Jogos de corrida

18/11/2013 16h00 - Atualizado em 18/11/2013 17h10

Forza 5 perde em jogabilidade e funções do controle no modo 'easy'; leia prévia

Leonardo Avila
por
Para o TechTudo

Forza Motorsport 5 é um dos carros-chefe do lançamento do Xbox One no próximo dia 22. Durante evento realizado pela Microsoft na última quarta-feira (13) em São Paulo, o Techtudo teve a chance de conferir o novo simulador de perto. Confira nossas impressões abaixo.

forzapre1Forza Motorsport 5 é uma das principais apostas do Xbox One em seu lançamento (Foto: Divulgação)

Este é basicamente nosso último teste pré-lançamento de Forza Motorsport 5, mas também foi a melhor chance de aproveitá-lo sem o burburinho, a agitação e o cronograma de uma feira de grande porte, permitindo até uma passada pelos menus.

Por isso decidimos por algo um pouco diferente de uma prévia padrão. No lugar disso, decidimos optar por ceder um conselho para quem decidir jogar o novo simulador de corrida na semana que vem: não importa seu nível de habilidade nesse tipo de jogo, nem se você é casual ou hardcore, evite jogar Forza no modo Easy se você quiser uma experiência next-gen.

Como em todo jogo de corrida por aí, Forza 5 conta com uma lista de assistências. Desde ajuda na frenagem, câmbio e tração até um traçado auxiliar na pista que podem ser ligadas ou desligadas ao bel prazer do jogador.

Desta vez, a Turn 10 apostou em outras conveniências: o menu, durante nossa demo, podia ser acessado logo antes de toda corrida, e, para os menos inteirados no motorsport, havia a opção de escolher “modos de dificuldade”, cada qual com assistências ligadas ou desligadas. O modo mais fácil, o Easy, simplifica a ação na hora das curvas: contanto que você relaxe o dedo do acelerador, o carro freia na medida certa para que você consiga entrar e sair delas de maneira confortável, e não importa o quanto você massacrar a direção, o carro não perde o controle.

forzapre3Forza Motorsport 5 (Foto: Leonardo Ávila/ TechTudo)

Não é por si só novidade, e nem seria algo ruim se fosse qualquer outro simulador para qualquer outra plataforma. A questão é que, em nosso teste, o que mais chamou a atenção não foi o visual cristalino, as três camadas de tinta distintas em cada modelo digital dos carros do game, nem como os cenários são montados com as mesmas texturas dos modelos em alta definição dos veículos, mas sim justamente como o novo design do controle do Xbox One se comunica com você na hora da corrida.

Vamos explicar: além dos dois motores que realizam a vibração já tradicional em um aparelho desses, o controle do novo console inaugura outra dupla, cada um depositado logo abaixo dos gatilhos e agindo individualmente um do outro. Isso significa que, além do controle vibrar com a aceleração do carro sobre a pista – um truque já um pouco manjado dessa geração – os dois gatilhos, que controlam aceleração e freio, também têm seu próprio rumble, que aumenta em potência toda vez que você exagera na dose.

No modo mais fácil, isso é pura cosmética. Funciona bem, claro, e te passa uma sensação tátil muito satisfatória. Mas, com as assistências desligadas, o que antes era detalhe se transforma em elemento fundamental da jogabilidade. Em Forza 5 você não apenas ouve seu carro quando ele está sofrendo pra contornar uma curva, você o sente na exata medida, seja no gatilho da aceleração, seja no da frenagem, o que se torna um dado importantíssimo quando você tem que pensar em tudo o que você está fazendo.

Durante o teste pudemos correr com o hypercar McLaren P1, e deu pra perceber que ela é uma verdadeira máquina de vitórias. De aceleração ágil, o P1 também se estabiliza bem na hora das curvas. Com o rumble do Xbox One, saber exatamente como dosar a potência do carro em traçados mais exigentes não só foi uma das experiências mais satisfatórias com um simulador de corrida que já tivemos, foi também – justamente por causa da abordagem multissensorial do Xbox One – a pegada mais next-gen desta primeira leva de jogos para as novas plataformas.

Forza Motorsport 5 (Foto: Leonardo Ávila/ TechTudo)Forza Motorsport 5 (Foto: Divulgação)

Embora a mais contundente impressão do Forza Motorsport 5 possa estar de fato fora da tela do televisor, não tem como não admirar alguns truques visuais do novo game. Nosso teste final com o jogo se deu em diversas voltas do famoso traçado de Laguna Seca, cujas curvas desafiadoras são um bom teste de fogo para a física do game, mas cujo clima tradicionalmente quente foi um adversário inesperado. O sol bate contra a pista criando um belo efeito de reflexo em boa parte dela, e chega a cegar jogadores entre duas curvas essenciais, exigindo que jogadores consultem o mapa da pista em tempo real para não acabar no guard rail. De novo, detalhe pequeno para quem decidir jogar no Easy, mas um truque de mestre para os mais aventureiros.

Queria ou não, essa transição entre consoles vai ser definida, pelo menos por enquanto, mais pelos detalhes do que por grandes revoluções. E, neste sentido, Forza Motorsport 5 chega com jeito de pole position, integrando pequenas adições à fórmula tradicional que ajudam a romper a distância entre jogo e jogador. Basta ver se, apesar do uso aparentemente minguado do Kinect e da competição ferrenha que vai enfrentar, com Gran Turismo 6 em dezembro e o impressionante Project Cars ganhando fôlego, Forza 5 conseguirá consolidar uma boa dianteira.

O que você espera de Forza Motorsport 5? Deixe sua opinião em nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabrie Migliorini
    2014-03-07T23:08:17

    por favor me ajudem !

  • Gabrie Migliorini
    2014-03-07T23:06:55

    e eu nao achei a audi: q7 aonde ela esta se souberem me diguem passo a passo,muito obrigado !

  • Gabrie Migliorini
    2014-03-07T23:05:41

    quando vc vai comprar um carro aparece um video enorme e posivel pular ele ? se sim como ?

  • Fernando Chag
    2013-11-19T11:19:14  

    Espero que tenha melhorado em termos de desafio porque todos os Forza que joquei achei muito fácil de vencer todas as corridas, por isso prefiro Gran turismo tem corridas que realmente da trabalho de passar.

    recentes

    populares

    • Fernando Chag
      2013-11-19T11:19:14  

      fã boy detected!!

    recentes

    populares

    • Fernando Chag
      2013-11-19T11:19:14  

      Murilo Carvalho eu tenho os dois aparelhos e os dois jogos e minha preferencia e vc?

  • Juninhosonics
    2013-11-19T12:51:44  

    Forza é mto fraquinho, tenta ser igual o GT, mas não da contaa!!! e cada vez mais o GT deixa eles um passo atrás!!!!

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2013-11-19T12:51:44  

      forza ja deixou GT no chinelo desde forza 3 e pelo que vi do GT 6 vai continuar apanhando heheh!

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2013-11-19T12:51:44  

      vixi... apareceu um monte de maria Xbox hsuahsuahsaushaus

  • Vinícius Bonassoli
    2013-11-19T13:51:05

    Que modo de jogo é esse??? Alguém joga no Easy???

  • Luiz Mingues
    2013-11-19T11:23:04

    Forza 5, Ryse e KI são compras garantidas, vou esperar o DR3 baixar o preço pra pegar ele tbm.

  • Marcelo
    2013-11-18T17:47:53

    o jogo realmente parece excelente.. mas com Ryse e Dead Rising lançando junto ficou difícil pensar no Forza.. quem sabe numa futura promoção daqui a um tempo