Sistemas Operacionais

24/10/2013 16h16 - Atualizado em 24/10/2013 16h21

Testamos o ZTE Grand Memo: confira os detalhes do foblet Android

Barbara Mannara
por
do Rio de Janeiro

O Grand Memo é um foblet top de linha da ZTE, que tem boa qualidade mas nada surpreendente. Apesar da empresa não ser muito popular no Brasil, um ponto interessante é que o aparelho deve ser fabricado por aqui no ano que vem. O modelo brasileiro será equipado com 4G e NFC. O TechTudo testou o Grand Memo na Futurecom 2013 e já tem as primeiras impressões do dispositivo.

ZTE Grand Memo (Foto:  Isadora Díaz/TechTudo)ZTE Grand Memo é um foblet com tela de 5,7 polegadas que tem previsão para ser fabricado no Brasil em 2014 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Design

O visual do Grand Memo é elegante, com bordas arredondadas e tamanho parecido com o Galaxy Note 3, da Samsung, equipado também com display de 5,7 polegadas. Apesar de ter um tamanho grande para um "celular", não é difícil manusear o aparelho ou segurar em uma das mãos: o foblet é fino, mas não o suficiente para dar aquela insegurança na hora de usar. O corpo de plástico é uma desvantagem para muitos usuários por causa da fragilidade. No entanto, o material acaba ajudando a segurar o dispositivo, evitando possíveis escorregões, além de parecer aguentar o uso do dia a dia sem danos.

ZTE Grand Memo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)ZTE Grand Memo tem corpo único de plástico e vem com interface personalizada para seu Android 4.2 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Um diferencial é seu corpo único, equipado com entradas de microSD e chip SIM externas, escondidas por tampinhas individuais. Essa é uma boa vantagem, já que não é necessário retirar a tampa traseira para inserir ou fazer a troca de cartões. Estão incluídos ainda dois botões físicos, de volume e liga/desliga, além de três sensíveis ao toque: com opção de voltar, home e configurações.

Tela

O display é brilhante e tem resolução HD (1280 x 720 pixels), que não chega a ter a qualidade de um Full HD, infelizmente, mas tem um resultado agradável para o uso. No entanto, o grande problema está na sensibilidade ao toque. Durante os testes, por muitas vezes, a resposta foi demorada principalmente ao ampliar as fotos da galeria com os dedos: a imagem emperrava e era necessário muita insistência para executar a ação. Essa dificuldade não deveria estar presente em um top de linha.

ZTE Grand Memo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Tela do ZTE Grand Memo tem qualidade HD e apresenta boa disposição de cores e luminosidade (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Sistema operacional e desempenho

O sistema operacional que roda no gadget é o Android 4.2 (Jelly Bean), com interface personalizada pela fabricante, que lembra bastante a dos aparelhos Samsung: colorida e com widgets. A plataforma não apresentou nenhum bug durante o uso, nem teve que ser reiniciado. Ou seja, seu processador quad-core de 1,5 GHZ rodou sem problemas os apps e vídeos diversos, apesar de não ser o mais potente do mercado.

Nas telas principais estão presentes alguns widgets como previsão do tempo e horário, além de atalhos para apps. O menu de configurações, por sua vez, é melhor do que o da interface Samsung: mais organizado e com os itens listados diretamente, facilitando a busca do usuário.

ZTE Grand Memo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)ZTE Grand Memo tem saída de som na parte inferior do aparelho e apresenta tecnologia Dolby Digital Plus (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O sistema de som vem equipado com qualidade Dolby Digital Plus, mas o volume da gravação de áudio é muito baixo e durante o evento, mesmo no máximo, não era possível ouvir o que estava registrado. Um dos destaques é a bateria, com potência de 3.200 mAh, que não parece decepcionar no dia a dia perdendo a carga rapidamente, mesmo com uso pesado.

Câmera

O Grand Memo fotografa com 13 megapixels na câmera traseira e vem com flash LED, mas a estabilidade deixa a desejar: as fotos ficam borradas com facilidade, além do foco automático e do clique serem muito lentos para registrar. O mesmo acontece na função de filmadora: a imagem fica borrada por algum tempo até se ajustar. A lente frontal é de 1 megapixel, ideal para video-conferências. Seus 16 GB de armazenamento interno são razoáveis para salvar uma boa quantidade de fotos e vídeos, lembrando que o aparelho tem ainda entrada microSD.

ZTE Grand Memo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Câmera do ZTE Grand Memo fotografa com 13 megapixels mas não tem estabilidade muito boa (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O ZTE Grand Memo tem previsão de chegada no mercado brasileiro apenas no final de 2014 e ainda não tem preço para a versão nacional. No entanto, sendo um top de linha da empresa, com configurações de qualidade, o aparelho não deve ser barato. Por enquanto, resta esperar os acordos se confirmarem para saber quando o foblet vai aparecer por aqui.

Gostou do novo foblet da ZTE? Então comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Willy Reis
    2013-10-25T11:43:48

    Só depende do preço por aqui.

  • Alessandro
    2013-10-24T22:21:32

    Bacaninha... deviam mudar o nome para Grand Bully Memo pq o Lumia 1520 será cruel com ele.