15/10/2013 08h07 - Atualizado em 15/10/2013 10h48

Testamos o Lumia 925, o smartphone com Windows Phone 8 sucessor do 920

Luciana Maline
por
do Rio de Janeiro

O TechTudo esteve com o Lumia 925 em mãos, um dos novos modelos da Nokia, e já adianta as suas primeiras impressões. Aos interessados, o smartphone estará disponível para venda a partir da semana que vem, nas cores preta e branca, e custará R$ 1.799. Testamos o aparelho em evento da Nokia ontem (14), no Rio de Janeiro, e é possível dizer que sucessor do Lumia 920 é um Windows Phone de respeito, mas certamente não traz tantas novidades quando o 1020.

Quais são as diferenças entre o Lumia 920 e o Lumia 925? Descubra no Fórum

Lumia 925 visto de frente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 925 visto de frente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Design

A opção pelo revestimento de alumínio foi uma novidade bem-vinda trazida pela Nokia em relação a seu antecessor, o Lumia 920. Com 139 g e espessura de 8,5 g, o aparelho, de fato, é leve e fino, o que possibilita o seu manuseio com uma mão só. A altura de 129 mm e largura de 70,6 mm não fogem muito dos últimos modelos apresentados pela empresa. O aparelho possui, ainda, três botões em suas laterais. Um ponto negativo do revestimento, no entanto, é a sensibilidade maior para absorção de marcas, o que deixa o celular com aspecto de sujo com frequência.

Lumia 925 visto de lado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 925 é um aparelho fino e confortável de se usar (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Hardware e desempenho

O display do 925 se destaca pela intensidade de brilho e pela aparente resistência a quedas e colisões. Com resolução de 768 x 1280 pixels, 4,5 polegadas e Gorilla Glass, o aparelho possui uma composição favorável ao que se propõe.

Lumia 925 visto de frente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tela do Lumia 925 tem 4,5 polegadas e revestimento Gorilla Glass (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O smartphone apresentou um bom desempenho como um todo. Com uma boa sensibilidade ao toque, os comandos eram executados de forma efetiva e sem demora em resposta, além de funções fáceis de serem encontradas no menu. O bom funcionamento tem suas raízes no processador dual-core 1,5 GHz e na RAM de 1 GB que, apesar de formarem um conjunto tímido se comparado a outros aparelhos, são suficientes para rodar o Windows Phone 8 com tranquilidade. Mesmo com essas vantagens, a memória interna do aparelho é restrita a 16 GB, já que não há slot de expansão microSD. Trata-se de um ponto que pode afastar futuros usuários.

Câmera

Como já esperado, o Lumia 925 tem como diferencial a potência de sua câmera. Nesse quesito, o 925 não fica muito atrás do Lumia 1020 e pode ser uma excelente opção para os amantes de fotografia que não podem desembolsar os R$ 2.399 cobrados pelo top de linha.

Aplicativo de câmera do Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Aplicativo de câmera do Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Em primeiro lugar, a resposta ao comando de foto é imediata e sem atrasos, o que é uma grande vantagem para quem não quer perder o momento. Com um sensor Pure View de 8,7 megapixels, a câmera principal também possui as seis lentes Carl Zeiss Tessar presentes no 1020, que promete o destaque no mercado em fotos de ambiente noturno. Apesar do sol a pino carioca impossibilitar o teste noturno, tiramos uma foto com a câmera frontal em ambiente fechado, com pouca luz e o resultado foi bastante satisfatório.

Traseira do Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Traseira do Lumia 925, com destaque para a câmera e lentes Carl Zeiss Tessar (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O flash de LED duplo também cumpre bem a sua função, pois apresenta uma função difusora de luz que impede o esbranquiçamento exagerado nas fotos e o achatamento dos planos. O zoom de até 4x também pode ser um aliado do usuário, já que, em teste, apresentou um ótimo desempenho, sem granular as fotos a ponto de perder a nitidez ou prejudicar a saturação das cores.

Além destas vantagens, a câmera ainda apresenta a possibilidade Manual, na qual o usuário poderá alterar o tempo de exposição, o balanço de branco, a abertura do diafragma e o valor do ISO. Aos que preferem não interferir na imagem até seu resultado final, também há a opção automática.

