TV

06/10/2013 09h00 - Atualizado em 06/10/2013 09h00

TVs SD, HD, Full HD, 4K: qual vale mais a pena?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O mercado de TVs e Smart TVs não param de crescer em termos de oferta ao consumidor. Há cada vez mais produtos de diversos tamanhos, marcas e também tipos de reprodução das imagens à venda. Os displays SD, HD, Full HD e Ultra HD (4K). Afinal, o que significam estas siglas e qual modelo vale mais a pena?

4K tem qualidade incrível, mas é caro e tem pouco conteúdo (Foto: TechTudo)TVs 4K tem qualidade incrível, mas é caro e tem pouco conteúdo (Foto: TechTudo)

SD (480p): É a televisão comum, standard definition. Sua qualidade varia entre 704×480 pixels com proporção 16:9 e 704×480 ou 640×480 (proporção 4:3 e pixels quadrados). São os modelos mais baratos pois não suportam a alta definição, que vem se popularizando no Brasil. O investimento nestas TVs vale para quem ainda não tem um pacote HD de uma operadora em casa e quer gastar pouco.

HD (720p): As televisões em HD têm as resoluções que vão de 720 x 480 pixels (480i e 480p) até 1280 x 720 pixels. O nome HD vem de high definition, ou seja, alta definição, justamente por ela ter qualidade de imagem superior ao SD. Estão em uma faixa mais intermediária de preço, com valores caindo no momento. O investimento nelas, porém, talvez não seja o mais adequado pelo fato de a diferença na qualidade de imagem para uma Full HD é grande e o preço nem tanto.

Full HD (1080p): O padrão de qualidade atual. A alta definição completa (Full HD em inglês) tem 1920 x 1080 pixels de resolução, com aspecto widescreen, e é a principal maneira de se ver conteúdo audiovisual hoje em dia. É perfeita para reproduzir Blu-Ray e jogos de Xbox 360, Playstation 3 e Wii, por exemplo. Além disso, é a melhor escolha para quem planeja contratar um plano de HDTV de uma operadora de TV, porque será capaz de explorar ao máximo toda a qualidade disponibilizada.

Full HD é melhor opção no momento (Foto: Divulgação)Full HD é a melhor opção no momento (Foto: Divulgação/LG)

4K (2160p): Também conhecida como Ultra HD, a tecnologia 4K é quatro vezes superior ao Full HD em termos de qualidade de imagem. Com 3840 × 2160 pixels, tem um resultado que impressiona neste aspecto. Entretanto, ainda tem dois grandes pontos contra sua adoção neste momento: os aparelhos são muito caros e ainda não existe quase conteúdo pronto para este padrão. Certamente é a tecnologia do futuro, mas no presente ainda parece ser um investimento um pouco “fora do normal” para a grande maioria dos consumidores.

Alguns modelos de 4K já trazem um sistema de upscalling, que "interpola" as imagens HD e Full HD para uma qualidade próxima a Ultra HD.

Conclusão: Se você quer economizar, busque os modelos mais básicos, SD e HD ready. No entanto, tenha ciência de que a tecnologia está ultrapassada. A HD, por sua vez, não é tão econômica e nem tão potente. Atualmente, sem dúvida, a melhor opção é a Full HD, com muitos modelos de polegadas e marcas diferentes, além de preços mais baixos nos últimos meses, grande quantidade de dispositivos compatíveis e ótima qualidade de imagem. Já o 4K só vale para quem tem muito dinheiro e quer ter o melhor da tecnologia – mas este consumidor, por enquanto, vai aproveitar muito pouco pela escassez de conteúdo no padrão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jean Charles
    2013-10-06T15:41:10  

    Eu sou jovem eu so penso em tecnologia no celular e computadores ,TV e coisa do passado so meus Pais que curte isto .

    recentes

    populares

    • Jean Charles
      2013-10-06T15:41:10  

      Futebol é na TV.

    recentes

    populares

    • Jean Charles
      2013-10-06T15:41:10  

      Quando eu ligo meu Notebook Sony na TV Sony não fica tela cheia pq???? Uso cabo HDMI.

