Computadores

08/11/2013 14h51 - Atualizado em 08/11/2013 14h51

Deixar o PC ligado direto causa algum problema?

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Ligar e desligar um computador é um processo que pode tomar um tempo considerável dos usuários, especialmente nos dias mais atarefados. Diante disso, há quem prefira deixar o equipamento constantemente ligado para poupar minutos ou baixar arquivos da internet. No entanto, deixar o PC ligado direto pode causar problemas? O TechTudo analisou essa questão e traz os prós e contras disso.

É importante que PCs ligados direto estejam em ambientes bem arejados e sejam alimentados por uma rede elétrica instável (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)É importante que PCs ligados direto estejam em ambientes bem arejados e sejam alimentados por uma rede elétrica estável (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

- Vantagens de não desligar o computador

Assim que o botão “Ligar” é apertado, inicia-se uma sequência de procedimentos na máquina: verificação do BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída do computador), carregamento do sistema operacional, preenchimento do login do usuário e, finalmente, processamento dos programas nativos e de atividades residentes.

Ao deixar o PC ligado, os usuários não perderão os poucos, mas inconvenientes, minutos de espera antes do término da inicialização do sistema. Além disso, poderão programar a atualização de aplicativos e recursos automaticamente pela internet.

Outra vantagem é evitar que seus componentes sofram certa deterioração devido às variações de temperatura nos períodos entre o ciclo de ligar e desligar o PC. Apesar do desgaste das partes mecânicas ser uma característica comum a todos os eletrônicos, as peças internas do computador são extremamente sensíveis a variações do ambiente, o que torna o estresse a que são submetidas ainda mais prejudicial.

- Os problemas de deixar o PC ligado

O primeiro deles é o aumento do consumo de energia da residência, já que, mesmo com o monitor e outros equipamentos desligados, o computador ainda precisará de eletricidade para manter suas placas e demais componentes em funcionamento. Além disso, essa constante atividade pode vir acompanhada por ruídos, que devem incomodar bastante quem tem um computador no quarto.

Os computadores foram desenvolvidos para realizar atividade de longa duração, como downloads, upgrades e backups, gerenciamento de redes e processamento de grandes volumes de dados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Os computadores foram desenvolvidos para realizar atividade de longa duração, como downloads, upgrades e backups (Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)

Um PC ligado o tempo todo também está constantemente sujeito a riscos. Afinal, durante esse período, podem ocorrer falhas no suprimento de energia ou superaquecimento, causado pelo mau funcionamento e insuficiência do cooler. Assim, é necessário que os usuários estejam constantemente atentos às atividades do PC e tenham periféricos para casos de emergência, como coolers extras, estabilizadores e nobreaks.

Quanto ao funcionamento dos softwares, PCs que não são desligados deixarão de executar importantes procedimentos que os sistemas operacionais realizam durante a inicialização e o desligamento. Além disso, caso o computador esteja continuamente conectado à internet, há sempre o risco de ocorrerem infecções por malwares.

- A alternativa mais indicada

Para facilitar a vida dos usuários, as versões mais modernas do Windows, Mac e Linux possuem uma opção importada da “hibernação” dos Notebooks: o modo “suspender” ou “repouso”. Com ela, o sistema operacional irá desativar uma série de componentes não vitais do PC e diminuir o desgaste mecânico de algumas peças e a quantidade de energia consumida pela máquina.

O modo "suspender" ou "repouso"  desativa os de componentes não vitais do PC e mantem sua memória RAM ativa (Foto: Daniel/Ribeiro)O modo "suspender" ou "repouso" desativa os de componentes não vitais do PC e mantem sua memória RAM ativa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Outra vantagem do modo de suspensão é que a memória RAM do equipamento continuará ativa. Sendo assim, suas operações poderão ser reativadas instantaneamente e seus ambientes ficarão menos vulneráveis a infecções por atualizações automáticas.

Existe aplicativo para controlar PC pelo smartphone? Ajude usuário no Fórum do TechTudo!

Ainda na suspensão, é importante ter proteções contra instabilidades na rede elétrica, como estabilizadores e nobreaks, pois os computadores ainda permanecem ligados à energia. Além disso, recomenda-se fazer uma limpeza de prevenção a cada seis meses para remover toda a sujeira e poeira acumulada pelo cooler.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriano Horst
    2016-05-25T14:28:18  

    se eu colocar meu pc em modo de suspender ele continua conectado a internet?

    recentes

    populares

    • Adriano Horst
      2016-05-25T14:28:18  

      nao

  • Adriano Horst
    2016-05-25T14:29:10  

    tipo se eu deixar fazendo um Download demorado e colocar em suspender ,o arquivo vai continuar baixando ?

    recentes

    populares

    • Adriano Horst
      2016-05-25T14:29:10  

      nao

  • Roger Araya
    2013-11-09T05:44:56

    Meu pc leva 40 segundos pra iniciar, quem deixa o pc ligado direto são aquelas pessoas que ao acordar vão direto pro computador e nem escovam os dentes.

