Internet

23/11/2013 15h23 - Atualizado em 29/11/2013 09h18

Galaxy S3 ou Nexus 4? Descubra qual top pode valer a comprar agora

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Galaxy S3 e o Nexus 4 podem até não ser os mais modernos do mercado, mas não ficam muito atrás na qualidade. Agora com o preço não tão salgado, são opções para quem está em busca de um bom celular e não quer pagar uma fortuna. Mas, afinal, qual o melhor? O TechTudo responde neste comparativo.

Microsoft faz super festa para promover o Xbox One; veja as fotos do lançamento

Comparativo entre galaxy s3 e nexus 4 (Foto: Arte/TechTudo)Comparativo entre o Samsung Galaxy S3 e Nexus 4, parceria entre LG e Google (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Empate

O desempenho dos aparelhos é bem semelhante, sendo os principais smartphones Android lançados em 2012. O Galaxy S3 tem processador Samsung Exynos 4 quad-core de 1,4 GHz com estrutura ARM Cortex-A9 e GPU ARM Mali-400/MP4. Já o Nexus 4 é equipado com Qualcomm Snapdragon S4 Pro, também quad-core, de 1,5 GHz, com GPU Adreno 320. Marcas diferentes para capacidades parecidas.

Já na memória RAM e armazenamento interno as diferenças são maiores. O smartphone do Google tem 2 GB de RAM, o dobro do S3, que sai de fábrica com apenas 1 GB. No entanto, o inverso acontece na memória interna: o Nexus 4 oferece versões com apenas 8 GB ou 16 GB e não tem slot para cartões de memória, enquanto o S3 tem opções de 16 GB e 32 GB, além de suportar microSD.

Câmeras: Samsung Galaxy S3

As especificações continuam bem parecidas mas desta vez um dos "competidores" leva vantagem. Os dois fotografam com até 8 megapixels e têm flash LED, além de gravarem com qualidade Full HD (1920 x 1080 pixels) na câmera traseira. Mas a diferença está na câmera frontal: o S3 vem com estabilização de imagem e 1,9 megapixels enquanto o Nexus 4 tem apenas 1,3 megapixels.

camera galaxy s3 (Foto: TechTudo)Samsung Galaxy S3 leva vantagem nas câmeras (Foto: TechTudo)

Além disso, os recursos extras da câmera traseira do S3 também fazem diferença: auto-foco, modo de disparo contínuo, geo marcação e timer são alguns dos seus atrativos. O Nexus 4 tem ferramentas que o smartphone da Samsung também possui, como Panorama, HDR, controle de ISO e balanço de branco. Seu diferencial é a ativação por voz, mas é pouco perto do rival.

Sistema Operacional: Nexus 4

Os dois smartphones rodam sistema Android, mas o Nexus 4 ganha pontos por ser com o Android puro e não equipado com a criticada interface TouchWiz da Samsung. Além disso, tem destaque para sua atualização mais rápida, diretamente com o Google. Por exemplo: ele já suporta o Android 4.3, enquanto o S3 está na versão 4.2.

Design e dimensões: Nexus 4

Pouquíssimas diferenças separam Nexus 4 e Galaxy S3 em termos de dimensões. O primeiro mede 133.9 x 68.7 x 9.1 mm e o segundo 136.6 x 70.6 x 8.6 mm. Em peso, 139 gramas contra 133 gramas. Ou seja, o S3 é menor e mais leve, mas o design do Nexus 4 é mais agradável e bonito, com acabamento em vidro ao invés do policarbonato do aparelho da Samsung. Em termos de cores, o S3 tem modelos com sete tons contra apenas branco e preto do Nexus 4, mas nem todas versões estão disponíveis no Brasil.

LG Nexus 4 visto de frente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)LG Nexus 4 tem design mais bonito (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

A tela do Nexus tem resolução levemente superior, com 768 x 1280 pixels em um display IPS LCD de 4,7 polegadas. No entanto o S3 tem uma tela maior, de 4,8 polegadas, mas vem com resolução menor de 720 x 1280 pixels. Ambas são capacitivas e sensíveis ao multitoque, além disso, empatam também na quantidade de cores: cerca de 16 milhões.

Preço e disponibilidade: Nexus 4

Os dos modelos são facilmente encontrados para compra no Brasil e estão quase na mesma faixa de preço. A diferença costuma ser entre R$ 200 e R$ 300, mas o Nexus costuma ser mais barato. Nas Lojas Americanas, por exemplo, o Nexus 4 custa pouco mais de R$ 1280, enquanto o S3 sai por R$ 1599 (já com uma Flip Cover oficial da Samsung).

