Sistemas Operacionais

01/11/2013 08h41 - Atualizado em 01/11/2013 08h41

Apple prepara sistema de carregamento solar para MacBooks, iPhones e iPads

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

iPhones, iPads e MacBooks podem, em breve, ser carregados a partir da luz do Sol. É o que indica uma patente divulgada pelo site Patently Apple nesta quinta-feira (31), com planos da companhia de lançar uma tecnologia de captação de energia solar para seus aparelhos.

Patente foi divulgada por site nesta quinta-feira (Foto: Reprodução/Patently Apple)Patente foi divulgada por site nesta quinta-feira (Foto: Reprodução/Patently Apple)

O processo não é simples. A energia, claro, depende da intensidade da luz do sol. E para transformá-la em algo seguro para dispositivos eletrônicos, é preciso usar um conversor que conseguirá passá-la corretamente para o dispositivo. Na patente, a Apple descreve um sistema capaz de pegar a energia solar direto do painel e passá-la para os gadgets.

“Durante a operação, um sistema de gerenciamento de energia aceitaria a energia de pelo menos um adaptador e um painel solar. Depois, ele passaria a energia para os componentes, sem precisar usar um circuito conversor entre eles”, diz o registro da patente da Apple.

Atualização para o iOS 7 deixa cabos e carregadores originais incompatíveis? Discuta no Fórum do TechTudo!

A Apple registra diversas patentes que não chegam ao mercado, e essa pode até ser só mais uma delas. No entanto, vale lembrar que a companhia tem uma grande ligação com a energia solar: 75% das suas sedes utilizam energia renovável – e ela já emitiu até um comunicado prometendo “não parar de trabalhar” até que este número chegue a 100%.

Portanto, talvez o investimento na energia solar não somente para a própria empresa como também para os usuários de seus produtos, faça sentido. Resta aguardar mais informações sobre esta possível nova tecnologia.

Via 9To5Mac e Patently Apple

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Volpe
    2013-11-01T10:07:38  

    Simples: Se você estudou e recebe um bom salário, compre produtos da Apple, mas se você não estudou e não recebe um bom salário, compre qualquer porcaria asiática da Samsung, LG ou HTC. Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um idiota que não entende nada de tecnologia.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-01T10:07:38  

      Pedro Cabrial...kkkkkkkk....Acho que quem cometeu um equívoco você meu amigo!!! Concordo com tudo o que você disse! Se olhar meu comentário verá que eu escrevi "Pedro Henrique" e não "Pedro Cabrial". Pedro Henrique é o cara que comentou logo antes de você. Este sim é mais um coitado que acredita em vida inteligente dentro da Apple. Você graças ao bom Deus já entendeu que ser o melhor livro, não significa ter a melhor capa, mas sim contar a melhor história. Abraço

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-01T10:07:38  

      Leonardo Palma ah só kkkkkkkkkkkkkk foi mal, é que sou Pedro Henrique também!!

  • Gustavo Volpe
    2013-11-01T09:43:52  

    Como patente? Existem diversos carregadores por energia solar. hahahahaha... só o que falta se apropriarem disso também.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-01T09:43:52  

      Ah sim! Patenteará o seu carregamento "proprietário". Manjei! hahahahaha... mas é impressionante, fala um "ai" da maçã e aparecem 45 fanboys mordidos! hahahahaahahahahahahaahahahahahahahahaha...

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-01T09:43:52  

      Mas eu entendi a proposta, é um "revolucionário" sistema de carregamento solar, que faz exatamente o mesmo dos outros, mas vai custar 5X mais por ser da maçã mordida. Como adoram inventar moda, o pior é que os "maçãníacos" vão comprar... hahahaha

  • Leonardo Palma
    2013-11-01T10:48:15  

    Você sabia? Ninguém chama o iPhone de Smartphone, ninguém chama iPad de Tablet, assim como ninguém chama a Ferrari de automóvel. A Apple inventou o iPhone (depois copiaram e colocaram o nome de Smartphone), aí a Apple inventou o iPad (depois copiaram e colocaram o nome de Tablet). A Apple inventa... depois a Samsung, LG e HTC copiam. Logo logo vão copiar o carregamento de energia solar da Apple. Dúvida?

    recentes

    populares

    • Leonardo Palma
      2013-11-01T10:48:15  

      Amiguinho com 2 neurônios, smartphone é uma nomenclatura que existia há mais de 1 década antes do iPhone sequer ser lançado. Inclusive o iPhone é cópia do primeiro smartphone da história, procure no Google que você vai ver, ali enado!

    recentes

    populares

    • Leonardo Palma
      2013-11-01T10:48:15  

      hauhauahuahua dono de iphone é tudo alienado!! Minha calculadora de década de 90 já funcionava com energia solar!! Muito revolucionário esse carregamento solar!! sqn...

