Internet

19/11/2013 10h43 - Atualizado em 20/02/2014 10h43

Cansou do Facebook? Veja lista com outras redes sociais e experimente

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Se você já se cansou da maior e mais famosa rede social, o Facebook, saiba que há outras opções para manter contato com seus amigos pela Internet. Algumas dinâmicas são diferentes, com interfaces alternativas e foco em imagens, mensagens, blog e outros. Veja a lista de aplicativos e plataformas web também muito populares e experimente uma delas:

Plugin para Chrome confirma leitura de mensagem no Gmail; similar ao WhatsApp

WhatsApp

Saiba como usar o WhatsApp pelo navegador, sem instalar nada (Foto: Divulgação) (Foto: Saiba como usar o WhatsApp pelo navegador, sem instalar nada (Foto: Divulgação)) O WhatsApp funciona como bate-papo para smartphones (Foto: Divulgação)

O WhatsApp é um mensageiro com aplicativos para iOS (iPhone) e Android que permite trocar mensagens instantâneas, como o bate-papo do Facebook e o extinto MSN Messenger.

Com ele é possível criar grupos de chat, compartilhar fotos e vídeos e enviar até mensagens de voz. O software, que só funciona em aparelhos telefônicos, sincroniza todos os contatos automaticamente e mostra quais dos seus amigos também possuem uma conta no serviço.

A troca de mensagens e todo o envio de conteúdo são gratuitos quando o acesso à Internet é feito por Wi-Fi nos celulares. Veja este truque para instalar no computador e no navegador.

Snapchat  

Snapchat funciona em versões Android 2.2 e superior. (Foto: Reprodução/The Verge) (Foto: Snapchat funciona em versões Android 2.2 e superior. (Foto: Reprodução/The Verge))O Snapchat funciona como messenger do Facebook e tem versão móvel. (Foto: Reprodução/The Verge)

O Snapchat é uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos de forma instantânea e com "data de validade". O sistema permite ao usuário definir um prazo para que fotos e vídeos enviados fiquem disponíveis no feed dos seus amigos. Além disso, se algum contato fizer screenshot da tela, o aplicativo avisa sobre a cópia. Há também filtros escondidos.

A rede também permite a criação de grupos de chat e é muito popular entre adolescentes. Há quem aproveite o fato dos posts desaparecerem rapidamente para publicar fotos em pose sexy, recadinhos apaixonados, flagras de situações embaraçosas e outras curiosidades.

Instagram

Instagram fotos em azul (Foto: Divulgação / Instagram)O Instagram é a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos mais popular (Foto: Divulgação / Instagram)

O Instagram se popularizou em 2011, se tornou a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos mais popular nos smartphones e foi adquirida pelo Facebook. O aplicativo oferece várias opções de filtros para personalizar as imagens em uma interface que pode ser visualizada pela web ou por aparelhos móveis. Para publicar, é preciso estar usando um celular ou tablet, ou ainda usar o Gramblr para fazer o upload de fotos pelo seu computador.

Além disso, os usuários podem seguir perfis de amigos, marcas e celebridades. Nos posts há botões para curtir, comentar e usar o código embed, além de compartilhar em outras redes.

Ask.fm

askfm (Foto: Reprodução)A rede social de perguntas e respostas: ask.fm. (Foto: Reprodução)

A Ask.fm é uma rede social de perguntas e respostas em que o internauta pode questionar seus amigos usando seu perfil ou anonimamente e também responder as dúvidas deles na Internet. A interface é simples, bem semelhante a do Twitter na web, e também no aplicativo.

A timeline da Ask.fm mostra um perfil com foto do usuário e as respostas e perguntas feitas para ele, criando um histórico de conversas online. A rede social é muito interativa e divertida e também polêmica. Afinal, quem pergunta o que quer pode ouvir (ou ler) o que não quer.

Tumblr

Página inicial do Tumblr, plataforma de blogs e rede social num só lugar (Foto: Reprodução/Tumblr)Página inicial do Tumblr, plataforma de blogs e rede social num só lugar (Foto: Reprodução/Tumblr)

O Tumblr funciona como uma mistura de blog e rede social, resgatando usuários dos dois tipos de plataformas. É possível publicar textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e gifs.

É possível seguir os blogs dos inscritos na rede e ser seguido também. Opções de interação incluem os botões “gostar” e “reblogar”, que funcionam como o RT (retuíte) do Twitter.

No painel é possível ver os posts mais recentes de todos as contas que o internauta segue e controlar os seus blogs (é possível criar mais de um na mesma conta). O Tumblr oferece ainda de um recurso para que os usuários criem tags no sistema e seus próprios templates.

Sabe como instalar o whatsapp no Windows 8? Confira no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ismael Guimarães
    2014-05-16T20:21:01

    Minha querida Lívia Dâmaso, o seu conceito de rede social deixa muito a desejar. Nunca que o Whatsapp ou o Snapchat serão redes sociais. Para mim, uma rede social é um espaço onde, através de um perfil, com secções mais ou menos privadas, nos damos a conhecer ao mundo. O Facebook perde na privacidade para o Instagram. No Facebook todos os meus amigos vêm os meus comentários às fotos de terceiros que têm suas fotos públicas mas que não são seus amigos. No Instagram os meus seguidores não são notificados de meus comentários (gosto mais assim).

  • Kabeção
    2013-11-19T21:53:35

    Facebook é bom pra quem sabe usar, quem não sabe vira escravo da rede social e precisa a td hora olhar o celular. Eu só entro 1 ou 2x na semana. Nunca entro em fins d semana q nao quero perder a minha vida em frente a uma tela !

  • Mateus Oliveira
    2013-11-19T16:36:56

    O Instragam é só pr gente bonita, pq a pessoa já é feia e ainda fica postando fotos pr td mundo v sua feiura, ai piora a situação né

  • Erutan
    2013-11-19T23:01:04  

    Me desculpe, mas vocês podem continuar achando o Whatsapp uma rede social. Pra mim é algo bem mais intimista.

    recentes

    populares

    • Erutan
      2013-11-19T23:01:04  

      pra mim todos sao intimistas como diz vc, o problema e q pessoas gostam de estatos, adicionam um milhao de pessoas pra falar q e popular.

  • Michel Silva
    2013-11-30T12:54:08

    kkkkk cada coisa viu. Pra que ter uma rede social c vc compartilha ela com o fb. Pra quer ter fb c vc tem instagram ou vice versa. Vc tem uma rede social e quer compartilhar ela com outra rede kkkk comideia ne, pra aparecer, coisas de Brasileiros mesmo. Brasileiros nao sabem usar redes sociais, Como disse em outro comentario, acho q deveria ser proibido para menores de 18 ou 21 tendo q provar a maior idade com um documento valido. E muito spam, app dentro de um so.

  • Igor Nóbrega
    2013-11-20T08:47:13

    Whatsapp rede social? Cansou do Facebook então vai pro Google +! Cansou tb então vai pro Twitter.

  • Daniel Santos
    2013-11-19T11:36:25  

    O instagram foi comprado pelo Facebook no ano passado.

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2013-11-19T11:36:25  

      mais continua sendo INSTAGRAM !