  • Delmiro Rodrigues
    2013-11-08T20:04:02

    SE NA MINHA CIDADE NÃO FALTASSE ENERGIA VEZ EM QUANTO, PODERIA FAZER O TESTE DO PEDRO MORAES, MAS A VARIAÇÃO DE TEMPERATURA E DE ENERGIA É QUE ESTRAGA TUDO!!! NO MERCADO NÃO TEM UM PROCESSADOR MOVIDO A NITROGÊNIO...

  • Everson Santana
    2013-11-08T17:51:10  

    Dica pessoal Não Utilize "Estabilizadores" que na verdade não passam de um seletor de tensão que produz varias faixas de tenção e as selecionam conforme a veriação de tenção, que, alem de ser mais Lento que o da fonte do computador "produzindo retrabalho do mesmo" o seu barulinho caracteristico "Tleck, Tleck" poduz picos elevadissimos de tenção. pesquisem no google referente postagem no clube do hardware sobre o assunto.

    recentes

    populares

    • Everson Santana
      2013-11-08T17:51:10  

      Nobreak, depois que comprei um e o meu é da APC...nunca mais tive problemas com queda repentina de energia que ferra entre outros..principalmente o HD.

    recentes

    populares

    • Everson Santana
      2013-11-08T17:51:10  

      Flávio Costa, com um bom filtro de linha você Já previne Todos os problemas de energia em um local Urbano, agora, se modem próximo a uns indústria ou sofre com problemas constantes de energia como quedas constantes, ai já recomendo um No-break senoidal. PS. Veja procure mais informações sobre o assunto e não caia na conversa de vendedores, só aqui mesmo "in Brazil" pessoal compra computado e coloca estabilizador.

  • Trosk
    2013-11-09T07:08:29  

    riscos de deixar ligado além as que foram citados: superaquecimento e aumento de sujeira interna (necessário mais limpeza)

    recentes

    populares

    • Trosk
      2013-11-09T07:08:29  

      Sobre a sujeira que acumula nas ventoinhas, coolers eu sempre falo que parece aquelas maquinas de fazer algodão doce..rs limpo o meu a cada alguns meses..

  • Joao Paulo
    2015-07-22T07:17:25

    pensei q ia explodir HUE HUE HUE

  • Diogo Souza
    2013-11-08T15:13:55  

    Meu novo PC já está comigo há quase 4 anos, e somando todo o tempo que ficou desligado, provavelmente foi menos de 1 mês. Estabilizador é desnecessário se tiver um no-break, algo indispensável para quem tem sua energia providenciada pela Light.

    recentes

    populares

    • Diogo Souza
      2013-11-08T15:13:55  

      Quem tem estabilizador e não tem terra na sua casa é indispensável msm... outra aki na lan tenho vários PC, e pode dar o raio que for eles não queimam, apenas 1 Disjuntor que funcione bem na entrada e já era ...

    recentes

    populares

    • Diogo Souza
      2013-11-08T15:13:55  

      Huebr, existe uma diferença entre "Meu novo PC" e "Meu PC novo". Confio em sua habilidade para descobrir por conta própria.

  • Ed Po
    2013-11-08T15:10:16  

    DESLIGAR ! Alem de ajudar o planeta é economizar na conta da energia elétrica, dependendo da fonte não segura mais do que 5 dias ligado direto, é queima!

    recentes

    populares

    • Ed Po
      2013-11-08T15:10:16  

      Fonte que dura 5 dias? Até iogurte dura mais! Ta doidão?

    recentes

    populares

    • Ed Po
      2013-11-08T15:10:16  

      Meu Pc também já ficou uns dois meses diretão. Nem quando pedia o reiniciar após o instalar de algum programa eu desligava e nunca aconteceu nada. Pelo contrario, acho que a Maquina em atividade fica até mais rapida.

  • Humberto Athayde
    2013-11-09T02:16:38

    Moro próximo ao mar , o salitre não pega pois deixo sempre ligado.

  • Jardel Schinnayder
    2013-12-22T18:30:57

    tenho um pc ... montado por mim.. e fica laigado as veses dia e noites direto qd eu estou em casa... mas qd saio e vejo que ficarei fora bastante tempo ai eu desligo...

  • Leandro Moreira
    2013-11-08T20:34:28  

    Sempre deixei meu PC ligado, eu e o meu filho. Minha conta de luz era sempre entre 400,00 e 500,00. Depois que trocamos o PC por Notebooks, e que começamos a desligar, nossa conta passou pra 290,00 ! Computador ligado nunca mais!

    recentes

    populares

    • Leandro Moreira
      2013-11-08T20:34:28  

      Marcio Cabral , esse é mesmo o único problema

    recentes

    populares

    • Leandro Moreira
      2013-11-08T20:34:28  

      Luan Kono , sério mesmo, os PCs gamers consomem demais mesmo, puxam muita energia. Só foi trocar que a conta ficou mais baixa

  • Diego Varjao
    2013-11-21T10:37:51

    eu descordo em parte, o meu PC fica ligado direto e não vejo problema no HD por exemplo, logico que as quedas de energia e a instabilidade da rede elétrica é um risco mais no contexto geral é uma ótima opção deixar ele ligado direto, quando sentir que o S.O. tiver lento, reinicie o PC...

