um lixo. Uma porcaria. Prefira os androids ou iphone.

    recentes

    populares

    • Tereza Andrade
      2013-10-22T12:55:10  

      Marcelo Rosario kkkkk podecrê, esses caras esquecem que hoje o smartphone é utilizado para quase tudo, e ficam reclamando... Quem compra um celular quer ter à mão os melhores softwares, e extrair o poder de seu aparelho ao máximo...

    recentes

    populares

    • Tereza Andrade
      2013-10-22T12:55:10  

      Sabem de nada, inocentes! kkk Quanta besteira...só pra constar, qual lumia teve, ôh M Rosario? Já tive S3 e S4 (saboneteiras) e doei meu Iphone 4S pra minha esposa, pra ficar com um L920.

  • Rollesbleyson Ferreira
    2013-10-22T14:25:06  

    A Nokia é o maior engodo (para os ingnorantes eu explico que engodo não é elogio). Tecnologia ultrapassada e preço alto. Iphone na veia e Galaxy no inferno.

    recentes

    populares

    • Rollesbleyson Ferreira
      2013-10-22T14:25:06  

      hahaha! kkkk...quanta "ingnorancia". Falar sobre ignorancia e escrever errado...desculpe mas só rindo.

    recentes

    populares

    • Rollesbleyson Ferreira
      2013-10-22T14:25:06  

      Meu, com esse nome e escrevendo "ingnorantes", está perdoado pelas besteiras que disse...kkk

  • Ruan Santos
    2013-10-22T14:49:07  

    Fui numa loja da Nokia só pra ver os aparelhos, pois não gosto do sistema WP. Chegou um vendedor em mim e perguntou se eu tinha interesse no tal aparelho que eu estava olhando. Respondi que não e acrescentei dizendo que os aparelhos da Nokia não pegam quase nenhum Aplicativos.... Quase que ele me expulsava da loja! Eu menti ?

    recentes

    populares

    • Ruan Santos
      2013-10-22T14:49:07  

      Meu amor,,,,,, mentiu..... usa antes de fazer qualquer pergunta estupa ou alegação.... até eu te expulsaria....

    recentes

    populares

    • Ruan Santos
      2013-10-22T14:49:07  

      Mentiu por ser um besta desinformado! Afs...

  • Paulo Emboaba
    2014-04-11T12:19:58

    Não vejo a hora do meu chegar, de 625 pra 1520... que mudança....

  • Fernando Ferreira
    2014-03-07T09:10:30

    Vou comprar, tremei-vos kkk

  • Fernando Ferreira
    2014-02-18T04:17:40

    2,400 reais, de graça!!!!!... pq nao tem super taxações, superfaturamento e tbm a malha rodoviaria excelente, que ajuda na diminuição de custos do aparelho

  • Andre Machado
    2014-01-08T15:56:18

    Isso é uma questão de gosto, tenho Nokia já faz muitos anos, hoje tenho um 1020 já tive 800 para mim sempre atendeu minhas expectativas vale o gosto de cada.

  • Fabio Travassos
    2013-10-22T10:15:49  

    Sempre fui usuário de smartphones com android (galaxy S, S2, S3) ,mas resolvi experimentar o lumia 920 com wp8 e realmente me surpreendi com a facilidade e a agilidade do OS wp8, sem engasgos e muito mais fluido que o android, porém é um OS boicotado pelos produtores de app, onde se faz de tudo para que aplicativos como facebook,wathsapp,instagram e etc... não funcionem corretamente. Um grande exemplo é o wathsapp que entrega mensagens com atraso, o facebook é todo em inglês e etc...Resumindo , é um ótimo OS porém boicotado pelo google o que me fez comprar um Galaxy S4.

    recentes

    populares

    • Fabio Travassos
      2013-10-22T10:15:49  

      Se o Google está "boicotando" o Windows Phone, eu deixo de usar o Google. Na verdade, desde que comprei meu 920 no início do ano, estou cada vez mais abandonando o Google.

    recentes

    populares

    • Fabio Travassos
      2013-10-22T10:15:49  

      O sistema não é boicotado, ele é muito limitado e amarrado pela própria pela M$

  • Marcelo Zine
    2013-10-22T14:40:14  

    Po, candy crush nunca chegar no WP é uma boa noticia. O celular é muito bom , espero que continue sempre em terceiro no mercado. Senão fica um bando de zé mané discutindo "samsung é melhor" android é melhor" , " Comprei um Iphone , pq é melhor" blá blá blá .

    recentes

    populares

    • Marcelo Zine
      2013-10-22T14:40:14  

      Não consigo entender que medo é esse que esses "usuários" de Android tem do Windows Phone. Observe o crescimento do Windows Phone, não é por acaso.

    recentes

    populares

    • Marcelo Zine
      2013-10-22T14:40:14  

      Não se preocupe, logo será o 4o, com o Cyanogen chegando aí...

