Sistemas Operacionais

23/10/2013 11h34 - Atualizado em 23/10/2013 11h50

Vale trocar seu tablet Apple pelo iPad Air ou iPad mini com tela Retina?

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Após o anúncio da Apple dos iPad Air e iPad Mini com tela Retina, quem já tem as versões anteriores do famoso tablet pode estar em dúvida sobre trocar ou não de aparelho. Como os iPads não costumam ser baratos, é importante analisar as vantagens e desvantagens de se adquirir os novos produtos. Acompanhe:

iPad 4, à esquerda, e o novo iPad Air, à direita (Foto: Divulgação/Apple)iPad 4, à esquerda, e o novo iPad Air, à direita (Foto: Divulgação/Apple)

Em relação à versão tradicional do iPad, a viabilidade da troca vai depender muito de qual modelo você tem em mãos. Se já adquiriu o da iPad 4, que atualmente custa R$ 1.649 (o mais barato), talvez seja de bom tom esperar até que o Air chegue no Brasil. Isso porque as mudanças de hardware não foram tão significativas assim e, com preço de US$ 499 (também o mais barato), a importação sairia por, aproximadamente, R$ 1.950, já com impostos.

Dê a sua opinião sobre o novo iPad Air no Fórum do TechTudo.

A diferença entre os valores é muito pequena, mas desembolsar quase R$ 4 mil em menos de um ano em dois tablets semelhantes pode não fazer muito sentido – a menos, é claro, que você faça questão de ter sempre os últimos lançamentos em mãos. 

Não se sabe, no entanto, o valor exato que o iPad Air chegará no Brasil, o que pode fazer com que a estimativa em cima dos números internacionais seja bem mais atraente do que o preço real. O mais provável é que o aparelho chegue às prateleiras nacionais no início de 2014 – até lá, ainda dá para desfrutar bastante do iPad 4.

Já em relação às versões anteriores, certamente compensa a troca. Vale lembrar que a Apple encerrou as vendas do iPad 4, portanto, qualquer modelo antigo vai ficar defasado em muito pouco tempo, sem que haja possibilidade de upgrade por alguma versão que não seja a Air. Como os preços dos dispositivos Apple não variam muito ao longo do ano, comprar o novo tablet agora pode significar apenas poupar tempo.

iPad Mini com tela Retina (Foto: Divulgação/Apple)iPad Mini com tela Retina (Foto: Divulgação/Apple)

O modelo atual do iPad Mini, por sua vez, chegou ao Brasil há apenas quatro meses. Assim, quem fez a compra em solo nacional está com um dispositivo seminovo nas mãos. Em contrapartida, os avanços no hardware foram notáveis. Com uma considerável melhoria no desempenho, o modelo com tela Retina acabou virando uma versão menor do iPad principal. Por isso, trocar ou não depende basicamente de quanto dinheiro sobrando você tem para investir em tablet. Alguns cálculos, no entanto, podem ajudar na decisão.

O primeiro iPad Mini foi lançado no Brasil por R$ 1.249 e no exterior por US$ 329 (modelo de 16 GB com Wi-Fi). Se fizesse a importação no momento de lançamento no mercado internacional, o consumidor pagaria, aproximadamente, R$ 1.350, considerando frete e impostos.

No contexto mais recente, temos o modelo análogo sendo vendido a US$ 399. Se importado, o Mini com tela Retina custaria cerca de R$ 1.600. Porém, é de se esperar que ele chegue no Brasil por um valor pouco mais barato. Vale lembrar que seu antecessor chegou em terras brasileiras com sete meses de atraso, o que leva a crer que o novo modelo também deve demorar a chegar.

A pergunta, então, é: quero esperar todo esse tempo para pagar R$ 100 a menos? Se a resposta for sim, aguarde o lançamento por aqui e não troque o dispositivo agora, já que o atual também é uma boa máquina. Caso contrário, compre o novo tablet Mini sem medo, porque as inovações implementadas prometem satisfazer os fãs da marca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sumaré Santos
    2013-10-23T16:44:29

    Cara, você está fazendo errado. Vc está usando argumentos racionais. Quem compra Apple não está familiarizados com argumentos racionais. O que funciona é apelar pro emocional desse povo: QUERO, PRECISO, TENHO QUE TER. Mas valeu a intenção. hehehehe!