  • Gilson Oliveira
    2013-11-10T08:28:18

    eu deixo meu pc 2 dia ligado e nunca aconteceu nada é so ter uma refrigeraçao boa q fica debo.....

  • Lvcy Lux
    2013-11-09T20:29:36

    Meus computadores sempre ficaram ligado, a vida toda nunca tive nenhum problema com memoria, HD, placa mãe, etc, só fontes mesmo que param de funcionar de 2 em 2 anos.

  • Harley Cardoso
    2013-11-09T16:49:16

    ao espertos de plantão o texto foi feito para ajudar quem entende pouco ou quase nada de pc, o que são muintas pessoas, portanto para alguem o texto foi util sim.

  • Adriana Tapajós
    2013-11-09T14:42:38

    Esta reportagem parece não ter acrescentado nada, nas obrigada por tentarem!

  • Paulo Santos
    2013-11-09T14:25:09

    Foi criado pra ficar ligado, so da problemas quando liga e desliga ! Isso ninguem fala, ne ?

  • Bartolomeu Palpiteiro
    2013-11-08T19:51:24  

    faz 4 anos que não desligo meu computador, sou quase um medico, troco as peças com ele ligado!

    recentes

    populares

    • Bartolomeu Palpiteiro
      2013-11-08T19:51:24  

      ainda tem gente que duvida

    recentes

    populares

    • Bartolomeu Palpiteiro
      2013-11-08T19:51:24  

      hahahahahahaha trocar peça ligado maior caô...

  • José Franca
    2013-11-09T09:57:11  

    Só não ficou claro se pode DESLIGAR A FONTE DE ENERGIA quando coloca o PC em SUSPENDER.

    recentes

    populares

    • José Franca
      2013-11-09T09:57:11  

      mano, poder pode tirar da energia, ai seus progamas e arquivos abertos vao ser salvos na hd ai ele desliga, mas so que quando vc for ligar tudoi vai estar do mesmo geito de quando vc hiberno ele porem que o pc vai demorar muito pra ligar! o meu demora uns 2 min depois que tira da tomada em mode de hibernar

    recentes

    populares

    • José Franca
      2013-11-09T09:57:11  

      Cara, se vc desliga o PC da energia o que acontece ? vc consegue ligar ele pra deixar em SUSPENSÃO ???? Cê é doido mano !

  • Cristian Dummer
    2013-11-09T10:44:00

    eu comprei o Battlefield 3 A uns messes atrás demorou 4 dias diretos sem deligar para baixar tudo, Isso pode ser ruim pro computador ?

  • Edmar Carvalho
    2013-11-08T21:34:28  

    Pessoal, eu deixo o meu no estado Hibernar. Alguém saberia me dizer qual a diferença? Agradeço.

    recentes

    populares

    • Edmar Carvalho
      2013-11-08T21:34:28  

      Suspensão híbrida foi projetado especificamente para computadores desktop. Suspensão híbrida é uma combinação de suspensão e hibernação. Ele coloca todos os documentos e programas abertos na memória e no disco rígido e, em seguida, coloca o computador em um estado de energia fraca, de forma que você possa retomar rapidamente o seu trabalho. Dessa forma, se ocorrer uma falha de energia, o Windows poderá restaurar seu trabalho do disco rígido. Em computadores desktop, a suspensão híbrida costuma vir ativada por padrão.

    recentes

    populares

    • Edmar Carvalho
      2013-11-08T21:34:28  

      Hibernação é um estado de economia de energia projetado principalmente para laptops. Enquanto a suspensão coloca seu trabalho e as configurações na memória e usa uma pequena quantidade de energia, a hibernação coloca no disco rígido os documentos e programas abertos e desliga o computador. De todos os estados de economia de energia usados pelo Windows, a hibernação é a que consome menos energia. Em um laptop, use a hibernação quando não for utilizar o laptop por um longo período de tempo e se você não tiver oportunidade de carregar a bateria durante esse tempo.

  • Madison Santana
    2013-11-09T10:07:08

    Outra opção boa e a de Hibernar... liga o pc mto mais rápido e consome praticamente nada de energia...

  • Marina P
    2013-11-09T09:48:14

    Ligo o meu pela manhã e desligo antes de dormir. Até porque se falta luz a noite, o nobreak fica apitando, o que me irrita bastante.

  • Leonardo Albuquerque
    2013-11-09T09:41:51  

    Meu PC tá ligado há tanto tempo, q outro dia faltou luz por 1 hora, e eu fiquei 3 dias sem computador, pq não me lembrava mais onde era o botão de ligar...

    recentes

    populares

    • Leonardo Albuquerque
      2013-11-09T09:41:51  

      Nossa você poderia ir trabalhar na praça é nossa em ??