  • Marcelo
    2013-10-08T16:50:34

    Erraram feio na parte da HD... "HD" é 720p... 480p/480i é SD e a diferença pra tela Full HD não é tão grande assim... pega uma tela plasma de 720p e uma Full HD na distancia normal pra assistir e ve a diferença.... em nenhuma delas vc vai ver os pixels... outra coisa... xbox 360/ps3 tem a maioria dos jogos rodando em HD... então Hd ou full HD pra joga videogame vai ser a mesma coisa... e concordo que dependendo do caso na diferença de preço vale mais a full hd.. mas dizer que é muito melhor que a HD ja é não saber o que ta falando....

  • LEONARDO CARVALHO
    2013-10-06T23:01:06  

    Que materia fraca. Praticamente nao existe mais vendendo TVs SD ou HD, a grande maioria agora e FullHD (1080).

    recentes

    populares

    • LEONARDO CARVALHO
      2013-10-06T23:01:06  

      Você mora no Japão? Porque no Brasil a realidade não é nem perto disso...

    recentes

    populares

    • LEONARDO CARVALHO
      2013-10-06T23:01:06  

      Realmente está por fora. O Mercado está repleto de Tvs HDs. Principalmente as 3d de baixo custo. Provavelmente irá demorar muito para sair do mercado, já que muitas pessoas não conhecem a tecnologia e dão importancia apenas para o preço.

  • William Sousa
    2013-10-07T09:42:32

    A Samsung é boa quando se trata de Televisão

  • Luiz Junior
    2013-10-07T01:10:01  

    Vou ser sincero,Chega uma hora que não tem olho humano que consiga sentir diferença !! full hd pra mim já está ótimo ! E outra tv's 4 k são extremamente caras, O governo com suas altas taxas deixa uma tv que deveria ser acessível para todos com preço la em cima ! ai quando baixar o preço da 4k ,vai vim uma sei la o K que vai custa o olho da cara !

    recentes

    populares

    • Luiz Junior
      2013-10-07T01:10:01  

      Cara, se seu olho não consegue ver diferença, então não compre TVs com alta definição... Agora achar que ninguém pode ter uma TV 4K porque VOCÊ não enxerga diferença, não seja ridículo... A diferença é absurdamente gritante e visível até pra um cego!

  • Marcio Faria
    2013-10-07T02:29:40  

    Tenho uma sony full hd o que considero ótimo. As emissoras transmitem 70% de sua programação em sd e o restante em hd. Não conheço emissora que transmita em full hd,nem as pagas,são tudo em hd. Então diga,para que 4k se nem full hd está sendo usado direito? A industria inventa para vender,os equipamentos eram pretos,passaram para prateado e agora preto novamente. Depois trocaram as conexões,a hdmi,agora a 4 k e depois trocam as cores novamente. Em resumo,trocar sua full hd por uma 4k e não usufruir mesmo com m uita grana é burrice,

    recentes

    populares

    • Marcio Faria
      2013-10-07T02:29:40  

      blue ray.

    recentes

    populares

    • Marcio Faria
      2013-10-07T02:29:40  

      Realmente as TVs da Sony são sensacionais, muito superiores em qualidade de imagem em relação à qualquer outra marca, sem dúvida! Ainda só tenho uma pequena da LG no meu quarto que gosto bastante, mas um dia terei uma Sony! Pra quem tem dúvida da ABSURDA diferença na qualidade de imagem, vá nessas lojas que tem várias TVs de marcas diferentes uma do lado da outra passando a mesma programação e você vai perceber o abismo de diferença entre Sony e o resto!