Conclusão

Caso o consumidor escolha comprar tanto o Galaxy S3 quanto o Nexus 4 estará muito bem servido. Basicamente, os smartphones são muito parecidos com diferenças apenas nos detalhes. Como resultado deste comparativo, o Nexus teve maior vantagem (três vitórias, um empate e uma derrota), mas o S3 tem câmeras melhores e não perde por tanto assim nos outros quesitos.

Ainda em dúvida entre o Galaxy S3 e o Nexus 4? Opine no Fórum do TechTudo!

Comparativo entre galaxy s3 e nexus 4 tabela (Foto: Arte/TechTudo)O Nexus 4 leva a melhor neste comparativo (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonel Reis
    2013-11-23T18:15:59  

    Todo mundo quer um Iphone. Quem não tem fica desfiando o rosario dos sansung e nexus da vida.

    recentes

    populares

    • Leonel Reis
      2013-11-23T18:15:59  

      Desculpa, mas Sony Z1 deixa o iphoninho no chinélo...Fato.

    recentes

    populares

    • Leonel Reis
      2013-11-23T18:15:59  

      Aman Dioca: nunca, o 5S tem desempenho maior que qualquer um, vários sites já noticiaram as análises de Benchmarking. Só em Câmera, mas também o iPhone não é um CameraPhone... e por falar nisso, o Lumia 1020 mandou um abração de 41 mpx...

  • Rogério Silva
    2013-11-23T18:43:01  

    Todo mundo só quer sabe do novo iPhone 5S. A maçãzinha de 64bits esculacha as porcarias de plástico do Samsung S3 e Nexus 4 com sistema Androga.

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2013-11-23T18:43:01  

      cada uma viu... é sempre assim, quem lança por último é mais rápido... de qq forma, não sei pra quê um telefone mais rápido que não faz nada...

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2013-11-23T18:43:01  

      Monsenhor Razão. Fala ricão mané, que paga por porcaria. Conheça celular antes de falar bobagem Cada uma...

  • André Luiz
    2013-11-23T20:48:36  

    os preços estão bem mais baixo que o que estão dizendo nessa reportagem, hoje vi o S3 por 699

    recentes

    populares

    • André Luiz
      2013-11-23T20:48:36  

      VI NUMA PROPAGANDA NA INTERNET O SITE DA RICARDO ELETRO ANUNCIANDO O S3 A 699, NO DIA QUE POSTEI ISSO...AGORA!!! SE É VERDADE? SÓ O RICARDO PODE DIZER, POIS NÃO ENTREI NO SITE PARA CONFIRMAR, NÃO ESTOU PROCURANDO CELULAR PARA COMPRAR!!!

    recentes

    populares

    • André Luiz
      2013-11-23T20:48:36  

      voce pode está confundindo com o S3 duos. ele é bem mais fraco.

  • Franklin Figueiredo
    2013-12-01T13:38:13  

    Perto destes dois,qualquer iPhone é um lixo. Sistema travado,pouco desempenho,bateria não dura nada (meu nexus 4 é guerreiro na bateria). Se este galaxy tivesse uma rom pura que nem a do Nexus,seria imbatível.

    recentes

    populares

    • Franklin Figueiredo
      2013-12-01T13:38:13  

      o que não curto no iphone é que você é limitado em tudo pela apple. tudo é um Deus nos acuda para fazer. sem contar que eles cobram muito caro sem valer a pena. para mim iphone é telefone para quem so sabe ligar manda sms, facebook e whatsapp. e nada mais.

  • Ana Silva
    2013-11-23T17:35:53  

    eles esqueceram do detalhe que o nexus tem gorilla glass 2 e o s3 não tem ,comprei o nexus no começo do ano e não me decepcionei em nada com ele super indico

    recentes

    populares

    • Ana Silva
      2013-11-23T17:35:53  

      Ana Silva Meu S3 nunca deu problema e espero que não dê, quanto ao Gorilla Glass a Samsung diz que tem, e quanto ao Nexus 4, é um excelente aparelho, mas quanto a resistência é bem frágil, meu sobrinho deixou cair do bolso e estilhaçou o aparelho, tanto que nem vale a pena arrumar, é melhor comprar outro, enfim ambos são ótimos aparelhos e acho que tudo depende de como se cuida do mesmo.

    recentes

    populares

    • Ana Silva
      2013-11-23T17:35:53  

      Tem gorila glass sim mesmo os brasileiros. uso sem pelicula e ja fiz o teste passando a chave e pregos na tela dele. não risca. lógico que não é indestrutivel mas eh bem resistente.

