TV

25/11/2013 07h00 - Atualizado em 25/11/2013 07h00

Cientistas criam tecnologia capaz de exibir imagens 2D e 3D ao mesmo tempo

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia de Kanagawa, no Japão, criaram um sistema que permite que uma mesma tela seja vista simultaneamente em 2D e 3D. A tecnologia, chamada 2x3D, combina dois projetores tradicionais, uma GPU e usa técnicas de sobreposição de cores para criar o efeito.

Confira uma lista com algumas das melhores opções de TVs e aparelhos Blu-Rays 3D

Tecnologia combina 2D e 3D na mesma tela (Foto: Reprodução/YouTube)Tecnologia combina 2D e 3D na mesma tela (Foto: Reprodução/YouTube)

Para isto, o 2x3D usa um algoritmo especial para a geração de cores, ao contrário das telas 3D tradicionais que usam filtros polarizadores para cada olho. Na prática, é criada uma única imagem a partir da sobreposição dos dois projetores. Uma das imagens é usada para cancelar a outra em partes que não serão vistas em 3D. Texto em azul, por exemplo, é tapado com laranja para se tornar branco. Esta informação oculta pode ser vista com uma lente especial, resultando no efeito tridimensional.

O método ainda está em fase experimental e possui algumas deficiências. “A sobreposição resulta na perda de contraste”, explica o professor do Instituto de Tecnologia Akihiko Shirai. Ainda assim, ele garante que a qualidade final não é reduzida em relação a outros métodos. “A qualidade das cores pode ser incrementada com o uso de mais projetores”, acrescenta.

Qual a melhor TV 3D disponível no mercado? Comente no Fórum do TechTudo!

Uma das possíveis aplicações do sistema é a construção de uma tela informativa multilíngue para turistas. Uma apresentação, por exemplo, pode ser vista ao mesmo tempo em mais de um idioma: um com e um sem as lentes.

Confira o vídeo (em inglês) que mostra a tecnologia em ação:

 

Via Diginfo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Martins
    2013-12-01T22:05:27

    não vi nada novo...