  • Anônimo Android
    2013-10-24T14:49:25

    Que interessante, vc vê um comentário de Fulano falando bem do Android, depois do mesmo Fulano falando bem da Apple... esse Techmundo dos infernos deveria fazer alguma coisa para não existir perfis fake. S3 e Jiayu G2

  • Wagner Lima
    2013-10-24T02:32:09

    teve um cara que postou s3 estava desatualizado pois tive um e ja estava atualizando ele pela 4 vez em versão bem atual via samsung brasileira...acho que o dele deveria ser um bichado ou ele mesmo tava perdido...estas pessoas que dizem que este presta e outro não desculpem mais acho que devem ser iniciantes e não tem uma boa experiencia nestes dispositivos.

  • Wagner Lima
    2013-10-24T02:26:00

    caro adilson esta historia de rico poder ter um apple ou pobre...fica feio...vamos ser mais claros...o iphone é muito bonito porém sem muita funcionalidade sem poder usar em computador tanto os ipads ...porém se vc tinha um tablet deveria ser o pior possível ...já tive doi samsungs e um motorola muito bom 32 gigas tela 8 gorila glas arrependo ter vendido...tive smartphones sony 3 samsung um s3 e hoje um lumia 720 e um nexus 4 ...pra mim hj o que necessito não falta nos dois porém os lumias precisam ter mais aplicativos que nem apple e android...

  • Adilson Santos
    2013-10-24T00:36:43

    Nosssa eu nasci ontem e nao sabia que a Apple foi criada em 1976, poxa. ahhh Acho que vai chover!

  • Wagner Lima
    2013-10-24T20:35:57

    Olha o pior e é o nego metido a branco ...pra que vc usa meu login seu otario gasta teu dinheiro com apple ..este celular de mulher e pronto o problema é teu agora só sabe repetir a mesma coisa nem vai pra frente ou pra tras ...não sei como este forum termina deixando apessoa criar o mesmo nome e fica me desdizendo aqui ...compre o que quiser eu tenho muita expeincia em todos e falo a parte de cada um agora fica nesta de burro e experto é tudo burro e pobre metido arico e pronto ...nvos ricos na verdade perdoe...

  • Anônimo Android
    2013-10-23T22:43:37

    Título deveria ser: Por que faz sentido pagar mais pela mesma coisa?

  • João Ferreira
    2013-10-23T21:26:44

    Alguém interessado em comprar um iPad 4 64GB + 3G lacrado na caixa, nacional, 1 ano de garantia e nota fiscal? Ganhei ontem na promoção e vendo mais barato do que o anunciado nas lojas da internet. Aceito propostas em dinheiro, não aceito trocas...

  • Wagner Lima
    2013-10-24T03:59:02

    Eu tenho iPad 4 com todos os sensores possíveis e tela IPS de alumínio, super linda, alta definição e Retina Display, levou 2 quedas e um burro meu sem querer... cara, ele está do mesmo jeito como novo! Atualizações perfeitas e sem nenhum travamento ... acho que hoje está pau a pau com o Nokia Lumia e iPhone, que é o melhor ainda.... suas particularidades, mas em termo de comprometimento e preços e perfeição o iPads e iPhones da Apple está muito bom... isto de eu tenho você tem cara que não tem nada.

  • Adilson Santos
    2013-10-24T00:38:57

    Eu faço tanta coisa que eu nao fazia quando tinha um tablet da apple em um Android. o sisteminha bom e livre e rápido.

  • Cesar Mattos
    2013-10-23T22:19:18

    Trocar Pelo Surface 2

  • Junior Oliveira
    2013-10-23T22:03:41

    A resposta a essa pergunta do Techtudo é fácil: NÃO! . Melhor comprar um ipad 2 que atende a tudo e está super atualizado num preço muuuuito mais em conta.

  • Wagner Lima
    2013-10-24T04:02:38

    Teve um cara que postou que o iPhone 5 estava desatualizado, pois tive um e já estava atualizando ele pela 4 vez em versão bem atual via App Store... acho que o dele deveria ser um bichado ou ele mesmo estava perdido... estas pessoas que dizem que este presta e outro não... desculpem, mas acho que devem ser iniciantes e não tem uma boa experiência os dispositivos da Apple.

  • Wagner Lima
    2013-10-24T02:30:02

    tenho nexus 4 com todos os sensores possiveis e tela ips super linda definição e vidro gorila glas 2 levou 2 quedas e um burro meu sem querer cara ele ta do mesmo jeito como novo ...atualizações semanais perfeitas e nenhum travamento ...acho que hj ta pau a pau iphone e nexus 4 e galaxy 4 que é o melhor ainda....suas particularidades mais em termo de comprometimento e preços e perfeição a linha nexus de tablets e smartphones ta muito bom...isto de eu tenho vc não tem cara não t com nada

  • Wagner Rozendo
    2013-10-23T16:37:51

    "...com preço de US$ 499 (também o mais barato), a importação sairia por, aproximadamente, R$ 1.950, já com impostos." Com o cambio a 2,20 se tem quase 900 reais de impostos.. é brincadeira?