Interface da câmera do Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Interface da câmera do Lumia 925 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Disponibilidade

O Lumia 925 chegará ao longo das próximas semanas por diversas regiões do país, pelos mesmos postos de venda do 1020. O preço do smartphone será R$ 1.799. Vale lembrar que o aparelho é compatível com a rede 4G brasileira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Guimarães
    2014-02-04T13:53:19  

    Concerteza o melhor Sistema operacional, pena que são poucas pessoas que podem perceber a imensa vantagem desse para o lixo do android, o problema que tem muita gente caipira que não sabe se adaptar a novas tecnologias ,

    recentes

    populares

    • Fernando Guimarães
      2014-02-04T13:53:19  

      Os usuários se apegam à Loja de Aplicativos e não a fluidez, leveza e rapidez do SO. Não troco WP por nada que não seja outro WP.

  • Wagner Nogueira
    2014-04-15T15:01:10

    Alguem saber como configurar a conta de e-mail GLOBO no Lumia 925?

  • Adriano Oliveira
    2014-02-21T20:52:26

    O lumia 920 tem 32gb de memória enquanto o lumia 925 16gb, não dar pra entender lançamento e com pouca memória!

  • Igor Cheosorim
    2013-10-15T13:18:11  

    Sem entrada de cartão? Qual o propósito disto? Eu não compro!

    recentes

    populares

    • Igor Cheosorim
      2013-10-15T13:18:11  

      Quando um aparelho trabalha a partir de um cartão de memória ele fica mais lento, tanto para ligar e carregar os dados.

    recentes

    populares

    • Igor Cheosorim
      2013-10-15T13:18:11  

      Melhor se informar mais antes de reclamar porque nao tem slot pra cartão de memória. :)

  • Armando Santana
    2013-10-15T14:21:38  

    Sou fã da Nokia, adoro os sistemas da Microsoft. Podem falar o que quiser mas gosto do Windows. O que não gostei e um dos motivos que não compraria esse smart é simples: Ele não possui slot de expansão para cartão extra de memória. E sua bateria é como a do iPhone, fixa. Pode parecer algo pequeno, mas não é. Um smart consome sua bateria muito rápido e a vicia rapidamente, quando você vai trocar a bateria desses smarts fechados em lojas autorizadas pela marca, cobram o olho da cara incluindo mão de obra. Com a bateria removível basta comprá-la e você mesmo a troca. O S4 ainda é melhor opção.

    recentes

    populares

    • Armando Santana
      2013-10-15T14:21:38  

      Armando Santana se o aparelho for equipado com uma Bateria Li-Ion, você nunca vai se preocupar com bateria viciada. uma vez que esse tipo de bateria possui uma tecnologia avançada que permiti você carregar a bateria 10, 20 minutos e sem causar o efeito-memória!

    recentes

    populares

    • Armando Santana
      2013-10-15T14:21:38  

      Nathanael Carvalho concordo. Mas tem um porém. No Brasil não tem tanta infraestrutura. Mal temos boas conexões para usarmos os armazenamentos na nuvem. Alias, umas das piores coberturas. Como quer um aparelho que já é feito para tais tecnologias, com essa porca infraestrutura que temos aqui no Brasil? Por enquanto não dá para sair do micro SD. Quando tivermos uma cobertura de internet como nos USA por exemplo, ou Japão, aí sim vale a pena ser tudo nas nuvens. É como comprar uma Ferrari rebaixada para andar nas estradas esburacadas brasileiras.

  • Eron Santos
    2013-11-17T08:19:30

    Está aí um excelente telefone. Com uma configuração robusta, excelente acabamento, sistema operacional estável e uma câmera impecável é o tipo de telefone que pode-se possuir por alguns anos sem problemas, só que os fãn do android, acreditem, vão avaliar o celular pq do sistema operacional, por isto que não discuto, é algo fútil.

  • Kaio Oliveira
    2013-10-24T15:18:35

    alguma notícia do lumia 925?

  • Gabriel Cruz
    2013-10-21T17:25:22

    "mas certamente não traz tantas novidades quando o 1020". Quando é advérbio de tempo. O certo seria "quanto", que é advérbio de intensidade.

