25/11/2013 11h15 - Atualizado em 26/11/2013 15h55

Sono: gadget se torna isolante sonoro quando colado na janela; entenda

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Mais do que isolar ruídos indesejáveis, o novo conceito com nome de "Sono" pode até filtrá-los, permitindo que o usuário, do lado de dentro, escute apenas o que deseja. Suponha que está chovendo, é madrugada, e você gostaria de ficar apenas com o som da chuva caindo. O dispositivo poderia isolar os ruídos de carros trafegando, por exemplo. Numa outra situação, quem mora perto de um grande parque em uma metrópole pode simplesmente passar a ignorar o tumulto da grande cidade e começar a acordar com o cantarolar dos pássaros.

Instagram pode lançar mensagens privadas para competir com Snapchat

Aparelho pode ser colocado em qualquer janela (Foto: Reprodução/Extreme Tech) (Foto: Aparelho pode ser colocado em qualquer janela (Foto: Reprodução/Extreme Tech))Aparelho pode ser colocado em qualquer janela de casa ou do escritório (Foto: Reprodução/Extreme Tech)

O Sono é um aparelho pequeno que deve ser fixado em qualquer janela. Para entender como ele funciona, você precisa lembrar que o som, de qualquer natureza, pode ser entendido como ondas se propagando pelo ar. Ao atravessar um corpo, essas ondas provocam vibração. No caso da janela de vidro, diferentes sons causam diferentes vibrações. Em teoria, para anular os sons que tentam atravessar a janela é preciso que, do lado de dentro, outra coisa produza vibração na janela. Assim, as vibrações se anulam e o som externo não passa para o lado de dentro. É exatamente com esse princípio que os headphones cancelam ruídos externos.

Conhece um protótipo interessante? Comente no Fórum do TechTudo!

Tudo isso em teoria porque, na prática, ainda não é possível sair de casa e comprar um Sono. Seu criador desenvolveu um protótipo que é capaz de reduzir sons externos até a casa dos 12 decibéis, o que significa que o aparelho teria boa capacidade para anular sons moderados, até 80 decibéis. Sons mais altos, contudo, ainda passariam pelo crivo do gadget.


O Sono é finalista do James Dyson Award, um dos concursos internacionais de design mais importantes do mundo. Para sair do papel, a ideia de Rudolf Stefanich precisa de financiamento e mais testes para refinar a proposta de trazer sossego para salas, quartos e residências do mundo todo.

Via Extreme Tech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Trosk
    2013-11-25T20:38:40

    DSP......quem é engenheiro eletricista vai entender...

  • Marco Scofano
    2013-11-25T17:39:05  

    As janelas de PVC com vidro duplo continuam sendo as melhores opções!

    recentes

    populares

    • Marco Scofano
      2013-11-25T17:39:05  

      Quer janela que funciona? oknapol com br

    recentes

    populares

    • Marco Scofano
      2013-11-25T17:39:05  

      Nessas horas eu me lembro q tenho uma Colt M-16 com pente de 49 balas :) Se a policia nao resolve, resolvo eu!

  • Thiago Albernaz
    2014-09-30T11:50:27

    como consigo contrato de uma empresa que vende esse produto

  • Rollesbleyson Ferreira
    2013-11-25T12:53:53  

    Parece bom, mas certamente é dispositivo de espionagem.

    recentes

    populares

    • Rollesbleyson Ferreira
      2013-11-25T12:53:53  

      vai tomar seu remedio....rolaesbregaguison.....

    recentes

    populares

    • Rollesbleyson Ferreira
      2013-11-25T12:53:53  

      Vai ficar transmitindo seu ronco e seu peidos anoite...

  • Henrique Malandro
    2013-11-25T15:00:19  

    Aqui no brasil isso não iria funcionar. Pois instalando o aparelho do lado de fora da janela, com certeza iriam roubar! rs

    recentes

    populares

    • Henrique Malandro
      2013-11-25T15:00:19  

      Maldita inclusão digital!!!

    recentes

    populares

    • Henrique Malandro
      2013-11-25T15:00:19  

      Looser

  • Pedro Salles
    2013-11-29T04:45:21

    A explicação não é correta. Não é qualquer vibração de dentro que anula os sons de fora. Tem que ser uma onda exatamente inversa àquela que está vindo de fora. ....É assim que funcionam aqueles fones de ouvido que anula os sons externos e os silenciadores de helicópteros projetados para ataques furtivos.

  • Fábio Santos
    2013-11-26T13:36:32  

    O aparelho tinha que isolar o som de dentro para fora e fora para dentro, porque muita gente acaba invadindo a privacidade dos outros, quando escutam o que acontece no lar alheio. Também queria não ouvir os outros e ficar na minha com meu violãozinho.

    recentes

    populares

    • Fábio Santos
      2013-11-26T13:36:32  

      se funcionar darei de presente para os vizinhos que não sabem fazer amor,,,

    recentes

    populares

    • Fábio Santos
      2013-11-26T13:36:32  

      Se ele anula a vibração do vidro, de dentro pra fora também funciona...

  • Edina Nascimento
    2013-11-28T10:00:10

    ou desaparecer com vizinhos estericos.... preciso disso com urgencia. meus vizinhos são o ó... como berra a mulherada. vc acha que é briga... mas, é apenas um bate-papo da mulherada no pelotis. já pensei de td para abafar as gargalhadas estericas :( nada.

  • Rolando Coelho
    2013-11-28T00:19:11

    Grande ideia, tomara que esse aparelho seja comercializado depois de ser melhorado.

  • Lin Hong
    2013-11-27T01:26:01  

    Só dele sumir com frases como: "Vai curintiá" já ajudaria, ou pelo menos corrigir os erros de português dessa turma! kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lin Hong
      2013-11-27T01:26:01  

      kkkk, já vale a compra!