  • Marco Pires
    2013-10-25T22:41:24  

    Muito bom esse aparelho, mas o tom final da matéria não gostei, pq sempre demonstrar que wp é ruim pq falta app? isto é muita bobagem, agora me vem com um jogo q n tem nada a ver para justificar isto, se vcs n sabe nem todos gostam de jogos e ainda mais esses infantis, particularmente nunca vi falar desse jogo.

    recentes

    populares

    • Marco Pires
      2013-10-25T22:41:24  

      Tenho um Lumia 920, uso WP8 a quase um ano. Era usuário de Android com o Atrix e o Razr, e nunca vi um sistema rodar tão fluido como o WP8. A cada dia surgem mais e mais aplicativos que estão deixando o WP8 cada dia melhor. Quem fala mal, quando começar a usar um WP8 vai ter vergonha do que disse. O Android tem "zilhões" de apps? mas quantos você realmente usaria? Com certeza, ano que vem trocarei meu Lumia 920 por um 1520.

  • Marcello Alves
    2013-10-24T10:23:07  

    Ou a nokia lança esse L1520 a R$2.000,00 ou o mesmo vai ficar fadado ao fracasso de vendas devido ao seu preço exorbitante.

    recentes

    populares

    • Marcello Alves
      2013-10-24T10:23:07  

      Agora vai me dizer que o Note 3 foi lançado por R$1.000 ? Desse você não soube criticar

  • Erisleidy Silva
    2013-10-31T10:45:14  

    seria perfeito se o WP compartilhasse videos salvos pelo whatsapp... Ou já tem essa possibilidade????

    recentes

    populares

    • Erisleidy Silva
      2013-10-31T10:45:14  

      ele compartilha com o whatsapp sim

    recentes

    populares

    • Erisleidy Silva
      2013-10-31T10:45:14  

      Isso ate meu N8 com Symbian faz e a muito tempo. Kkkkkk

  • Rodrigo Lage
    2013-11-01T16:14:18

    Uma pergunta aos fãs de Android: A Nokia não usa mais o Windows Phone 7.8 e somente usa o Windows Phone 8. Porém imagine, os celulares de baixo custo da Samsung ou outras usam por acaso o Android 4.0? Digo os celulares de 400 reais, hoje o preço que se encontra um Lumia 520. E pergunto, por que o Android Puro os com o nome Nexus não vem em versões de baixo custo também? Responderei, por que o Android exige Hardware potente e pronto.

  • Júnio Almeida
    2013-11-01T09:30:16

    R$ 2.500,00 é pouco para os pessimistas? Então vem no preço do PS4...

  • Silton Henrique
    2013-10-31T20:09:34

    Desculpem-me pelo erro. Ao invés de "sego" cego.

  • Silton Henrique
    2013-10-31T20:08:35

    Esse site trabalha exageradamente com suposições e por não ter matéria para publicar fica apenas nas especulações, frustrando o leitor. Câmera? Não sabe. Bateria? Não sabe. Software? Não sabe. Hardware? Não sabe. Se testaram, deve ter sido com um funcionário sego, surdo e mudo.

  • Marcelo Zine
    2013-10-22T09:20:08  

    Phablet muito bom e bom, só quem tem o WP8 sabe como o sistema é bom, o story teller com certeza vai da pra compartilhar , pelo que li em outro site e ainda organizar as fotos baseados num mapa no qual você salva as fotos . Realmente muito bom , agora o instagram? isso é puro marketing pois o 6tag é melhor que o aplicativo oficial heheheh . Só para as pessoas pararem de dizer" Windows phone não tem instagram" . Ja ouvi gente dizendo "pra que camera boa se não tem instagram" . Pagam 2,5 mil num celular pra usar facebook e instagram .

    recentes

    populares

    • Marcelo Zine
      2013-10-22T09:20:08  

      Meu amigo, o dia em que 70% dos brasileiros tiverem dinheiro para pagar 2,5 mil em um telefone, o Brasil muda de nome e começa a se chamar Suiça.

    recentes

    populares

    • Marcelo Zine
      2013-10-22T09:20:08  

      apenas uma diferença entre a Suiça meu caro, aqui todos parcelam em 20x sem entrada, lá eles pagam a vista.

  • Cesar Mattos
    2013-10-23T22:45:19

    Nokia é Nokia

  • Caio Sokolovski
    2013-10-23T15:03:41

    Acho que quem se da mal com WP é quem não tem capacidade mental pra saber mexer nele. Por que ele da de 10 a 0 nos outros sistemas, tudo bem que a loja de apps ainda esta um pouco fraca, mais mesmo assim no momento é o melhor sistema operacional. É o que acho. E que chegue logo ao Brasil o Lumia 1520!! hahahaha

  • Undiness Pedro
    2013-10-23T12:42:14

    desse jeito torço para que os Acionista digam Não a venda da divisão mobile da Nokia.