  • Lucas Oshiro
    2013-10-16T16:01:16

    Apesar de tudo ainda continua sendo o MELHOR!!!

  • Elderson Cunha
    2013-10-16T10:29:34

    impressão ou não fizeram um review do 625?

  • Derik Santos
    2013-10-15T11:27:40  

    uma pena não poder escolher o sistema operacional

    recentes

    populares

    • Derik Santos
      2013-10-15T11:27:40  

      Pra que. estragar oq 'e perfeito

  • João Filho
    2013-10-15T16:13:28

    tenho o Lumia 900 e estou muito satisfeito, já tive android e não volto nunca, pois acho bem mais confortável o Windows, muito prático para mim que já to ceguinho......

  • Shirley Silva
    2013-10-15T12:22:51  

    quem quiser comprar um lumia 920 por 1000 reais tenho um, pq nao sei usar.

    recentes

    populares

    • Shirley Silva
      2013-10-15T12:22:51  

      Shirley, tem como me passar seu e-mail ou telefone?

    recentes

    populares

    • Shirley Silva
      2013-10-15T12:22:51  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Adriano Nunes
    2013-10-15T11:47:48  

    nossa não vejo a hr de ver o lançamento da tecnomania a nova tekpix vai arrebentar com tudo

    recentes

    populares

    • Adriano Nunes
      2013-10-15T11:47:48  

      kkk

    recentes

    populares

    • Adriano Nunes
      2013-10-15T11:47:48  

      kkkkkkkkk

  • Frederico Bueno
    2013-10-15T11:28:49  

    O lançamento do Lumia 925 (R$1800) e do Lumia 1020 (R$2400), agregaram uma relação fantástica de custo benefício ao Lumia 820 (R$800,00), que suporta SD e permite a expansão até 64GB.

    recentes

    populares

    • Frederico Bueno
      2013-10-15T11:28:49  

      Lumia 820 que a bateria e um lixo e não dura nada ne o.O

    recentes

    populares

    • Frederico Bueno
      2013-10-15T11:28:49  

      O Soberano Não dura? Ta louco? Dura dois dias tranquilos sem wi-fi e com wi-fi dura o dia todo... isso com todo o brilho da tela e tudo mais... o Lumia 820 será por um bom tempo a melhor compra de todos os celulares...

  • João Carvalho
    2013-10-15T13:53:55

    Pra um melhor custo x benefício, eu indico o Lumia 820 que está na promoção hoje R$ 799,00, no site "BaratoDescontos".

  • Daniel Junior
    2013-10-15T11:25:34  

    Ta, falaram de quase tudo menos do Hardware onde a bateria arria e não volta nunca mais. Havendo as vezes apesar da troca da mesma a necessidade do Hard Reset perdendo todos os dados. Isso eles melhoraram? Porque se não! Ele continuará sendo o maior mico entre os fabricantes de celular.

    recentes

    populares

    • Daniel Junior
      2013-10-15T11:25:34  

      em caso de problemas e um hard reset for necessário, o backup é responsabilidade do usuário, aliás a opção está lá disponível, só não usa quem não quer. Ou você está pensando que os dados vão chover da "nuvem"?!? kkkkkk que bobinho esse menino.

    recentes

    populares

    • Daniel Junior
      2013-10-15T11:25:34  

      Jose Pinto, O problema meu jovem é que quando, eu disse quando, as pessoas não tem tanta habilidade com o manuseio do smart de certo sofrerão grandes consequências. Aliás esse problema é crônico da NOKIA e acho mais que justo consertarem isso, melhor não distribuírem baterias com a mesma deficiência. Compre o seu e na hora que estiver preparando o Backup pare de funcionar ai ira dar razão.

  • Rodrigo Silva
    2013-10-15T11:15:24

    Conclusão da matéria, nota, 0!

  • Leonilson Gomes
    2013-10-15T10:40:02

    Este smatphone é perfeito pra mim sistema fluido e rápido, ótima interface, irei comprar com certeza!

  • Alan Soares
    2013-10-15T09:35:54

    lembrando pessoal da tech tudo, já estão disponiveis na loja da nokia, nesses respectivos valores 1799 reais para o 925, e 2399 o 1020, aqui em Salvador-Bahia .