  • Rodrigo Brito
    2013-11-03T08:10:48

    Engraçado como que usuários da Apple parecem pregadores crentes. Não bastam ter o produto, tem que promover e fazer campanha do mesmo, e ainda criticar e difamar os concorrentes. Queria saber como o departamento de marketing da Apple conseguiu adquirir não consumidores, mas seguidores tão fiéis e devotos. Ah...antes que digam que eu desdenhando o produto e seus adquirentes, tenho um Iphone 5, muito bom por sinal. Mas não entendo como podem criticar outros produtos quando, muitas vezes, nem conhecem o mesmo, o fazendo, ou por ignorância, ou só repetindo o que ouvem por parecer bonito e chique.

  • Pedro Henrique
    2013-11-03T05:48:11

    Chupa Samsung. A Apple inovando outra vez, esses Xing Lings asiáticos da Sansumg vão querer copiar logo, uma vez que a ideia é boa, isso é para a Sansumg aprender a não mexer com gente grande e empresa consolidada como a Apple

  • Gustavo Volpe
    2013-11-01T12:52:58  

    Dos asiáticos... HTC é a única que faz smartphone de alumínio, mas a Samsung, LG e Sony, ainda fazem as suas porcarias de plástico. Além de não terem competência nem para fazer o próprio o sistema operacional. Vergonha!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-01T12:52:58  

      O fake que tem vergonha de mostrar a cara e usa o nome dos outros continua a falar imbecilidade aqui?

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2013-11-01T12:52:58  

      Gustavo volpe kkkkkkkkkkk vcs sao tds uns paga paus pois quem se chama Gustavo Volpe sou eu!

  • Eric Provenzano
    2013-11-01T14:28:56  

    Engraçado como que usuários da Apple parecem pregadores crentes. Não bastam ter o produto, tem que promover e fazer campanha do mesmo, e ainda criticar e difamar os concorrentes. Queria saber como o departamento de marketing da Apple conseguiu adquirir não consumidores, mas seguidores tão fiéis e devotos. Ah...antes que digam que eu desdenhando o produto e seus adquirentes, tenho um Iphone 5, muito bom por sinal. Mas não entendo como podem criticar outros produtos quando, muitas vezes, nem conhecem o mesmo, o fazendo, ou por ignorância, ou só repetindo o que ouvem por parecer bonito e chique.

    recentes

    populares

    • Eric Provenzano
      2013-11-01T14:28:56  

      cara tenho um iphone mas foi foi perfeito no que escreveu...

    recentes

    populares

    • Eric Provenzano
      2013-11-01T14:28:56  

      Nossa, falou tudo. As pessoas pregam Apple como se fosse Igreja, e quem não faz parte deste mundo vai arder no mármore do inferno...kkkkkkk. É tão ridículo que ficou engraçado.

  • Sensato
    2013-11-01T11:05:34  

    Piada totalmente nerd: Troquei meu o iPhone pelo Galaxy. Nossa, mas que piada velha! Tipo troquei minha Ferrari pelo Fusca e ainda dizer que o Fusca é mais bonito e mais veloz. Ridículo!!! Ninguém seria tão burro ou maluco de fazer isso de verdade, né?

    recentes

    populares

    • Sensato
      2013-11-01T11:05:34  

      O contrário que seria coisa de maluco! Trocar um Galaxy por um iPhone que é loucura!

    recentes

    populares

    • Sensato
      2013-11-01T11:05:34  

      Tu podia trocar teu cérebro por um cocô. ia sair em vantagem!

  • Luiz Brandao
    2013-11-01T10:23:34  

    Logo logo a Samsung vai copiar da Apple a tecnologia de emergia solar. A Samsung não pode fazer algo melhor, então ela copia o que é bom da Apple. Os asiáticos não tem nenhuma criatividade, eles só sabem fazer arroz e chip eletrônico. A Samsung não tem nem competência pra fazer o próprio sistema opcional! Sem saída, tem que usar o sistema operacional da americana Google. Vergonha!

    recentes

    populares

    • Luiz Brandao
      2013-11-01T10:23:34  

      Asiático não tem criatividade. Mas que asno! kkkk Eles só inventam tudo que existe de útil hoje: pólvora, papel, bússola, papel moeda, etc. Vá se informar antes seu ameba, antes de postar asneira.

    recentes

    populares

    • Luiz Brandao
      2013-11-01T10:23:34  

      Que comentário retardado, meu deus! hahahahahahahahahahahaha... uma boa seria a apple patentear o sol, também.

  • Ursinho
    2013-11-01T14:09:20

    Se vcs querem carregar seus celulares e tablets usem Eton Rugged Rukus All-Terrain Portable Solar Wireless Sound System , só pesquisar no google , essa marca investe pesado nesse sistema. Quem quiser comprar vai na amazon.