  • Ana Oliveira
    2013-11-23T17:56:19  

    Eles esqueceram do detalhe que ambos são feitos de plástico e muito feios, comprei o iPhone 5 branco de 64gb no começo do ano e não me decepcionei em nada com ele... Super indico! Apple é Apple em qualquer lugar do mundo. Obrigada

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2013-11-23T17:56:19  

      HAHAHAHAHA Sério, fui obrigado a fazer um cadastro pra rebater esse comentário estúpido. Tu curte sushi, né? Apple é ostentação pura, quem entende de tecnologia, quem trabalha com tecnologia nunca recomendaria Apple. Há exceções a respeito dos COMPUTADORES da Apple que depende da NECESSIDADE do usuário. E usuário que tem essa nessecidade, tb será techie e saberá que ele há tem. Agora pagar 4x o preço só pq "é bonito"? Vai nessa, rainha do camarote.

    recentes

    populares

    • Ana Oliveira
      2013-11-23T17:56:19  

      ana oliveira, é melhor se informar antes de defecar pela boca(neste caso pelo teclado) pra não passar vergonha :D

  • Danilo Lima
    2013-11-23T20:10:40  

    S3 tem 4G??? lol

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-11-23T20:10:40  

      A versão LTE tem.

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-11-23T20:10:40  

      Claro que que tem Pesquisa antes. de falar. tem versões 4g mas no brasil é dificil mas tem.

  • Gabriel Campos
    2013-11-23T16:35:19  

    Galaxy S3 ou Nexux 4? NENHUM DOS 2, VAI DE IPHONE 5S!

    recentes

    populares

    • Gabriel Campos
      2013-11-23T16:35:19  

      e vende a alma pra comprar ele AUSHuAHsuAHSuAHSUHASuAHSUHSUHAS

    recentes

    populares

    • Gabriel Campos
      2013-11-23T16:35:19  

      vc nunca usou um iPhone não sabe de nada, te deixa com raiva assumir q ele e melhor ne !?

  • Stella Mello
    2013-11-25T02:05:39  

    Af, porque as pessoas vão falar do iPhone se ele nem é citado nessa comparação do Galaxy s3 e Nexus 4

    recentes

    populares

    • Stella Mello
      2013-11-25T02:05:39  

      Para se aparecerr.. só pode

  • Julio Dagostini
    2014-01-10T12:10:16

    comprei um nexus e chegou dia 08/01, estou adorando... n me arrependo em nd... e já atualizei para o android 4.4.2... super indico!!

  • Fernando Ferreira
    2013-12-25T10:35:55  

    Esse Nexus 4 é muito bom, mas é muito feio, serio mesmo. prefiro um Lumia 920, tem requisitos mais fracos, mas eu acho mais bonito e tal...questão de gosto.

    recentes

    populares

    • Fernando Ferreira
      2013-12-25T10:35:55  

      vc quer um aparelho celular ou um objeto para decorar? rs

  • Felipe Silva
    2013-12-02T16:11:26  

    comprei hoje meu nexus, espero nao me arrepender, o que me levou pro nexus foi as atualizações direto do google e seus 2 gb de ram, estou saindo do lumia 720 espero não me arrepender

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2013-12-02T16:11:26  

      rara. eu tbm tenho um lumia 720 gosto da beleza do sistema! mas o sinal fraco me decepciona e algumas outras coisas como lentidoes em alguns apps! comprei o meu hoje estou a espera agora do aparelho, tomara que eu tambem nao me arrependa. o celular parece ser perfeito para o meu tipo de uso!

  • Michel Bergamasco
    2013-11-24T23:08:37  

    Eu tenho um S3 e minha irmã um Nexus 4. A diferença é grande a favor do Nexus 4. O meu ainda está com Android 4.1 e o da minha irmã atualizou essa semana para o 4.4. O TouchWiz deixa o celular lento em todas as operações, com os dois lado a lado a diferença é gritante. Em relação a câmera, que o comparativo deu vitória para o S3, eu discordo. O meu S3 tem uma dificuldade enorme em conseguir o foco, já perdi várias fotos por causa disso. Além de a navegação entre câmera/galeria ser melhor no Nexus 4. Os outros quesitos, o Nexus já ganhou no comparativo.

    recentes

    populares

    • Michel Bergamasco
      2013-11-24T23:08:37  

      Gustavo Volpe Mesmo o s3 com a cm 11 o nexus ainda se sai melhor porque o processador mesmo sendo quad core tbm é um pouco mais rápido e esquenta menos que o do s3, o s3 tem 1 gb de ram enquanto o nexus 4 tem 2gb, a gpu do nexus 4 é melhor que a do s3, o s3 fica muito bom sem o touchwiz mas o nexus 4 fica muito melhor com o android puro

    recentes

    populares

    • Michel Bergamasco
      2013-11-24T23:08:37  

      Em relação a câmera eu discordo, o foco do s3 pode ser um pouco perdido( odeio foco automatico, acho o manual bem melhor) mas a qualidade da foto tirada com um s3 é bem superior que a do nexus 4, o único ponto fraco que eu vejo no nexus 4 é a camera que na minha opiniao poderia ser um pouco melhor.