  • Marta
    2013-11-27T16:15:38

    B.U.L.L.S.H.I.T!!!!! A midia brasileira trata a populaçao como um bando de idiotas retardados e ignorantes.

  • Luh Huren
    2013-11-26T21:04:41  

    Tinham que inventar fones de ouvido desse tipo.. seria bom ler um livro dentro de um ônibus.

    recentes

    populares

    • Luh Huren
      2013-11-26T21:04:41  

      Já existe. Até na reportagem escreveram...

  • Hendrik-Jan Monshouwer
    2013-11-26T20:34:02

    vai ter muita mulher colocando isso na testa do marido a noite... ueheuheuhe

  • Marcus Bastos
    2013-11-26T20:01:37

    esse cara tem grandes chances de ganhar o prêmio Nobel da paz.

  • Paulo Cesar
    2013-11-26T15:22:55

    Funciona contra fogos de artifício? Onde eu moro soltam estas porcarias infernais todos os sábados até o amanhecer

  • Renato Amaro
    2013-11-26T07:32:07  

    Acaba com o barulho de gente mal educada que fica conversando alto, na rua, às 3 da manhã, quando sai do bar e vai pegar o carro? Tem dispositivo anti-bêbado chato e contra mulher de voz esganiçada?

    recentes

    populares

    • Renato Amaro
      2013-11-26T07:32:07  

      mulher de voz esganiçada foi boa rsrsrsrs pior que existe mesmo e é insuportável

    recentes

    populares

    • Renato Amaro
      2013-11-26T07:32:07  

      é triste... é bem assim, aquele grupinho de bebum que sai do bar gritando e falando super alto, o porteiro do prédio da frente que recebe a tele-entrega... respeito passa longe.

  • Tuti Fruti
    2013-11-25T22:38:34  

    Queria entender como ele funcionaria na minha sala que a parede é de vidro (dificil explicar) tem cinco janelas/basculante de vidro coladas uma na outra... ele isola uma e o ruído vem pelas outras? Só funcionária em ambiente com uma só janela? E quando é janela com vários vidros pequenos quadriculados, divididos por madeira ou ferro? Parece incrível mas muitas dúvidas no ar...

    recentes

    populares

    • Tuti Fruti
      2013-11-25T22:38:34  

      Então, isso é casa ou uma peneira?

    recentes

    populares

    • Tuti Fruti
      2013-11-25T22:38:34  

      É mesmo, kkkk Afff, vc semeou a duvida agora, kkkk

  • Roberto Pacheco
    2013-11-25T21:00:41  

    Os aeroportos eram para serem obrigados a distribuir estes aparelhos gratuitamente, pois desrespeitam a LEI DO SILÊNCIO a qualquer hora do dia ou da noite!!!!!

    recentes

    populares

    • Roberto Pacheco
      2013-11-25T21:00:41  

      Então, o aeroporto chegou antes, os incomodados que se mudem.

    recentes

    populares

    • Roberto Pacheco
      2013-11-25T21:00:41  

      Concordo em partes com você. Mas é preciso lembrar que muitos bairros foram construidos muito depois dos aeroportos...

  • Cássio Rosa
    2013-11-26T08:43:02  

    Compraria até se fosse o preço de um Iphone

    recentes

    populares

    • Cássio Rosa
      2013-11-26T08:43:02  

      Concordo. E certamente seria MUITO mais útil.

  • Decoga Amais
    2013-11-26T09:44:33

    bom material!

  • Alex Moraes
    2013-11-26T08:33:38

    Isso vai me ajudar a dormir com aquele barulho do forró do bar da rua de trás.

  • Alex Moraes
    2013-11-26T08:32:51

    Compraria fácil, desde que fosse por um preço acessivel.

  • Yra Doce
    2013-11-26T02:44:31  

    Queria uma solução para os milhares de pardais que infernizam minha cabeça e saúde todos os dias das 6 da manhã as 7 da noite...os pardais e as maritacas.

    recentes

    populares

    • Yra Doce
      2013-11-26T02:44:31  

      Vou te uma sugestão: uma camarada meu teve o mesmo problema só que com maritacas. O cara resolveu em uma semana. Todo dia, antes do amanhecer ( qd elas estão acordadno) ele soltava dois rojões 3 por 1 do lado da arvore onde elas dormiam. Meu camarada..uma semana depois , todas se mudaram pra bem longe! pelo menos esse problema ele não tem mais! faz isso durante uma semana!

    recentes

    populares

    • Yra Doce
      2013-11-26T02:44:31  

      Coloque um rádio com um CD de gavião e os seus problemas serão resolvidos!

  • Elaine Cunha
    2013-11-26T02:05:01  

    eu querooooooooooooooo

    recentes

    populares

    • Elaine Cunha
      2013-11-26T02:05:01  

      Pagaria 10.000,00 em um deste, e chamaria de coisa revolucionaria

  • Patricia Bento
    2013-11-25T19:01:13  

    Entendo o João, não é questão de preconceito nem gosto de música é que a maioria gostam de som muito alto, muito alto mesmo, moro no interior, e já morou vários perto de minha casa, uma vez tivemos que falar com a dona da casa que era alugada para eles, eles chegaram 5 hrs da manhã não sei de onde, com caixas enorme de som que dava pra ouvir uns 5 quarteirões

    recentes

    populares

    • Patricia Bento
      2013-11-25T19:01:13  

      passo por isso aki em SC, temos um sítio e os vizinhos usam a propriedade do lado pra fazer Rave toda sexta e sábado. Mas é um som ensurdecedor mesmo! Um inferno!