  • Wagner Lima
    2013-10-24T04:12:53

    Caro Adilson, está historia de rico poder ter um Apple ou pobre, é verdade! Vamos ser mais claros... o iPhone é o melhor smartphone do mundo, não tem comparação com nenhum outro aparelho... porém já tive um Samsung deveria ser o pior possível... já tive BlackBerry e um Motorola e arrependo! Hoje tenho o fantástico iPhone 5 de 32GB, preto, desbloqueado, zero bala, nunca deu problema. Melhor impossível! Tá ligado?

  • Adilson Santos
    2013-10-24T01:17:33  

    Agora, eu faço tanta coisa no meu iPad 4 que eu não fazia quando tinha um tablet com a porcaria de Android. o sisteminha bom e livre de vírus e rápido. Apple é Apple e resto é sempre resto. Sou maluco, mas não sou burro!

    recentes

    populares

    • Adilson Santos
      2013-10-24T01:17:33  

      Aeeeee, meu fake chegou, agora com nick enaltecendo o Android! Obrigado cara, vamos divulgar, é isso aí!!! S3 e Jiayu G2!

    recentes

    populares

    • Adilson Santos
      2013-10-24T01:17:33  

      O Real Racing 3 com Airplay? Tentei no meu iPhone 5, mas tudo que eu vejo é "espelhamento" do display box (o mesmo que no iPhone) e não a tela inteira na minha TV. Valeu pelo seu feedback! Apple é Apple...

  • Luan Ivys
    2013-10-23T18:08:18

    Seguindo a linha de impostos do PS4 esse Ipad Air sairia mais ou menos uns R$ 4999,00

  • Lucas Costa
    2013-10-24T08:00:04  

    Experiência de 10 meses com Android me levou a uma conclusão: Nunca mais te abandono Apple, amo iOS, iPhone 5 e meu iPad, nunca mais volto ao bugado robozinho.

    recentes

    populares

    • Lucas Costa
      2013-10-24T08:00:04  

      iPhone 5 32 gb, iPad 4 32 gb, antes tinha um Galaxy s3. Não amigo, não preciso do bolsa android pra saber o que é melhor pra mim ;)

    recentes

    populares

    • Lucas Costa
      2013-10-24T08:00:04  

      vc deveria ter um samsung galaxy y e deve ter comprado um iphone 3 aquele da promoção das americanas...experiemntar instalar algo ou usar mapa ou talvez aquela tela preta que legal acabamento que desgasta rapidinho muito bom..eita e abateria que dó...vcs ganham quanto pra babar a apple queria ganhar um facil tb babo ate a philips se for o caso...

  • Adilson Santos
    2013-10-24T01:30:46  

    Quer dizer que quem tem muito dinheiro, pode comprar um produto da Apple é uma pessoa burra? Então, quem estudou, tem um bom emprego e hoje compra o que quer é uma pessoa burra? O inteligente é aquele que não estudou, mora na zona norte ou favela, não tem carro importado, nunca fez uma viagem internacional, ganha um miserável salário e acha tudo caro? Esse é o esperto? Ok, preciso rever meus conceitos! Recapitulando: "Todo pobre é muito esperto e inteligente e os ricos são burros e invejosos." Ok... infelizmente, tenho o maravilhoso iPad 4 de 64GB e sou muito feliz, desculpem.

    recentes

    populares

    • Adilson Santos
      2013-10-24T01:30:46  

      Aeeee, meu clone chegou novamente, agora com nick enaltecendo o Android! Obrigado. S3 e Jiayu G2

    recentes

    populares

    • Adilson Santos
      2013-10-24T01:30:46  

      Eu também cheguei à mesma conclusão! O sistema Android é feito exclusivamente para os chineses (Made in Xinh-Ling). LIXO DE SISTEMA!!!

  • Fernanda Voi
    2013-10-23T17:28:02  

    A Apple é atualmente a maior empresa de tecnologia do mundo! Criada em 1976, a companhia saiu da garagem do seu CEO e fundador, Steve Jobs, para escritórios em 517 locais do mundo, além de mais de 430 lojas Apple Stores. Nos últimos dez anos, a empresa ajudou a redefinir o mercado de aparelhos eletrônicos com sucessos como o iPhone, iPad, iPod, iMac, Mac Mini, MacBook e Apple TV. Parabéns Apple pelos seus 36 anos trazendo alegria e revolucionando o mercado tecnológico. Congratulations Apple!

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2013-10-23T17:28:02  

      Recalque... Kkkkk Ela contou a historia. Não gostou? Que pena...

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi