20/11/2013 17h12 - Atualizado em 27/01/2014 15h20

Instagram e Waze finalmente chegam ao Windows Phone 8

Elson de Souza
por
Da redação

Acabou o "mimimi": o Instagram, famosa rede social de fotos comprada pelo Facebook, chegou oficialmente ao Windows Phone nesta quarta-feira (20), ainda que de forma limitada. Além do serviço de fotos, a Windows Phone Store recebeu também a primeira versão do Waze, app de GPS colaborativo recém-adquirido pelo Google. Os aplicativos chegam depois de muita insistência da Microsoft e Nokia.

Instagram finalmente chegou ao Windows Phone (Foto: Divulgação)Instagram finalmente chegou ao Windows Phone (Foto: Divulgação)

O lançamento dos dois apps representa uma das vitórias mais importantes da Microsoft, que tem trabalhado para atrair mais e mais desenvolvedores para a sua plataforma, pois sabem que a quantidade de aplicativos é um fator decisivo para a sobrevivência da mesma. Agora, com a adição do suporte oficial do Instagram e do Waze, tudo indica que a saúde para Windows Phone vai bem.

No caso específico do Instagram, além da insistência da Nokia e da Microsoft, a disponibilidade de programas alternativos pode ter ajudado a levar a empresa dona da rede social a apressar a chegada do app. O mais importante nisso tudo, para Microsoft e Nokia, é que, como recentemente o Instagram ultrapassou os 150 milhões de usuários ativos, o suporte oficial para Windows Phone poderá elevar as vendas de dispositivos com o sistema a um novo patamar. Mas nem tudo ainda está completo.

Waze funcionando no Windows Phone (Foto: Divulgação)Waze funcionando no Windows Phone (Foto: Divulgação)

O app Instagram lançado na loja da Microsoft não possui suporte a vídeo e embora a empresa afirme que ele também não suporte a captura de fotos internamente, aparentemente isso está funcionando bem. Outras características ausentes incluem a incapacidade de marcar pessoas em fotos ou visualizar mapas a partir de fotografias geo referenciadas. Se você estiver marcado em uma foto, você ainda será capaz de se desmarcar e exibir marcas de outras pessoas no app do Windows Phone. Em compensação, o app traz Live Tiles que atualizam novos dados na tela Inicial e também o suporte para fast resume (retomada rápida).

Qual é a maior dificuldade em mudar de sistema operacional móvel? Opine!

De acordo com o Instagram, alguns recursos tiveram que ser deixado de fora da primeira versão, pois o objetivo era lançar o app o mais rápido possível. A empresa assegurou que futuras atualizações virão com muito mais funcionalidades. Por conta essas limitações, alguns usuários talvez tenham de continuar usando os clientes não oficiais do Instagram, como o 6tag, até que o app oficial esteja completo.

O outro aplicativo bastante aguardado e está estreando na Windows Phone Store é o Waze. Ele vem passando por testes beta desde junho e agora finalmente está pronto. Com esse lançamento, os usuários do Windows Phone terão acesso aos mapas e informações de trânsito colaborativas da rede Waze.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wericles Araujo
    2013-12-02T17:59:36

    Fico feliz por isso

  • Raissa Ferreira
    2013-11-20T22:06:49  

    não consegui baixar instagram no wue lumian 520

    recentes

    populares

    • Raissa Ferreira
      2013-11-20T22:06:49  

      só baixar na live americana

    recentes

    populares

    • Raissa Ferreira
      2013-11-20T22:06:49  

      O nome na loja é instagram BETA

  • Arthur Reymon
    2013-11-21T22:41:52

    Acredito que houve mais esforço da Nokia do que a da Própria Microsoft para que o Instagram chegasse à "plataforma". Mesmo assim pretendo utilizar o 6tag. Meu Lumia 1520 que me aguarde!!!

  • Mateus Neves
    2013-11-20T20:59:31  

    Finalmente, estava quase trocando meu WP por não ter o Waze.

    recentes

    populares

    • Mateus Neves
      2013-11-20T20:59:31  

      Não adianta ter desempenho se você não tem aplicativos para utilizá-lo.

    recentes

    populares

    • Mateus Neves
      2013-11-20T20:59:31  

      Por mim , aplicativos não é motivo de investimento, meu motivo por ter um Nokia Lumia é exatamente o desempenho e as qualidades que ele oferece para mim.

  • Cesar Mattos
    2013-11-21T01:19:39

    6Tag é muito melhor q a aplicação oficial do Instagram

  • João Lima
    2013-11-20T23:10:05

    pena a microsoft ter abandonado o wp7.x as traças