  • Leandro Zille
    2013-10-06T17:01:03  

    Vamos analisar a conclusão: Jura? Sério mesmo que essa foi a conclusão? Como sempre, perda de tempo ler essas matérias do techtudo. Óbvio que a melhor escolha atualmente é FHD até porque é a ultima geração consolidada no mercado. 4K é o FHD de uns 4 anos atrás... Nas olimpíadas de 2016 o 4K deverá estar no auge.

    recentes

    populares

    • Leandro Zille
      2013-10-06T17:01:03  

      menos né amigo. só agora no japão que as transmissoes full hd começaram. a tv aberta do brasil é apenas HD

    recentes

    populares

    • Leandro Zille
      2013-10-06T17:01:03  

      Pedro Moraes, é a que tem mais conteúdo disponível amigo.

  • Vieira Rodrigues
    2013-10-06T15:43:22  

    tenho 2 tvs 4k. elas sao maravilhosas

    recentes

    populares

    • Vieira Rodrigues
      2013-10-06T15:43:22  

      Uma tv de 4K eu tambem tenho, uma tv portatil de 10 polegadas pesando ( 4kg).

    recentes

    populares

    • Vieira Rodrigues
      2013-10-06T15:43:22  

      Vieira Rodrigues, você não tem, tá mentindo. Quem tem tv 4k normalmente tem poder aquisitivo e cultura. O sr. começa suas frases com letras minúsculas, então não tem o perfil para ter tv 4k

  • Jorge Silva
    2013-10-07T06:26:04

    pessoas parem de falar o que foi explicado ,, vão ler outras matérias ...

  • Bernardo Olivar
    2013-10-06T22:35:36  

    Corrigindo a matéria: os consoles atuais não rodam jogos em Full HD, somente 720p, por causa do limitado hardware. Inclusive o Wii roda somente jogos em 480p.

    recentes

    populares

    • Bernardo Olivar
      2013-10-06T22:35:36  

      Você está completamente enganado, jogos da série Call of Duty rodam em 1080p no PS3, sendo que alguns, Black Ops e Black Ops 2, rodam até em 3D. Outros jogos em 1080p são Red Faction Armaggedon e Uncharted 3

    recentes

    populares

    • Bernardo Olivar
      2013-10-06T22:35:36  

      Esta falando besteira, a grande maioria dos games de PS3 e XBOX 360 sao 1080.

  • Carlos Duttweller
    2013-10-06T21:16:32

    A materia não cita alguns detalhes sobre a 4K. O Full HD até 60 polegadas tem boa definição, acima disso tem que ser 4 K para que a imagens não tenham borrões. As TVs Sony, Sansung já possuem conversores upscale para conteudos em Ful HD. E,m pouco tempo o preço também estará mais acessivel e não tenho duvida que esta será a TV do futuro proximo. A diferença de definição e profundidade de imagem é fantastica.

  • Evandro Oliveira
    2013-10-06T20:04:48  

    Eu tenho 24 anos, curto tecnologia, mais admito que ta dificil de acompanhar esse ritmo!

    recentes

    populares

    • Evandro Oliveira
      2013-10-06T20:04:48  

      De fato a tecnologia está muito avançada fica difícil acompanhar comprei minha tv HD ready , aos 25 anos hoje tenho 27 e já estamos na era do 4K!

  • Gilmar Silva
    2013-10-06T20:00:24

    você era para ter vergonha falar uma palavra dessa Ana Silva meu amante o que as pessoas pensa de você já sabe né!!!!!!!!!!!

  • João Pinto
    2013-10-06T19:43:29

    E outra, com oque vc gasta com uma tv 4k, vc compra um projetor epson 3d ful hd. Coloca muita tv no chinelo.

  • Trubuke Mello
    2013-10-06T19:39:34

    A programação e canais FHD é ainda bem restrita em oferta e mesmo qualidade, já q existe muito HD interpolado, compressão absurads (com perda de qualidade). Mesmo pagando um pacote (caro) de TV por assinatura FHD, vc não terá todos os canais e nem todos a programação. Além do q falei acima quanto a qualidade. No momento atual: Se tem uma TV de tubo e não vai querer pagar um pacote HD (já sabendo das limitações ditas acima), Não COMPRE uma FHD. Fique no tubo, pois terá muito mais qualidade de imagem. Agora se vai comprar tem q ter algum pacote HD, já sabendo q é caro e limitado, ou blue ray

  • João Pinto
    2013-10-06T19:34:16

    Ainda vai demorar demais para se usar a 4k no brasil. O Brasil é atrasado em relação a isso.