  • Adgenilson Maia
    2013-11-25T16:26:51  

    TENHO UM S3 E ACABOU DE DAR MORTE SÚBITA, QUE APARELHO MARAVILHOSO !!!!!

    recentes

    populares

    • Adgenilson Maia
      2013-11-25T16:26:51  

      CUPIM

  • Fernando Cruz
    2013-11-24T01:32:31  

    Desempenho empate? Esse techtudo é uma piada... Coloque um Nexus 4 do lado de um S3 e vai ver que o Nexus 4 é muito superior em desempenho! Muito! Não da pra levar esse techtudo a sério!

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-11-24T01:32:31  

      Pro noob que vai usar a ROM stock eu concordo.

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-11-24T01:32:31  

      Fernando Cruz: Levar o TechTudo a sério é dose... Os testes de Benchmarking podem ser usados sem problemas, tem vários e uma média entre eles é justa, mas aqui eles só veêm as Especificações Técnicas mesmo... E mesmo o S4 e o Note 3 driblando o sistema, o iPhone 5S conseguiu desempenho melhor... Mas esperar o que de um site da Globo, a verdade?

  • Luiz Dantas
    2013-11-25T10:32:21  

    Quero comprar um smartphone entre 800 e 1200 reais. Estou em duvidas sobre os samsungs SIII e Win Duos, Nexus 4, Motorola Razr HD e Sony Xperia SP... O que recomendam a custo beneficio? pS: De preferência com bateria boa e bom processador (camera não ligo muito)

    recentes

    populares

    • Luiz Dantas
      2013-11-25T10:32:21  

      Esqueça iPhone se quer liberdade. S3 perfeitamente utilizável, Nexus 4 também. Veja quais características mais lhe agradam e pode ir de qq um dos dois que não vai se arrepender

    recentes

    populares

    • Luiz Dantas
      2013-11-25T10:32:21  

      Depende muito do que vc mais valoriza em um smartphone para que vc mais vai usar ele pra mim por exemplo camera tem que ser o destaque ja pra vc se for custo beneficio nexus 4

  • Robert Takeshi
    2013-11-26T09:56:25

    "Desempenho: Empate" HUAHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHU, CE TA ME TIRANO?

  • Ana Silva
    2013-11-25T19:00:44

    o nexus já esta atualizando 4.4 o meu já atualizou automaticamente .

  • Sócrates Pereira
    2013-11-25T12:03:48

    Estagiários a primeira foto é de um Galaxy SIII Mini!

  • Soberano
    2013-11-25T09:49:40

    Mas um comparativo S3 X N4 ??? que falta de assunto....

  • Júnio Almeida
    2013-11-25T09:17:24

    O nexus 4 é melhor tanto no preço como nas configurações. O desempenho do sistema atualizado e puro é muito melhor que no S3.

  • Felipe Santos
    2013-11-24T19:58:38

    Só de não ter a TouchWiz já é um ponto positivo para os outros aparelhos com android... estraga a identidade do sistema, além de ser uma porcaria em aparelhos mid e low end.

  • Wesley Araujo
    2013-11-24T16:55:11

    TECHTUDO: Querem ser respeitados pelos leitores? Então utilizem os resultados de testes de Benchmarking ao comparar os celulares, utilizem dados de desempenho ao invés de usar apenas as Especificações Técnicas dos Aparelhos. Seria legal ver matérias assim aqui, pois já vi vocês queimarem a língua com 2 aparelhos: o Moto-X e o iPhone 5S, o celular saiu, fizeram essa análise de características técnicas, chamaram eles de "pouco-inovador", disseram que tinham processadores simples e 2 dias depois, publicaram outra matéria falando do desempenho excepcional de ambos ao superarem seus concorrentes...

  • Hanz Burg
    2013-11-23T21:35:13  

    Poderiam colocar o MOTO X no comparativo.

    recentes

    populares

    • Hanz Burg
      2013-11-23T21:35:13  

      Já fizeram os testes de Benchmarking dele, e superar de longe o S3 e chega bem próximo do S4. Agora não esperem análises sérias aqui, eles não sabem pra que que serve os testes de desempenho na hora de fazer as análises.

    recentes

    populares

    • Hanz Burg
      2013-11-23T21:35:13  

      Infelizmente não pode.

  • Eduardo Tanure
    2013-11-24T06:56:00

    na verdade os dois não valem nem 200,00 reais.