  • Edivilson Abreu
    2013-11-01T10:14:49  

    Apple é Apple e o resto é lixo asiático.

    recentes

    populares

    • Edivilson Abreu
      2013-11-01T10:14:49  

      Ronne Melo, os iPhones não são produzidos na China, são apenas montados na China. Igual ao Xbox 360 e muito outros dispositivos eletrônicos.

    recentes

    populares

    • Edivilson Abreu
      2013-11-01T10:14:49  

      Leonardo Palma melhor você se atualizar. Todos os componentes do iPhone são fabricados na China, porque quem os fabrica é a Samsung! Sim, 95% do iPhone é projeto da Samsung!

  • Moisés Antunes
    2013-11-01T12:35:37  

    A Apple não respeita os seus consumidores.

    recentes

    populares

    • Moisés Antunes
      2013-11-01T12:35:37  

      Não mesmo, ela é adepta da obsolencência programada!

  • Anderson Custodio
    2013-11-01T10:33:04

    Querem apostar que a Samsung e seus clonadores irão implantar essa tecnologia do touch ID? E ainda irão seguir a Apple também com a tecnologia de 64bits e carregamento solar. Samsung Ling e Androlóids, sempre no rastro da inovadora Apple. Esperem alguns meses e verão seu futuro Galaxy S5 como "genérico" do iPhone 5S... Observem o trocadilho no nome.

  • Thiago
    2013-11-01T11:37:02

    A Apple fez o iPhone 5S de 64 bits, agora é o smartphone mais rápido, estável, seguro e bonito do mundo! É fato! Não adianta alguém dizer diferente aqui! Além do excelente processador (A7 de 64Bits), o iPhone 5S tem o fantástico sistema operacional (iOS 7) que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware do aparelho. Os outros fabricantes de smartphones não tem competência para fazer o próprio sistema operacional. Mas ainda podemos escolher... iPhone 5C (de plástico, mais barato) ou iPhone 5S de alumínio, com 64 bits e sensor biometrico.

  • Sandro Patricio
    2013-11-01T12:30:53

    Estamos caminhado para uma era cibernética onde teremos robôs com inteligencia artificial, que são as redes neurais. Este tipo de transformação de energia solar pode dar inicio a uma nova geração de máquinas capazes de fazer coisas inimagináveis, Portanto não assustem com o que está por vir, e lembrem-se a conquista da lua nos proporcionou um enorme salto para a humanidade e a conquista de Marte é o próximo passo desta lenta, longa e fantástica corrida da Evolução tecnológica.

  • Juca Souza
    2013-11-01T11:43:55  

    kkkkkk Nossa...Minha calculadora de 5 reais, que comprei 4 anos atrás, carrega praticamente da mesma forma...kkkk

    recentes

    populares

    • Juca Souza
      2013-11-01T11:43:55  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Boa!

  • Leandro Dupret
    2013-11-01T11:39:15

    Não vai funcionar em SP.... Aqui não tem Sol....

  • Jacques
    2013-11-01T11:38:35

    esse povinho da apple parou no tempo e no espaco.eles ainda achao que ter um iphone da status.aqui a minha cidade ate piao da prefeitura tem iphone inclusive ja estao fazendo fila para comrpar o de prastico.

  • Jacques
    2013-11-01T11:33:18  

    tremenda tecnologia essa.li que para carregar 1/4 de carga da bateria voce tem que ficar 2 horas no sol.depois de 2 horas no sol carregando voce usa esse 1/4 de carga para ligar para o samu te levar para o hospital com insolacao.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2013-11-01T11:33:18  

      Hahahahaha

  • Lazaro França
    2013-11-01T11:30:23

    Queria que o meu gol, fosse a energia solar. Telefone não precisa de energia solar ,já que pra carregar é muito pouco o custo.

  • Sensato
    2013-11-01T11:03:10

    Se você tem um aparelho da Samsung de plástico e alguém te chamar de burro, não ligue, mas continue pastando. Desculpe, mas quem mandou ser tão burro sua anta quadrada?

  • Efren Junior
    2013-11-01T11:03:26

    Agora sim mlk.... O peão da obra lá de casa, que passa o dia debaixo do Sol, vai comprar um Iphone. Ou seja, vai chegar no fim do dia com a bateria carregada.

  • Raphael Rodrigueds
    2013-11-01T10:53:54

    Já desistiram do Iphone transparente e com projetor para teclado? Já estou sentindo vergonha alheia da Apple.

  • Gabriel Ferraz
    2013-11-01T10:53:00

    INVIÁVEL

  • Dian Paula
    2013-11-01T10:40:12

    Na 25 de março tem carregadores assim por uma bagatela de 60 reais!