  • Rodrigo Alborghetti
    2013-10-06T19:11:53

    Continuo feliz com minha tv de tubo 29'

  • Marcos Rocha
    2013-10-06T15:49:50  

    boa tarde, tvs "SD" não são mais fabricadas. a qualidade mínima é HD

    recentes

    populares

    • Marcos Rocha
      2013-10-06T15:49:50  

      José Teixeira, muitas mesmo!

    recentes

    populares

    • Marcos Rocha
      2013-10-06T15:49:50  

      Pedro Moraes, as últimas unidades de tvs crt a serem montadas na fábrica saem este ano, mas aqui na minha região não se consegue achar uma em nenhuma loja. além disso, são muito mais poluentes, gastam muita energia e não se adaptam ao novo conteúdo digital disponível.

  • Rodrigo Sobrinho
    2013-10-06T18:16:00

    Eu tenho uma tv 8k... KKKKKKKK

  • Edver Mourins
    2013-10-06T17:58:30

    Uma TV 4K precisa ter no mínimo 50 polegadas pra ultra resolução fazer efeito. No meu quarto não cabe. 4K é pra ricos como o autor disse.

  • Carlos Monteiro
    2013-10-06T14:40:12  

    O Nintendo Wii ( 480p ) não possui conexão Full HD ou HD portanto a TV Full HD não é perfeita para reproduzir as imagens deste videogame como citado na matéria.

    recentes

    populares

    • Carlos Monteiro
      2013-10-06T14:40:12  

      Provavelmente se confundiram com o Wii U, que suporta 720p

    recentes

    populares

    • Carlos Monteiro
      2013-10-06T14:40:12  

      existe o cabo video componente pro wii. ele consegue sim criar imagem superior a SD.

  • Bráulio Ramos
    2013-10-06T15:28:26  

    A melhor relação custo benefício hoje em dia é a tv de plasma HD,720P. Porque tem a qualidade de imagem superior a uma led 1080p,e quem duvidar basta comparar em casa lado a lado.Só compensa sair do plasma para a led 4k e isto vai demorar ainda a ter preços convidadativos e conteúdo. Eu tinha leds 1080p e mudei para plasma 720p e todos na família se convenceram da qualidade de imagem.

    recentes

    populares

    • Bráulio Ramos
      2013-10-06T15:28:26  

      Tvs de plasma são horrorosas. Embora a qualidade seja muito boa, elas sucateiam rapidamente, diferente das tvs de led 1080 full hd, além de terem um consumo enorme e o preço ser quase semelhante. Full HD de led continua sendo melhor do que plasma

  • Rafael Bahia
    2013-10-06T17:01:15

    Teriamos muito mais coisas de qualidade se os impostos não fossem tão alto aqui no Brasil,com poderiamos ter uma economia bastante forte.

  • João Silva
    2013-10-06T16:45:10

    Thiago Barros, vá aprender a escrever, meu caro! Erro de concordância na primeira linha da matéria já me desestimulou completamente a lê-la.

  • Allan Cesar
    2013-10-06T14:37:21  

    4K tem 4 vezes mais RESULUÇÃO que o Full HD....a qualidade da imagem inclui muitos outros fatores.

    recentes

    populares

    • Allan Cesar
      2013-10-06T14:37:21  

      Tiago Pina, um cara que escreve "RESULUÇÃO" em caixa alta e ainda por cima errada, não deve ser levado em consideração. "Resolução", com "O", e não "U". Que 'fail'!

    recentes

    populares

    • Allan Cesar
      2013-10-06T14:37:21  

      Tiago Pina , na ÁREA de uma tela 3840/2160 cabem exatamente 4 telas 1920/1080. faça a experiência em uma folha de papel.