30/10/2013 11h37 - Atualizado em 30/10/2013 11h37

Windows XP é o mais infectado por vírus segundo relatório da Microsoft

Felipe Demartini
por
Para o TechTudo

Um estudo publicado pela Microsoft na web revelou que 9,1% dos computadores que utilizam Windows XP estão infectados com algum tipo de praga virtual. A constatação aparece no Security Inteligente Report, documento que avalia o estado da segurança em tecnologia e toma como base dados enviados pelos antivírus ou ferramentas de remoção de malware.

Oito recursos que a Microsoft removeu ao lançar o novo Windows 8.1

Sistema operacional deixa de receber atualizações em abril de 2014 (Foto: Divulgação)Sistema operacional deixa de receber atualizações em abril de 2014 (Foto: Divulgação)

Em segundo lugar ficou o Windows Vista, com 5,5% de infecções, seguido do Windows 7, com 4,9%, e 8, com 1,6% de máquinas infectadas. Os dados são correspondentes ao período entre janeiro e junho de 2013 e compreendem mais de um bilhão de computadores, cujos usuários concordaram em compartilhar informações de segurança com a Microsoft.

O Security Inteligente Report trouxe ainda um segmento inédito, que avalia o total de contatos que cada sistema teve com malwares e outros conteúdos maliciosos. A análise colocou o Brasil na segunda posição entre os países mais expostos a pragas virtuais, atrás apenas dos Estados Unidos. A Microsoft, porém, observa uma queda de 5% no total a cada semestre.

Relatório da Microsoft mostra que o velho Windows XP é mais infectado por vírus (Foto: Reprodução/Microsoft)Relatório da Microsoft mostra que o velho Windows XP é mais infectado por vírus (Foto: Reprodução/Microsoft)

De cara com o vírus

No campo dos sistemas operacionais, o Windows 7 liderou o ranking de encontros com vírus, com 19,1% de exposição, nem sempre com infecção. O XP aparece em segundo lugar, com 16,3%, e é seguido pelo 8, que registrou 12,4%. Quanto menor a relação entre contatos e infecções, mais protegido está o usuário, colocando o Windows 8 em uma boa posição.

Fim das atualizações

Apesar de ainda ocupar uma posição alta no que toca a segurança digital, a Microsoft já anunciou o fim do suporte ao Windows XP. O sistema operacional, que foi lançado em 2001, deixa de receber updates de segurança em 8 de abril de 2014. Isso significa que novas vulnerabilidades a partir desta data não terão correções disponibilizadas pela empresa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cesar Mattos
    2013-10-30T15:51:29

    Quem usa XP 'e um prego

  • Everson Oliveira
    2013-10-30T15:06:11

    ainda se fala em Windows Lixê ops.. XP?